2º Congresso “Tudo é ciência” é atração da semana do UniFOA

Ciência

Na noite de ontem (26), o UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda deu início ao 2º Congresso “Tudo é Ciência” no auditório do Campus Olezio Galotti, em Três Poços. A abertura contou com a palestra “Comando de Esquecimento”, tema da tese de Doutorado da advogada Nadine Monteiro Borges, pela UFF – Universidade Federal Fluminense.

O grande objetivo do programa é compartilhar conhecimentos científicos de diversas áreas da aprendizagem, seja de disciplinas de Ciências da Saúde, Humanas ou Exatas. A iniciativa é realizada, majoritariamente, de forma online, pelo Microsoft Teams, no qual a troca de experiências acontece entre palestrantes e estudantes de todo o país. Igor Braz, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, afirmou que a grande importância da ação está além do compartilhamento de vivências com a comunidade do ensino superior:

“É nosso dever levar isso aos alunos que ainda vão ingressar na faculdade. Fomentar o pensamento crítico e reflexivo, para mostrar que todos nós somos um pouco cientistas, até mesmo no dia a dia, em situações cotidianas, como experimentar o melhor shampoo para o cabelo, por exemplo. Dessa forma, mostramos para eles que o estereótipo da ciência não precisa ser um bicho de sete cabeças, pois ele está presente diariamente em nossa vida.”

O congresso organizou o projeto “Cientista por um dia”, uma visita, na tarde de hoje, ao Campus Universitário com estudantes do Ensino Médio da Faetec, escola técnica de Volta Redonda. Eles conheceram alguns dos vários laboratórios do UniFOA, como o Anatômico, localizado no antigo prédio da Medicina, e o Centro Integrado de Tecnologia (CIT), onde estão os laboratórios de Química e Usina, por exemplo.