Alunos de Engenharia Elétrica têm artigo aprovado para renomados simpósios, em Manaus (AM)

Alunos Engenharia

Uma emocionante conquista aguarda uma equipe de professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Com expectativa crescente, eles se preparam para compartilhar o projeto educacional mais recente no renomado XVI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente e X Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBAISBSE 2023).

O evento, marcado para ocorrer entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023, na cidade de Manaus – Amazônia, servirá como palco principal para a apresentação do artigo intitulado “Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education – A Project-Based Teaching Approach”, em tradução literal: “Projeto Conceitual de uma Planta Didática para Ensino de Controle – Uma Abordagem de Ensino Baseada em Projetos”.

O projeto, que culminou no artigo que será apresentado, teve a colaboração central de quatro estudantes notáveis – Carlos Eduardo de Oliveira, João Vitor Freitas, Marcus Vinicius Rocha e Ramon Jaques Mageste. Esses alunos desempenharam papéis fundamentais em todas as fases da pesquisa e implementação do projeto, além da participação ativa dos professores do curso de Engenharia Elétrica: Péricles Alves e Ítalo Rodrigues, que também contribuíram de maneira significativa para o sucesso deste trabalho.

Ramon Mageste, um dos quatro estudantes envolvidos no projeto, compartilhou a trajetória que culminou na concepção dessa valiosa ferramenta educacional. “Tínhamos um projeto a ser desenvolvido para a matéria ministrada pelo professor Ítalo e vimos a oportunidade de vinculá-lo ao nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Devido à nossa formação anterior, no IFRJ, onde o uso de plantas didáticas era uma prática comum e altamente benéfica para a compreensão das matérias, decidimos aplicar essa experiência no UniFOA”.

Essa perspectiva revela claramente como a vivência educacional dos estudantes no IFRJ, onde as plantas didáticas desempenhavam um papel crucial, atuou como fonte de motivação para a criação de uma solução prática para a instituição.

Incentivo

Durante sua jornada acadêmica, os estudantes sentiram a carência desse recurso didático em algumas disciplinas, especialmente na matéria de controle ministrada pelo professor Péricles. “Durante nossas conversas, o professor Péricles compartilhou conosco a questão de alto custo associado à implementação de uma planta didática para o estudo de controle, mas também enfatizou o valor inestimável que ela traz. A partir disso, o grupo decidiu de maneira unânime criar essa planta didática de controle, para oferecer aos futuros alunos a oportunidade de vivenciar e compreender na prática como os conceitos de controle são aplicados, indo além do ambiente virtual”, compartilhou Ramon.

Essa história destaca a proatividade e o compromisso dos estudantes em aprimorar a qualidade da educação em sua instituição. Sua abordagem exemplar demonstra como a colaboração entre alunos e professores podem resultar em inovações educacionais significativos, como a planta didática de controle, que certamente terá um impacto duradouro no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Engenharia Elétrica do UniFOA.

“Esse trabalho é fruto da aplicação de metodologia ativa baseada em projeto. Um trabalho que une prática, teoria e contribuições futuras para nossos laboratórios”, aponta Izabel de Oliveira Mota, coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica. Sua dedicação e paixão são representativas da equipe de educadores do UniFOA, que está comprometida em oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado transformadora e relevante.

Sobre os Simpósios

simposios site

SBAI: Principal evento científico em automação inteligente da América Latina. O simpósio tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

SBSE: De caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição como importante evento na área de Sistemas Elétricos, em 2019 o evento apontou a SBA como parceira estratégica e responsável pela realização do simpósio.