Alunos visitam Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Quem nunca se permitiu perder em um olhar curioso para o céu noturno, buscando respostas ou apenas contemplando a imensidão? Foi com essa sede de conhecimento e sonho de explorar o universo que quatro estudantes de Engenharia ABI, do UniFOA, se lançaram em uma aventura única e enriquecedora. No início desse mês, 6 de outubro, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos (2º período) e Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos, 3º período, embarcaram em uma viagem ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos-SP.

A ida foi um convite do Professor Italo Pinto Rodrigues, atual doutorando no INPE, que entendeu a importância de proporcionar aos futuros engenheiros uma imersão no universo aeroespacial, preparando-os para o renomado Nasa Space Apps Challenge.

No INPE, os estudantes visitaram 3 áreas: o Programa EMBRACE (Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial), Centro de Controle e Rastreio de Satélites e o Laboratório de Integração e Testes (LIT).

No EMBRACE, os estudantes tiveram contato com os dados gerados pelo Brasil, no que diz respeito ao clima espacial, influenciado significativamente pelo Sol. De acordo com Ualisson perceber a influência do Sol no planeta e entender o papel do Brasil no cenário atual é verdadeiramente inspirador. “Tem muita ciência, engenharia e tecnologia envolvida”.

A experiência foi, sem dúvidas, transformadora. João Gabriel, ao passear pelo MAB, se encantou “É uma viagem no tempo e na história da nossa aeronáutica. Um orgulho ver como o Brasil tem capacidade e potencial no campo aeroespacial.”