Estudantes realizam atendimento à população no Escritório da Cidadania

Uma das missões do UniFOA é a promoção da formação humana alinhada ao compromisso com a sociedade. Pensando nisso, o Escritório da Cidadania, em parceria com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, desenvolve projeto de extensão universitária para o atendimento à comunidade. O Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) promove a interação dos estudantes com a prática profissional por meio de desafios do mercado e oportunidades de aprendizagem. O espaço é localizado no Campus José Vinciprova, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

Antes da pandemia, mais de 170 atendimentos foram realizados para a comunidade. Com a flexibilização das atividades, os atendimentos retornaram em 2021 e acontecem às terças e quintas-feiras das 14 horas às 16 horas no endereço – Rua 23-B, número 39, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.

Divulgacao EC 3
Foto registrada antes da pandemia.

Atividades desenvolvidas no Núcleo de Práticas Contábeis

· Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – Orientação e Execução do Imposto de Renda Física aos contribuintes;

· Atendimentos a contribuintes em situação de malha fina (RFB);

· Pedidos de Viabilidade para empresas do terceiro setor – procedimento que é feito na página da Junta Comercial e encaminhado à Junta Comercial e às Entidades participantes (Prefeitura do Município, Bombeiros e outras entidades envolvidas no processo de Registro de uma Empresa) para análise e determinação das pendências e instruções que o empresário deve atender para implantação do seu negócio;

Leia também:  Inclusão no UniFOA é tema de formação de profissionais de secretarias dos cursos

· Orientação sobre MEI;

· Cálculos trabalhistas.

A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, Patrícia Reis, destaca a importância do trabalho desenvolvido no NPC. “O projeto desenvolvido, além de favorecer os estudantes que cumprem atividades de estágio curricular supervisionado ou computam horas de atividades complementares, oportuniza a inter-relação entre a instituição de ensino e a sociedade, melhorando a capacidade técnica e teórica dos estudantes, elemento fundamental de formação profissional”, esclareceu Patrícia.

Responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão, ressalta o compromisso do setor no empenho dos estudantes e no suporte à população. “Atendemos as demandas sociais e fazemos legalização de associações sem fins lucrativos, informando-as das obrigações contábeis que são exigidas. Tratando-se dos cálculos judiciais, os alunos aprendem a perícia contábil sendo capazes de auxiliar as famílias carentes em relação ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) por exemplo”, revelou Dario Aragão

Divulgacao EC 2
Foto registrada antes da pandemia.

 

Por Jeniffer Marcato

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas