4 dicas para ter um ambiente de estudo ideal em qualquer lugar

Construir o ambiente de estudo ideal é passo importante para apreender novos conteúdos e revisar antigos, potencializando os resultados. A boa notícia é que não é preciso muito para criar um espaço tranquilo para estudar.

Investir em uma boa iluminação, garantir o silêncio e ter o material organizado são algumas dicas que fazem a diferença no dia a dia. Confira como criar um ambiente de estudo ideal em qualquer lugar!

1. Garanta iluminação adequada

Uma das etapas mais importantes para criar um espaço adequado para estudar é ter uma iluminação adequada. É possível usar a luz natural a seu favor quando a sessão de estudos for pela manhã ou à tarde, deixando as cortinas abertas.

Caso o ambiente seja mais escuro ou para sessões à noite, garanta uma luminária adequada para atividade. O ideal é que a lâmpada escolhida não tenha luz muito forte nem muito fraca e, também, que não esquente.

Ao posicionar bem a luminária e não errar na intensidade da luz, você garante mais foco e concentração para seu estudo em todas as fases, seja no Enem, graduação ou mestrado profissional.

2. Tenha atenção ao conforto

Não tem nada pior do que estudar sentado em uma cadeira desconfortável ou em um sofá que provoca dores no corpo. Nesse sentido, é preciso garantir que o ambiente de estudos tenha o conforto necessário para suas sessões sem, no entanto, comprometer a atenção durante as leituras.

Leia também:  Estudar em faculdade particular: 4 mitos que você deve esquecer

O ideal é ter uma cadeira apropriada para estudar, de modo a evitar problemas comuns a quem passa muito tempo sentado, como dores no pescoço e nas costas.

Uma ideia pode ser investir em uma cadeira gamer. Com apoio para lombar e cervical, permite, ainda, fazer ajustes para adaptá-la à posição mais confortável para cada pessoa.

3. Mantenha a organização em dia

Pode ser difícil manter a concentração em uma sessão de estudos ao ter que parar a todo momento para procurar uma anotação ou livro perdido na bagunça. Por isso, um ambiente de estudo ideal deve prezar pela organização.

Antes de cada sessão, organize o local em que vai estudar e tenha em mãos seu cronograma de estudos. Jogue fora papeis de rascunho e separe com antecedência tudo o que vai precisar para aquele momento. Assim, não há a necessidade de parar a toda hora para procurar algo que não está a mão, como canetas e papeis.

4. Busque silêncio

Um ambiente de estudo deve, também, ser silencioso. Mesmo quem não tem um espaço apenas para essa finalidade e precisa, por exemplo, estudar durante um intervalo no estágio ou em um cômodo usado por outras pessoas da casa, pode investir em acessórios que ajudam a concentração, como fones de ouvido que bloqueiam ruídos.

Outra dica é avisar de antemão para familiares e colegas quando for estudar para, assim, não ser interrompido a todo momento ou ter que lidar com barulhos na casa.

Leia também:  O que todo estudante precisa saber antes de seguir carreira em direito

Criar o ambiente de estudo ideal ajuda a manter a concentração e, também, a apreender melhor os conteúdos. Estudar em um espaço inapropriado pode levar a problemas como dor no corpo ou, até mesmo, dificuldades para entender os conteúdos.

Essas são as dicas com informações essenciais que realmente ajudam para um estudo de sucesso. Esperamos que elas sejam úteis para contribuir com um ambiente de estudo ideal em qualquer lugar. Que tal colocá-las em prática agora mesmo?

E você, tem mais alguma dica sobre como criar o ambiente de estudo ideal? Compartilhe com a gente nos comentários!

ambiente de estudo ideal

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas