Aconteceu no último dia 17, a Aula Inaugural do Pré-Enem gratuito, uma parceria com grandes Instituições de ensino da cidade. No auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no Aterrado, alunos, professores e diretores estiveram na tarde de abertura do curso.
Em mais uma parceria que fomenta a qualidade do ensino, o Centro Universitário de Volta Redonda entrou para o projeto no início do ano, oferecendo aulas na área de Humanas com disciplinas de Português/Redação, Geografia, História e Biologia. O curso também conta com a contribuição da UFF – Universidade Federal Fluminense, que fornece ensino em Matemática, Física e Química. As aulas são parte do projeto que oferece estudo preparatório para ingresso no Ensino Superior, em especial ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O presidente da FOA, Eduardo Prado, participou do evento e reforçou a importância dessa união para a entrega de um ensino de qualidade em todas as etapas, assim como o comprometimento do aluno com os estudos. “O momento é de dedicação. Este curso vai ajudar vocês no acesso à faculdade, portanto, tenham foco. Não há futuro sem educação”, incentivou Prado, colocando o UniFOA à disposição dos alunos.
O curso preparatório é uma parceria com a PMVR, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv), a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF. “A iniciativa contribui para promovermos um acesso aos estudos com qualidade. É muito gratificante poder participar de um projeto desses. Estar trabalhando em conjunto com essas grandes instituições reforça que estamos no caminho certo para a entrega de pessoas melhores, com a Educação em foco”, comentou o Presidente da FOA, que aproveitou para agradecer ao Prefeito Neto e à Larissa Garcez, "Estamos gratos pelo convite em participar desta importante ação em educação para jovens de Volta Redonda, visando o desenvolvimento acadêmico".
Segundo a Coordenadora da Juventude da PMVR, Larissa Garcez, o número de vagas dobrou de 40, em 2022, para 80 neste ano. Foram mais de 250 inscritos para a turma de 2023 e 93% dela são provenientes de escolas públicas da cidade. “Estamos oferecendo aulas àqueles que não têm condições de pagar por um cursinho preparatório”. A turma está fechada e para próximas oportunidades, Larissa informou que em dezembro será aberto novo edital para interessados.
A ação de extensão ao ensino compartilhado atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.
As aulas acontecem de segunda à sexta, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado.
A uma semana do encerramento das inscrições para universitários interessados em estudar no Centro Universitário de Volta Redonda, o programa Estude no UniFOA recebe alunos de diversas áreas. O processo é feito através de Transferência Interna e Externa, Análise Curricular, Reingresso e Portadores de Diploma e vai até o primeiro dia do mês de agosto, na próxima segunda-feira.
Ótima oportunidade para concretizar o sonho da graduação, o UniFOA oferece descontos de até 50% nas mensalidades. Há vantagens tanto para quem já foi estudante da instituição quanto para aqueles que estudam ou estudaram em outras faculdades.
Como é o caso da Gesiele Selvatti, nova aluna de Nutrição, . Ela veio transferida de outra instituição em busca de qualidade no Ensino Superior e se mostrou encantada com a nova fase. "Estou muito animada e ansiosa para as aulas começarem! A estrutura do campus é sensacional, as aulas em laboratório terão outra visão", comemora. Gesiele não está vindo sozinha, com mais uma amiga de faculdade, Gleice Menezes, as duas estão contando os dias para o retorno às aulas.
O programa atrai alunos de todo o Brasil para vagas ofertadas para o ingresso no segundo semestre do ano letivo 2022 e atende todos os cursos de graduação, exceto Medicina.
O acesso do estudante será permitido mediante submissão do Processo Seletivo - Programa Estude no UniFOA, que está acontecendo desde junho, com oportunidade para 19 cursos, em períodos matutino e noturno.
As informações completas podem ser conferidas no edital, disponível neste link.
O UniFOA firmou novas parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda durante reunião na última quarta-feira, dia 20, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu os secretários de Administração, Cláudio Franco, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, que solicitaram apoio dos cursos de Engenharia para projetos relacionados à energia elétrica.
Também participaram as coordenadoras da Eng. Ambiental, Eng. de Produção e ABI (Área Básica de Ingresso), Samantha Grisol; e da Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, Izabel Mota; com as presenças do professor Renato Donato Viana e do assessor Márcio Lins.
O professor Renato Donato Viana e as coordenadoras Izabel Mota e Samantha Grisol.
A instituição contribuirá na execução de reforma da rede elétrica, desenvolvimento de subestação e instalação de gerador do Palácio 17 de Julho. Segundo os secretários, essas necessidades se devem ao aumento da demanda de energia dos últimos anos.
Os secretários Sérgio Sodré (à direita) e Cláudio Franco; e o assessor Márcio Lins (à esquerda).
“Nós contamos muito com essa parceria e agradecemos esse apoio, pois somente assim vamos conseguir realizar esses projetos. Confiamos na eficiência da instituição, dos cursos de Engenharia e de outras áreas também”, ressaltou Cláudio Franco.
Outra demanda que contará com apoio do UniFOA é a atualização das plantas arquitetônicas de 92 escolas municipais. Em todos os projetos, os estudantes dos cursos de graduação participarão ativamente, mais uma oportunidade que agregará na experiência dos futuros profissionais.
“Contamos com a inteligência acadêmica do UniFOA também para enxergar melhorias que podemos fazer. O que vocês tiverem de propostas, já têm nosso apoio”, garantiu Sodré.
O presidente da FOA reforçou que o Centro Universitário de Volta Redonda está sempre à disposição da Prefeitura de Volta Redonda. “Podem sempre contar conosco para trabalhar pelas melhorias da nossa cidade. Estamos de portas abertas”, afirmou Eduardo Prado.
Projeto iniciou com aula teórica na segunda-feira (20), na Sala Verde.
Apoiado pelo UniFOA, começou na última segunda-feira (20) o projeto Mulheres na Obra. Com aulas teóricas ministradas na Sala Verde, no campus Olezio Galotti, a iniciativa reuniu instrutoras e doze mulheres - moradoras do Condomínio Minha Casa Minha Vida de Três Poços - para capacitação de pintura de parede.
A proposta foi feita pela empresa Singular Arquitetura e conta também com a parceria da Sherwin Willians, Toti Tintas e SOS Manas. A prioridade nas inscrições – gratuitas – foi a faixa etária dos 35 a 50 anos, porém o projeto contempla também todas as mulheres, a partir de 18 anos, com menos oportunidades sociais de ascender ao mercado de trabalho.
SOS Manas é uma das parcerias do projeto.
O curso tem carga horária de quatro horas por dia e segue até a próxima segunda-feira (27), dividido entre aulas teóricas e práticas. Um imóvel do bairro, já pré-selecionado, servirá para a finalidade das aulas práticas. “Por isso, não podemos abrir o curso para muitas mulheres ao mesmo tempo. São, no máximo, 20 por curso, para que possamos dar atenção total a cada uma delas”, explicou Daniela Alvarenga, da Singular Arquitetura.
Ela também explica como surgiu a ideia do curso: “Esta é uma iniciativa inclusiva para com as mulheres da região Sul Fluminense. Não é tão simples encontrar mão de obra especializada. Oportunizar empregos a mulheres devidamente qualificadas faz girar a economia da nossa região e melhora a qualidade de vida delas e de suas famílias”.
Durante o curso, elas recebem uma bolsa ecobag; uma camisa temática; material para anotação das aulas teóricas e insumos para as aulas práticas, como tintas, bandejas, pinceis, rolos, lixas, massa de correr e outros itens. No primeiro dia elas ainda receberam, como forma de boas-vindas, uma caixa de bombons, entregue pela Singular.
“O UniFOA abraçou essa causa das mulheres, oferecendo um lugar que elas tenham boa estrutura e tranquilidade para aprender, que é a Sala Verde e as auxiliando nos processos. Nós estamos dentro da Escola de Engenharia e é de nosso interesse este aprendizado. Pintura, acabamento, tem tudo a ver com Engenharia Civil. Então, nós estamos juntos nisso: o UniFOA, as mulheres, a Singular e todos os demais apoiadores do projeto”, afirmou a professora e doutora Ana Carolina Callegario, pró-reitora de Extensão do UniFOA.
Na próxima segunda-feira (27), último dia de aula, haverá a entrega do Certificado de Conclusão do Curso, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dará orientações de precificação dos serviços e abertura do MEI, entre outras informações importantes.
Palestra foi ministrada pelo Deputado Federal Antônio Furtado.
Foi aberta, nesta segunda-feira (09), a XXIII Semana Jurídica, um evento alusivo às comemorações pelos 20 anos do Curso de Direito do UniFOA. A primeira noite contou com a palestra "Lei Maria da Penha: conhecer para se proteger" ministrada pelo deputado federal Dr. Antônio Furtado, no Auditório William Monachesi, no Campus Três Poços.
Furtado falou sobre seus conhecimentos e práticas de delegado, pelos mais de dez anos em que atuou nas delegacias aplicando, entre outras, a Lei Maria da Penha. Ele esclareceu que as pesquisas demonstram que esta é a legislação mais conhecida do país. Cujo objetivo é punir praticantes de violência doméstica familiar e íntima. Com essa exposição, o deputado detalhou sobre como essa lei funciona e pode proteger as mulheres de fato.
“Muitas mulheres sequer conhecem seus direitos e os homens muitas vezes acreditam que determinadas condutas não são criminosas, mas são. Então, a gente vem aqui pra desfazer alguns mitos e, acima de tudo, proteger da forma mais ampla possível as mulheres que precisam conhecer os seus direitos e como funciona a nossa Lei Maria da Penha. Estou muito feliz com esta oportunidade, de estar num ambiente acadêmico e agradeço ao UniFOA. Espero que os alunos saiam daqui mais sábios do que chegaram”, ressaltou.
Segundo a coordenadora de Direito, Daniele do Amaral, o objetivo da Semana Jurídica é proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos transversais, interdisciplinares e práticos. E esta é uma das ações de fomento à qualificação dos discentes e formação continuada aos egressos.
A programação seguiu nesta terça (10), pela manhã, com duas oficinas: Inquérito Policial na Prática (Sala 14 – Prédio 10) e Técnicas para Atender um Cliente (Sala 13 – Prédio 10).
Às 19h, haverá a palestra 13 de Maio e a Reparação: O parecer do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) sobre “Aspectos Jurídicos da Reparação da Escravidão Negra”, com o Dr. Humberto Adami, Conselheiro da Seccional OAB/RJ, presidente da CEVENB (Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da OAB RJ e da CIR IAB (Comissão da Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros).
Na oportunidade, estarão presentes também o Dr. Dario Aragão, coordenador do Escritório da Cidadania do UniFOA e Dr. Almir Gonçalves Fernandes, egresso do curso de Direito e Advogado. A palestra ocorrerá no Auditório William Monachesi.
A programação completa, com oficinas e palestras, você confere aqui.
Com o tema Inclusão no UniFOA, o Setor Pedagógico Institucional (SPI) realizou, nesta segunda-feira (02), o I Encontro de Formação dos Profissionais de Secretaria dos Cursos.
O encontro foi dividido em duas etapas, iniciando uma conversa com os encarregados de curso e alguns colaboradores da Secretaria Geral e, logo em seguida, os auxiliares de secretaria e os demais colaboradores da Secretaria Geral. A formação em serviço acolheu 30 colaboradores que atuam diretamente com os estudantes, divididos em dois grupos de 15, em horários diferentes.
A pedagoga Graça Lima
Entre os assuntos tratados estava a visão capacitista (preconceito contra pessoas com deficiência) como uma forma de exclusão. Foi mencionada ainda a forma de trabalho desenvolvida no UniFOA frente aos desafios de inclusão, com ênfase na importância do trabalho coletivo, uma vez que esta é responsabilidade de cada um.
O Centro Universitário já é reconhecido como uma Instituição de destaque nas ações de inclusão e reconhece a necessidade de repensar e aprimorar constantemente suas ações. O encontro objetivou trabalhar com informações sobre a acessibilidade para ampliar e melhorar o atendimento ofertado, visando a acessibilidade plena dentro do UniFOA.
Equipe do primeiro encontro
Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital
A inovação das indústrias em busca pela redução de custos e tempo de fabricação de objetos ganha mais atenção a cada ano. Com alta precisão e com a integridade da estrutura das peças produzidas, o professor de Design e Engenharia Laert Andrade garante – e comprova - que com o uso da tecnologia de impressão 3D é possível criar protótipos praticamente em tempo real e com custos mais reduzidos.
No início do ano, diante de um cenário emergencial, o professor Laert foi procurado para analisar a possibilidade de reconstrução de uma peça para um equipamento de raio-x que havia quebrado em um hospital da região. “Por ser grupo de risco, não fui ao hospital para conhecer o equipamento e o que poderia ter causado a fratura da peça, contudo, após fazer algumas análises e impressões de teste, conseguimos desenvolver uma peça idêntica à quebrada”.
Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada
Cerca de 1200 pacientes foram beneficiados com a substituição imediata da peça, que havia parado por alguns dias. “É muito gratificante saber que ter reconstruído uma peça, ainda que provisória, ajudou a minimizar o sofrimento de tantas pessoas”, comemora o professor.
Egresso do UniFOA e, atualmente professor dos cursos de Design e Engenharias, Laert Andrade vem trabalhando com prototipação de produtos utilizando impressão 3D. O professor – que já publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais abordando a construção de produtos para ensino de desenho técnico – promove dentro das salas de aulas a criação de projetos e peças em 3D para que os alunos possam executar o trabalho de forma prática também.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista
O Presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu na tarde de segunda-feira (25) a promissora visita de Thomas Jepsen, presidente internacional da Symplicity, líder global em plataforma de engajamento e empregabilidade estudantil. A empresa atua junto das Instituições no desafio de melhorar a educação e otimizar o cenário de oportunidades na relação entre estudantes e recrutadores.
O encontro aconteceu na sala da presidência, no Campus Olezio Galloti, e contou com a participação da Reitora do UniFOA, Úrsula Amorim; do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Max Damas; do Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Instituição, Alessando Orofino; do advogado Dr. Leonardo Prado, Assessor de Conformidade Regulatória; e do professor Igor Braz, do curso de Medicina.
O gerente regional de vendas da Symplicity, Gabriel Custodio, que também esteve presente, explanou sobre o funcionamento da plataforma e de que modo poderá agregar para o UniFOA. Essa proposta foi direcionada ao Centro Universitário de Volta Redonda, que atraiu as atenções e foi escolhida no seletivo grupo de dez instituições vinculadas à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) para essa parceria.
“Entre as principais funcionalidades da Symplicity estão as trilhas de capacitação para os estudantes, com o desenvolvimento de competências que são comuns a todas as áreas, como agilidade, por exemplo”, destacou Gabriel, ao evidenciar que junto à Instituição de Ensino, a plataforma oferece uma consultoria estratégica com função de identificar e estruturar metas, resultados e práticas para desenvolver alunos e engajar empregadores.
Basicamente, o a plataforma integra os profissionais em desenvolvimento com as empresas de forma otimizada. A partir de estratégias e ferramentas de qualificação para auxiliar os alunos a entrarem com o pé direito no mercado de trabalho. Dessa maneira, reforça a parceria de vida que uma Instituição como o UniFOA deve ser para o estudante.
“A gente recebe essa proposta de parceria com muito orgulho, porque acreditamos que podemos atuar na transformação para o bem. E a partir de uma ferramenta que pode ajudar a identificar deficiências e como atuar sobre elas para melhorar as competências, vamos preparar profissionais cada vez melhores. Pois a carreira exige muito mais que habilidades técnicas”, frisou o Presidente da FOA, Eduardo Prado.
Após a apresentação, o gerente da Symplicity se disponibilizou para explicar com mais detalhes e demonstrar na prática como o processo funciona. Em breve, outros encontros devem acontecer a fim de que a parceria seja firmada.
A Symplicity atua junto a Instituições para que tenham à disposição as melhores estratégias e ferramentas de qualificação profissional, acompanhamento do progresso dos estudantes, gestão de oportunidades de estágio e emprego, e outras funcionalidades que apoiam os estudantes no desenvolvimento das habilidades necessárias para suas carreiras desde os primeiros semestres do curso.
Além disso, os 20 anos de experiência no mercado internacional fazem da Symplicity uma poderosa parceira para atrair empregadores e aumentar o número de vagas disponíveis para os alunos.
A plataforma concentra um banco de vagas e oportunidades para não apenas oferecer ao aluno a busca por oportunidades, como também uma melhor perspectiva das suas opções profissionais. Empregadores também podem usar a mesma ferramenta para divulgar vagas e recrutar alunos de acordo com as habilidades buscadas pelas empresas.
