Extensão Universitária

Compromisso com a Transformação Social

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e a Sociedade. Compreender que a extensão universitária representa uma prática que promove o diálogo entre a instituição de ensino superior e a sociedade, faz com que ela seja reconhecida como o mecanismo capaz de tornar acessível todo conhecimento gerado pela comunidade acadêmica, assim como trazer da comunidade externa, os saberes edificados por costumes e práticas culturais e sociais tão relevantes para a formação do indivíduo.

No UniFOA, a Responsabilidade Social é mais que um princípio, é parte essencial da sua identidade. Somos comprometidos em pensar e agir em prol de uma educação socialmente responsável, em diferentes tempos e espaços. As ações de extensão que desenvolvemos são reflexo desse compromisso, impactando positivamente milhares de vidas ao longo de nossa trajetória.

Atualmente, com o apoio do Núcleo de Experiências Profissionais e o Mundo do Trabalho (NExP), do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) e do Núcleo de Ações Extensionistas (NAEx), a Pró-Reitoria de Extensão desenvolve uma variedade de ações pautadas pelo Plano Nacional de Extensão.

Esses núcleos desempenham uma dupla função: atender às demandas da comunidade acadêmica, proporcionando oportunidades para a aplicação prática do conhecimento, e atender à sociedade, respondendo às suas necessidades e demandas.

Núcleo de Experiência Profissional e Mundo do Trabalho (NExP)

O NExP é responsável pelo relacionamento com o mundo do trabalho, realizando a gestão das atividades referentes ao estágio curricular obrigatório, empregabilidade e relação com egressos.

Núcleo de Atividades Complementares (NAC)

Incentiva ações e projetos artísticos, culturais, esportivos e comunitários com foco na integração da comunidade interna e externa sob a perspectiva da inclusão social e valorização da diversidade humana.

Núcleo de Atividades Extensionistas (NAEX)

Gestão de Projetos Extensionistas, que podem ocorrer por meio da atuação voluntária de discentes e docentes, ou  por meio do Programa de Bolsas de Extensão do UniFOA (PIBEx)

Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX)

Bolsas acadêmcias para atividades volutárias, que estimulam projetos e ações inovadoras para o desenvolvimento locoregional.

Extensão Curricularizada

Integrada à matriz curricular dos cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, oferece aos estudantes a chance de aplicar o conhecimento teórico em situações reais.

Áreas Temáticas e Linhas de Extensão

Atualmente são 43 linhas pragmáticas, em que estão inseridos os diferentes programas e projetos desenvolvidos no UniFOA.

Relatório Social

Garantir condições para a criação e disseminação do conhecimento, estendendo os benefícios da produção acadêmica e científica a um número cada vez maior de pessoas é uma prioridade do UniFOA.

O Relatório Social elenca as realizações administrativas e acadêmicas do UniFOA pautadas nos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.