4 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

A procrastinação nos estudos, ou seja, o atraso no cumprimento de atividades, é uma das principais inimigas de um bom desempenho acadêmico. Embora seja frequentemente associado à preguiça, esse problema também pode ser causado pela falta de disciplina, insegurança ou excesso de segurança — quando o estudante acredita que pode dar conta de tudo, mesmo deixando tudo para a última hora.

Ao procrastinar você pode acumular muitas tarefas que devem ser entregues em curto espaço de tempo, o que gera estresse e ansiedade, além de afetar a qualidade dos seus resultados, fator que a longo prazo pode acabar diminuindo a sua motivação em continuar estudando.

Quer evitar os males da procrastinação? Neste post, vamos apresentar as melhores dicas para manter uma boa rotina de estudos. Confira!

1. Tenha um cronograma de estudos

Quando você não estabelece nenhum controle sobre o seu tempo, a tendência a procrastinar só aumentar. Nesse cenário, o estudante não consegue se organizar fazer o que tem que ser feito, nem priorizar tarefas.

Por isso, o combate à procrastinação deve começar pela criação de um cronograma de estudos, que pode ser dividido em três categorias:

  • tarefas de curto prazo: revisão das aulas da semana, elaboração de resumos ou de atividades rotineiras;
  • tarefas de médio prazo: revisão da matéria estudada durante o mês ou trabalhos quinzenais;
  • tarefas de longo prazo: revisão de toda a matéria antes de uma prova, elaboração de trabalhos mensais.
Leia também:  Saiba como manter o equilíbrio emocional em momentos de incertezas

Depois de separadas em categorias, cada tarefa deve ter um prazo de início e fim. Dessa forma, você consegue visualizar tudo o que precisa fazer e quando, tendo maior controle do seu tempo, evitando a sobrecarga e aumentando a sua disciplina.

2. Pense nos benefícios que pode alcançar

A motivação é uma poderosa ferramenta para que tenhamos mais disciplina nos estudos. Uma das maneiras de nos sentirmos mais motivados é criando um sistema de recompensa, o que nos permite pensar nos benefícios que podermos alcançar sempre que uma tarefa é concluída.

Há diversas recompensas que podem ser utilizadas como premiações após uma conquista, como comer o doce preferido após ler um capítulo de um livro, assistir um episódio de uma série depois de revisar a matéria ou sair com os amigos depois de finalizar um trabalho mais complexo.

Com isso, você terá mais prazer no cumprimento de suas tarefas. Porém, vale ressaltar que, o maior benefícios sempre será o conhecimento e bom desempenho que poderá obter nos seus estudos quando se dedica a eles.

3. Use um bom método de estudos

Para quem tem mais dificuldade para se concentrar nos estudos, uma boa dica é adotar métodos que ajudem na manutenção do seu foco. Entre eles está a técnica Pomodoro, em que você estuda por 25 minutos seguidos e faz um pequeno intervalo de 5 minutos, repetindo esse processo até que conclua a tarefa.

Leia também:  Aprenda melhor com essas 9 técnicas de memorização

Outra opção interessante é a técnica das ‘’três coisas’’, em que você se compromete a realizar três tarefas por dia antes de fazer qualquer outra coisa. Essa opção é ideal para quando você precisa elaborar um trabalho que tem várias etapas e um prazo maior. Assim, pode dividir essas etapas por ordem de prioridade e ir executando-as aos poucos.

 4. Use a tecnologia a seu favor

Muitas vezes a tecnologia é vista como prejudicial para quem necessitar focar nos estudos. De fato, é importante que algumas distrações, como as redes sociais, sejam deixadas de lado na hora de estudar.

E uma forma de fazer isso é, justamente, com a ajuda da própria tecnologia. Já existem aplicativos, como o AppBlock, que desativa notificações e bloqueia os apps selecionados pelo usuário por um determinado período de tempo, evitando que você distraia navegando em um feed com rolagem infinita ou conversando com amigos.

Embora pareça um ato inofensivo num primeiro momento, procrastinar impacta negativamente não só os resultados da sua performance enquanto estudante, mas também a sua saúde física e mental.

Ao aplicar as nossas dicas para evitar a procrastinação nos estudos, você pode organizar melhor o seu tempo e aumentar a sua produtividade, manter a qualidade de suas tarefas, ter um bom desempenho e se livrar da ansiedade e pressão causadas por matérias ou trabalhos acumulados.

Leia também:  O que é engenharia mecânica e por que seguir essa profissão?

Gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a acabar com a procrastinação!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas