Foto: Professora Stella Aragão
No último domingo, dia 3 de setembro, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) proporcionou uma empolgante oportunidade para 15 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: uma visita à renomada Bienal do Livro, na cidade do Rio de Janeiro.
O principal objetivo dessa iniciativa foi permitir que os futuros profissionais da comunicação mergulhassem em uma das maiores celebrações literárias do Brasil. Aluna do 6º período de Publicidade, Anna Júlia, compartilhou suas impressões com entusiasmo: "Nunca tinha ido à Bienal do Livro, e ter essa experiência foi sensacional. Se eu pudesse resumir o evento em uma frase, seria 'Pense fora da caixa'. Ter contato com diversas pessoas importantes no ramo literário e com diversas marcas, e a forma como elas apresentaram seus produtos, foi incrível".
Anna Júlia também destacou uma parte especial de sua visita: "A parte que mais me marcou foi a palestra que estava acontecendo no estande da Amazon sobre Marketing no KDP. A palestra contou com autores que deram dicas de Marketing para autores independentes".
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro deste ano celebra seu 40º aniversário e está programada para ocorrer de 01º a 10 de setembro. O evento oferece mais de 200 horas de conteúdo, com participação de mais de 500 marcas e mais de 300 convidados nacionais e internacionais. Uma oportunidade única para os amantes da literatura e os profissionais da comunicação se conectarem com o mundo da escrita e do marketing literário.
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Por Lucas Brandão
Estudante do 6º período de Jornalismo
Estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo do UniFOA venceram o Prêmio Expocom em duas categorias no 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste). Realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o evento aconteceu na UFF (Universidade Federal Fluminense), Campus Gragoatá - Niterói (RJ), de 1º a 3 de junho.
Ao todo, o Centro Universitário de Volta Redonda participou do congresso com sete trabalhos práticos - todos finalistas do Expocom - e um de pesquisa científica - apresentado no Intercom Júnior. Para os vencedores, o próximo destino é Belo Horizonte (MG), onde acontecerá o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), remotamente entre os dias 29 e 31 de agosto e presencialmente de 5 a 8 de setembro, com tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.
Desde 2012, o UniFOA tem se destacado com trabalhos finalistas, demonstrando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos cursos e o talento dos estudantes. Segundo Douglas Gonçalves, coordenador de Publicidade e Propaganda, essas conquistas refletem o comprometimento dos professores e o potencial dos alunos envolvidos nos projetos.
- São 11 anos que nós temos presença marcante com os trabalhos no Intercom. A premiação é muito importante, mas o fato de sermos finalistas, mostra o trabalho que é feito nos cursos entre os professores e o talento dos alunos, onde coloca o acadêmico em destaque entre os demais estudantes de comunicação da região Sudeste - ressalta.
Vencedoras
Recém-formada, a egressa de Jornalismo Annia Brum, ganhadora na categoria História em Quadrinhos expressou a felicidade de participar e ter seu trabalho reconhecido. “Foi muito emocionante, porque foi uma experiência completamente nova. Apesar de não ter estado presente na quinta-feira, foi muito divertido, conheci pessoas interessantes e que ficaram animadas com o meu trabalho, além de conversar com estudantes de outras faculdades”, contou. Mas o ponto alto para Annia, foi a palestra com a jornalista Sônia Bridi: “É uma das jornalistas que admiro há algum tempo e conhecer ela, pessoalmente, foi inexplicável”.
A jornalista Annia Brum
"O prêmio foi muito importante para mim porque, eu comecei a carreira de fotógrafa recentemente e a fotografia que venceu foi uma das primeiras fotos que eu tirei”, compartilhou Elisa Rocha, vencedora da categoria fotografia publicitária. Essas palavras refletem o impacto emocional e profissional que a premiação teve para a estudante de Publicidade do UniFOA. Sua paixão pela fotografia foi despertada durante a aula de fotografia publicitária, ministrada pelo professor Silvio Machado (Bibo), e, desde então, ela tem se dedicado e explorado seu talento nessa área. A fotografia premiada foi uma das primeiras que ela capturou, o que torna o reconhecimento ainda mais especial.
A foto premiada de Elisa Rocha
Reconhecimento da instituição
A reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, manifestou grande satisfação ao parabenizar os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela conquista do 26º Congresso. Em suas palavras, ela ressaltou o talento criativo, dedicação e competência dos discentes e docentes, enfatizando que essa vitória é um reconhecimento merecido pelo trabalho e excelência demonstrados em suas produções. “Essa conquista não só engrandece nossa Instituição de Ensino, mas também evidencia a relevância e o potencial desses cursos, na formação de profissionais de comunicação de alta qualidade. Parabéns, discentes e docentes por esse feito extraordinário”, finaliza.
Por meio da promoção de eventos, como congressos, simpósios e workshops, o Intercom cria um ambiente propício para o diálogo e a disseminação de novas ideias, onde profissionais experientes e novos talentos têm a oportunidade de interagir, compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Essa troca enriquecedora contribui para o crescimento e a evolução contínua da Comunicação como um campo de estudo e prática.
Trabalhos premiados
PP06 – Fotografia publicitária (avulso)
Segurança com Detran – Elisa de Oliveira Rocha
PT08 – Histórias em quadrinhos (avulso)
Wallace Souza e os bandidos na TV – Annia Brum Tavares
Trabalhos finalistas – Expocom Sudeste
PT11 – Aplicativos de Comunicação (avulso)
SINDPASS: um aplicativo de mobilidade urbana – Lorena Jim Ferreira Santos (aluna líder)
PP08 – Cartaz (avulso)
Cartaz para a campanha de arrecadação para ONG Bem Me Quer – Lara Ricas Otaviano (aluna líder)
PP10 - Produção publicitária para TV e cinema (avulso)
Desinformação também mata - Thaís Juliano Fagundes Fraga (aluna líder)
PP05 – Spot (avulso)
Uso consciente da água - Emanuelle Figueiredo de Medeiros (aluna líder)
JO09 – Reportagem em jornalismo impresso (avulso)
Mulher + matemática = o cálculo perfeito - Natáscia Gomes Thuelher (aluna líder)
Trabalho Aprovado – Intercom Júnior
Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O show de Rihanna no Super Bowl: considerações sobre a sociedade do espetáculo em 2023 – Yasmin da Silva Rodrigues
Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo
Na última quarta-feira, 31, o Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, localizado no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco de um evento cativante: a 4ª edição da Troca Literária. Com o propósito de promover a cultura, estimular o hábito da leitura e criar um espaço de troca de conhecimentos, o evento organizado pelas turmas do 4° ano e 3° período do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA encantou o público presente.
A Troca Literária, contou com uma programação repleta de atividades enriquecedoras que envolveram a comunidade local. O evento teve início à tarde, com a visita das escolas municipais Marizinha Félix, em Três Poços, e Maria do Carmo Fadul, em Pinheiral. Os jovens tiveram um período dedicado ao incentivo à leitura, com Anselmo Tavares da SMC (Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda) e a aluna de Publicidade Samile Tavares com a contação de histórias, e a conscientização sobre o uso de drogas, em uma roda de conversa com o professor Edson dos Santos Ribeiro.
“Para a comunidade de Volta Redonda, o evento teve uma relevância significativa, permitindo que os participantes tivessem acesso ao UniFOA e vivenciassem um dia repleto de atividades enriquecedoras”, declarou Clarisse Netto, docente do curso e responsável pelo projeto. Além disso, a proposta envolveu a promoção da cultura, educação e arte em diversas vertentes, proporcionando um ambiente de aprendizado e entretenimento para todos.
Já no início da noite, ocorreu uma roda de conversa com os membros da Academia Volta-redondense de Letras, como a egressa Vivian Duarte, que participou do bate-papo com escritores. E durante os intervalos, os alunos do 3° período de Publicidade prepararam um pocket show musical para entreter o público.
Gabriel Resende, aluno do 4° ano, ficou responsável pela Roda de Rima (@rodaderimavr), que encerrou o evento com chave de ouro. “Acho muito importante a gente trazer esse tipo de projeto, onde movimenta cultura e lazer dentro da instituição, principalmente, durante esse período de semana de provas que está chegando, para dar uma descontraída”, declarou.
Professora Clarisse ainda destacou a importância da experiência para os estudantes: "A relevância do evento para os nossos alunos é trazer a cultura e a arte juntamente com a prática. Dentro do projeto, eles exercitam habilidades de promoção e organização de eventos, além de trabalharem na divulgação".
Pelo perfil do curso no Instagram, em uma publicação comemorativa pelo evento, a equipe agradeceu a todos que participaram e que fizeram da IV Troca Literária um grande sucesso. “Cultura, educação e a prática fazem a diferença na formação dos nossos alunos!".
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Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo
Thais Juliano, estudante do 2º período de PP, entrevista Adro Izidorio, professor de História. Foto: Stella Aragão
A conhecida Greve de 88, que marcou a história de Volta Redonda com a morte de três metalúrgicos, completa 34 anos nesta quarta-feira, 9 de novembro. E, não por acaso, esse assunto é um dos temas abordados no podcast “Histórias de Aço” - lançado pelos estudantes do segundo período de Publicidade e Propaganda, na disciplina Projetos Integrados, com a turma do segundo período de Jornalismo.
A iniciativa foi orientada pela professora Stella Aragão e contou com o coordenador dos cursos de JO e PP, Douglas Gonçalves. Segundo os envolvidos, o podcast é realizado a partir de leituras bibliográficas e entrevistas feitas com pessoas compromissadas com a pesquisa e a divulgação dos acontecimentos do município.
“A gente trabalhou com assuntos que circundam a história de Volta Redonda. A ideia é que esse projeto siga por mais alguns semestres, para que sejam trabalhados outros aspectos sociopolíticos da nossa cidade”, explica Stella, que exemplificou a antiga Rádio da CSN e a implantação do SUS em VR como possíveis temas para os próximos episódios.
Para esse início, foram escolhidas duas pautas: as greves, com todo o aspecto histórico que perpassa os movimentos da classe trabalhadora, e a história do Voltaço – o Volta Redonda Futebol Clube. “Abrangendo também as questões políticas dessa história, da formação social desse time e como impacta de uma forma regional”, destaca a docente.
A estudante Thais Juliano, do 2º período de Publicidade e Propaganda, foi quem entrevistou o professor de História Adro Izidorio, no episódio "Futebol e Política". Para ela, a experiência foi "particularmente muito satisfatória, porque além de ser um assunto que me desperta interesse, fui aluna do professor Adro durante o Ensino Médio. Então, revê-lo foi gratificante", conta.
Quanto ao assunto de forma geral, Thais avalia que é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a história da cidade, que muitas vezes é "pouco falada ou distorcida com o passar do tempo, e com a correria do dia a dia não paramos para refletir", observa.
No primeiro episódio, o entrevistado foi o advogado Bruno Cecílio, mestrando em Sociologia e Direito e pesquisador que contribuiu com um panorama detalhado do histórico das greves dos trabalhadores da cidade de Volta Redonda. Portanto, esse trabalho da disciplina de Projetos Integrados vai muito além da prática acadêmica, como complementa Thais, que já conhecia um pouco da trajetória, mas começou a enxergar a cidade com outro olhar.
"Eu já conhecia um pouco da história de Volta Redonda, já que temos um peso significante na história do nosso país. Lembro de na escola ver fotos da CSN, nos livros didáticos, mas nunca tive a oportunidade de me aprofundar no assunto. E em 30 minutos de conversa descobri curiosidades e informações incríveis. Andar na cidade depois de descobrir algumas coisas é uma experiência completamente diferente. É como rever um filme, mas observando detalhes que não eram tão nítidos na primeira experiência, mas que com certeza fazem toda a experiência cinematográfica melhor", compara.
E além de toda a ativa participação dos estudantes na produção do "Histórias de Aço", eles também contaram com um apoio fundamental: o time da Rádio UniFOA, onde as entrevistas foram gravadas. "O projeto não seria realizado sem toda a equipe da Rádio UniFOA, que foi muito solicita, se empenhou bastante, ajudou na confecção das questões, da narrativa, isso é de extrema importância e relevância para o projeto", agradece a professora Stella Aragão.
Por Libânia Nogueira
Jornalista
Louyse Gerardo, publicitária formada pelo UniFOA, lançou nesta quinta-feira (08) o filme “O Bloco da Latinha”, no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O principal objetivo da exibição foi mostrar a aplicabilidade das técnicas de produção audiovisual utilizadas pelos profissionais de Publicidade em um documentário. “Trazer esta experiência pode acrescentar na vida dos alunos uma reflexão sobre o papel profissional que podem desempenhar, além daquelas que já são corriqueiras. A meta é formar novos produtores de documentários em nossa academia”, afirmou Louyse.
O filme apresenta valores como a amizade, companheirismo, responsabilidade social, busca pela tradição e produção de cultura. No roteiro, um bloco carnavalesco cujos integrantes - pescadores em sua maioria - saem às ruas vestidos com fantasias repletas de latas. Depois do desfile, as latinhas são doadas para cooperativas de lixo. “O filme retrata todo o processo de criação das fantasias, além de apresentar os desfiles que percorrem toda a cidade. Mas o bloco não se restringe à questão estética. Destaca-se pelo seu caráter sustentável. O desfile se trata de uma intervenção que estampa a nossa realidade enquanto sujeitos consumistas, levando-nos a refletir”, explicou a cineasta.
Doutoranda em Ciências da Comunicação, mestre em Comunicação, Arte e Cultura e pós-graduada em Discurso Fotográfico, Louyse falou sobre os bastidores da produção, os desafios de manter o projeto durante a pandemia e incentivou muito os alunos a fazerem produção desta maneira, como um documentário, com histórias únicas.
No final da transmissão, Louyse contou sobre alguns perrengues que passou, como ter apenas uma câmera, um tripé e ainda ter que percorrer a cidade inteira sozinha seguindo o "Bloco da Latinha", no calor da Bahia, e que mesmo assim não desistiu da ideia. Um incentivo e tanto para os estudantes que estavam curiosos pra conhecer os detalhes da produção. A cineasta também incentivou os alunos a não terem vergonha e correr atrás do que desejam.
Lorena Jim Ferreira Santos, 21 anos, aluna do 3º ano de Publicidade e Propaganda, assistiu ao lançamento e lembrou que em 2020 Louyse palestrou no UniFOA, de forma online, e explicou sobre a produção do documentário: “É muito legal assistir alguns anos depois o resultado desse projeto. O filme é muito bonito e interessante, e é muito legal saber que uma egressa conseguiu conquistar um material de qualidade. Dá um gás para continuar estudando produção audiovisual e roteiro, algo que em Publicidade nós vemos com recorrência. Foi ótimo e agregou muito academicamente”, finalizou a estudante.
A turma do 4º ano de Publicidade e Propaganda vivenciou uma experiência com a estratégia de ensino que busca incentivar o trabalho em equipe – Team Based Learning (TBL).
A dinâmica aconteceu na disciplina de Análise do Ambiente de Negócios Digitais, ministrada pelo professor Leonardo Canavez, que exibiu o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, para basear a atividade.
O objetivo dessa metodologia ativa, focada no estudante, busca promover a colaboração e a proatividade. Ela é composta de uma fase de preparação prévia e os participantes recebem um conteúdo que pode ser um texto ou um filme.
Segundo o professor, “os resultados foram bastante animadores. Os alunos não somente gostaram da experiência como desejam repeti-la outras vezes”, destacou Canavez.
O documentário escolhido aborda os bastidores das grandes empresas de tecnologia e discorre sobre os impactos das redes sociais na sociedade atual. Nessa experiência, a turma respondeu a questionários e defendeu pontos de vista, o que promoveu uma discussão ampliada no debate.
Os estudantes preencheram formulário de autoavaliação, acerca da preparação prévia e participação. E também participaram de uma pesquisa para avaliação da atividade ofertada em aula.
As metodologias ativas promovem interação transformadora e são estimuladas pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) do UniFOA, que capacita os professores com cursos e conteúdos. Portanto, é um importante instrumento de ensino e aprendizagem.
Para saber mais sobre as metodologias ativas, clique aqui.
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