O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Prolato) do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA foi assunto na manhã desta segunda-feira (14) no Programa Dário de Paula (98,9 FM).
A coordenadora, Rhanica Coutinho, a coordenadora adjunta, Daniele Amaral, e o responsável da área odontológica da pós, professor Sérgio Lobo, deram entrevista e anunciaram os novos cursos de especialização com inscrições abertas. Há opções nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Humanas, Exatas e Jurídica.
A relação de cursos disponíveis, bem como as respectivas informações sobre período de inscrição, início das aulas, corpo docente, investimento e metodologia podem ser conferidas no site da Pós-Graduação.
Assista à entrevista na íntegra:
Os envolvidos no programa de Pós-graduação Lato Sensu do UniFOA (Prolato) visitaram, na última semana, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful - instituição parceira do Centro Universitário de Volta Redonda e que atualmente recebe os acadêmicos das graduações de Saúde e Ciências Biológicas nas atividades práticas e ambulatoriais.
O encontrou aconteceu na sala da Direção Geral do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful e o objetivo da reunião foi estreitar os laços, conhecer as demandas e tratar sobre o campo de prática para a pós-graduação em Odontologia Hospitalar que será lançada em breve.
"A parceria entre o município de Volta Redonda e a FOA/UniFOA permite que nossas missões sejam unidas para realizar um processo de formação e aperfeiçoamento de profissionais qualificados, resultando em benefício para a população. O Hospital Municipal Munir Rafful é parceiro de longa data, e é muito gratificante somar esforços para, neste processo de formação, contribuir diretamente para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde", comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Igor Dutra Braz.
A reunião foi produtiva e esclareceu para todos os envolvidos que os interesses em comum prevalecem nas duas instituições, no que tange à melhoria dos serviços prestados aos pacientes alinhados à formação prática em Odontologia Hospitalar com maestria.
Coordenador da Pós-graduação em Odontologia do UniFOA, o professor Sérgio Lobo parabenizou o presidente da FOA, Eduardo Prado, pela parceria FOA/PMVR. “Terça-feira (07) estive em uma reunião com o diretor-médico do Hospital do Retiro, Dr. Rogério, tratando da Pós-graduação em Odontologia Hospitalar. Foi muito gratificante sentir por parte daquela direção a imensa satisfação em receber a Odontologia/UniFOA e afirmar que o hospital está sempre de portas abertas para nossa instituição”.
Além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e do coordenador de Pós-graduação em Odontologia, também estiveram presentes na reunião o professor dos cursos de pós-graduação em Odontologia Wesley Luis Rodrigues Pereira; o coordenador do curso de Pós-graduação em Odontologia Hospitalar, Cláudio Valente Viana; a coordenadora do Programa de Pós-graduação Lato Senso, Rhanica Coutinho; o diretor-médico do HMMR, Rogério Almeida; e a coordenadora da Odontologia Hospitalar, Claudia Cristina Ruela.
Presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, também é professora de pós-graduação do UniFOA.
O UniFOA sediou o Capacita Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) na última sexta-feira, dia 20, Dia do Técnico em Enfermagem, no auditório William Monachesi, localizado no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Destinado a profissionais de enfermagem e estudantes da área da saúde, a capacitação teve como tema “Atualização dos Guidelines Nacionais e Internacionais no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”.
O curso, com carga de quatro horas, foi ministrado pela presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, que também é professora da Pós-Graduação de Enfermagem do UniFOA. O evento contou com a participação de 111 pessoas, que receberam certificado da qualificação profissional.
À esquerda, a coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles.
O objetivo do Capacita Coren é treinar e manter toda a categoria atualizada, com temas importantes do dia a dia da profissão. Não foi a primeira vez que aconteceu na instituição e já lotou o auditório. Coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência do UniFOA, Miriam Salles lembrou que o curso já foi inclusive homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem por ter sido o 2º que mais treinou profissionais no estado, em 2018, em uma das nove realizações do Capacita Coren na instituição.
"Agradeço ao UniFOA pela parceria ao projeto Capacita Coren-RJ. Capacitar a enfermagem é auxiliar nossa missão em salvarmos vidas. Fiquei muito feliz com o sucesso do curso!", ressaltou Lilian que é a responsável por ter treinado mais da metade dos profissionais do Rio de Janeiro através do conselho.
Reitora do UniFOA, Úrsula Amorim; a deputada estadual Enfermeira Rejane; a presidente da Coren-RJ, Lilian Behring; e coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles.
Na ocasião, a reitora do UniFOA, Úrsula Amorim, recebeu também a deputada estadual Enfermeira Rejane, que elogiou o investimento do Centro Universitário de Volta Redonda na área. "O UniFOA é um Centro Universitário de excelência, não só de graduação, com também de pós-graduação e ainda com curso técnico. É isso que a gente precisa na área da saúde: de profissionais formados com competência e responsabilidade social, como o UniFOA faz", salientou a deputada.
A reitora aproveitou o encontro para evidenciar o valor da categoria e detalhou o investimento da instituição ao aperfeiçoamento em todos os níveis.
"O reconhecimento do trabalho dos profissionais de enfermagem deve se materializar a cada dia, pois a atuação de cada um deles se constitui como essencial para a proteção da saúde. Para viabilizar um ensino de qualidade, mantemos em nossa instituição docentes qualificados e investimos em infraestrutura necessária para a formação integral dos nossos estudantes. Receber o Coren é sempre importante, pois reforça a interlocução entre o órgão que faz cumprir a lei do exercício profissional e o UniFOA, importante para o processo de formação acadêmica", sintetizou.
Profissionais de enfermagem de Volta Redonda e Pinheiral foram homenageados em solenidade realizada no auditório William Monachesi.
Também na sexta-feira, à noite, aconteceu a solenidade que homenageou profissionais de Volta Redonda e Pinheiral pelo enfrentamento à pandemia pela Covid-19, com presença de figuras públicas dos municípios. Também realizado no auditório, foram 26 homenageados na iniciativa do Coren-RJ "Heróis da Enfermagem - Olho no Olho: Há vida por trás da máscara". Esse é um prêmio de honra ao mérito que reconhece, em todo o Rio de Janeiro, aqueles que tiveram participação com destaque nesse período.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha