Como estudar mais em menos tempo? Veja 3 melhores dicas!

Saber como estudar mais em menos tempo pode ser um divisor de águas na sua jornada acadêmica. Ao contrário do que muitos podem pensar, maior tempo de estudo não significa, necessariamente, mais qualidade no aprendizado e, já de antemão, é preciso fazer essa distinção.

Estudar por longas horas sem pausas e sem nenhum tipo de controle do que está sendo aprendido pode ser uma grande armadilha. É sempre preciso reavaliar e considerar o que está sendo realmente aprendido com todo o esforço dedicado aos livros.

A seguir, conheça 3 das melhores dicas para otimizar o seu tempo e garantir uma melhor fixação dos conteúdos!

1. Faça resumos com palavras-chave

O primeiro passo para conseguir sintetizar seu aprendizado de maneira prática e realmente eficiente é com a criação de resumos. O importante aqui é não copiar as palavras do professor ou até mesmo do seu material didático, e sim escrever com suas próprias palavras os pontos mais importantes do que está sendo estudado.

Aproveite para redigir conceitos, nomes importantes, datas e todas aquelas informações mais relevantes. Coloque esse estudo em ordem cronológica e de dificuldade. O ideal é começar com o conceito mais básico e ir aprofundando conforme o material vai se tornando mais complexo naquela área.

Você ficará surpreso em ver como será mais fácil lembrar do conteúdo e entender a matéria que você está com dificuldade. Esse é o primeiro — e talvez o mais importante — passo para conseguir resultados em menos tempo.