Quais são as diferenças entre Enfermagem e Medicina e qual curso escolher?

Os cursos de Enfermagem e Medicina estão entre as suas opções de graduação? Então, prepare-se para uma rotina intensa de estudos durante os anos de faculdade. Mais do que isso, saiba que o dia a dia da prática profissional, nos dois casos, é bem exaustivo, já que o trabalho é realizado em plantões de até 24 horas.

Mas isso não é motivo para desanimar! Tanto a carreira de médico quanto a de enfermeiro são excelentes escolhas. Apesar das longas jornadas de serviço, essas profissões têm alta valorização e empregabilidade. Além disso, são trabalhos importantíssimos para a sociedade.

Quer conhecer um pouco mais sobre Enfermagem e Medicina? Continue a leitura e tenha mais informações para fazer sua escolha profissional com segurança!

As diferenças e semelhanças entre os dois cursos e perfis

Enfermeiros e médicos têm muitas características em comum. Ambos são prestadores de serviço na área da saúde e atuam em clínicas, hospitais e outros centros de atendimento à população. A missão das duas profissões é cuidar de pessoas, promovendo saúde e qualidade de vida.

Os perfis dos dois profissionais também têm algumas semelhanças, como a vocação para dedicar seu trabalho em prol de outras vidas e controle emocional para trabalhar sob pressão e atuar em situações delicadas — vulnerabilidade dos pacientes e familiares, notícia de diagnósticos graves e de óbitos, entre outras.

Um ponto a favor dos graduados em Enfermagem e Medicina é o mercado de trabalho, já que sempre haverá alta demanda na área da saúde. Não se trata de um ramo suscetível a crises econômicas, pois as pessoas sempre precisarão desse tipo de serviço.

Leia também:  Como funcionam as provas online em aulas remotas?

Apesar dos pontos em comum, enfermeiros e médicos têm atribuições distintas em sua rotina de trabalho. Os cursos também diferem em relação a várias questões, como horários de aula e duração total da graduação. Entenda um pouco mais!

Enfermagem

A graduação em Enfermagem dura de 4 a 5 anos, dependendo da instituição de ensino. Alguns centros educacionais oferecem as aulas em horário integral. Mas, em geral, os cursos são realizados em meio período, o que permite ao estudante administrar seu tempo para trabalhar e estudar.

A atuação profissional do enfermeiro é voltada para o cuidado com o paciente, incluindo ações como:

  • prestação de primeiros socorros;
  • curativos;
  • monitoração de sinais vitais;
  • administração de medicamentos;
  • coleta de materiais para exames;
  • acompanhamento regular ao paciente internado;
  • atualização da ficha clínica etc.

Medicina

A profissão de médico é uma das mais antigas da história da humanidade. Para seguir essa carreira, é preciso estudar por um longo tempo. O curso de Medicina dura 6 anos, e as aulas são realizadas em período integral.

Após a conclusão da faculdade, o graduado pode atender como clínico geral. Para atuar em uma área específica — Ginecologia, Psiquiatria, Oncologia, Cirurgia Geral, entre outras — são necessários mais alguns anos de estudos.

São mais de 40 especialidades médicas. Em todas elas, a responsabilidade do profissional é avaliar quadros de saúde, investigar a causa das patologias, identificar sinais e sintomas, definir diagnóstico e estabelecer o prognóstico adequado. Também é dever do médico orientar os pacientes sobre tratamentos preventivos, prescrever medicamentos e encaminhá-los a outros especialistas quando necessário.

Leia também:  Literatura no Enem: quais os assuntos mais cobrados no exame?

Os critérios para escolher entre Enfermagem e Medicina

Pare e pense: qual dessas duas carreiras é mais compatível com o seu perfil? De início, a maioria das pessoas deve pensar em Medicina como a melhor opção, devido ao status e à média salarial da profissão. No entanto, para tomar a decisão certa você deve refletir sobre suas aspirações e também sobre suas características pessoais.

Você conhece suas habilidades? Sabe dos seus pontos fortes e limitações? Comece a fazer essa autoanálise e descubra quais são suas aptidões e ambições. Isso facilitará sua escolha entre Enfermagem e Medicina. Afinal, a melhor carreira é aquela que vai lhe trazer satisfação no dia a dia da prática profissional!

Ainda em dúvida sobre qual profissão você deve seguir? Baixe o nosso e-book agora mesmo e tenha acesso gratuito ao guia definitivo da orientação vocacional.

enfermagem e medicina

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas