4 dicas para ter um ambiente de estudo ideal em qualquer lugar

Construir o ambiente de estudo ideal é passo importante para apreender novos conteúdos e revisar antigos, potencializando os resultados. A boa notícia é que não é preciso muito para criar um espaço tranquilo para estudar.

Investir em uma boa iluminação, garantir o silêncio e ter o material organizado são algumas dicas que fazem a diferença no dia a dia. Confira como criar um ambiente de estudo ideal em qualquer lugar!

1. Garanta iluminação adequada

Uma das etapas mais importantes para criar um espaço adequado para estudar é ter uma iluminação adequada. É possível usar a luz natural a seu favor quando a sessão de estudos for pela manhã ou à tarde, deixando as cortinas abertas.

Caso o ambiente seja mais escuro ou para sessões à noite, garanta uma luminária adequada para atividade. O ideal é que a lâmpada escolhida não tenha luz muito forte nem muito fraca e, também, que não esquente.

Ao posicionar bem a luminária e não errar na intensidade da luz, você garante mais foco e concentração para seu estudo em todas as fases, seja no Enem, graduação ou mestrado profissional.

2. Tenha atenção ao conforto

Não tem nada pior do que estudar sentado em uma cadeira desconfortável ou em um sofá que provoca dores no corpo. Nesse sentido, é preciso garantir que o ambiente de estudos tenha o conforto necessário para suas sessões sem, no entanto, comprometer a atenção durante as leituras.