Com base no planejamento estratégico e operacional, os objetivos e indicadores de desempenho são definidos. A partir disso, o diagnóstico de empregabilidade analisa todo o desenvolvimento de carreira, trazendo os resultados, insights para melhorar a estratégia e um plano faseado para trazer ainda mais empregabilidade no campus.
Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma, acesse o site aqui.
No UniFOA, os estudantes começam a vivenciar a prática profissional das Engenharias já nos primeiros semestres de formação. A nova metodologia de ensino, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes.
Desta forma, eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos nos quais, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
Sobre esse assunto, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Max Damas, conversou na manhã desta terça-feira (26) com o comunicador Dário de Paula, em seu programa de rádio na 98,9 FM.
-“Estamos preparando indivíduos ágeis? Versáteis? Facilmente adaptáveis? Que tenham rapidez para resolver problemas?”, exemplifica Max, que discorre sobre a nova metodologia e de que maneira o Centro Universitário reinventou os cursos, que são cinco: Engenharias de Produção, Elétrica; Civil; Mecânica e Ambiental.
Quer saber mais? Assista ao vídeo na íntegra, aqui.
Carine Rezende é aluna do 3º ano de Serviço Social do UniFOA.
Aluna do terceiro ano de Serviço Social do UniFOA, Carine Rezende foi aprovada em segundo lugar no concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para o cargo de assistente social. O resultado, divulgado no dia 30 de março, é uma importante conquista para a estudante e motivo de orgulho para o Centro Universitário de Volta Redonda. Uma vez que esse é um concurso muito concorrido e foi a primeira vez que a estudante concorreu à vaga para nível superior.
Somada à dedicação aos estudos, Carine afirma que essa aprovação é uma demonstração da qualidade do ensino do UniFOA. Tanto que a primeira pessoa com quem compartilhou a boa notícia foi a professora de Ética Profissional, Daniele do Val, a quem agradeceu por ter abordado o mesmo tema da prova discursiva do concurso na disciplina, anteriormente.
“Foi sobre preconceito racial e o papel do assistente social. Eu tirei nota 39,47 – do total de 40. Então, fiquei muito grata, porque caiu tudo que ela tinha trabalhado com a turma naquela matéria, especialmente o projeto ético-político da profissão”, conta.
O feito orgulhou todos os professores, como expressou a coordenadora, Karin Escobar. “Esse resultado revela o excelente desempenho da estudante em suas atividades acadêmicas. E é também uma conquista de todo o corpo docente e um indicador da qualidade do curso de Serviço Social do UniFOA”, destaca.
Coordenadora de Serviço Social, Karin Escobar, destaca o orgulho dessa conquista para a Instituição.
Carine ainda ressalta que o fato dos docentes sempre levantarem debates qualificados em cima dos conteúdos colaborou muito para a aprovação. “Eu vi questões lá, no dia do exame, que eles tinham falado praticamente da forma como estava escrito no enunciado”.
Ela contou que se preparou para o concurso com todos os livros passados pelos professores e a partir das anotações que fez em sala de aula. Assim, obteve o maior resultado na 5ª região, tanto na prova objetiva específica de Serviço Social (24 acertos em 30), quanto na prova discursiva, que era sobre o projeto ético-político da profissão (39,47 em 40). E ficou em 1º lugar na ampla concorrência e em 2º lugar na lista geral.
“Desde o início do curso, sempre tive professores que se mostraram, além de profissionais extremamente competentes, pessoas humanas e acolhedoras. Eles me ajudaram, inclusive, quando eu estava estudando para o concurso e tinha dúvidas sobre o gabarito de exames anteriores”, lembra.
Anteriormente, a graduanda já havia prestado concurso para cargos de ensino médio, mas disse que não teve boa colocação. Agora, como estudante de Serviço Social do UniFOA, conquistou esse resultado de excelência já na primeira vez que concorreu à vaga de ensino superior e se surpreendeu.
Carine imaginou que outros concorrentes, já com a formação completa, teriam desempenho melhor que o dela. Mas afirma que fez a prova confiante ao verificar que já havia estudado todos os conteúdos em sala de aula.
“Minha reação, quando vi o resultado, foi de muita surpresa e felicidade, porque sempre vi esse universo de concursos públicos como algo inalcançável. Achava que só pessoas superdotadas passavam e vi que com uma boa base da faculdade, e uma constância no ritmo dos estudos, é possível”, incentiva Carine.
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