Atualidades no vestibular: 4 dicas infalíveis para um bom estudo

Já passou a época em que as provas cobravam apenas assuntos decorados. A cada ano, os alunos precisam mostrar conhecimentos dinâmicos e multidisciplinares no Enem e em outros exames. É por isso que tem ganhado importância o tema de atualidades no vestibular.

Esse assunto é fundamental para quem deseja ter pensamento crítico e saber viver em sociedade. Não é à toa que ela está sendo bastante cobrada nas diversas seleções para o ensino superior. Você quer saber como estudar o tema de forma correta? Veja nossas dicas!

1. Faça um planejamento

Essa orientação vale para todas as matérias que caem no vestibular, mas ela não poderia ficar de fora da nossa lista. Saiba que o planejamento é ainda mais importante quando se trata de atualidades! Afinal, estudar esse assunto é um pouco mais desafiador.

Isso porque você não tem uma lista de conteúdos programáticos definitiva, como acontece em disciplinas tradicionais como matemática e português. Na prova de atualidades no vestibular, pode cair os principais acontecimentos no mundo, especialmente no Brasil!

Sendo assim, fica complicado estudar sem uma organização definida. Por isso, não deixe de incluir essa matéria no seu cronograma e planeje os temas que serão pesquisados.

2. Tenha bons materiais

Outro desafio para quem estuda atualidades é conseguir material. Dificilmente, você vai encontrar livros sobre o assunto. Não é como biologia, que há diversos clássicos disponíveis. Então, como estudar esse conteúdo?

Leia também:  5 profissões para pessoas criativas

Quem faz cursinho tem uma vantagem, pois geralmente as instituições lançam apostilas ou textos sobre o tema. Também é interessante buscar revistas sobre o assunto. Além disso, estudar com filmes e documentários vale a pena!

Para potencializar seus estudos, faça resumos sobre todos os assuntos que você estudar. Assim, ao final do ano, será possível revisar todo o conteúdo por meio das suas anotações.

3. Acompanhe as notícias

Sem dúvida, os meios de comunicação são as principais fontes para o estudo de atualidades. A grande vantagem é que você tem diversos meios disponíveis para pesquisa. O desafio é organizar todos eles sem se perder.

Não se esqueça do perigo das fake news (notícias falsas): cheque sempre a veracidade dos artigos (confie em páginas que citam fontes reais e demonstram o seu autor). Para se proteger, dê preferência aos grandes portais de notícias, que utilizam referências mais confiáveis.

Além disso, procure variar seus estudos. Leia revistas, assista a jornais, acompanhe sites de notícias, escute rádio, veja programas de entrevista e siga perfis de pessoas influentes nas redes sociais. Uma dica interessante é procurar diversos pontos de vista sobre uma mesma notícia.

4. Pesquise os assuntos que podem ser cobrados

O tema de atualidades é muito diverso. Embora nunca dê para ter certeza sobre o que pode virar uma questão de vestibular, é possível apostar em alguns assuntos. A probabilidade fica bem maior, por exemplo, quando é uma notícia muito recorrente na mídia.

Leia também:  Mestrado ou pós graduação: como escolher?

Temas de muito impacto social também têm maior chance de cair na prova. Veja alguns:

  • escândalos de corrupção;
  • crise econômica;
  • eleições;
  • casos de preconceito ou violência;
  • guerras e conflitos;
  • eventos mundiais (como copa ou olimpíadas);
  • influência da tecnologia na vida das pessoas.
  • problemas sociais relacionados à empatia e diversidade.

Para ter um bom desempenho em atualidades no vestibular, fique atento ao que acontece no Brasil e no mundo. E atenção! Lembre-se de relacionar os fatos com conteúdos de outras matérias — é comum que os exames, principalmente o Enem, usem essa estratégia. Portanto, seguindo essas dicas, você estará bem preparado!

Gostou das dicas? Está procurando um método para potencializar os seus estudos? Leia agora o nosso artigo sobre o Método GTD.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas