Os estudantes do Eixo 3 da Escola de Gestão e Negócios do UniFOA apresentaram, na última semana, os resultados de um projeto pedagógico inovador realizado em parceria com a empresa Trend Auto, de Barra Mansa. A atividade, que integra a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) adotada pela instituição, permitiu aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis vivenciar na prática os desafios do mundo empresarial e propor soluções concretas a problemas reais.
Ao todo, 11 grupos de alunos participaram do desafio, realizando um diagnóstico completo da empresa e propondo melhorias nas áreas de gestão, finanças, operações, mercado e sustentabilidade. A ação foi orientada pelos professores Débora Cristina Lopes Martins e Rodrigo da Costa Alves, responsáveis pelo Eixo 3.
Durante o evento de apresentação, o sócio-proprietário da Trend Auto, Vinícius Maia Honório, destacou a importância da parceria. “A gente fica muito feliz com esse tipo de iniciativa. São vários trabalhos, e cada grupo trouxe uma visão diferente, com propostas bem aprofundadas. Com certeza, vamos analisar cada material com calma. Já anotei vários insights que podem fazer uma diferença enorme na nossa empresa, principalmente em áreas como manutenção, que envolvem custos significativos”, declarou.
Vinícius também ressaltou o valor de ouvir contribuições externas vindas de estudantes ainda em formação. “O maior aprendizado, para mim, foi justamente esse: ouvir pessoas de fora do nosso segmento, que trouxeram uma nova perspectiva. Essa troca foi muito rica e, sem dúvidas, positiva para todos os envolvidos.”
A professora Débora Martins enfatizou que o projeto reflete o compromisso da Escola de Gestão e Negócios em formar profissionais preparados para os desafios do mercado. “Na minha época, a gente aprendia conceitos na teoria e depois se virava no mercado. Hoje é diferente. Os nossos alunos já entram em contato com problemas reais dentro da graduação. Essa experiência prática é transformadora”, afirmou.
Ela também comentou sobre o impacto emocional do projeto. “Ver um empresário agradecido, emocionado com os resultados, nos enche de orgulho. É uma construção conjunta, no começo pode haver dificuldade, mas os alunos acabam se apaixonando pelo processo e entregam soluções de alto nível.”
Entre os estudantes, o projeto também deixou marcas profundas. Gabriel Rodrigues, um dos participantes, descreveu a atividade como uma das mais desafiadoras da graduação. “Estudamos por mais de dois meses uma empresa consolidada, com mais de uma década de atuação no mercado e uma equipe de mais de 26 colaboradores. Nossa proposta foi reorganizar um dos processos de preparação de veículos, utilizando a própria equipe que a Trend já possuía.”
O grupo de Gabriel elaborou um mapeamento completo dos processos internos, além de implementar uma nova metodologia de classificação de veículos. “Procuramos soluções simples, mas eficazes. A base teórica adquirida em sala de aula, somada à orientação dos professores Débora e Rodrigo — que muitas vezes ficaram conosco após o horário das aulas —, foi essencial para o sucesso do projeto.”
Gabriel finaliza destacando o valor prático da iniciativa. “Com toda segurança, afirmo que esse projeto representou um aprendizado enorme para todos: professores, alunos e até mesmo para a empresa, que nos deu um retorno muito positivo. Jamais imaginávamos que uma organização desse porte pudesse se beneficiar de soluções criadas por estudantes.”
A proposta do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) de integrar teoria e prática, por meio de metodologias ativas como a ABP, consolida-se como um diferencial da instituição. A cada nova edição dos projetos integradores, a Escola de Gestão e Negócios reafirma seu papel na formação de profissionais capazes de transformar a realidade empresarial da região.
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Na última quarta-feira (29), Patrícia Reis, professora e coordenadora da Escola de Gestão e Negócios do UniFOA, participou do programa de rádio Fato Popular. Durante a entrevista, ela abordou os diferenciais dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da instituição, destacando como a formação acadêmica prepara os estudantes para o mercado de trabalho e as exigências do setor empresarial.
A Escola de Gestão e Negócios do UniFOA tem como objetivo proporcionar um ensino dinâmico e alinhado às necessidades do mercado, formando profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da Administração e Ciências Contábeis. Patrícia Reis explicou como a estrutura dos cursos foi planejada para oferecer uma formação abrangente, incluindo disciplinas atualizadas e experiências práticas que possibilitam uma melhor preparação dos alunos.
Durante a entrevista, a professora ressaltou a importância da interconexão entre os cursos da Escola de Gestão e Negócios, destacando como os estudantes têm acesso a projetos integrados e oportunidades que complementam sua formação. Entre os diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário, estão a inserção de metodologias inovadoras, o contato com profissionais renomados da área e a possibilidade de participação em estágios e programas de extensão.
A grade curricular foi estruturada para atender às demandas do mercado atual, com disciplinas que abordam desde fundamentos teóricos até aplicações práticas. Alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos que simulam desafios reais enfrentados por empresas, proporcionando uma vivência enriquecedora e essencial para a formação profissional.
Outro ponto abordado foi a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. A coordenadora enfatizou o compromisso do UniFOA em formar profissionais qualificados e competitivos, destacando que muitos ex-alunos da instituição já se destacam em suas carreiras, ocupando posições de liderança e gestão em empresas de diversos segmentos.
Para aqueles que estão decidindo qual carreira seguir, Patrícia reforçou as vantagens de optar pelos cursos da Escola de Gestão e Negócios, enfatizando a ampla gama de possibilidades de atuação que essas áreas oferecem. A entrevista serviu como um convite para que futuros universitários conheçam mais sobre o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e a qualidade do ensino proporcionado pela instituição.
https://www.youtube.com/live/B9iONNTT8UI?si=Q_1c3h1YBFblb1fO&t=12035
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O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está comemorando mais uma conquista de seus estudantes. As discentes Camila Lopes, Kettuy Valim, Maiara Martinho e Melice de Oliveira, todas do 8º período, foram aprovadas no Exame de Suficiência (EF), representando um marco em suas jornadas acadêmicas e profissionais.
O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na intenção de comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores, um dos principais ramos da formação. A aprovação no Exame é um requisito obrigatório para que os acadêmicos obtenham o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Fazendo uma analogia com o campo do Direito, assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) permite que o bacharel em Direito exerça a advocacia, o Exame de Suficiência contábil habilita os candidatos a exercerem a profissão de contador:
“A boa performance dos acadêmicos no Exame de Suficiência evidencia a qualidade diferenciada do aprendizado oferecido pela instituição. Como professora e coordenadora do curso, fico orgulhosa e muito realizada em ver que os esforços tantos delas como estudantes, tal qual dos docentes em orientá-las nas aulas, estão sendo recompensados para o começo de uma grande trajetória profissional, finalizando a jornada acadêmico com êxito e sucesso”, declarou Patrícia Reis, coordenadora de Ciências Contábeis, muito feliz com a aprovação das alunas.
A aprovação no EF reflete a organização e qualidade curricular do curso de Ciências Contábeis do UniFOA, orientada por competências para estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Além disso, demonstra que o corpo docente está alinhado às metodologias teóricas e práticas de ensino, como orientações pedagógicas, diferentes contextos de cenários de aprendizagem e métodos de avaliação, bem como atividades de pesquisa e extensão:
“Me senti um pouco surpresa com a aprovação, pois tinha a intenção de realizar a prova somente por treinamento, a fim de conhecer um pouco das questões e ter essa experiência para as próximas tentativas que viriam. O curso me deu muita bagagem para essa aprovação, pois muitas questões se tratavam de matérias que estudei recentemente. Esse período na graduação foi fundamental para o meu desempenho na prova, por isso estou muito feliz!”, relatou Melice, contente com a aprovação.
O Centro Universitário se orgulha das conquistas acadêmicas e profissionais de seus estudantes. Esse resultado não apenas comprova a qualidade de ensino e formação do UniFOA, mas também reforça seu prestígio como uma IES nota 5, ao entregar ao mercado profissionais já habilitados com o Registro Profissional:
“Enfrentei alguns obstáculos para me preparar para o exame, como conciliar o tempo de estudos com as outras responsabilidades da minha vida pessoal, porém com a ótima base oferecida pelo UniFOA consegui me superar para enfrentar desafios com mais confiança e organização. Por exemplo, durante a prova, ao me deparar com a questão de contabilidade trabalhista, imediatamente lembrei das aulas recentes da professora Solange e tive certeza absoluta de que estava respondendo corretamente”, explicou Kettuy, ao evidenciar a qualidade da formação da instituição.
Camila também confirmou ter ficado muito orgulhosa e aliviada com a aprovação. Segundo ela, a metodologia utilizada pela instituição foi crucial para sua aprovação:
“Foi uma sensação muito boa. Fiquei até um pouco em choque porque, enquanto corrigia meus erros e acertos na prova, percebi que tinha acertado muitas questões, por isso foi caindo a ficha de que tinha sido aprovada. Me senti muito feliz e eufórica, por todos os obstáculos que precisei superar, que não seria possível sem a base concedida pelo UniFOA”.
A 2ª Semana Acadêmica da Escola de Gestão e Negócios (EGN) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está se consolidando como um evento crucial para estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Com o tema "Estratégias Digitais para Empreendedores: Conexão e Comunicação", o evento oferece uma abordagem inovadora, focada em preparar os participantes para as mais recentes tendências, tecnologias e metodologias que estão moldando o futuro dos negócios.
A programação da Semana Acadêmica inclui uma série de oficinas práticas que visam capacitar os estudantes a navegarem com sucesso no ambiente digital. Entre os temas abordados estão o uso do LinkedIn para networking e geração de negócios, a produção de vídeos para promoção de produtos e serviços online, e o WhatsApp Business como ferramenta essencial para otimizar o atendimento ao cliente e as vendas. "Os temas abordados na 2ª Semana Acadêmica da EGN refletem o resultado da Pesquisa de Satisfação Organizacional (PSO) conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), alinhados às exigências do mercado de trabalho", afirmou Patricia Nunes, coordenadora do curso.
Além das oficinas voltadas para o ambiente digital, a Semana Acadêmica também tratará da importância do registro de marcas, essencial para a proteção dos ativos intelectuais das empresas, e do uso da calculadora financeira HP 12C, ferramenta indispensável para análises financeiras precisas, ajudando empreendedores a tomarem decisões informadas e baseadas em dados concretos.
Para a professora Débora Martins, a Semana Acadêmica é uma oportunidade única para conectar teoria e prática, preparando os futuros profissionais para as demandas do mercado de trabalho. "É muito importante essa integração, porque o mundo do trabalho apresenta situações/problema que exigem dos futuros profissionais criatividade, agilidade e adaptação das ferramentas que aprendem, na teoria, à realidade das organizações. E essa é a essência da Escola de Gestão e Negócios", destacou.
O evento também oferece uma excelente oportunidade para o networking, estimulando a troca de conhecimentos e a construção de redes de contatos valiosas para o futuro dos participantes. Para os professores da EGN, a Semana Acadêmica representa uma chance de se atualizar sobre as novas tendências do mercado, contribuindo para a construção de um currículo mais alinhado com as necessidades atuais e preparando melhor os estudantes para o mercado.
"A escolha do tema 'Estratégias Digitais para Empreendedores' reflete a urgência de preparar os futuros profissionais para um mercado cada vez mais digital e competitivo", explicou Patricia Nunes. "O objetivo é estabelecer uma conexão direta entre o processo educativo e a prática profissional, fomentando um ciclo de aprendizagem mais integrado e eficaz por meio dessas capacitações", acrescentou.
A 2ª Semana Acadêmica da EGN, portanto, não é apenas um evento educativo, mas uma experiência transformadora. Com a proposta de capacitar os participantes com conhecimentos e habilidades essenciais, a iniciativa promete ser um diferencial na formação de futuros profissionais, prontos para alcançar o sucesso em suas carreiras e empreendimentos.
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Os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) finalizaram a disciplina de Jogos de Empresas II, ministrado pelo professor Eduardo Carreiro. Na última aula da disciplina, realizada no último dia 19, de maneira remota pelo Microsoft Teams, os alunos apresentaram os resultados e estratégias finais realizados no curso durante o semestre, que tinha o intuito de potencializar competências cruciais para os setores de empreendedorismo, como finanças, logística e contabilidade.
Ao longo da realização de cada trabalho, os discentes do 7º período foram divididos em seis equipes, de quatro a cinco componentes, e gerenciaram uma empresa simulada, uma fábrica de skate. Essa fábrica poderia vender para as seis regiões do Brasil e para outros países. Os nomes das empresas eram MCRV, C2PK, FLY Skate, Legendary SK8, Tudo ou Nada e Manobra Urbana.
Cada aluno exerceu uma função gerencial na organização, seja como CEO, Diretor Financeiro, Diretor de Marketing, Diretor de RH ou até mesmo Diretor de Produção, possibilitando também a compreensão, na prática, como cada uma das áreas de conhecimento se interrelacionam. A empresa Manobra Urbana, composta por Luiza Vidigal (CEO), Brener Tadeu (Gestor Financeiro), Filipe Guimarães (Gestor de Marketing), Pedro Henrique (Gestor de Produção) e Roberta Araújo (Gestora de RH) foi a grande vencedora da atividade. Roberta explicou que a proposta potencializou seu aprendizado, tanto profissionalmente, como academicamente.
“As atividades realizadas durante a disciplina ampliaram significativamente meu conhecimento na área de contábeis, pois pude aplicar teorias de administração, finanças e recursos humanos, contabilidade e até marketing de maneira prática. Além disso, interagir com colegas de equipes enriqueceu minha visão sobre a dinâmica de trabalho em grupo e como diferentes habilidades podem ser integradas para alcançar objetivos comuns”, relatou.
Ao todo foram desenvolvidas oito rodadas, divididas ao longo do semestre. Os alunos tomaram decisões relacionadas às diversas áreas da administração e ciências contábeis, como marketing, produção, gestão de pessoas, logística, finanças e contabilidade. Alguns estudantes escreveram até um jingle para a divulgação da marca, para reforçar ainda mais as propostas da empresa.
A cada rodada, os alunos recebiam os resultados por meio de um site escolhido pelo professor. Nesse site eles tinham acesso ao ranking, mercado, resultados financeiros, produção, estoque e informações do mercado da simulação empresarial. A partir dos resultados, todos formulavam novas estratégias para tomarem suas respectivas decisões.
A atividade permitiu que os alunos conectassem os conhecimentos e as competências aprendidas nas diversas disciplinas da graduação. O professor Eduardo também exerceu um papel de mediador ao longo do processo de aprendizagem em diversas funções durante a atividade e confirmou sua felicidade com o sucesso da proposta:
“Como professor, sinto-me feliz por propiciar aos alunos a prática da gestão de uma empresa e por levá-los a compreender as consequências das decisões tomadas. É uma disciplina que há muito engajamento e traz um laque vasto de oportunidades para os estudantes”. Ele ainda completou reforçando o engajamento de todos, que facilitou ainda mais o êxito da atividade:
“É uma disciplina que há muito comprometimento. Existem percepções e dificuldades que o aluno só entenderá com a prática, por isso tenho como foco, ao longo da disciplina, simular a realidade da gestão de uma organização. Essa prática leva os alunos ao entendimento, de forma simplificada e prática, de diversos pontos que estudou ao longo da graduação”.
O jogo dinâmico simulou as sazonalidades do mercado, como aumento e redução de preços (inflação), permitindo inovações, compra de outras empresas, apresentando diversas complexidades do ambiente real, mas de maneira simples e de fácil compreensão.
Como resultados, além dos alunos consolidarem e colocarem em prática suas habilidades técnicas, eles desenvolveram diversas competências como liderança, comunicação, ética, pensamento crítico, lidar com as instabilidades de uma empresa, organização, resiliência, trabalho em equipe, criatividade e até a aprender a receber feedbacks:
“Divertido é a palavra que melhor resume como foi planejar esse projeto. As principais dificuldades foram a gestão do tempo, já que tivemos que conciliar o projeto com outras responsabilidades, e o fato de ser imprevisível. Além disso, impulsiona as habilidades analíticas, porque para tomar decisões precisamos analisar nossos demonstrativos contábeis, os das outras empresas, além dos preços e tudo mais”, declarou Kettuy Valim, uma das estudantes responsáveis pela empresa C2PK, encarregada pela gestão de produção da equipe.
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Com a intenção de seguir a tendência atual de comunicação, num momento em que as pessoas não têm tido muito tempo para ler, sejam posts, ebooks ou até mesmo assistir a vídeos, o formato de divulgação de conteúdo em áudio vem tendo cada vez mais adeptos, pois é prático, pode ser ouvido a qualquer hora do dia, inclusive quando se está esperando algo, como uma consulta ou mesmo durante o trajeto no trânsito. Estamos falando do podcast, uma ferramenta que vem acompanhando a evolução do marketing de conteúdo.
Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou episódio para compartilhar o que se sabe sobre um assunto específico. E foi pensando em ampliar o conhecimento de estudantes e professores nesse assunto, que foi realizada a oficina “Podcast como ferramenta de divulgação para as áreas de Administração e Ciências Contábeis”. O evento foi realizado no último dia 14, no laboratório de informática, no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
Com a participação de 15 alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Design, Medicina, EGN, Administração e Ciências Contábeis, além do Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA), a oficina foi dividida em duas partes, com aplicação da teoria e a gravação de textos previamente elaborados. Os conteúdos produzidos foram avaliados e, conforme a análise de desempenho, os podcasts serão publicados na conta do UniFOA na plataforma digital, Spotify.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis e responsável pelo curso de extensão, Patrícia Nunes, a oficina excedeu as expectativas, pois atraiu participantes de diversos cursos, evidenciando o interesse significativo e a receptividade da comunidade acadêmica em se engajar com esta forma de mídia dinâmica.
“Como coordenadora e docente, percebo que a Oficina de Podcasts, idealizada pelo Eixo de Extensão e Atividades Complementares da Escola de Gestão e Negócios (EGN), representada pela competente professora Débora Martins e homologada por mim, teve o objetivo imediato de encorajar os professores a adotarem essa nova metodologia ativa - o podcast -, para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas. Esse recurso visa a promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de estimular a aprendizagem criativa, a oralidade e o trabalho colaborativo entre os estudantes”, explicou.
O workshop foi ministrado pelo jornalista, professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves que num primeiro momento fez uma base mais teórica sobre o contexto do podcast, no Laboratório de Informática, e depois seguiu o roteiro prévio para a gravação de um texto, o que foi realizada nos Estúdios FOA.
“A Oficina de Podcast foi muito bacana e teve ótima adesão. Foi mostrado aos participantes a importância do roteiro, de ter uma referência no assunto para falar, de elaborar as perguntas, além de salientar como a própria instituição tem os profissionais capacitados para o agendamento e para a produção do Podcast, que são os Estúdios FOA. Depois do material pronto e editado, ficou claro que o aproveitamento foi muito bom: mostrou como a produção pode ser feita e como esse produto pode ser usado pelo Mestrado e professores, que terão oportunidade de aproveitar o material para as suas aulas”, resumiu.
Para o segundo semestre está previsto um novo curso de podcast, voltado aos alunos da Escola de Gestão e Negócios, mas que também estará aberto a estudantes de outras áreas.
“Essa mídia pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo a exploração de temas relevantes de forma acessível e dinâmica, além de desenvolver habilidades importantes para a vida profissional, como comunicação eficaz, capacidade de pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. Ao produzirem seus próprios podcasts, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar essas competências, preparando-se melhor para os desafios do mercado de trabalho”, finalizou.
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Uma iniciativa de grande impacto social está sendo realizada pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA): a arrecadação de brinquedos destinados à doação. A campanha, que vai até o dia 30 de setembro deste ano, tem seu ponto de coleta no 4º andar do prédio 18 do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços.
O principal objetivo da ação é contribuir para o processo de conscientização de práticas de Environmental, Social and Governance – ESG, como destacou Débora Martins, uma das idealizadoras da iniciativa: “Ao adotar uma abordagem holística que vai além da entrega de brinquedos, uma iniciativa pode ter um impacto mais significativo e duradouro na vida das crianças, promovendo seu desenvolvimento integral e contribuindo para a construção de comunidades mais saudáveis e resilientes. Nossa expectativa é de tornar, também, as crianças cidadãs responsáveis, acolhedoras e que possam praticar o bem, proporcionando o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas que ajudem o próximo”.
A campanha se justifica ao incluir a adoção de práticas de gestão social, meio ambiente e governança corporativa, assim como a promoção de ações sociais vinculadas à ética, cidadania e direitos humanos. A meta final estabelecida é arrecadar um mínimo de 150 unidades de brinquedos visando atender às crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária do Município de Volta Redonda (SMAC-VR).
“Os estudantes dos cursos podem ampliar suas perspectivas de gestão social de várias maneiras, tanto como na consciência ambiental e social, responsabilidade corporativa, que são fatores impactantes na prática de projetos inovadores de Empreendedorismo Social, promovendo o engajamento com a comunidade”, explicou Débora.
O engajamento dos estudantes é fundamental para o sucesso da campanha. Além de contribuir para uma causa nobre, os participantes têm a oportunidade de vivenciar na prática os valores da ESG, tão importantes no cenário atual.
Segundo Rodrigo Alves, professor envolvido no projeto, “a incorporação dos valores da ESG desenvolvida pelos estudantes dos cursos pode ampliar suas perspectivas de gestão social de várias maneiras, tanto como na consciência ambiental e social, responsabilidade corporativa, que são fatores impactantes na prática de projetos inovadores de Empreendedorismo Social, promovendo o engajamento com a comunidade”.
Além disso, o projeto busca integrar todos os estudantes à prática dessa ação social, conscientizando-os sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Dentro de um ambiente inclusivo e participativo, os estudantes são motivados e capacitados para se envolverem em projetos que coadunam com esse tipo de temática, por meio de uma participação ativa e indispensável no programa.
Débora ainda ressalta que “ao incorporar os valores da ESG, os discentes podem desenvolver uma compreensão mais profunda dos objetivos da gestão social e estar mais preparados para enfrentar os desafios do mundo real com uma perspectiva mais ampla e inclusiva”.
A divulgação das ações é essencial para o sucesso da campanha. Além das redes sociais dos cursos, a Agência de Comunicação Integrada da Fundação Oswaldo Aranha está colaborando na criação de uma identidade visual para a campanha, garantindo uma comunicação eficaz e atrativa.
O apoio institucional também é fundamental. A realização de coberturas jornalísticas e fotográficas do andamento das atividades ajuda a manter os participantes e a comunidade informados sobre o progresso da iniciativa, além de estimular o engajamento de novos colaboradores e doadores.
A campanha de arrecadação de brinquedos promovida pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios do UniFOA vai além da simples doação de brinquedos. Ela representa uma oportunidade de conscientização sobre práticas de gestão social, meio ambiente e governança corporativa, além de promover valores como ética, cidadania e direitos humanos.
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A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é uma ferramenta do Governo Federal para acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros e verificar se os contribuintes estão pagando mais ou menos tributos do que deveriam, tendo um controle maior em relação à renda da população e seus gastos. Este ano, o prazo de entrega vai até o dia 31 de maio e são obrigados a declarar quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 até R$ 40.000,00.
Em 2015, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) criou, através do Escritório da Cidadania, o “Projeto de Ensino: Plantão Imposto de Renda”, que atualmente é gerenciado pela Escola de Gestão e Negócios em parceria com o Núcleo de Práticas Contábeis, oferecendo gratuitamente o serviço de preenchimento do formulário de declaração do IR. O plantão funciona às quartas-feiras, das 15h30 às 17h30, no prédio 14, laboratório 14, do Campus Olezio Galot, em Três Poços e é aberto aos colaboradores da instituição e à comunidade em geral.
De acordo com a coordenadora do curso de Administração, Patrícia Nunes, a proposta é permitir que os discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios possam colocar em prática o ensino aprendizagem teórico realizado em sala de aula, no que tange à legislação tributária vigente referente ao IRPF. Os interessados têm até o dia 29 de maio para procurar o serviço gratuito, sendo que, no ano passado, 110 contribuintes foram beneficiados. Quem se encaixa nas exigências e não enviar a declaração dentro do prazo, irá pagar multa pelo atraso.
Os estudantes que participam do projeto utilizam uma ferramenta gerida pelo Governo Federal para promover a inserção de dados e informes dos contribuintes, assim como analisar os resultados do processamento dessas informações e/ou eventuais pendências que necessitem de regularizações perante o Fisco, tudo com a supervisão dos professores Rodrigo da Costa Alves e Luciana Porto de Matos.
A prática de preencher o formulário do IRPF profissionaliza os alunos em vários aspectos, como: educação financeira e fiscal; habilidades práticas; consciência financeira; preparação para o futuro; cultura da legalidade; desenvolvimento de competências de resolução de problemas, além de estarem envolvidos em uma disciplina que faz a prestação de serviço à comunidade.
“Ter essa prática no currículo, contribui para o desenvolvimento de competências amplas e importantes para os estudantes”, explicou Patrícia.
Aprender a preencher o formulário de declaração do IRPF ajuda os estudantes a compreender melhor o sistema tributário do país e as obrigações fiscais, além de ser uma excelente base para a formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres.
“O serviço gratuito do IRPF é um projeto bem-sucedido da instituição, idealizado pelo saudoso professor Hyder Marcelo Araújo Lima junto ao Escritório da Cidadania, há 9 anos. De lá para cá, centenas de pessoas receberam essa ajuda de forma gratuita e, sem dúvida, é um ótimo estágio, pois fornece ao aluno o entendimento necessário sobre o sistema de tributação do Brasil, além de promover o ensino humanizado, e o UniFOA incentiva isso”, salientou o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto.
Muita gente atribui a declaração do Imposto de Renda ao pagamento do tributo, mas nem sempre é dessa forma. Ela serve, basicamente, para informar os rendimentos que foram recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Ao longo do ano, recebemos os rendimentos, sejam através de salário, investimentos, dividendos e demais ganhos e, mesmo que não tenha que pagar nada, é essencial declará-los.
Em muitos casos, a Receita Federal já retém parte desses ganhos por meio do Imposto de Renda e o contribuinte pode receber parte do dinheiro de volta, que é chamada de restituição. A declaração serve também para realizar o acompanhamento da evolução do patrimônio dos brasileiros, uma vez que são informados os bens adquiridos no último ano como carros, casas, títulos, entre outros.
Como o imposto de renda é um tributo obrigatório, o valor é destinado ao governo federal, que usa para quitar despesas administrativas do Estado e investe em áreas como educação, segurança, transporte, saúde, entre outras. O não cumprimento pode ocasionar diversas multas e até mesmo punições legais.
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) reafirma sua posição de protagonismo no cenário educacional brasileiro ao conquistar, pela décima primeira vez consecutiva, um lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e referente ao ano de 2022, atribuiu ao UniFOA a nota 4 (em uma escala que vai de 1 a 5). Esse reconhecimento reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a qualidade do ensino oferecido aos seus estudantes.
O IGC é uma importante ferramenta de mensuração da qualidade do ensino superior no Brasil, calculada periodicamente com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, abrangendo os cursos de graduação avaliados.
Na última avaliação, o UniFOA teve seis de seus cursos submetidos à análise, dos quais quatro alcançaram a nota quatro e dois receberam a nota três.
Serviço Social: nota 4 (o melhor curso entre os Centros Universitários públicos e privados do Brasil);
Ciências Contábeis: nota 4 (o 2º melhor curso do Estado do Rio entre Centro Universitário, Faculdade, Instituto e Universidade);
Publicidade e Propaganda: nota 4 (o 3º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);
Direito: nota 4 (o 6º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);
Jornalismo: nota 3 (o 5º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);
Administração: nota 3 (o 11ª melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio).
Esses resultados demonstram o comprometimento do UniFOA com a qualidade do ensino, a formação acadêmica sólida e a busca contínua pela excelência, consolidando sua posição como uma das principais referências no ensino superior do país.
No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
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