Alunos de Engenharia participam de evento de Automação Inteligente, em Manaus

Estudantes de Engenharia marcaram presença na 30º edição Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) 2023, principal evento científico de automação inteligente da América Latina. Entre os dias 15 e 18 de outubro, o encontro organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordou temas cruciais da Indústria 4.0, como robótica, cibersegurança e inteligência artificial. Com o apoio da International Federation of Automation and Control, também sediou o 10° Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) simultaneamente.

No meio de profissionais e pesquisadores renomados, os alunos Vinícius Rocha Oliveira e João Vitor Freitas da Costa se destacaram. Ambos apresentaram o trabalho intitulado “Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education – A Project-Based Learning Approach”. Segundo o professor Ítalo Pinto Rodrigues, que também esteve no evento acompanhando os estudantes, esEe projeto, iniciado na disciplina “Sistemas Microprocessados e Supervisório” é um testemunho da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto, promovida por ele.

Para Marcus Vinicius o projeto permitiu aplicar conceitos teóricos em um cenário prático “Nos proporcionou uma compreensão mais profunda e integrada da automação e controle.” Já para João Vitor Freitas da Costa a experiência de participar do SBAI foi enriquecedora. “Poder apresentar nosso trabalho e interagir com especialistas da área foi uma oportunidade única.”

O professor Ítalo, que orientou os alunos durante o desenvolvimento do projeto, expressou seu orgulho. “É gratificante ver nossos alunos representando o UniFOA em um palco tão prestigiado. A metodologia de aprendizagem baseada em projeto permite que os alunos enfrentem desafios reais, preparando-os para o mercado de trabalho e para contribuições significativas na área de pesquisa.”

Leia também:  Bosque do Saber: projeto cria raízes institucionais

– É digno de nota que esta é a primeira participação do UniFOA no SBAI, e os alunos e a instituição certamente deixaram uma impressão duradoura. A presença deles no principal evento científico de automação inteligente da América Latina não apenas eleva o nome do UniFOA, mas também destaca o potencial e a excelência da educação em engenharia no Brasil – comemorou o professor orientador.

Os autores tiveram o apoio do UniFOA para a participação presencial no evento. “Somos muito gratos pelo incentivo que a instituição nos proporcionou em um evento de tamanha importância para todos nós”.

O projeto apresentado será utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo, que também inclui os alunos Carlos Eduardo de Oliveira Silva e Ramon Jaques Mageste Pereira, sob a orientação dos professores Péricles Guedes Alves, Ítalo Pinto Rodrigues e Aloano Regio de Almeida Pereira.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas