Professores do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado receberam recentemente um grande reconhecimento por seu trabalho e inovação na área. Seu projeto, em parceria com a Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão, intitulado "Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas" foi selecionado pela Boeing e STHEM Brasil, para ser aplicado no município de Pinheiral no segundo semestre deste ano.
O projeto foi selecionado entre 66 instituições de ensino superior consorciadas do STHEM, sendo apenas 11 delas aprovadas para a implementação. A proposta apresentada se destacou por sua viabilidade técnica, impacto social e potencial de aplicação prática. A parceria entre a Boeing, uma das maiores empresas do setor aeroespacial, e a STHEM Brasil, uma organização que incentiva a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, demonstra o reconhecimento da importância desse projeto inovador.
A aplicação do projeto será realizada no município de Pinheiral, destinado a alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, onde o sistema de irrigação automatizado será implementado em hortas domésticas. Essa iniciativa pioneira visa promover a produção de alimentos saudáveis, reduzir o consumo de água e aumentar a eficiência na agricultura local, além de estimular a aprendizagem por meio de atividades práticas relacionadas à agricultura sustentável, alimentação saudável, preservação do meio ambiente e tecnologia.
- São quatro etapas: na primeira, ensinar os alunos a montar a horta, fazer compostagem dentro da escola com a parte orgânica; na segunda, montar o canteiro e fazer o plantio das mudas; em um terceiro momento é implantado o projeto de irrigação por meio do Arduino, e com isso conseguimos fazer o aluno aprender sobre tecnologia, saúde, educação alimentar e ambiental. Na última etapa, os alunos precisarão fazer uma exposição dos trabalhos em uma feira fora da escola, para a comunidade poder participar, e será criado um e-book - explicou Luciano.
Ainda de acordo com o docente, na última etapa, os alunos farão a exposição dos trabalhos para os produtores rurais de Pinheiral, na feira local que ocorre aos sábados, para que eles apliquem em seus empreendimentos. E o e-book será desenvolvido pelos estudantes do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) para ensinar as pessoas a montarem o sistema automatizado, com uma linguagem para o público em geral.
O projeto promete revolucionar a agricultura urbana ao proporcionar uma irrigação eficiente e sustentável em hortas domésticas. Além disso, o projeto envolverá professores e estudantes dos cursos de Engenharias, Nutrição, Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, demonstrando o caráter multidisciplinar e colaborativo da iniciativa.
Professores participantes:
LUCIANO DE AZEDIAS MARINS (ENGENHARIAS – UNIFOA)
MARIA HELENA MACHADO (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA)
SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE (ENGENHARIAS - UNIFOA)
IZABEL DE OLIVEIRA DA MOTA (ENGENHARIAS – UNIFOA)
DIMITRI ALVES (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA),
LUCRÉCIA HELENA LOUREIRO (ENFERMAGEM – UNIFOA)
ALDEN DOS SANTOS NEVES (NUTRIÇÃO - UNIFOA)
IVANETE DA ROSA SILVA DE OLIVEIRA (MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE)
VALERIA BARBOSA ALMEIDA (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO - E.F.)
ISABELLA JULIANO ODORIZI CABRAL (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO - E.F.)
Alunos participantes:
NUTRIÇÃO: MARLUCE SHIRLEI CORDEIRO, CAMILA MARTINS KOENIGKAM, LARYSSA MARQUES VASCONCELOS GUEDES, SARA ANDRADE FAGUNDES, VITORIA BRAZ UTAGAWA, FLAVIANE LUCCHESI, LUÍZA PEREIRA FAGUNDES, MYLENA PIRES, WADRIAN ANTONIO OLIVEIRA, MARIA JULIA COUTINHO DE MELO
ENFERMAGEM: NICOLLY BORGES COSTA SILVA, FELLIPE PORTUGAL FONTANEZZI CORSINI,
ENGENHARIAS: MARIA VITORIA ARAUJO GUALBERTO, JOAO PEDRO DE OLIVEIRA HENRIQUES, FELIPE RODRIGUES DE SOUZA FREITAS,
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GABRIELLA MAIA DO NASCIMENTO
MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE: ROBSON PAULINO DA SILVA
A Boeing é uma empresa multinacional do setor aeroespacial, líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa. A empresa possui um forte compromisso com a inovação e sustentabilidade, apoiando projetos que visam aprimorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.
O STHEM é um consórcio formado por 66 instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Sua missão é promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade.
A Sala Verde do Centro Universitário de Volta Redonda agora é UniFOA+Verde. A certificação, pelo Ministério do Meio Ambiente, aconteceu na última sexta-feira, dia 23. O espaço socioeducativo da instituição foi aprovado como participante do Projeto Salas +Verdes já na primeira chamada.
O espaço já existe e até o momento, o projeto implantado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, chamava-se Sala Verde Paraíba do Sul. Mas devido a mudanças do Ministério do Meio Ambiente, que suspendeu todas as salas verdes e relançou oficialmente a iniciativa, como Projeto Salas Verdes, a instituição concorreu novamente à seleção e foi aprovada.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Carolina Callegario, coordenadora do UniFOA+Verde, a partir de 2023 as atividades relacionadas à área ambiental e voltadas para toda a comunidade serão retomadas e futuramente as ações serão divulgadas.
Projeto Salas +Verdes
O Projeto Salas +Verdes incentiva a implantação de espaços educadores, para atuarem como centros de formação e informação ambiental, em consonância com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA. Compreende-se por Salas +Verdes o espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas de caráter educacional não formal, voltadas à temática da conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais.
Entre os objetivos do Projeto Salas +Verdes estão o de incentivar a implantação de espaços ambientais não formais; fomentar melhores práticas de sustentabilidade em diversos campos; divulgar projetos, iniciativas e ações desenvolvidas pelas Salas +Verdes nas plataformas eletrônicas do MMA; promover processos formativos por meio da Educação Ambiental não formal; reconhecer a atuação das instituições no âmbito do projeto Salas +Verdes, por meio da emissão de declaração de monitoramento anual e integrar o projeto Salas +Verdes às demais ações do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental.
Trinta e seis crianças do Projeto Guarda Mirim visitaram as instalações do UniFOA, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, nesta semana, na terça e quinta-feira, dias 06 e 08. Com idades entre oito e 14 anos, elas são moradoras dos bairros Roma II e São Sebastião e atendidas pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) destes bairros.
Os visitantes conheceram o Laboratório Morfofuncional do curso de Medicina; o Tribunal do Júri, do curso de Direito; o estúdio da Rádio UniFOA, dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, além do Auditório William Monachesi, orientados pela equipe de Eventos da instituição.
Estudante do 9º ano do Colégio Juarez Antunes, Marco Gabriel Franklin Aquino Correa, de 15 anos, disse que gostou muito da visita: “Foi nossa primeira vez e já espero voltar para conhecer os outros locais do UniFOA. E de todos que conhecemos, o que mais gostei foi o auditório, lindo demais”, expressou.
Nésio Augusto Ferreira, inspetor da Guarda Municipal e coordenador do Projeto Guarda Mirim de Volta Redonda conta como é o trabalho com as crianças: “Temos este papel de tentar trazer para o jovem uma visão de futuro e mostrar que é possível mudar a realidade e conseguir aquilo que se quer, além de noções de cidadania e responsabilidade. Essa visita ainda ajuda muito na construção de novas ideias a partir dos locais que eles estão visitando, como o Tribunal do Júri, que chamou tanto a atenção deles”.
Projeto Guarda Mirim
O projeto tem como objetivo transmitir lições de educação no trânsito, cidadania, entre outros assuntos. Os alunos participam de campanhas promovidas pela Guarda Municipal e de conscientização de trânsito para os motoristas de Volta Redonda.
Visite o UniFOA
As visitas fazem parte do projeto UniFOA Experience, cuja visitação é aberta a todas as escolas da região, do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 3340-8372.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha