Aconteceu no último dia 17, a Aula Inaugural do Pré-Enem gratuito, uma parceria com grandes Instituições de ensino da cidade. No auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no Aterrado, alunos, professores e diretores estiveram na tarde de abertura do curso.  

Em mais uma parceria que fomenta a qualidade do ensino, o Centro Universitário de Volta Redonda entrou para o projeto no início do ano, oferecendo aulas na área de Humanas com disciplinas de Português/Redação, Geografia, História e Biologia. O curso também conta com a contribuição da UFF – Universidade Federal Fluminense, que fornece ensino em Matemática, Física e Química. As aulas são parte do projeto que oferece estudo preparatório para ingresso no Ensino Superior, em especial ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

O presidente da FOA, Eduardo Prado, participou do evento e reforçou a importância dessa união para a entrega de um ensino de qualidade em todas as etapas, assim como o comprometimento do aluno com os estudos. “O momento é de dedicação. Este curso vai ajudar vocês no acesso à faculdade, portanto, tenham foco. Não há futuro sem educação”, incentivou Prado, colocando o UniFOA à disposição dos alunos. 

O curso preparatório é uma parceria com a PMVR, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv), a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF.A iniciativa contribui para promovermos um acesso aos estudos com qualidade. É muito gratificante poder participar de um projeto desses. Estar trabalhando em conjunto com essas grandes instituições reforça que estamos no caminho certo para a entrega de pessoas melhores, com a Educação em foco”, comentou o Presidente da FOA, que aproveitou para agradecer ao Prefeito Neto e à Larissa Garcez, "Estamos gratos pelo convite em participar desta importante ação em educação para jovens de Volta Redonda, visando o desenvolvimento acadêmico".

Segundo a Coordenadora da Juventude da PMVR, Larissa Garcez, o número de vagas dobrou de 40, em 2022, para 80 neste ano. Foram mais de 250 inscritos para a turma de 2023 e 93% dela são provenientes de escolas públicas da cidade. “Estamos oferecendo aulas àqueles que não têm condições de pagar por um cursinho preparatório”. A turma está fechada e para próximas oportunidades, Larissa informou que em dezembro será aberto novo edital para interessados. 

A ação de extensão ao ensino compartilhado atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade. 

As aulas acontecem de segunda à sexta, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. 

A uma semana do encerramento das inscrições para universitários interessados em estudar no Centro Universitário de Volta Redonda, o programa Estude no UniFOA recebe alunos de diversas áreas. O processo é feito através de Transferência Interna e Externa, Análise Curricular, Reingresso e Portadores de Diploma e vai até o primeiro dia do mês de agosto, na próxima segunda-feira. 

Ótima oportunidade para concretizar o sonho da graduação, o UniFOA oferece descontos de até 50% nas mensalidades. Há vantagens tanto para quem já foi estudante da instituição quanto para aqueles que estudam ou estudaram em outras faculdades. 

Como é o caso da Gesiele Selvatti, nova aluna de Nutrição, . Ela veio transferida de outra instituição em busca de qualidade no Ensino Superior e se mostrou encantada com a nova fase. "Estou muito animada e ansiosa para as aulas começarem! A estrutura do campus é sensacional, as aulas em laboratório terão outra visão", comemora. Gesiele não está vindo sozinha, com mais uma amiga de faculdade, Gleice Menezes, as duas estão contando os dias para o retorno às aulas.

O programa atrai alunos de todo o Brasil para vagas ofertadas para o ingresso no segundo semestre do ano letivo 2022 e atende todos os cursos de graduação, exceto Medicina. 

O acesso do estudante será permitido mediante submissão do Processo Seletivo - Programa Estude no UniFOA, que está acontecendo desde junho, com oportunidade para 19 cursos, em períodos matutino e noturno.

As informações completas podem ser conferidas no edital, disponível neste link. 

 

Prefeitura

O UniFOA firmou novas parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda durante reunião na última quarta-feira, dia 20, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu os secretários de Administração, Cláudio Franco, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, que solicitaram apoio dos cursos de Engenharia para projetos relacionados à energia elétrica.

Também participaram as coordenadoras da Eng. Ambiental, Eng. de Produção e ABI (Área Básica de Ingresso), Samantha Grisol; e da Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, Izabel Mota; com as presenças do professor Renato Donato Viana e do assessor Márcio Lins.

O professor Renato Donato Viana e as coordenadoras Izabel Mota e Samantha Grisol.

A instituição contribuirá na execução de reforma da rede elétrica, desenvolvimento de subestação e instalação de gerador do Palácio 17 de Julho. Segundo os secretários, essas necessidades se devem ao aumento da demanda de energia dos últimos anos.

Os secretários Sérgio Sodré (à direita) e Cláudio Franco; e o assessor Márcio Lins (à esquerda).

“Nós contamos muito com essa parceria e agradecemos esse apoio, pois somente assim vamos conseguir realizar esses projetos. Confiamos na eficiência da instituição, dos cursos de Engenharia e de outras áreas também”, ressaltou Cláudio Franco.

Outra demanda que contará com apoio do UniFOA é a atualização das plantas arquitetônicas de 92 escolas municipais. Em todos os projetos, os estudantes dos cursos de graduação participarão ativamente, mais uma oportunidade que agregará na experiência dos futuros profissionais.

“Contamos com a inteligência acadêmica do UniFOA também para enxergar melhorias que podemos fazer. O que vocês tiverem de propostas, já têm nosso apoio”, garantiu Sodré.

O presidente da FOA reforçou que o Centro Universitário de Volta Redonda está sempre à disposição da Prefeitura de Volta Redonda. “Podem sempre contar conosco para trabalhar pelas melhorias da nossa cidade. Estamos de portas abertas”, afirmou Eduardo Prado.

Hospital se beneficia de tecnologia 3D para conserto de aparelho de imagem

Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital

Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital

 

A inovação das indústrias em busca pela redução de custos e tempo de fabricação de objetos ganha mais atenção a cada ano. Com alta precisão e com a integridade da estrutura das peças produzidas, o professor de Design e Engenharia Laert Andrade garante – e comprova - que com o uso da tecnologia de impressão 3D é possível criar protótipos praticamente em tempo real e com custos mais reduzidos. 

No início do ano, diante de um cenário emergencial, o professor Laert foi procurado para analisar a possibilidade de reconstrução de uma peça para um equipamento de raio-x que havia quebrado em um hospital da região. “Por ser grupo de risco, não fui ao hospital para conhecer o equipamento e o que poderia ter causado a fratura da peça, contudo, após fazer algumas análises e impressões de teste, conseguimos desenvolver uma peça idêntica à quebrada”.

Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada

Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada

Cerca de 1200 pacientes foram beneficiados com a substituição imediata da peça, que havia parado por alguns dias. “É muito gratificante saber que ter reconstruído uma peça, ainda que provisória, ajudou a minimizar o sofrimento de tantas pessoas”, comemora o professor. 

Egresso do UniFOA e, atualmente professor dos cursos de Design e Engenharias, Laert Andrade vem trabalhando com prototipação de produtos utilizando impressão 3D. O professor – que já publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais abordando a construção de produtos para ensino de desenho técnico – promove dentro das salas de aulas a criação de projetos e peças em 3D para que os alunos possam executar o trabalho de forma prática também. 

 

Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista 

symplicity

O Presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu na tarde de segunda-feira (25) a promissora visita de Thomas Jepsen, presidente internacional da Symplicity, líder global em plataforma de engajamento e empregabilidade estudantil. A empresa atua junto das Instituições no desafio de melhorar a educação e otimizar o cenário de oportunidades na relação entre estudantes e recrutadores.

O encontro aconteceu na sala da presidência, no Campus Olezio Galloti, e contou com a participação da Reitora do UniFOA, Úrsula Amorim; do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Max Damas; do Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Instituição, Alessando Orofino; do advogado Dr. Leonardo Prado, Assessor de Conformidade Regulatória; e do professor Igor Braz, do curso de Medicina.

UniFOA escolhida entre as 10 instituições do Brasil

symplicity

O gerente regional de vendas da Symplicity, Gabriel Custodio, que também esteve presente, explanou sobre o funcionamento da plataforma e de que modo poderá agregar para o UniFOA. Essa proposta foi direcionada ao Centro Universitário de Volta Redonda, que atraiu as atenções e foi escolhida no seletivo grupo de dez instituições vinculadas à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) para essa parceria.

Parceria de vida transformadora

symplicity

“Entre as principais funcionalidades da Symplicity estão as trilhas de capacitação para os estudantes, com o desenvolvimento de competências que são comuns a todas as áreas, como agilidade, por exemplo”, destacou Gabriel, ao evidenciar que junto à Instituição de Ensino, a plataforma oferece uma consultoria estratégica com função de identificar e estruturar metas, resultados e práticas para desenvolver alunos e engajar empregadores.

Basicamente, o a plataforma integra os profissionais em desenvolvimento com as empresas de forma otimizada. A partir de estratégias e ferramentas de qualificação para auxiliar os alunos a entrarem com o pé direito no mercado de trabalho. Dessa maneira, reforça a parceria de vida que uma Instituição como o UniFOA deve ser para o estudante.

“A gente recebe essa proposta de parceria com muito orgulho, porque acreditamos que podemos atuar na transformação para o bem. E a partir de uma ferramenta que pode ajudar a identificar deficiências e como atuar sobre elas para melhorar as competências, vamos preparar profissionais cada vez melhores. Pois a carreira exige muito mais que habilidades técnicas”, frisou o Presidente da FOA, Eduardo Prado.

Próximos passos

Após a apresentação, o gerente da Symplicity se disponibilizou para explicar com mais detalhes e demonstrar na prática como o processo funciona. Em breve, outros encontros devem acontecer a fim de que a parceria seja firmada.

symplicity

Sobre a Symplicity

A Symplicity atua junto a Instituições para que tenham à disposição as melhores estratégias e ferramentas de qualificação profissional, acompanhamento do progresso dos estudantes, gestão de oportunidades de estágio e emprego, e outras funcionalidades que apoiam os estudantes no desenvolvimento das habilidades necessárias para suas carreiras desde os primeiros semestres do curso.

Além disso, os 20 anos de experiência no mercado internacional fazem da Symplicity uma poderosa parceira para atrair empregadores e aumentar o número de vagas disponíveis para os alunos.

A plataforma concentra um banco de vagas e oportunidades para não apenas oferecer ao aluno a busca por oportunidades, como também uma melhor perspectiva das suas opções profissionais. Empregadores também podem usar a mesma ferramenta para divulgar vagas e recrutar alunos de acordo com as habilidades buscadas pelas empresas.

Com base no planejamento estratégico e operacional, os objetivos e indicadores de desempenho são definidos. A partir disso, o diagnóstico de empregabilidade analisa todo o desenvolvimento de carreira, trazendo os resultados, insights para melhorar a estratégia e um plano faseado para trazer ainda mais empregabilidade no campus.

Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma, acesse o site aqui.

conscientização

Mais de 150 pessoas participaram do evento de conscientização promovido pelo UniFOA sobre os perigos de consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. A ação foi realizada na última quarta-feira, dia 13, no Auditório William Monachesi, no Campus Universitário Olezio Galotti. Com tema “Álcool e direção, não!”, a iniciativa aconteceu em parceria com a Operação Lei Seca (OLS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os profissionais da OLS e PRF ministraram palestras para alunos, professores e colaboradores administrativos da Instituição. Também foram feitas dinâmicas com o público, com demonstração do uso de bafômetro e simulação do efeito do álcool em um circuito no palco. Na ocasião, esteve presente a Superintendente Executiva, Josiane Sampaio, que representou o Presidente, a Reitora, e os Pró-Reitores do UniFOA.

Relatos de vítimas de acidentes

Três dos 28 agentes de educação da OLS, vítimas de acidentes por embriaguez ao volante, exemplificaram ao público os riscos dessa relação no trânsito. Como o caso de Marcelo de Oliveira Santos, de 40 anos, que sofreu duas lesões medulares – torácica e lombar – ao ser atropelado por um motorista alcoolizado, há 18 anos, no Rio de Janeiro.

“Eu tinha 22 anos e esse acidente mudou minha vida completamente. Primeiro que não podia ir para minha casa, porque eu não conseguia subir a escada na cadeira de rodas. Eu ia começar um trabalho, não pude. E fiquei três meses no hospital”, contou Marcelo, que hoje é psicanalista e é agente da Operação Lei Seca desde o início, em 19 de março de 2014.

O agente Alessandro Montano, de 48 anos, também contou como ficou na cadeira de rodas devido à infração de trânsito de um taxista, há 19 anos, também no Rio de Janeiro. E reforçou que ingressou na OLS há seis anos “para ser exemplo das consequências e para que a história não se repita”.

Risco da carona

Outro caso que serviu como importante alerta aos estudantes e colaboradores foi do agente Valdir Figueiredo Filho, de 62 anos. Ele relatou que há 32, quando saia da faculdade, pegou carona com amigos que foram para o bar e depois o motorista voltou a dirigir.

“Ele [motorista] disse que não estava bêbado, insisti para que eu dirigisse, porque eu não tinha bebido, mas ele não deixou. Chegou em um cruzamento e ele não conseguiu desviar de outro veículo. Todos saíram do carro e só eu fui afetado. Só eu tive meus sonhos interrompidos”, alertou Valdir.

Importância do evento para o público

A escolha da data para esse momento de conscientização foi estratégica, devido à proximidade com os feriados prolongados, segundo a supervisora de Eventos da FOA, Lara Pinheiro.

“O intuito dessa palestra foi atuar de forma educativa e preventiva, mostrando a importância de não beber antes de dirigir. Assim como alertar sobre outras consequências do consumo de álcool. E a Instituição também acredita que os estudantes e colaboradores informados disseminam essas informações para amigos e familiares e essa conscientização ultrapasse barreiras”, salientou.

Estudante do primeiro período de Direito, Ana Luísa de Oliveira, de 19 anos, participou de uma das dinâmicas da OLS, com demonstração do funcionamento do bafômetro. Ela destacou a relevância de eventos como esse para aproximar os alunos da realidade profissional e aguarda pelas próximas oportunidades.

“Achei muito importante essa palestra, porque falaram de uma lei que está no nosso dia a dia, tem a ver com a nossa vida social. Então, para o início do curso, é muito bom ter contato com esse tipo de evento no UniFOA, além de reforçar a nossa responsabilidade na vida pessoal. Ainda não dirijo, mas faço a minha parte ao não aceitar carona com quem ingeriu bebida alcoólica”, afirmou.

Responsabilidade no trânsito

O policial rodoviário federal Nilber Bhering Cordeiro também palestrou sobre a gravidade do consumo de álcool antes de dirigir e ampliou a discussão sobre outros cuidados fundamentais no trânsito, como respeito à velocidade, manutenção do veículo e uso de celular.

“É fundamental fazer esse trabalho de educação para o trânsito, que serve para todos os públicos. Primeiramente para quem tem CNH, mas todos os cidadãos têm papel multiplicador, desde as crianças”, ressaltou.

Segundo Bhering, graças às intensificações de ações educativas e de fiscalização, os números de acidentes têm diminuído nos últimos anos, sem considerar os anos em pandemia. Outros aliados desses números também são as novas tecnologias dos carros como airbag, freios ABS etc. O PRF destacou ainda que 90% dos acidentes são causados por ação humana.

O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Sidney Teixeira (Dinho), com o objetivo de viabilizar um convênio para atender os profissionais de segurança pública da região Sul Fluminense, na forma de descontos nas mensalidades de vários cursos, com exceção para Medicina e Odontologia. O encontro aconteceu em seu gabinete executivo no Centro Universitário de Volta Redonda, na manhã desta quinta-feira (03/03), em Três Poços, no Campus Universitário Olézio Galotti.

Convênio FOA/UniFOA

Na reunião, Dinho solicitou uma análise técnica de viabilidade de condições especiais aos policiais e bombeiros militares, policiais civis, federais, penais, rodoviários federais, agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e guardas municipais.

O parlamentar lembrou que a Instituição gera emprego e renda na cidade e na região, além de custear em torno de R$ 3 milhões com os profissionais de saúde que atuam em Volta Redonda.

"É justo que venhamos a prestigiar a Instituição. Entendemos as dificuldades de todos e, por isso, estamos buscando parcerias que sejam boas para ambos os lados. Em breve teremos uma posição. Agradeço o carinho de sempre e acredito em boas notícias para a nossa categoria", finalizou o vereador.

Esta proposta segue o mesmo sentido de uma série de ações que a Instituição vem discutindo, nos últimos meses, para atender as demandas da região Sul Fluminense e seu entorno.

Adriana Marins
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?