Atualidades no vestibular: 4 dicas infalíveis para um bom estudo

Já passou a época em que as provas cobravam apenas assuntos decorados. A cada ano, os alunos precisam mostrar conhecimentos dinâmicos e multidisciplinares no Enem e em outros exames. É por isso que tem ganhado importância o tema de atualidades no vestibular.

Esse assunto é fundamental para quem deseja ter pensamento crítico e saber viver em sociedade. Não é à toa que ela está sendo bastante cobrada nas diversas seleções para o ensino superior. Você quer saber como estudar o tema de forma correta? Veja nossas dicas!

1. Faça um planejamento

Essa orientação vale para todas as matérias que caem no vestibular, mas ela não poderia ficar de fora da nossa lista. Saiba que o planejamento é ainda mais importante quando se trata de atualidades! Afinal, estudar esse assunto é um pouco mais desafiador.

Isso porque você não tem uma lista de conteúdos programáticos definitiva, como acontece em disciplinas tradicionais como matemática e português. Na prova de atualidades no vestibular, pode cair os principais acontecimentos no mundo, especialmente no Brasil!

Sendo assim, fica complicado estudar sem uma organização definida. Por isso, não deixe de incluir essa matéria no seu cronograma e planeje os temas que serão pesquisados.

2. Tenha bons materiais

Outro desafio para quem estuda atualidades é conseguir material. Dificilmente, você vai encontrar livros sobre o assunto. Não é como biologia, que há diversos clássicos disponíveis. Então, como estudar esse conteúdo?