O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) lança curso livre de Instrumentação em Cirurgia Robótica, voltado para enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e instrumentadores cirúrgicos. Com início em 18 de outubro de 2025 e carga horária de 20 horas, a formação inédita na região conta com uma vivência direta em centro cirúrgico e treinamento prático com o robô da Vinci X, tecnologia já utilizada em procedimentos cirúrgicos no Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA).  

As aulas teóricas acontecerão na sala de estudos do Centro Médico, enquanto a prática será realizada no Centro Cirúrgico do Hospital da FOA, proporcionando aos alunos uma imersão real no ambiente onde a tecnologia é aplicada. 

Se você tem interesse em fazer o curso Instrumentação em Cirurgia Robótica, acesse o link para inscrição: https://crm.unifoa.edu.br/inscricao/contato/?concurso=CL2025

Para Juliana Buarque, gerente assistencial do H.FOA, o curso chega em um momento em que a cirurgia robótica ganha força no Brasil e na região. “O movimento da cirurgia robótica vem crescendo e cada vez mais cirurgiões estão se especializando. Isso abre oportunidades para a enfermagem e para os profissionais da instrumentação, que precisam estar preparados para atuar nesse mercado em expansão”, destacou. 

O conteúdo programático abordará temas essenciais, como a evolução das cirurgias robóticas, a videolaparoscopia, os sistemas internacionais, além de uma introdução detalhada ao robô da Vinci X e seus componentes. Os participantes também terão acesso a práticas fundamentais, como a manipulação do equipamento, o posicionamento correto do paciente e a preparação do instrumental. 

Segundo Juliana, a proposta é unir teoria e prática de forma equilibrada. “Serão trabalhados tanto os conceitos, como tipos de cirurgias e instrumentais, quanto exercícios práticos para garantir a segurança da instrumentação. O curso oferecerá uma experiência diferenciada que vai muito além da sala de aula”, afirmou. 

Combinando conhecimento acadêmico e prática hospitalar, o UniFOA aposta em uma metodologia capaz de preparar os alunos para acompanhar os avanços tecnológicos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Informações do curso 

A coordenadora do curso de Enfermagem, doutora Lucrécia Helena Loureiro, foi convidada a fazer parte do corpo de avaliadores presencial no 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem Gerontologia, que será realizado de 12 a 15 de novembro de 2023, na UERJ Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. 

O evento, que está com mais de 2500 inscrições, estimam-se que chegue a 3 mil, irá reunir diversos profissionais, docentes e discentes para apresentações e estudos de universidades de todo o país. O UniFOA é a única instituição particular a participar do encontro. “Foi uma surpresa muito feliz receber o convite. Poder representar a nossa faculdade e os enfermeiros da região é muito importante. Esse é o reconhecimento do meu trabalho, da minha trajetória de vida e de trabalho”. 

Desde dezembro do ano passado, foram várias reuniões tanto presenciais quanto online para que isso pudesse acontecer. “Estamos levando três alunos como monitores e eles representarão o UniFOA.” detalhou Lucrécia. “É uma imagem muito importante levarmos para o Brasil e pro mundo o nome da nossa instituição”. 

A coordenadora foi convidada a participar como avaliadora das apresentações orais e banners. “Só tenho a agradecer o apoio da Reitoria e Presidência, assim como os meus colegas de profissão. Estou muito feliz”, comemora Lucrécia.  

O conhecimento salva vidas. E isso se aplica também quando falamos de primeiros socorros. Em uma tarde de aprendizado proveitosa no Colégio Batista, em Volta Redonda, alunos do ensino médio tiveram um treinamento interativo e informativo. 

O evento contou com a participação da Supervisora do CCS (Centro de Ciências da Saúde), Cyntia Esposti, da professora do curso de Enfermagem Nelita Cristina da Silva Teixeira Pereira, e da aluna do curso de Enfermagem Brenda E. Soares. A iniciativa surgiu a convite da coordenadora da escola, professora Aline dos Santos, como parte da disciplina de Bem-Estar e Saúde.

Durante a sessão, as especialistas compartilharam conhecimentos vitais sobre técnicas de primeiros socorros, com tópicos como massagem cardíaca, desengasgo, lesões e hemorragias. A abordagem interativa permitiu que os estudantes participassem ativamente do treinamento, em que esclareceram dúvidas e adquiriram habilidades que podem fazer a diferença em situações de emergência. 

A importância desse tipo de iniciativa não pode ser subestimada, uma vez que capacita os jovens a agirem com confiança e eficácia em situações de risco, potencialmente salvando vidas. A participação das profissionais demonstra o compromisso do UniFOA no desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimentos que têm um impacto significativo não somente para os estudantes de graduação, mas para toda a sociedade.  

[elementor-template id="11211"]

Recém-formada, a egressa de Enfermagem do UniFOA Victoria Cristina da Silva Oliveira conquistou uma vaga na disputada residência em Cardiologia da UERJ, em dezembro 2022. Agora, ela se prepara para se mudar para a capital ainda este mês e viver novos desafios.  

Aos 22 anos, a nova enfermeira dividia seu tempo entre faculdade, plantão e estudos pra concursos e residências. “Qualquer tempo livre, estava estudando. Madrugada tranquila no plantão, estudava também". Victoria encontrou uma forma de estudar nos intervalos que encontrava em sua rotina de trabalho e compromissos acadêmicos, já que o plantão, estágio obrigatório e faculdade a deixavam com menos tempo para se dedicar o quanto gostaria. 

- Comecei a me preparar para residência em 2020, sozinha. Mas vi que sem nenhum curso específico eu estava me dispersando, não sabia direito como estudar. Em 2021 adquiri uns livros preparatórios online, que também vinham com aulas relacionadas aos livros e questões comentadas. Aí consegui focar mais – detalhou.  

A paixão pela Cardiologia também começou em 2020. Enquanto Técnica de Enfermagem, no terceiro ano na faculdade, teve contato com um eletrocardiograma (ECG) no plantão.  

- Sabia que tinha alguma alteração, mas não sabia qual. Perguntei à enfermeira do plantão e ela também não sabia. Aí eu pensei comigo: daqui a algum tempo serei enfermeira e não sei interpretar um simples exame, que salva vidas. Então comecei a fazer cursos, assistir aulas, participar de simpósios... fui me apaixonando cada vez mais por ECG e todo o universo do sistema cardiovascular, bem como a assistência de enfermagem nestes casos - contou.

Quando questionada sobre a base que o UniFOA ofereceu a ela, Victoria não poupa elogios ao corpo docente. “Os professores são incríveis e muitos deles, assim como a nossa coordenadora, sempre nos incentivou a melhorar profissionalmente, buscando a residência, o mestrado, o doutorado”. 

Para os próximos dois anos de residência, a egressa ainda não tem planos futuros, pretende estar aberta ao que a vida lhe apresentar. “Ainda não pensei muito sobre o que fazer após. Mas pretendo iniciar um mestrado". 

Conheça sobre o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda e faça sua inscrição no Vestibular 2023.1.

A X Jornada Científica da Enfermagem ocorrida na última quarta-feira (28) no campus Olezio Galotti, em Três Poços, reuniu dezoito trabalhos em formato de banner físico, que foram apresentados em dupla e em trio, totalizando a participação de 62 alunos do 4º ano. Os trabalhos foram avaliados por egressos do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências da Saúde e Meio Ambiente do UniFOA, além dos professores da graduação de Enfermagem.

Elizangela Aparecida da Silva de Laffitte Alves é egressa do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências da Saúde e Meio Ambiente do UniFOA. Foi convidada a avaliar o trabalho dos alunos: “Para mim é uma honra enorme estar aqui avaliando meus futuros colegas de profissão; na grande maioria, a qualidade dos trabalhos está muito boa. Conteúdo, apresentação e segurança, o nível está excelente. Estes alunos estão realmente fazendo por onde, para entrar no mercado de trabalho”, ela afirmou.

Uma das alunas, Thais Layne Macedo da Silva Alves, do 4º ano, cujo trabalho foi Equipe de Enfermagem: Cuidado com o Recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, afirma que este foi o trabalho mais difícil que realizou: “O grau de comprometimento é muito maior. Este trabalho começou a ser organizado no ano passado e foi concluído há um mês. A complexidade dele vai me ajudar a dar um norte em minhas pretensões, pois quero fazer pós-graduação, mestrado e quem sabe, até um doutorado”.

Os trabalhos apresentados foram:

Sífilis Congênita: O Acolhimento da Enfermagem à Mãe

Instituições de Longa Permanência: Protagonismo do Enfermeiro no Cuidado à Idosos

Instituições de Longa Permanência: Protagonismo do Enfermeiro no Cuidado à Idosos

Humanização do Cuidado junto à Idoso na Atenção Primária à Saúde: Uma Pesquisa Bibliográfica

Emergência: O Estresse Ocupacional Enfrentado por Enfermeiros

Equipe de Enfermagem: Cuidados Paliativos e a Enfermagem

Equipe de Enfermagem: cuidados com a pele de recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Câncer de Mama Metastático: Cuidados Paliativos e a Enfermagem

Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde: Desafio do Enfermeiro

Saúde Psicoemocional do Enfermeiro na Assistência do Paciente Oncológico

Pré-Natal em Gestantes Privadas de Liberdade: Desafio do Enfermeiro

Síndrome de Burnout e a Equipe de Enfermagem

Conduta do Enfermeiro diante do Paciente Oncológico em Fase de Terminalidade

Equipe de Enfermagem: Apoio Emocional a Pacientes com Câncer

Cuidado Humanizado às Mulheres em Situação de Abortamento

Enfermagem e a Humanização da Emergência: Uma Pesquisa Bibliográfica

Atuação do Enfermeiro Frente ao Idoso Portador do Mal de Alzheimer: Uma Pesquisa Bibliográfica

Amamentação: O Papel da Equipe de Enfermagem na UTI Neonatal

Pandemia do COVID 19: Saúde Mental das Profissionais de Enfermagem

Lei Lucas: A Importância dos Primeiros Socorros e o Enfermeiro como Educador

A Enfermagem e a Síndrome de Burnout no Contexto Pandêmico

Atuação do Enfermeiro na Prática de Cuidados Paliativos à Criança com Câncer

Dor em Recém-Nascidos: Medidas Não Farmacológicas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

 

A classificação dos trabalhos premiados ficou assim:

 

1º lugar: Saúde Psicoemocional do Enfermeiro na Assistência do Paciente Oncológico

- Gabriel Bastos dos Santos

- Gabriela da Silva Ferreira de Souza

- Jéssica Eliane da Fonseca Frauches

2º lugar: Sífilis Congênita: O Acolhimento da Enfermagem a Mãe

- Claudia Borges da Costa

- Nathalia Turino Souza

- Thais Almeida de Oliveira

3º lugar: Humanização do Cuidado junto ao Idoso na Atenção Primária a Saúde: Uma Pesquisa Bibliográfica

- Ana Beatriz de Jesus Ferreira

- Maria Eduarda Chiarello

- Talita de Souza Barbosa Bertuci

Os alunos que tiveram seus trabalhos classificados receberam brindes do UniFOA e um certificado por equipe.

O evento é relevante pela produção científica entre docentes e discentes, conforme explica a professora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Metodologia da Pesquisa Científica, Clarissa Oliveira, membro de Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Eixo de Pesquisa: “O aluno precisa aprender a construir a pesquisa desde o primeiro ano. A pesquisa é um dos pilares da universidade”.

A professora doutora Lucrécia Helena Loureiro, coordenadora do curso e titular da disciplina Atenção Primária, afirma que este tipo de trabalho fortalece o conhecimento e treina o estudante para os próximos desafios: “é um preparo para os nossos alunos, quando eles participarem de um congresso, eles vão estar com mais desenvoltura na fala, na apresentação, na segurança, tudo isso é muito importante”.

[elementor-template id="11211"]

PET-SaúdeO UniFOA está com inscrições abertas para o processo seletivo de tutores e estudantes para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2022/2023. As vagas são destinadas a alunos (a partir do 2º período) e professores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, desde que atendam aos requisitos que constam no edital do programa.

Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de julho pelo link: https://forms.office.com/r/CQKQP6kKvz. Em cada curso, serão selecionados oito estudantes e um docente após avaliação classificatória conforme os critérios descritos no edital abaixo. No mesmo documento, os candidatos podem conferir os detalhes quanto a bolsas e outras informações sobre o PET-Saúde.

Edital PET-Saúde 2022/2023

10ª Edição - Gestão e Assistência

Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino - serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), lança, em 2022, a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital ofertará bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais aqui.

Capacita Coren

Presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, também é professora de pós-graduação do UniFOA.

O UniFOA sediou o Capacita Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) na última sexta-feira, dia 20, Dia do Técnico em Enfermagem, no auditório William Monachesi, localizado no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Destinado a profissionais de enfermagem e estudantes da área da saúde, a capacitação teve como tema “Atualização dos Guidelines Nacionais e Internacionais no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”.

O curso, com carga de quatro horas, foi ministrado pela presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, que também é professora da Pós-Graduação de Enfermagem do UniFOA. O evento contou com a participação de 111 pessoas, que receberam certificado da qualificação profissional.

Capacita Coren

À esquerda, a coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles.

Capacita Coren

O objetivo do Capacita Coren é treinar e manter toda a categoria atualizada, com temas importantes do dia a dia da profissão. Não foi a primeira vez que aconteceu na instituição e já lotou o auditório.  Coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência do UniFOA, Miriam Salles lembrou que o curso já foi inclusive homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem por ter sido o 2º que mais treinou profissionais no estado, em 2018, em uma das nove realizações do Capacita Coren na instituição.

"Agradeço ao UniFOA pela parceria ao projeto Capacita Coren-RJ. Capacitar a enfermagem é auxiliar nossa missão em salvarmos vidas. Fiquei muito feliz com o sucesso do curso!", ressaltou Lilian que é a responsável por ter treinado mais da metade dos profissionais do Rio de Janeiro através do conselho.

Reitora recebe presidente do Coren-RJ e deputada estadual

Capacita Coren

Reitora do UniFOA, Úrsula Amorim; a deputada estadual Enfermeira Rejane; a presidente da Coren-RJ, Lilian Behring; e coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles.

Na ocasião, a reitora do UniFOA, Úrsula Amorim, recebeu também a deputada estadual Enfermeira Rejane, que elogiou o investimento do Centro Universitário de Volta Redonda na área. "O UniFOA é um Centro Universitário de excelência, não só de graduação, com também de pós-graduação e ainda com curso técnico. É isso que a gente precisa na área da saúde: de profissionais formados com competência e responsabilidade social, como o UniFOA faz", salientou a deputada.

A reitora aproveitou o encontro para evidenciar o valor da categoria e detalhou o investimento da instituição ao aperfeiçoamento em todos os níveis.

"O reconhecimento do trabalho dos profissionais de enfermagem deve se materializar a cada dia, pois a atuação de cada um deles se constitui como essencial para a proteção da saúde. Para viabilizar um ensino de qualidade, mantemos em nossa instituição docentes qualificados e investimos em infraestrutura necessária para a formação integral dos nossos estudantes. Receber o Coren é sempre importante, pois reforça a interlocução entre o órgão que faz cumprir a lei do exercício profissional e o UniFOA, importante para o processo de formação acadêmica", sintetizou.

Prêmio de Honra ao Mérito aos Heróis da Enfermagem

Capacita Coren

Profissionais de enfermagem de Volta Redonda e Pinheiral foram homenageados em solenidade realizada no auditório William Monachesi.

Também na sexta-feira, à noite, aconteceu a solenidade que homenageou profissionais de Volta Redonda e Pinheiral pelo enfrentamento à pandemia pela Covid-19, com presença de figuras públicas dos municípios. Também realizado no auditório, foram 26 homenageados na iniciativa do Coren-RJ "Heróis da Enfermagem - Olho no Olho: Há vida por trás da máscara". Esse é um prêmio de honra ao mérito que reconhece, em todo o Rio de Janeiro, aqueles que tiveram participação com destaque nesse período.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?