Os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo promoveram, esta semana, uma Aula Magna sob o tema “A Comunicação política e eleitoral: possibilidades de atuação profissional em ano de pleito”. O momento aconteceu no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, no campus Três Poços. Cerca de 240 alunos participaram do evento, que valeu cinco horas de atividades complementares.
A importância do momento
De grande importância para os alunos que cursam Comunicação no contexto atual, uma vez que anos eleitorais tendem a ser muito produtivos para estes profissionais, os palestrantes e professores Rebeca Baltazar (Jornalismo) e Dario Aragão (Direito) discorreram sobre a necessidade de conhecimento e os cuidados específicos para que o trabalho seja executado de forma correta e dentro dos limites da legislação. O evento também contou com a participação do professor Edilberto Venturelli (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).
“Foi extremamente gratificante perceber o interesse e curiosidade dos alunos sobre o tema abordado. Acredito que o evento tenha despertado em muitos deles a percepção de uma nova oportunidade de atuação ainda pouco explorada e conhecida”, observou a professora Rebeca.
O professor Dario Aragão explicou que se o trabalho for feito com ética, respeito, prudência, bom senso e dentro da legalidade, é um trabalho muito bacana de se fazer. “Quis deixar para os alunos que é muito importante que todos nós tenhamos esse espírito político, em vez de nos abster e ficarmos longe da política. Pelo contrário, precisamos participar cada vez mais porque isso é cidadania, é educação e isso melhora o processo eleitoral", defendeu.
Ele ainda fez um alerta quanto às notícias falsas, que devem se multiplicar ainda mais neste período: “Há que se tomar cuidado com as notícias que recebem, que agora vai chover fake news nessa época de eleição. Então, não acreditem em qualquer coisa que leiam, procurem saber se aquilo é mesmo verdade e procurem se informar sobre o candidato. Ele precisa ser cobrado, tem que ser um candidato preparado”, finalizou.
Alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda do UniFOA participaram do lançamento, nesta terça-feira, 5, da nova identidade visual da Biblioteca Municipal, desenvolvida por eles através das disciplinas de Criação Publicitária e Produção Gráfica. A criação expressa bem a ideia da chegada dos trabalhadores a Volta Redonda, de todos os cantos e ainda hoje, aos que contribuem para o crescimento do município. Estes eram chamados de Arigó e neste caso, representados pela ave que alça voo em busca de paragens seguras para fazer seu ninho. E era por meio desta expressão que os milhares de trabalhadores eram reconhecidos. A representatividade do Arigó se deu através do desenho estilizado e lúdico de um pássaro migratório, que sai de um lado para outro em busca de sobrevivência.
A inspiração para o Arigó surgiu da Zezé, uma artesã que, conhecendo a história de tantos destes trabalhadores, pensou que deveria haver uma homenagem à altura. A ideia chegou ao vereador Jorginho Fuede, que a levou até o secretário de Cultura, Anderson de Souza, que também a aprovou . Fuede então instituiu na cidade a Lei do Arigó (Nº5.869), que estabelece a data como sendo o dia da homenagem ao trabalhador.
Apresentando a nova identidade visual ao público
O aluno André Monsôres explica que a inspiração surgiu em 2021, no segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda, com os professores Leonardo Canavez e Rhânica Coutinho. Mas foi agora em 2022 que tomou corpo e junto com os colegas de curso Victor Gabriel, Lorena Jim e Thiago Abud, virou marca. Segundo ele, depois de definida, a arte levou pouco mais de um mês para ficar pronta e estampar a fachada da Biblioteca Municipal: “É muito gratificante ver o projeto pronto, impresso na fachada, foi um trabalho feito em conjunto, com muita discussão e rascunhos. Ver o resultado aqui é uma satisfação pra todos nós”.
Anderson de Souza conta que “este é um pequeno, mas histórico passo para a cidade transformar o dia do Arigó num patrimônio imaterial de Volta Redonda: o Arigó é a identidade cultural e os artistas o representam através de um pássaro”.
O final do evento reservou uma surpresa: um mascote, em grandes dimensões, produzido pelo artista Hugo. Todos os presentes foram convidados a deixar sua assinatura na arte. Segundo Anderson de Souza, este é o Arigó 01. Outros 15 serão produzidos e ficarão espalhados por praças de diversos bairros, com uma pequena placa explicando a história do pássaro e sua importância para a cultura do município. Cada um será realizado por um artista, que pode pintar, desenhar, escrever, de acordo com sua personalidade e identidade visual.
Lorena Gim, aluna de Publicidade e Propaganda que colaborou na criação da nova identidade visual, deixando sua assinatura no Arigó 01
O evento aconteceu junto à Feira do Arigó, onde diversas artesãs produziram itens com o tema. Estiveram presentes, além de alunos e professores do UniFOA, representantes de vários segmentos artísticos, artesãos e os vereadores Renan Cury, Paulinho AP e Jorge Fuede, autor da Lei.
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Adriana Marins
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