Alunos do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacaram durante o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Maracanã, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com o tema "ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia," o evento celebrou uma trajetória de dedicação e inovação. 

O congresso, conhecido como um importante fórum de discussão sobre o ensino de engenharia no Brasil, reuniu diversas instituições de ensino e apresentou projetos e pesquisas. O estudo "Uma proposta para utilização de escória de aciaria LD em artefatos de concreto - uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto," resultado da Metodologia Engenharia 360º do UniFOA, foi destaque por seu comprometimento em solucionar desafios locais, abordando a questão da escória em Volta Redonda. 

Bruno Lima, aluno do 3º período de Engenharia, expressou com orgulho sua participação no evento. "Apresentar nosso estudo no COBENGE é a celebração do esforço coletivo e da pertinência da nossa estratégia educativa," afirmou, e completou: "A oportunidade de apresentar em um Congresso dessa magnitude também nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação em público e a sintetizar assuntos complexos." 

Italo Pinto Rodrigues, professor responsável pelo projeto, destacou a importância de oportunizar aos alunos a participação em projetos, pesquisa e congressos como forma de engajá-los no processo educacional. "Destacamos o fazer engenharia através do projeto, o comunicar engenharia por meio do artigo e o como fazer engenharia, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais," ressaltou. 

Em um painel sobre Tendências Emergentes, foi apresentado o artigo "Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica." Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa que visa explorar o uso da inteligência artificial na indústria e treinar os estudantes para lidar com essas tecnologias no mercado. Essa investigação reflete como a formação dos estudantes se sintoniza com setores em ascensão, como a indústria 4.0, modelagem, simulação e o uso da inteligência artificial para aumentar a competitividade industrial. 

Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI, enfatizou a importância dos estudos dentro e fora da sala de aula. "Durante o evento, percebemos o quanto o UniFOA está alinhado com as melhores universidades do Brasil. A participação dos estudantes nas fases iniciais da Engenharia em eventos como esse também indica o potencial de engajamento das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, que estamos aplicando na Engenharia 360º do UniFOA." 

Sobre o CONBENGE

Desde 1973, o COBENGE tem sido um espaço onde tradição e inovação coexistem, refletindo a paixão e o compromisso com a excelência no ensino de engenharia no Brasil. O UniFOA, com seu foco em abordagens inovadoras e na formação de futuros engenheiros de destaque, continua a desempenhar um papel ativo nesse contexto. 

 

Os artigos do Congresso estão disponíveis em: http://www.abenge.org.br/sis_artigos.php

Ficha técnica:

UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA LD EM ARTEFATOS DE CONCRETO - UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO

Autores:

Execução do projeto: GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos Santos, Joao Gabriel Dos Santos Dias Moura Matos ANDRE LUCAS RODRIGUES, Mykaella Ramos Daniel da Silva

Responsável pelo Projeto:

Italo Pinto Rodrigues

Químicas:

Ana Claudia de Almeida Cardinot

Érika Fraga Rodrigues

Meio Ambiente

Samantha Grisol da Cruz Nobre

Joice Andrade de Araújo

--------

EXPLORANDO SINERGIAS: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CONECTA PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

Orientador:

Italo Pinto Rodirgues

Pesquisadores em treinamento:

GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos

[elementor-template id="11211"]

A participação do UniFOA na Expo Favela Innovation RJ foi um sucesso. De sábado (29) até segunda-feira (31), três grupos de estudantes de Engenharia tiveram a oportunidade de expor trabalhos em stands na maior feira de inovação e empreendedorismo do 4º setor, que conecta a favela e o asfalto, sediada na Cidade das Artes - Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além disso, no domingo (30) à tarde, a instituição também se destacou na Arena Universitária. Um espaço dedicado exclusivamente a dez Instituições de Ensino Superior, onde três professores e dois egressos do UniFOA fizeram uma roda de conversa sobre Economia Criativa.

Mediada pela professora Marilia Rios, o bate-papo reuniu grande público, e contou com a participação dos professores Glauter Jannuzzi e Rafael Lima, que com os egressos Márcia Louise, formada em Design, e Oséias Arnaldo, formado em Publicidade e Propaganda, abordaram sobre o assunto. Eles detalharam sobre suas experiências na economia criativa, como empreendedores, no viés do impulsionamento à inovação e transformação.

Todos relataram sobre suas experiências profissionais e além do incentivo ao empreendedorismo e da realização de sonhos, houve ampla explanação acerca da importância de líderes humanizados e do quão desafiador é persistir quando se tem o próprio negócio.

"Acho que todo mundo deveria ser incentivado a empreender. Não é nada fácil, mas vale muito a pena. E quanto ao tema em si, eu trabalho com criatividade e a economia criativa está muito presente na minha empresa. Acredito que ela está aí para mudar o mundo", defendeu Márcia Louise.

Produto de TCC em exposição

Com o projeto "Medidor para gerenciamento de energia elétrica em residências de famílias de baixa renda", Sabrina Gabriele Oliveira da Cruz, Isabelle Dias Gomes e Laryssa Lemos dos Santos expuseram o protótipo que foi o produto do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Engenharia Elétrica.

Durante o evento, Laryssa expressou a satisfação dessa experiência. "Está sendo incrível poder estar aqui com o nosso projeto de TCC e mostrar a nossa ideia para a população. Essa é uma feira da favela, então, a proposta se encaixa exatamente nessa exposição. Como a gente se formou agora, não tivemos oportunidade ainda de participar de eventos desse tipo, e fechar com chave de ouro, poder estar aqui mostrando o nosso projeto", comemorou.

Já no primeiro dia da Expo Favela, os expositores passaram por uma pré-banca de avaliação, além de a todo momento terem a chance de apresentarem a investidores em potencial. Apesar da tensão, principalmente pela expectativa de seleção para etapa nacional, Laryssa destacou os comentários que receberam: "Foram muitos feedbacks positivos quanto ao projeto, todos falando que a ideia é muito bacana".

Protótipos da Engenharia ABI reforçam eficácia da metodologia baseada em projetos

Os outros dois trabalhos participantes da Expo Favela foram protótipos desenvolvidos por estudantes da Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso). A aprovação para exposição no evento já foi um reforço que valida a eficácia da metodologia baseada em projetos - Project Based Learning (PBL) - adotada no Centro Universitário de Volta Redonda.

A partir dessa aprendizagem, os alunos exploram problemas reais das empresas em busca de soluções únicas e inovadoras, com o desenvolvimento de projetos, para atuação em qualquer cenário. Como foi o caso dessa oportunidade, na capital fluminense, com o "Protótipo de um seguidor solar para placas solares", dos graduandos Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros, Nicolas Silva de Paula e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo; e o "Semáforo automatizado para Pessoas com Deficiência", feito pelos estudantes Ellen Cardoso Silva Nascimento, Millena Otogalli de Freitas, Nycolle Schimoncy da Silva, Pedro Felipe e Roger Teixeira Menenguci de Almeida.

"Essa foi uma oportunidade maravilhosa e muito gratificante, uma realização do que a gente não imaginava que poderia acontecer. O projeto que era para passar de período, fez a gente chegar até aqui. Essa feira está abrindo portas e o UniFOA também, porque se a gente não tivesse que fazer esse trabalho, não estaria aqui. Estamos muito felizes e realizados", frisou Ellen.

A aluna expositora contou ainda que muitos investidores se interessaram pela proposta e receberam muitos elogios e ideais de pessoas que necessitam dessa acessibilidade para agregar. "A gente quer mesmo que esse projeto aconteça, cresça e se torne uma realidade. Pensamos em aplicar talvez no nosso campus [Olezio Galotti, em Três Poços], na saída onde tem o semáforo, e em outros lugares de Volta Redonda", revelou.

Troca de experiência

Além de expor, os alunos também puderam fazer networking e conheceram uma diversidade de ideais e negócios dos demais expositores, além de receber sugestões para incrementar o projeto. Como citou o estudante Nicolas Silva de Paula, um dos responsáveis pelo outro projeto da Engenharia ABI: "Protótipo de um seguidor solar para placas solares", com Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo.

"É muito maneiro você poder chegar aqui com um protótipo assim, receber ideias de pessoas diferentes sobre como melhorar ele, como você pode talvez investir de uma forma melhor pra você realmente viabilizar esse projeto pra ser desenvolvido melhor. Estou muito feliz e agradeço muito mesmo ao UniFOA por essa oportunidade", celebrou Nicolas, entusiasmado.

Ponte entre Expo Favela e UniFOA

A participação do Centro Universitário de Volta Redonda nesse evento aconteceu por uma conexão feita pela supervisora de Registro Acadêmico, Priscila Dantas. Em conversa com Maira Magalhães, que está trabalhando na Expo Favela, Priscila soube que a feira poderia ser um excelente evento para o UniFOA. E seu papel foi mediar o contato entre ela e a instituição.

"Foi extremamente gratificante presenciar o resultado dessa ponte na materialização da participação do UniFOA nesse evento, que teve repercussão estadual, e ver nossa marca brilhando, num evento de grandes proporções", declarou Priscila, que também foi prestigiar o evento.

Apoio da instituição

A oportunidade foi abraçada pelo presidente da FOA, Eduardo Prado, e pela reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, que apoiaram e viabilizarmos a participação dos alunos, professores e egressos em cada detalhe.

"Em nome da nossa instituição, agradeço imensamente a todos os nossos discentes, docentes e técnico-administrativos que possibilitaram a participação do UniFOA na Expo Favela 2023. A conexão de todo esse coletivo reuniu saberes e compartilhamento de conhecimentos que estão inspirando pessoas", ressaltou a professora Ivanete.

A reitora ainda observou o impacto positivo de mostrar como a educação pode transformar vidas é inestimável. "Juntos, demonstramos que o poder do ensino vai além dos muros da academia, alcançando e empoderando comunidades inteiras. Parabéns por esse brilhante trabalho", finalizou.

[elementor-template id="11211"]

Fotos: Daniel Ramalho

Para quem quiser conferir mais detalhes sobre como foi a participação do UniFOA na Expo Favela Innovation RJ, mais fotos e vídeos podem ser conferidos nas redes sociais da instituição.

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

Os alunos Gabriel Alberto Rodrigues, Bruno Lima dos Santos e João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, do curso de Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso), do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, receberam a notícia de que dois dos seus artigos foram aprovados para apresentação no 51° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2023). Com o tema central “ABENGE 50 anos: Desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia”, o evento, considerado o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, será realizado de 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro.

O primeiro artigo, intitulado “Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica”, será apresentado na área de Integração com empresas, no modelo técnico. O trabalho aborda sobre a utilização de redes neurais artificiais para evitar erros no processo de encruamento e a iniciação científica que pesquisa sobre inteligência artificial e como ela pode ser aplicada na indústria siderúrgica.

Já o segundo artigo, intitulado “Uma proposta para utilização de escória de Aciaria LD em artefatos de concreto – uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto”, será apresentado na área de Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem, também no modelo técnico. “O estudo descreve a metodologia de ensino adotada no UniFOA , além de apresentar uma solução para a problemática apresentada, ou seja, da escória acumulada no bairro Brasilândia”, explica Gabriel Alberto Rodrigues, estudante do 1° período.

Após a aprovação dos seus artigos, Gabriel compartilhou seus sentimentos em uma publicação comemorativa em seu perfil do LinkedIn. Com entusiasmo, ele expressou: “É uma conquista que me enche de orgulho e gratidão, e eu não poderia deixar de expressar minha imensa alegria”.

O estudante também compartilhou sua visão sobre as vantagens profissionais e acadêmicas dessa conquista. "Pensando profissionalmente, é algo muito importante, pois além de agregar para futuros processos, como pós-graduação, mestrado e doutorado, é uma oportunidade incrível de networking, ampliando a rede de contatos que temos. Já academicamente, isso é muito importante, pois além de aprendermos a 'escrita técnica', também estamos agregando conhecimentos que são de extrema importância para nossa formação profissional, como a gestão de projetos, comunicação e apresentação", afirmou Gabriel.

O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O evento reúne gestores, representantes de órgãos oficiais, instituições de ensino, empresas, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.

Coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica do UniFOA, a professora doutora Izabel de Oliveira da Mota recebeu a homenagem “Químico do Ano”, na categoria Educação, pelo Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), na última quinta-feira (29).

A solenidade aconteceu no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, onde foi realizada a cerimônia comemorativa em alusão ao Mês do Químico. Graduada e mestra em Engenharia Química, Izabel é doutora em Engenharia Metalúrgica e comentou sobre a satisfação de ter esse reconhecimento.

“Sou muito grata por este grande reconhecimento profissional. Todos que lidam comigo sabem o quanto sou apaixonada pela educação e pela ciência. Recebi essa homenagem ao lado de professores que participaram da minha formação: um momento único e de grande emoção. A química está em tudo!”, destacou.

No evento, estiveram presentes ex-conselheiros, ex-presidentes, funcionários, profissionais e representantes de empresas registrados no CRQ-III, além de representantes de associações, sindicatos e instituições de ensino da área da Química.

Prefeitura

O UniFOA firmou novas parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda durante reunião na última quarta-feira, dia 20, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu os secretários de Administração, Cláudio Franco, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, que solicitaram apoio dos cursos de Engenharia para projetos relacionados à energia elétrica.

Também participaram as coordenadoras da Eng. Ambiental, Eng. de Produção e ABI (Área Básica de Ingresso), Samantha Grisol; e da Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, Izabel Mota; com as presenças do professor Renato Donato Viana e do assessor Márcio Lins.

O professor Renato Donato Viana e as coordenadoras Izabel Mota e Samantha Grisol.

A instituição contribuirá na execução de reforma da rede elétrica, desenvolvimento de subestação e instalação de gerador do Palácio 17 de Julho. Segundo os secretários, essas necessidades se devem ao aumento da demanda de energia dos últimos anos.

Os secretários Sérgio Sodré (à direita) e Cláudio Franco; e o assessor Márcio Lins (à esquerda).

“Nós contamos muito com essa parceria e agradecemos esse apoio, pois somente assim vamos conseguir realizar esses projetos. Confiamos na eficiência da instituição, dos cursos de Engenharia e de outras áreas também”, ressaltou Cláudio Franco.

Outra demanda que contará com apoio do UniFOA é a atualização das plantas arquitetônicas de 92 escolas municipais. Em todos os projetos, os estudantes dos cursos de graduação participarão ativamente, mais uma oportunidade que agregará na experiência dos futuros profissionais.

“Contamos com a inteligência acadêmica do UniFOA também para enxergar melhorias que podemos fazer. O que vocês tiverem de propostas, já têm nosso apoio”, garantiu Sodré.

O presidente da FOA reforçou que o Centro Universitário de Volta Redonda está sempre à disposição da Prefeitura de Volta Redonda. “Podem sempre contar conosco para trabalhar pelas melhorias da nossa cidade. Estamos de portas abertas”, afirmou Eduardo Prado.

Crea

Pró-reitora de Extensão do UniFOA, a engenheira agrônoma Ana Carolina Callegário foi nomeada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro para compor o Núcleo Regional do Programa Mulher do Crea-RJ, na Inspetoria Regional de Volta Redonda, do dia 05 de julho deste ano até 31 de dezembro de 2023.

Segundo Callegário, essa nomeação é uma importante conquista para a representatividade feminina em uma das carreiras profissionais que por muito tempo foi protagonizada por homens. E é justamente esse o objetivo do Programa Mulher, que consiste em alcançar a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino.

- Com esse desenvolvimento feminino, e essa luta da gente para ocupar os mesmos espaços, é muito importante ter uma representante no Crea, no sentido de buscar sempre mais oportunidades para as mulheres e conseguirmos, de fato, ficar no mesmo patamar – destaca a engenheira.

Representatividade feminina e importância para o UniFOA

Ana Carolina lembra que foi a primeira mulher a assumir uma coordenação de Engenharia no Centro Universitário de Volta Redonda. Por oito anos, ela esteve à frente do curso de Engenharia Ambiental, até assumir a Pró-Reitoria de Extensão. Ela também observa a importância dessa representação para a instituição.

- Institucionalmente, essa conquista vai trazer muita força para o UniFOA de forma geral e principalmente para as mulheres engenheiras daqui e da região. Estamos criando pessoas para o mercado de trabalho. É importante ter uma professora representando as mulheres dentro de um conselho que já foi considerado masculino e, graças a essa possibilidade, agora está mudando de cara – comemora e destaca, por exemplo, a defesa por igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos.

A meta dessa iniciativa é fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área de geociências, dentro das diversas entidades de classe e inspetorias. Visando, com isso, a implantação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do sistema Confea/Creas e entidades de classe.

semana acadêmica das engenharias

Aula Magna aconteceu na segunda-feira, dia 09, pela plataforma Microsoft Teams.

Começou na segunda-feira, dia 09, a Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA. Com tema “Engenharia Pós-Pandemia – Perspectivas e Expectativas”, a programação segue até quinta-feira, dia 12, com minicursos, palestras e rodas de conversa, de forma presencial, on-line e híbrida.

A abertura aconteceu de forma virtual, com palestra do presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda, Dr. Fernando Elias Vieira Jogaib, que apresentou o movimento sindical e seus benefícios para a classe dos engenheiros.

No mesmo formato, aconteceu a Aula Magna com o Diretor de Operações Américas da Divisão EP da SWM International. Que apresentou a palestra "O Engenheiro 4.0", com abordagem sobre as tendências e responsabilidades para os futuros engenheiros.

“A Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA deste ano tem o objetivo de proporcionar aos alunos e membros externos atividades extracurriculares que agregam aos seus conhecimentos conteúdos sobre competências, comportamento, liderança, sustentabilidade e tecnologia”, destacou a Coordenadora da Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Engenharia ABI, Samantha Grisol.

A partir desta terça-feira, dia 10, começaram também as atividades presenciais, com o Minicurso "Revit para Iniciantes", do Curso de Engenharia Civil, ministrado por Karolinne Ribeiro, no Laboratório de Informática. Até a noite, outros minicursos e palestras compõem a programação.

semana acadêmica das engenharias

Minicurso "Revit para Iniciantes" ministrado por Karolinne Ribeiro.

engenharias

No UniFOA, os estudantes começam a vivenciar a prática profissional das Engenharias já nos primeiros semestres de formação. A nova metodologia de ensino, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes.

Desta forma, eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos nos quais, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.

Sobre esse assunto, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Max Damas, conversou na manhã desta terça-feira (26) com o comunicador Dário de Paula, em seu programa de rádio na 98,9 FM.

-“Estamos preparando indivíduos ágeis? Versáteis? Facilmente adaptáveis? Que tenham rapidez para resolver problemas?”, exemplifica Max, que discorre sobre a nova metodologia e de que maneira o Centro Universitário reinventou os cursos, que são cinco: Engenharias de Produção, Elétrica; Civil; Mecânica e Ambiental.

Quer saber mais? Assista ao vídeo na íntegra, aqui.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?