Como estudar mais em menos tempo? Veja 3 melhores dicas!

Saber como estudar mais em menos tempo pode ser um divisor de águas na sua jornada acadêmica. Ao contrário do que muitos podem pensar, maior tempo de estudo não significa, necessariamente, mais qualidade no aprendizado e, já de antemão, é preciso fazer essa distinção.

Estudar por longas horas sem pausas e sem nenhum tipo de controle do que está sendo aprendido pode ser uma grande armadilha. É sempre preciso reavaliar e considerar o que está sendo realmente aprendido com todo o esforço dedicado aos livros.

A seguir, conheça 3 das melhores dicas para otimizar o seu tempo e garantir uma melhor fixação dos conteúdos!

1. Faça resumos com palavras-chave

O primeiro passo para conseguir sintetizar seu aprendizado de maneira prática e realmente eficiente é com a criação de resumos. O importante aqui é não copiar as palavras do professor ou até mesmo do seu material didático, e sim escrever com suas próprias palavras os pontos mais importantes do que está sendo estudado.

Aproveite para redigir conceitos, nomes importantes, datas e todas aquelas informações mais relevantes. Coloque esse estudo em ordem cronológica e de dificuldade. O ideal é começar com o conceito mais básico e ir aprofundando conforme o material vai se tornando mais complexo naquela área.

Você ficará surpreso em ver como será mais fácil lembrar do conteúdo e entender a matéria que você está com dificuldade. Esse é o primeiro — e talvez o mais importante — passo para conseguir resultados em menos tempo.

Leia também:  Por que as aulas de laboratório são tão importantes na área da saúde?

2. Estude o que for mais difícil primeiro

Outro erro que muitos estudantes fazem é perder tempo com aquilo que eles já dominam. Conteúdos mais fáceis requerem pouco esforço mental e, por essa razão, não é interessante começar com esse tipo de assunto, exceto se for absolutamente necessário para seu entendimento de assuntos mais complexos.

O ideal é começar justamente pelas áreas em que você tem maior dificuldade. Logo no início do seu estudo, separe aquelas questões que são mais complexas e foque seus esforços em entender seus erros.

Ao inverter essa ordem, você verá que será muito mais fácil progredir com seu estudo, especialmente se você já estuda por mais de uma hora por dia. Na maioria das vezes, esse foco nos pontos mais complexos consegue gerar um rendimento muito maior, portanto, não deixe de testar essa estratégia.

3. Planeje seu estudo e faça pequenas pausas 

Frequentemente escutamos histórias de pessoas que estudam por 4, 5, 6 ou até mais horas de maneira ininterrupta. Na maioria das vezes, esse tipo de conteúdo deixa escapar uma informação sobre o aluno ou está tratando de alguém que faz parte de algum desvio estatístico.

A maioria de nós precisa de um pequeno descanso entre os estudos. Esse tempo de descontração ajuda a clarear as ideias e até mesmo a fixar o conteúdo. Também é fundamental se alimentar corretamente durante seus esforços e contar com um bom planejamento para progredir com os conteúdos.

Leia também:  6 séries e filmes sobre Medicina para você ver agora mesmo!

Além dessas pequenas pausas (que devem durar entre 10 e 15 minutos a cada uma hora ou uma hora e meia de estudo), sempre inicie seu dia com matérias e objetivos pré-definidos. Aposte também na tecnologia (como agenda, timer e outros aplicativos de produtividade) e veja os resultados acontecerem rapidamente.

Como você pôde ver, as dicas que apresentamos sobre como estudar mais em menos tempo, são fáceis de serem colocadas em prática e ajudam a organizar a aprendizagem. Esperamos que elas possam contribuir, de fato, para melhor agilização dos seus estudos e maior fixação das informações.

Gostou deste conteúdo? Que tal uma leitura complementar? Basta clicar no link a seguir para saber como obter mais motivação para estudar!

como estudar mais em menos tempo

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas