XV Colóquio Técnico-Científico: “Ciência, tecnologia e inovação: presente e futuro”, começa nesta sexta-feira

Inscritos no XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, estudantes do ensino médio, profissionais e pesquisadores de todo o país irão apresentar projetos inovadores de pesquisa técnico-científica. O evento acontece nos dias 29 e 30 e contará com palestras, minicursos e oficinas em diversas áreas de conhecimento.

A palestra de abertura acontece às 19h15 com o professor Dr. Sérgio A. S. Camargo Jr. (COPPE/UFRJ). O tema é Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: situação atual e perspectivas, que abordará a transdiciplinaridade entre a ciência, a tecnologia e a inovação. Será um momento importante de reflexão sobre o papel e o impacto de cada tema na sociedade atual e as perspectivas para o mundo Pós-industrial no país. Qual a importância da Pesquisa nesse contexto?

Estudantes, profissionais e pesquisadores vinculados a qualquer Instituição de Ensino ou Pesquisa tiveram seus trabalhos submetidos, de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do evento. Os trabalhos foram avaliados pelo Comitê Científico, que indicou o modelo de apresentação do trabalho: oral ou e-poster.

No segundo dia, o acervo virtual da carreira acadêmica brasileira será a discussão inicial.

O Colóquio é um encontro científico realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, que visa promover uma troca de ideias e conhecimentos entre os participantes e discursadores, além de estimular e divulgar a pesquisa científica da instituição e da região Sul-fluminense, além de compartilhar ideias e conhecimento entre os participantes do evento.

“Neste ano recebemos o trabalho do aluno Matheus Torres, do ensino médio. O Colóquio é uma oportunidade muito interessante para que os estudantes do Ensino Médio tenham os primeiros contatos com a atividade científica, os laboratórios e com o ambiente universitário, colocando em prática tudo o que aprendem no colégio”, contou o professor de Engenharia e orientador de pesquisa do UniFOA, Emanuel Santos, idealizador de um protótipo de robô-submarino para aplicações oceanográficas junto ao estudante. Matheus é um dos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) pelo UniFOA, que, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), distribui bolsas de pesquisa a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Leia também:  5ª Bienal do Livro de VR celebra o universo literário com o tema "Gentileza gera gentileza" 

As apresentações serão realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams, oralmente e via e-poster. As pesquisam abrangem as áreas de Ciências Biológicas; da Saúde e de Exatas, Engenharias e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação, Ensino e Aprendizagem, Medicina, Produtos e Inovação. Acesse link com a programação completa aqui.

Por Yngrid Marcate – Estagiária da Comunicação

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas