Conscientização Corporal: Estudantes de Odontologia participam de projeto para a promoção da saúde

Desde 2018, estudantes do curso de Odontologia realizam o desenvolvimento da corporeidade e motricidade por meio de exercícios físicos. A atividade acontece com a orientação da fisioterapeuta, Fausta Sampaio. O objetivo é trabalhar a conscientização corporal, proporcionando maneiras de lidar com o estresse ocasionado pela repetição de movimentos da profissão.

Com duração média de 30 minutos, os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, das 16 horas às 18h30, no setor de fisioterapia, no anexo da policlínica, do Campus Olezio Galotti.

Dentre as atividades do projeto, os estudantes contam com exercícios de alongamento, força, lateralidade, respiração e coordenação entre os músculos, buscando despertar os sentidos dos órgãos. Além disso, são oferecidas atividades lúdicas para a descontração entre os participantes.

IMG 20170329 174614259 1
Foto registrada antes da pandemia

Segundo a fisioterapeuta, Fausta Sampaio, grandes são as queixas dos estudantes com dores nas articulações das mãos e coluna. “Buscamos trazer qualidade durante o desenvolvimento dos exercícios como forma de prevenir as lesões causadas pelo estresse das repetições”, revelou Fausta.

“Não é toda universidade que oferece atendimento fisioterápico. Me sinto privilegiado por isso. Possuo encurtamento muscular, além de diástase abdominal.  Por intermédio do projeto, sinto-me aliviado”, disse o estudante, Gabriel Lopes do 7º período do curso de Odontologia.

Benefícios

A atividade realizada pelo setor de fisioterapia garante benefícios a longo e curto prazo. Os exercícios físicos são formas de garantir a saúde e o bem-estar da sociedade. Além da atividade, os estudantes possuem a possibilidade de elaborar um relatório sobre a atividade. Dessa forma, é possível garantir um certificado de horas de atividades complementares.

Leia também:  Start 2022 já começou no UniFOA

Glossário:

Motricidade humana – Conjunto de capacidades e habilidades motoras de um indivíduo, resultante de sua aprendizagem.

Corporeidade ou mente corpórea – É um termo da filosofia para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.

Encurtamento muscular – Perda da elasticidade do músculo que pode causar dificuldade nos movimentos e desvios posturais.

Diástase abdominal – É o afastamento ou espaço criado entre os músculos reto abdominais, aqueles músculos que dão a impressão de “gominhos” ou “six pack” na barriga.

Por Jeniffer Marcato

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas