Como saber o curso ideal para mim? Confira 4 dicas!

Ao terminar o Ensino Médio, muitos alunos começam a pensar na próxima etapa: a faculdade! Esse é um momento repleto de expectativas e descobertas, mas é normal que também haja um frio na barriga em relação à escolha da graduação. Você pode se perguntar: “afinal, como saber o curso ideal para mim?”

Essa é uma dúvida muito válida, já que se trata de uma decisão que impacta diretamente o seu futuro profissional. Então, ela deve ser tomada com base em interesses, aptidões e perspectivas de trabalho. Quer conhecer 4 dicas para acertar na escolha? Continue a leitura!

A importância de escolher o curso ideal

Já pensou começar um curso de 4 anos e descobrir na metade do caminho que aquela área não tem nada a ver com o seu perfil profissional? É claro: nunca é tarde para mudar de ideia. Mas apostar em uma opção mais alinhada com seus interesses reduz bastante a chance de arrependimento.

Para além da faculdade, o raciocínio é o mesmo ao iniciar a vida profissional. Uma boa escolha de curso aumenta a probabilidade de satisfação com a sua futura carreira. E mais que isso: é um fator decisivo para o seu sucesso profissional, já que suas habilidades e o seu perfil combinam com o que é esperado e até exigido para a área.

Dicas para escolher o curso ideal para você

Anote aí as principais dicas para acertar na escolha da graduação!

Leia também:  Quer saber quais são as áreas de atuação da Nutrição? Nós contamos agora!

1. Considere seus interesses e aptidões

Você já viu que entender seus pontos fortes e inclinações é superimportante na hora de escolher o curso superior, não é? É claro que você precisa conhecer o mercado, estudar sobre possibilidades de atuação, remuneração média e outros pontos mais práticos.

Porém, uma boa parte do sucesso no “match” com o curso é a personalidade do aluno. Por isso, considere seus maiores interesses desde o período da escola, como suas matérias preferidas. Com isso, já será possível filtrar pelo menos a grande área de conhecimento mais interessante para você (Humanas, Exatas, Biológicas, Saúde etc.).

2. Faça um teste vocacional

Existem inúmeros testes vocacionais disponíveis na internet. Eles são ferramentas muito interessantes, pois indicam algumas opções de curso que combinam com o seu perfil. O mais legal é que, para chegar a isso, os testes geralmente fazem perguntas indiretas sobre suas opiniões, valores e comportamentos.

3. Converse com profissionais

Após refletir sobre seus interesses e fazer alguns bons testes vocacionais, outra boa dica são conversas com profissionais das áreas que mais chamam a sua atenção. Nesse momento, você já deve ter uma quantidade menor de opções de curso em mente.

Então, é possível buscar orientações sobre essas possibilidades junto a pessoas que realmente vivenciam aquela profissão dia após dia.

4. Pesquise a fundo sobre o curso e o mercado

Agora, é hora de pesquisar sobre:

• empregabilidade;
  • áreas de atuação;
  • remuneração média;
  • possibilidades de especialização;
  • principais atividades da profissão, entre outros pontos.