26ª Semana Jurídica tem como foco prática profissional, cidadania e pesquisa científica

semana jurídica

A 26ª edição da Semana Jurídica do curso de Direito do UniFOA reforçou o compromisso da instituição com a formação completa de seus estudantes. O evento, realizado ao longo da última semana, foi marcado pela pluralidade de temas, atividades práticas, discussões acadêmicas e ações de cidadania.

A abertura ficou por conta da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que apresentou ao público a Patrulha de Proteção ao Idoso, e como o Direito se materializa na prática e atua em defesa de uma das parcelas mais vulneráveis da sociedade: a população idosa. O secretário da pasta, Coronel Henrique, destacou a importância do trabalho desenvolvido em Volta Redonda por meio do Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai), na 93ª DP, e da criação da Patrulha, em 2022.

“Apresentamos os principais eixos de atuação do nosso trabalho, que envolvem mediação, prevenção e repressão aos abusos contra pessoas acima de 60 anos, além da disseminação de informações através de palestras que já capacitaram mais de 10 mil pessoas. Entendemos que a participação dos estudantes de Direito é fundamental, pois são eles que farão valer esses direitos que tanto defendemos hoje”, afirmou o Coronel, agradecendo a oportunidade ao presidente da FOA, Eduardo Prado, e ao coordenador do curso de Direito, professor Alan Pançardes.

Além do secretário, participaram da abertura a advogada Adriele Gama, que apresentou detalhes sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, e a equipe da Ordem Pública, que encenou um teatro ilustrando situações de abuso e negligência.

Ao final da abertura, foram entregues os prêmios às melhores monografias jurídicas e às melhores produções científicas de 2024. Entre os premiados, o estudante Márcio Vinícius Coelho, do 3º período, que conquistou o primeiro lugar na premiação de produção científica, celebrou a conquista e destacou o papel transformador da pesquisa no curso. “A nova grade curricular do curso de Direito incorporou a pesquisa desde o primeiro período. Isso fez com que eu e meus colegas desenvolvêssemos um pensamento mais crítico. Ganhamos voz como pensadores do Direito, e não apenas como reprodutores de conteúdo”, disse o aluno, agradecendo aos professores Alan Pançardes e Rebeca Baltazar pelo apoio.

Na terça e na quarta-feira, a programação se dividiu em múltiplos ambientes com oficinas e palestras simultâneas, permitindo que os estudantes escolhessem os temas mais alinhados com seus interesses. As atividades abrangeram desde aspectos técnicos do Direito, como registros de marca, direito penal e direito de família, até temas voltados ao desenvolvimento pessoal, como oratória e controle de estresse.

Um dos grandes destaques desta edição foi a estreia do Interjúri, o primeiro júri simulado promovido por estudantes de todos os períodos. A iniciativa foi idealizada pelo Diretório Acadêmico Ayrton da Costa Paiva (DAACP) e acolhida prontamente pela coordenação do curso. “O Interjúri promoveu a integração acadêmica, o exercício prático da profissão e reforçou nosso compromisso em formar juristas capazes de atuar com competência e empatia”, explicou o professor Alan Pançardes.

O estudante Márcio Vinícius também comemorou a inclusão do júri simulado na programação. “A sensibilidade da coordenação ao ouvir os alunos e colocar o Interjúri na principal semana do curso mostra que estamos em uma instituição que realmente acredita no protagonismo estudantil.”

As atividades aconteceram tanto no Centro Histórico quanto no auditório Smart, com destaque para as palestras da defensora pública Dra. Luciene Torres Pereira, da professora Danielle do Amaral sobre autismo no Direito de Família, da Dra. Lívia sobre registro de marcas e do Dr. Everton sobre patronato penal.

Para o professor Alan Pançardes, a 26ª Semana Jurídica cumpriu plenamente sua missão de conectar teoria, prática e reflexão. “Foi um momento de integrar a prática, a pesquisa e o pensar jurídico. Trouxemos temas diversos, fortalecendo não só a formação técnica, mas também o desenvolvimento humano e científico dos nossos alunos.”

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas