Sempre de portas abertas à comunidade, o UniFOA recebeu, na última quarta-feira (04), a turma do terceiro período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do campus Pinheiral. Muito mais que uma visita, os estudantes tiveram uma aula prática de anatomia no prédio de Medicina, no Campus Três Poços.
Essa oportunidade aconteceu através do programa OpenLab, é uma das propostas do UniFOA para que alunos externos possam aprender com professores dos cursos do Centro Universitário nos laboratórios.
Dessa vez, quem ministrou a aula – de Anatomia Geral - foi o professor Igor Dutra Braz. Ele focou em ensinar sobre o funcionamento dos braços do corpo humano, tema que já havia sido trabalhado com a turma, segundo a professora Camila Monteiro Siqueira, que leciona a disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana aos estudantes do IFRJ.
“Mostrei os aspectos anatômicos e funcionais dos ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos dos membros superiores. Eu sugeri temas à professora e ela escolheu esse, pois os alunos já tinham aprendido a parte teórica” explicou o professor.
A professora Camila contou que a turma se interessou pela visita e foi uma grata surpresa saber dessa oportunidade oferecida pelo UniFOA. E todos se mobilizaram para poder estar presente nesse momento.
“Eles tinham muita vontade de ter aula prática, tanto que todos vieram. Sem dúvida, essa vivência agrega muito para o aprendizado e foi excelente para complementar com o conteúdo que eles têm nas aulas teóricas.
O encantamento tomou conta dos onze estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, que saíram do laboratório já com vontade de retornar para uma próxima experiência. Esse momento superou as expectativas da turma, como declarou a aluna Jeniffer dos Santos Oliveira, de 23 anos, com muito entusiasmo.
“Foi ‘maneiraço’ conhecer melhor cada detalhe. Uma aula prática faz toda a diferença e me deixou ainda mais apaixonada pela profissão. Ter as explicações do professor e visualizar ao mesmo tempo com certeza nos ajuda a entender melhor”, destacou.
O OpenLab é um dos programas que faz parte do UniFOA Experience, um guia para as famílias e escolas que desejam conhecer mais o Centro Universitário. No caso do OpenLab, a Instituição abre as portas dos laboratórios para que os estudantes externos possam ter uma aula com os professores dos cursos.
Outros serviços ofertados para que a comunidade vivencie o UniFOA são: Visita Orientada, #PartiuUniFOA, Universitário por um Dia, Pocket Live, Maratona Enem, UniFOA Talks e Portas Abertas.
Os interessados podem solicitar a visita através do formulário no site; pelo telefone (24) 3340-8400 - Ramal: 8508 | 8372; pelo WhatsApp: (24) 999795117; ou por e-mail: eventoseprojespeciais@foa.org.br.
Cerca de 100 alunos do Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, de Barra Mansa, estiveram nas dependências do campus Olezio Galotti, em Três Poços, para uma visita orientada. Divididos em pequenos grupos, os alunos realizaram as visitas durante a semana, aproveitaram para sanar a curiosidade e tirar dúvidas.
Para o UniFOA é importante que alunos de todas as escolas façam uma visita orientada às suas dependências e para tanto, proporciona diversas maneiras de vivenciarem o dia a dia do Centro Universitário, suas possibilidades e a experiência do ambiente universitário.
Primeira vez visitando a instituição, as impressões de todos os alunos e do professor não poderiam ter sido melhores. Débora Milena da Silva Faria, 13 anos, aluna do 9º ano já sabe que deseja se tornar pediatra e a visita ao Laboratório Morfofuncional aumentou ainda mais essa ideia: “Estou achando tudo muito interessante, tudo é muito tecnológico, avançado e se torna um aprendizado, porque daqui a alguns anos, quando estiver na faculdade, me lembrarei desta visita tão detalhada que adorei”.
O professor Alexandre Batista se impressionou com tudo: “Além da beleza do prédio (de Medicina) e da alta tecnologia dos equipamentos, fica muito evidente e marcada a forma como fomos recebidos por vocês, do motorista aos técnicos e médicos, foi tudo fantástico. A alegria das pessoas que nos receberam chama a atenção, faço questão de destacar isso. Porque somos uma turma de 9º ano e eu nem acreditei que poderíamos vir, mas chegar aqui e receber este imenso carinho é uma surpresa muito boa”, contou.
Os alunos puderam conhecer vários prédios do campus, especialmente o de Medicina e seus laboratórios, o Tribunal do Júri, o Auditório, a Biblioteca, o Centro Histórico-Cultural e o Clube FOA.
“Queremos mostrar a eles que temos uma instituição de qualidade e de fácil acesso na região. Para nós é um prazer orientá-los no ingresso ao Centro Universitário”, afirmou a supervisora de Eventos do UniFOA, Lara Pinheiro.
Quando um grupo de alunos é grande – como foi o caso do Colégio Joaquim Rodrigues – é viável que as visitas sejam feitas em pequenos grupos. A visitação é aberta a todas as escolas da região, do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. As interessadas devem entrar em contato pelo telefone do UniFOA: (24) 3340-8508 e realizar o agendamento.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha