26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas na ONU

Formada em Engenharia ambiental pelo UniFOA, Isvilaine da Silva é ativista por justiça climática, racial e de gênero. Atualmente, é articuladora do Engajamundo compondo o time lobby. Mediante suas atividades, terá a oportunidade de se reunir com líderes de 196 países em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro para a 26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26).

O Engajamundo é uma organização liderada por jovens que acreditam na sua responsabilidade como parte fundamental da solução para enfrentar os maiores desafios socioambientais do Brasil e do mundo. A organização atua como um canal para a participação efetiva da juventude em decisões importantes que afetam seu presente e futuro, relacionadas às temáticas de mudanças climáticas, cidades sustentáveis, biodiversidade, gênero e desenvolvimento sustentável. Sua missão é conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmos, se engajando em sua comunidade e politicamente, eles podem transformar suas realidades.

Composta por 13 jovens entre 18 e 27 anos de quatro regiões do Brasil a delegação do Engajamundo foi selecionada por meio de um longo processo de democracia profunda, envolvendo os voluntários que fazem parte da comunidade do Engaja. Os principais pontos de escolha dos jovens foram a diversidade e a representatividade, balanço de gênero e histórico de trabalho com o tema de mudanças climáticas. Ao todo, o time é formado em sua maioria por pessoas negras e indígenas das regiões norte e nordeste, além de representação de Pessoa com Deficiência (PcD) e LGBTQIA+ em sua composição.

Leia também:  Saiba como conseguir e usar resumo de obras literárias para estudar

Para viabilizar a participação no evento, a delegação estipulou a meta de R$30.000, visando garantir custos mínimos de hospedagem durante as duas semanas de Conferência.

Segundo a egressa, o que se espera é que sejam negociadas ações para limitar as mudanças climáticas e seus efeitos, que já estão impactando a vida, segurança e saúde de pessoas de todo o mundo:  “discutir sobre clima é discutir o nosso futuro e do nosso planeta, estou muito feliz de poder estar no maior espaço de tomada de decisão representando a juventude brasileira, levando nossas pautas e pedindo mais ambição dos nossos governantes. Não podemos esperar até 2050 para zerar a emissão de CO2. Precisamos de ação climática agora e para todos”, declarou a egressa.

A Pro-Reitora de Extensão Ana Carolina Callegario, relata a satisfação de ter uma egressa da instituição representando o país em um evento de tamanha importância mundial. “Trabalhamos para que nosso curso desperte no aluno o desejo de ir além das suas capacidades, de modo a fazê-lo pensar em seu potencial para propor mudança eficientes que vão além das fronteiras nacionais. Certamente o exemplo da Isvilaine reforça esse nosso compromisso”, disse Ana Carolina

Por Jeniffer Marcato -Estagiária da Comunicação.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas