O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA esteve presente na inauguração da sala de atendimento do projeto “Advogado Social”, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda. O evento aconteceu na última segunda-feira (29), na sede da Smac, onde participaram o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão, e a professora Cacilda Cruz.
A inauguração marca a ampliação do programa, retomado há pouco mais de um ano de forma itinerante nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Centros de Convivência do município. Agora, o projeto irá ampliar o alcance com local fixo para atender a população - no primeiro andar da sede da secretaria, na Rua Antônio Barreiros, n° 194, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Entre os presentes na inauguração, estiveram também a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, e o deputado estadual, Munir Neto, além de demais autoridades e funcionários.
Dario Aragão considerou o feito como simbólico, destacando que um local fixo proporcionará à população um ambiente mais tranquilo para realizar suas ações e ter acesso aos serviços relacionados à cidadania. “O trabalho do Escritório da Cidadania juntamente com o projeto do “Advogado Social” e a Prefeitura Municipal, é um trabalho de conscientização, direitos e deveres para a população”, destacou.
O projeto “Advogado Social” celebrou 1 ano de retomada, em março deste ano, e o objetivo do programa é orientar as pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e encaminhá-las para os órgãos onde possam ser atendidas corretamente. O Escritório da Cidadania marcou presença na cerimônia e a matéria pode ser conferida aqui.
Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo
O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA marcou presença na cerimônia de um ano do projeto "Advogado Social", da Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac). A celebração aconteceu na última sexta-feira (24), no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado, e contou com a presença de diversas autoridades do município e do estado, além de representantes da sociedade civil e outras instituições.
O projeto consiste em dar orientação às pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e encaminhá-las para os órgãos onde possam ser atendidas corretamente. O professor Dario Aragão, responsável pelo Escritório da Cidadania, esteve presente no evento e contou um pouco sobre a parceria. “Nosso trabalho no Escritório da Cidadania é receber esses encaminhamentos e dar solução jurídica a elas”, explicou.
O Escritório da Cidadania do UniFOA realizou cerca de 100 atendimentos, que vieram encaminhadas pelos advogados sociais que atuam nos Cras da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. As pessoas também são encaminhadas para outras universidades, defensorias públicas - estadual ou federal - de forma a alcançar cada situação e oferecer opção aos atendidos. “Mas nós saímos na frente, pois desde a data do lançamento do projeto já nos colocamos à disposição para atender”, afirma Dario.
O projeto também conta com a participação do coordenador do curso de Direito, Álvaro Maciel, e do professor Carlos Eduardo Martins. “Podemos oferecer para a sociedade um grande diferencial, na conquista e realização da justiça para pessoas em situações de eventual vulnerabilidade. Então, fizemos a diferença na vida de várias pessoas e o UniFOA compartilhando casos de sucesso, e consolidando a marca, atendendo a sociedade local, fazendo a diferença regional e nacional”, reforça o coordenador.
No início desta semana, o Presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, acompanhado de Munir Francisco, ex-secretário municipal de Ação Comunitária, e do assessor especial, Deley de Oliveira.
O Vice-Presidente da Instituição, José Ivo de Souza, também participou da reunião, na sala da presidência, no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, e apresentou projetos referentes à mobilidade urbana, de interesse municipal e regional.
No encontro, foram discutidas ainda propostas de médio e longo prazo, além do reforço e ampliação de parcerias já existentes, voltadas principalmente para a saúde, educação e no âmbito social.
O Presidente disse, em nome da FOA/UniFOA, que “é um prazer poder contribuir para o desenvolvimento de Volta Redonda, em um trabalho conjunto com a prefeitura, e estreitar laços a fim de beneficiar toda a sociedade”, destacou Eduardo Prado.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha