A prática como diferencial na formação profissional

prática

Quando o assunto ensino superior vem à tona todos aqueles que buscam um aprendizado qualificado concordam que a estrutura educacional oferecida deve ser a melhor possível. Mas, além da qualidade de ensino, existem vários diferenciais que podem acrescentar ainda mais ao desenvolvimento superior de cada estudante.

Dentro desse contexto, o curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA busca, por meio de uma metodologia diferenciada no sul do Estado do Rio de Janeiro para graduação na área, uma forma inovadora para aprimoramento profissional de seus discentes.

A disciplina “Práticas Corporais de Aventura” por exemplo, oferta um aprendizado além da sala de aula, por meio de atividades em lugares incríveis, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho a partir de uma abordagem que mescle a teoria junto à prática integrada.

A disciplina promove iniciativas no campo, como montanhismo e escalada, slackline e mergulho em locais muito conhecidos da região sul fluminense, como o Parque Nacional do Itatiaia e a baia da Ilha Grande, em Angra dos Reis.

A proposta utiliza uma metodologia ativa de ensino, que visa colocar o estudante como o protagonista em seu próprio processo de formação. Ao promover a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, o aprendizado no campo oferece aos estudantes a oportunidade de solucionar problemas do mundo real, de maneira que potencializa o desenvolvimento de habilidades específicas exigidas pelo mercado de trabalho.

Leia também:  UniFOA promove encontro de Iniciação Científica com estudantes do Ensino Médio

Antes da realização da visita técnica em lugares apropriados para as atividades de esporte e aventura, os estudantes recebem orientações dentro da sala de aula, como também um treinamento prévio sobre a realização da respectiva ação a ser exercida. Para conseguirem acesso aos locais das práticas, o curso promove parcerias com empresas e profissionais que atuam no setor de aventura, como forma de usufruir do networking para viabilizar todas essas experiências.

As experiências também focam na ênfase do aprimoramento de habilidades profissionais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e pensamento crítico, pois essas habilidades são trabalhadas paralelamente com o conhecimento técnico.

Além de todo o aprendizado adquirido, toda a cooperação de empresas parceiras com o UniFOA resulta em palestras de convidados e workshops, que são ocasiões que potencializam a transição dos discentes para o mercado de trabalho. Cássio Martins, professor mestre da disciplina e grande entusiasta das atividades organizadas pelo curso, afirmou que essas oportunidades colaboram com o desenvolvimento geral de cada estudante, alinhada à parte teórica e técnica:

“Essas abordagens, quando combinadas, ajudam a criar uma experiência educacional que não apenas fornece conhecimento teórico sólido, mas também desenvolve as habilidades práticas e profissionais necessárias para o sucesso no mercado de trabalho”, concluiu Cássio.

Estrutura do curso

Além do diferencial das disciplinas que trabalham todo o contéudo teórico e prático, os resultados recentes do curso de Educação Física do UniFOA chamam muita atenção. Na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, a formação em licenciatura teve o melhor desempenho do estado do Rio e o 3º melhor do Brasil, com a nota máxima na avaliação. Ao considerar a empregabilidade na área, se nos atentarmos somente aos anos de 2022 e 2023, em cada um desses anos, foi preciso antecipar a colação de grau de mais de 20 alunos do curso, pois já estavam com emprego garantido. Por isso, a pedido de cada empregador, esses estudantes trouxeram uma carta na qual solicitaram a antecipação dessa colação para que pudessem assumir seus postos integralmente.