Alunos criam identidade visual da Biblioteca Municipal Raul de Leoni

Alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda do UniFOA participaram do lançamento, nesta terça-feira, 5, da nova identidade visual da Biblioteca Municipal, desenvolvida por eles através das disciplinas de Criação Publicitária e Produção Gráfica. A criação expressa bem a ideia da chegada dos trabalhadores a Volta Redonda, de todos os cantos e ainda hoje, aos que contribuem para o crescimento do município. Estes eram chamados de Arigó e neste caso, representados pela ave que alça voo em busca de paragens seguras para fazer seu ninho. E era por meio desta expressão que os milhares de trabalhadores eram reconhecidos. A representatividade do Arigó se deu através do desenho estilizado e lúdico de um pássaro migratório, que sai de um lado para outro em busca de sobrevivência.

A inspiração para o Arigó surgiu da Zezé, uma artesã que, conhecendo a história de tantos destes trabalhadores, pensou que deveria haver uma homenagem à altura. A ideia chegou ao vereador Jorginho Fuede, que a levou até o secretário de Cultura, Anderson de Souza, que também a aprovou . Fuede então instituiu na cidade a Lei do Arigó (Nº5.869), que estabelece a data como sendo o dia da homenagem ao trabalhador.

Nova Identidade Visual do Arigó
Apresentando a nova identidade visual ao público

Identidade Visual: Projeto Arigó

O aluno André Monsôres explica que a inspiração surgiu em 2021, no segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda, com os professores Leonardo Canavez e Rhânica Coutinho. Mas foi agora em 2022 que tomou corpo e junto com os colegas de curso Victor Gabriel, Lorena Jim e Thiago Abud, virou marca. Segundo ele, depois de definida, a arte levou pouco mais de um mês para ficar pronta e estampar a fachada da Biblioteca Municipal: “É muito gratificante ver o projeto pronto, impresso na fachada, foi um trabalho feito em conjunto, com muita discussão e rascunhos. Ver o resultado aqui é uma satisfação pra todos nós”.