O engenheiro das Américas – Ildony Hélio Bellei

engenheiro

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do professor Ildony Hélio Bellei, um ícone na engenharia civil brasileira. O Professor Bellei desempenhou papéis de grande relevância ao longo de sua carreira, destacando-se como educador, coordenador do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e membro institucional benemérito da Fundação Oswaldo Aranha – FOA. 

Com uma notável trajetória como Engenheiro Civil, o professor Bellei deixou sua marca espalhada por todo o Brasil e em diversos países. Foi gerente de Projetos na antiga Fábrica de Estruturas Metálicas – FEM, responsável por projetar todos os prédios em estrutura metálica da FOA e do Hospital São João Batista, o único viaduto em aço da Dutra na saída da Rodovia dos Metalúrgicos, o Sider Shopping, bem como na Prefeitura de Volta Redonda, onde coordenou a execução de inúmeras obras de grande importância para a comunidade.  

“Por onde você andar em Volta Redonda e tiver uma ponte ou viaduto em aço, se for assistir um jogo de futebol no Estádio da Cidadania ou for fazer uma compra no mercado popular da Vila, lá você verá uma obra do Ildony”, comentou o coordenador do curso de Engenharia Civil do UniFOA, Sérgio Taranto. 

Sua contribuição para a engenharia vai além das construções físicas; o Professor Ildony Hélio Bellei compartilhou seus conhecimentos ao escrever três livros “Edifícios de Múltiplos Andares em Aço,” “Edifícios Industriais em Aço: Projeto e Cálculo,” e “Manual de Construção em Aço: Edifícios de Pequeno Porte Estruturados em Aço,” obras que se tornaram referências para estudantes e profissionais da área. 

Leia também:  ‘Arigó’: Alunas de Design desenvolvem marca para projeto de artesanato de Volta Redonda

Sua presença foi fundamental na formação de gerações de engenheiros, sendo reconhecido como um verdadeiro ícone das engenharias. O Professor Bellei era motivo de orgulho para a Fundação Oswaldo Aranha e para o UniFOA, instituições que compartilharam a honra de tê-lo como parte integrante de sua história. 

Neste momento de luto, expressamos nossas condolências à família, amigos, colegas e a toda comunidade acadêmica que teve o privilégio de conviver com o legado e ensinamentos deixados pelo saudoso professor Ildony Hélio Bellei. Que sua memória continue a inspirar e guiar os futuros profissionais da engenharia civil. 

 Algumas obras de Ildony

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas