Quais são as principais matérias de Medicina estudadas na faculdade?

Sonha em vestir o jaleco, mas ainda não tem certeza se esse é o caminho certo para você? Conhecer as principais matérias de Medicina é um bom jeito de entender se você se interessa mesmo por essa área. Afinal, a prática da profissão nada mais é do que a aplicação diária dos conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Além disso, saber previamente como é o curso pode ajudar o estudante a se preparar melhor para esse grande passo. Por isso, preparamos este post! Continue a leitura e veja como é estruturada a faculdade de Medicina e as principais matérias da grade!

A estrutura do curso

O curso de Medicina dura 6 anos. Durante esse período, o aluno tem uma extensa formação teórica e prática, normalmente dividida em 3 ciclos. São eles:

  • ciclo teórico (1º e 2º ano) — é quando o estudante tem as disciplinas de base da Medicina, como Anatomia e Biologia Celular;
  • ciclo pré-clínico (3º e 4º ano) — nesse momento, os futuros médicos aprendem as práticas ambulatoriais de diagnóstico e as estratégias para combater e prevenir enfermidades;
  • ciclo clínico (5º e 6º ano) — essa fase é chamada de internato médico, mas pode aparecer como “estágio” em algumas grades curriculares. Aqui, o aluno tem a experiência clínica com a supervisão de médicos formados.

As principais matérias de Medicina

Agora que você já sabe como é organizado o curso de Medicina, dê uma olhada em algumas das principais matérias que você terá:

  • Anatomia — essa matéria se dedica ao estudo das partes do corpo humano (esqueleto, musculatura, órgãos, veias etc.);
  • Biologia Celular — aqui, o estudante aprende sobre a composição química e estrutural das células, além de entender a função de cada componente;
  • Embriologia — nessa área de conhecimento, estuda-se sobre o desenvolvimento humano desde a fecundação até a fase embrionária;
  • Farmacologia — nessa disciplina, o aluno aprende sobre as propriedades dos principais fármacos, de modo que possa empregá-los corretamente em tratamentos, além de conhecer possíveis interações medicamentosas;
  • Fisiologia — essa é a área do conhecimento que trata da morfologia e do funcionamento dos sistemas do organismo (respiratório, cardiovascular, nervoso, endócrino etc.);
  • Imunologia — aqui, o estudante se aprofunda nas funções do sistema imunológico, entendendo como o organismo reage contra agentes externos;
  • Patologia — é a área que serve de base para a prática dos diagnósticos, pois estuda sobre as manifestações clínicas das principais enfermidades.
Leia também:  Ingressar na faculdade no meio do ano: benefícios e oportunidades

Lembrando que esses termos dizem respeito às áreas de conhecimento. Porém, as matérias podem ter nomes diferentes em cada grade curricular.

Os próximos passos na sua formação

Agora que você conhece um pouco sobre a estrutura e o conteúdo da graduação em Medicina, que tal já pensar nos próximos passos? Após a conclusão do curso, você já pode atuar como médico generalista. Porém, muitos profissionais optam por se tornar especialistas.

Para tanto, é preciso fazer a residência médica — trata-se de um tipo de pós-graduação lato sensu. Os programas de residência duram de 2 a 5 anos e, durante esse período, o profissional realiza atividades teóricas e práticas dentro da especialidade médica de seu interesse com a supervisão de um profissional orientador.

E aí, gostou de conhecer as principais matérias de Medicina? Como você viu, o conteúdo do curso tem por objetivo proporcionar uma formação bastante completa do profissional. Caso você queira se especializar em alguma área do conhecimento médico, vale a pena continuar os estudos.

Que tal aproveitar e ler também o post em que explicamos sobre a residência em Medicina? Com a leitura, você entenderá melhor sobre essa fase da formação!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas