Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado
Por meio do Núcleo de Práticas Contábeis (NPC), os cursos de Ciências Contábeis e de Administração do UniFOA promovem o Projeto de Extensão Plantão de Imposto de Renda 2023 até 30 de maio. A oportunidade é gratuita e destinada a todos os contribuintes que receberam até R$ 36 mil de rendimentos tributáveis em 2022.
O atendimento acontece no Escritório da Cidadania, no Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado (Avenida Lucas Evangelista, nº 862). Os dias e horários de funcionamento para declaração do IRPF são às terças-feiras, das 9h às 11h30, e às quintas-feiras, das 14h às 16h30.
Para ser atendido, basta o contribuinte ir até o local com os documentos necessários:
- Comprovante de rendimentos de dependentes:
Importância da ação para a formação dos estudantes
Segundo o professor responsável pela atividade, Agamêmnon Rocha Souza, além de beneficiar a população, essa iniciativa do Centro Universitário de Volta Redonda agrega à formação dos estudantes de Administração e de Ciências Contábeis (que atualmente compõem a Escola de Gestão & Negócios).
- Essa ação é uma oportunidade única para os alunos, que têm as aulas teóricas em salas de aula e a prática contábil. Isso contribui muito para a formação deles, porque aprendem fazendo – destaca.
Assim como acontece em todos os atendimentos ao público, o professor explica que acompanha todo o processo. “Antes, eu faço avaliação com os alunos, fico à disposição e observando eles trabalharem”. Ele acrescenta ainda: “Os cursos se fortalecem, assim como alunos, em consequência, com a prática de ações desse tipo”.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 4, a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, e a diretora do Departamento de Planejamento, Marina Fátima de Oliveira Marinho.
Nesse encontro, foram firmadas novas parcerias em saúde pública, com foco no fortalecimento da atenção básica e planejamento. O reforço dessa cooperação, entre o UniFOA e a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, também inclui novos sistemas de controle e prontuário eletrônico.
Essas ações, que visam ampliar e otimizar o atendimento do SUS no município, contarão mais uma vez com o apoio da instituição, em prol de um serviço mais ágil e moderno para a população.
Prevenir sempre será melhor que remediar. O ortopedista Juliano Coelho, egresso do UniFOA, está à frente de um projeto incrível para crianças. Atualmente, o médico mora em São Paulo, mas vem à cidade uma vez por semana para realizar consultas, atendimentos e cirurgias gratuitamente.
Coluna Reta é o projeto que acolhe não apenas a criança com a deficiência, muitas vezes graves e dolorosas, mas também encaminha, trata e zela pelo crescimento de possíveis escolioses que possam tomar proporções maiores. Há um ano, Juliano visita escolas e aplica a avalição clínica em crianças de 6 a 18 anos. “A ideia é que façamos o acompanhamento anual delas. O projeto é gigante, não para. Vamos atender o maior número de crianças como forma de prevenção e dar tratamento aos que precisam”, explica o médico.
Projeto atende crianças com escoliose em Volta Redonda.
São realizadas duas cirurgias por mês para corrigir as deformidades posturais provindas da escoliose. Mas o projeto visa diagnosticar previamente a doença, para que possam interromper os danos causados pela doença. “Uma vez detectado, a criança consegue corrigir com tratamento, e não precisa de cirurgia”, explica Juliano. “É importante o olhar clínico e avaliativo. Quero capacitar pessoas que estejam engajados e se apaixonem pelo projeto assim como eu”.
A pequena Maria Clara Ferreira, de apenas 12 anos, está com os dias contados para voltar a ter sua coluna no lugar. Ela foi atendida e encaminhada à cirurgia para o próximo mês. Segundo sua mãe, Rosângela da Silva Ferreira, a mudança postural foi muito rápida. “De outubro do ano passado para cá, a coluna dela entortou e ficou assim. Os amiguinhos na escola não perdoam, são crianças e comentam”. A recuperação da cirurgia é rápida e em dois dias a criança já pode voltar pra casa. O acompanhamento continua com fisioterapia.
Maria Fernanda, com um quadro grave de escoliose, foi atendida pelo ortopedista Juliano Coelho e já saiu com sua cirurgia marcada.
A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral, e em muitos casos, ocorre durante o pico de crescimento pouco antes da puberdade. A maioria dos casos é leve, com pouco sintomas. Mas em casos graves, que ocorrem à medida que elas crescem, se torna uma deformidade dolorosa.
O médico atende no Estádio da Cidadania às sextas-feiras a partir das 10h e as consultas podem ser agendadas através do CRAS. Além disso, Juliano realizar triagens em massa nas escolas públicas de Volta Redonda. O projeto tem o apoio da PMVR.
Pós cirúrgico de operação de escoliose que o ortopedista Juliano Coelho realiza semanalmente. Após duas semanas, a retirada dos pontos.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista
Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital
A inovação das indústrias em busca pela redução de custos e tempo de fabricação de objetos ganha mais atenção a cada ano. Com alta precisão e com a integridade da estrutura das peças produzidas, o professor de Design e Engenharia Laert Andrade garante – e comprova - que com o uso da tecnologia de impressão 3D é possível criar protótipos praticamente em tempo real e com custos mais reduzidos.
No início do ano, diante de um cenário emergencial, o professor Laert foi procurado para analisar a possibilidade de reconstrução de uma peça para um equipamento de raio-x que havia quebrado em um hospital da região. “Por ser grupo de risco, não fui ao hospital para conhecer o equipamento e o que poderia ter causado a fratura da peça, contudo, após fazer algumas análises e impressões de teste, conseguimos desenvolver uma peça idêntica à quebrada”.
Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada
Cerca de 1200 pacientes foram beneficiados com a substituição imediata da peça, que havia parado por alguns dias. “É muito gratificante saber que ter reconstruído uma peça, ainda que provisória, ajudou a minimizar o sofrimento de tantas pessoas”, comemora o professor.
Egresso do UniFOA e, atualmente professor dos cursos de Design e Engenharias, Laert Andrade vem trabalhando com prototipação de produtos utilizando impressão 3D. O professor – que já publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais abordando a construção de produtos para ensino de desenho técnico – promove dentro das salas de aulas a criação de projetos e peças em 3D para que os alunos possam executar o trabalho de forma prática também.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista
Uma comitiva da Unimed Volta Redonda esteve nas dependências do Campus Olezio Galotti na tarde desta segunda-feira (18) para tratativas de expansão de novas parcerias, desde a já existente do plano de saúde dos funcionários da Instituição até trabalhar juntos os cursos de extensão voltados à área de saúde.
Estiveram presentes o novo Presidente da Cooperativa, Dr. Vitório Moscon Puntel; a Vice-Presidente Dra. Elaine de Fatima Nogueira; a Diretora Dra. Isis Rosemeri de Oliveira Lassarote; Daniela Almeida, Supervisora Comercial e Aline Dias, Gerente do Instituto Lóbus. Eles foram recebidos pelo Presidente da FOA, Dr. Eduardo Guimarães Prado, que os levou para conhecer o Auditório William Monachesi.
Os representantes da Unimed fizeram dois convites à Instituição: o primeiro diz respeito ao convênio FOA-Unimed VR, para que as condições especiais de planos de saúde para funcionários FOA sejam extensivas aos alunos e professores do UniFOA. O segundo, para uma parceria entre FOA/UniFOA e o Instituto Lóbus, o braço da Unimed Volta Redonda que trabalha com cursos de educação continuada, complementares à formação da graduação.
“Somos duas grandes empresas da região: uma ligada diretamente à saúde e a outra, que oferece vários cursos na área da saúde. Então, é uma sinergia totalmente viável. A gente precisa unir forças para uma ajudar a outra no crescimento da nossa região. Para mim é um prazer enorme estar aqui, onde fui aluno e professor”, afirmou o Presidente da Cooperativa.
A FOA vem experimentando um momento importante no que diz respeito a parcerias e trocas bastante construtivas. Não somente para as empresas, mas principalmente com benefícios para seus alunos e até os egressos, com a geração de novos empregos.
No início deste ano, a FOA fechou parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e agora recebeu esse convite da Unimed Volta Redonda. O que reforça a credibilidade da Instituição, sempre vista como referência, não somente em ensino de qualidade, mas pela preocupação em oferecer outros caminhos de valor para todos os envolvidos com ela.
“Nós temos vários cursos ligados à saúde e para nós é grandioso ter uma parceria com uma instituição como a Unimed Volta Redonda. Esse é um valor imenso para as duas partes, que são duas empresas de referência na cidade e região”, apontou o Presidente da FOA, Dr. Eduardo Prado.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha