HomeNotícias
Projeto T.A.P.A fortalece o protagonismo estudantil no curso de Medicina do UniFOA

Projeto T.A.P.A fortalece o protagonismo estudantil no curso de Medicina do UniFOA

projeto

Criado por estudantes em 2014, o projeto de extensão Trabalho de Acadêmico para Acadêmico (T.A.P.A) se consolidou ao longo dos anos como uma importante iniciativa de apoio ao aprendizado no curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Idealizado inicialmente como uma monitoria integrada, o projeto evoluiu para um espaço colaborativo de ensino que incentiva o protagonismo estudantil e contribui para o desenvolvimento de competências essenciais à formação médica. 

Composto por acadêmicos do 2º ao 6º período, o T.A.P.A funciona como uma rede de apoio entre estudantes, baseada na troca de conhecimento e na construção coletiva do aprendizado. A proposta do projeto é aproximar teoria e prática por meio de metodologias ativas de ensino, como discussões de casos clínicos, simulações realísticas e ferramentas de avaliação amplamente utilizadas na formação médica, como o Mini-CEX (Exercício de Exame Clínico Reduzido) e simulações de OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado). 

O projeto tem como objetivo aprimorar o raciocínio clínico, desenvolver habilidades de semiologia e estimular competências não técnicas importantes para a prática médica, como liderança, comunicação e trabalho em equipe. Com orientação de docentes e apoio institucional do UniFOA, a iniciativa foi concebida para que os próprios estudantes assumam um papel ativo em seu processo de aprendizagem. 

Para a acadêmica do 6º período de Medicina Maria Eduarda Sodré, atual presidente discente do projeto, o T.A.P.A acompanha sua trajetória desde o início da graduação e teve papel fundamental em sua formação. 

Segundo ela, o contato constante com as atividades do projeto ajudou a fortalecer a segurança dos estudantes diante dos desafios da prática médica. 

“O TAPA faz parte da minha trajetória desde o primeiro período e sempre esteve presente na minha formação por meio das discussões de casos clínicos, revisões, questões e simulações de OSCE. Com o tempo, percebi o quanto o projeto era fundamental na construção do nosso raciocínio clínico e na segurança para a prática, o que me motivou a integrar a equipe assim que tive oportunidade”, explica. 

Maria Eduarda destaca ainda que, após quase dois anos participando do projeto e atualmente na presidência discente, é gratificante acompanhar os resultados do trabalho junto às turmas do curso. 

“É muito gratificante acompanhar o impacto positivo nas turmas. O TAPA vai além de uma simples revisão: é uma verdadeira ponte entre teoria e prática, com atividades que estimulam o raciocínio clínico e simulam situações reais. Isso fortalece os conhecimentos adquiridos em sala de aula e oferece feedback estruturado para o crescimento individual de cada aluno participante”, afirma. 

Outro diferencial do projeto, segundo a estudante, está na forma como os conteúdos são preparados. Todo o material utilizado nas atividades é produzido pelos próprios alunos, sempre com orientação de professores e embasamento científico. 

“Como é um projeto ‘de aluno para aluno’, o aprendizado se torna mais leve, acolhedor e colaborativo. Isso fortalece não só o desempenho acadêmico, mas também a confiança e o senso de equipe na nossa caminhada dentro do curso”, completa. 

O vice-presidente do T.A.P.A, o acadêmico do 4º período Linykeer Campos, também conheceu o projeto logo no início da graduação e decidiu integrar a organização ao perceber o impacto que ele tinha na formação dos estudantes. 

“Conheci o TAPA no primeiro período e o projeto despertou meu interesse pelo comprometimento e suporte oferecido pelos membros aos alunos. Em 2025.1 passei a integrar a organização com o objetivo de auxiliar acadêmicos que, assim como eu no início, tinham insegurança em relação ao desenvolvimento dentro do curso de Medicina”, conta. 

De acordo com ele, o projeto atua diretamente no fortalecimento do aprendizado técnico e na preparação dos estudantes para as metodologias de avaliação utilizadas na formação médica. 

“O TAPA busca apoiar o desenvolvimento técnico, tornando o estudante protagonista de sua própria aprendizagem. Além disso, trabalhamos em colaboração com as coordenações de sistema para garantir o alinhamento entre as metas acadêmicas da instituição e as diretrizes do projeto”, explica. 

Aberto a todos os estudantes matriculados no curso de Medicina do UniFOA a partir do 1º período, o T.A.P.A segue ampliando sua atuação e consolidando-se como um importante espaço de troca de conhecimento, cooperação e desenvolvimento acadêmico, reforçando a cultura de aprendizado colaborativo dentro da universidade. 

Informações da publicação
Publicado em 06/03/2026
Atualizado em 06/03/2026
Compartilhar em

As últimas notícias

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?