Entre os dias 1 e 5 de setembro, o curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu o X Simpósio de Pesquisa em Direito, reunindo estudantes, docentes e profissionais para discutir o tema “Direito em movimento: pesquisa, prática, direitos humanos e protagonismo na era digital”. A programação trouxe reflexões sobre o impacto das tecnologias no campo jurídico e abriu espaço para debates sobre inteligência artificial, proteção de dados, cidadania digital e acesso à justiça.  

A abertura do evento teve um significado especial ao coincidir com a comemoração dos 20 anos do Diretório Acadêmico Ayrton da Costa Paiva, marcado pela palestra sobre “Como Escolher Sua Carreira Jurídica: Vocação, Propósito e Caminhos Possíveis no Direito”. Assim, o simpósio não apenas incentivou a pesquisa e a prática acadêmica, mas também resgatou a memória e o papel histórico do movimento estudantil no fortalecimento do curso de Direito. 

Para o coordenador do curso, professor Alan Pançardes, a união dessas duas agendas reforçou a relevância da formação jurídica no UniFOA: “São dois momentos muito importantes: o simpósio, que já é tradicional no nosso curso e integra a pesquisa em toda a matriz curricular, e a comemoração dos 20 anos do Diretório Acadêmico, símbolo da representação estudantil. O diretório sempre esteve ao lado da coordenação, colaborando com o curso, que evolui constantemente por conta dessa parceria”, afirmou. 

A advogada Isabelle Patitucci, conselheira efetiva da OAB e presidente da Comissão de Prerrogativas, representando a doutora Carolina Patitucci, presidente da OAB, destacou o valor da iniciativa. 

“Este evento abre as portas para o movimento estudantil, o que é fundamental para o avanço da sociedade. O simpósio eleva o nível acadêmico ao trazer debates essenciais para os jovens que serão os futuros operadores do Direito. É uma iniciativa que merece ser celebrada, assim como os 20 anos de história do diretório acadêmico”. 

Já o presidente do Diretório Acadêmico, Wesley César Silva, lembrou as conquistas ao longo das duas décadas da entidade e a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de quem veio antes. 

“O diretório sempre ajudou os estudantes em sua trajetória acadêmica, seja com projetos que proporcionam prática jurídica, seja com grupos de estudo, visitas técnicas e cursos de capacitação. Celebramos 20 anos de protagonismo estudantil, honrando o legado de ex-membros que ocupam posições de destaque no legislativo, no executivo e na advocacia. É motivo de muita alegria e de responsabilidade”, ressaltou. 

Durante cinco dias de atividades, o simpósio se propôs a promover o diálogo interdisciplinar sobre os desafios do Direito na era digital, estimular a produção científica que articule teoria e prática, reforçar a centralidade dos direitos humanos nas discussões jurídicas contemporâneas e valorizar o protagonismo acadêmico dos estudantes, ao mesmo tempo em que fomentou a aproximação entre universidade, sociedade civil, setor público e tecnológico. 

O encontro mostrou que a pesquisa acadêmica e o engajamento estudantil caminham lado a lado na construção de uma formação jurídica crítica e conectada com os dilemas de um mundo cada vez mais digital, sem perder de vista a dimensão ética e humana que sustenta o Direito.

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Na tarde da última quarta-feira (2), os membros do Diretório Acadêmico do curso de Direito do UniFOA promoveram um café da tarde em agradecimento à Presidência, à Reitoria, à Coordenação do curso e ao professor Carlos Pacheco. O encontro foi marcado por uma Moção de Aplausos, em reconhecimento ao apoio prestado pela instituição às atividades do Diretório. 

Para a reitora do UniFOA, professora Ivanete de Oliveira, a homenagem reflete a sintonia entre a gestão universitária e o movimento estudantil, e reforça valores que orientam a condução da instituição. Segundo ela, receber a Moção de Aplausos representa “um reconhecimento valioso e profundamente significativo” para toda a Reitoria. 

A professora destaca que esse gesto vai além de uma simples homenagem, pois demonstra que a universidade está no caminho certo ao construir um ambiente democrático, participativo e acolhedor. “Esse momento consolida um dos pilares da nossa gestão: o protagonismo estudantil. Ver as alunas e os alunos reconhecerem a importância do diálogo e da construção conjunta reforça nosso compromisso com uma educação transformadora, ética e conectada com as necessidades do corpo discente”, completou. 

O café da tarde reuniu estudantes, professores e representantes da gestão em um momento de integração e diálogo, evidenciando a importância da participação ativa dos alunos na vida acadêmica e no fortalecimento das ações institucionais. 

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Nos dias 26, 27 e 28, o Campus Olézio Galotti em Três Poços, foi palco de reflexões profundas e compromissadas com a justiça social durante a Semana Acadêmica do curso de Serviço Social do UniFOA. Com a participação de estudantes, egressos e profissionais da área, o evento proporcionou debates enriquecedores sobre temas fundamentais para a formação crítica e ética de futuros assistentes sociais, como a atuação na educação básica, os cuidados paliativos, medidas socioeducativas e o direito à convivência familiar. 

A abertura do evento contou com uma aula magna ministrada pela Doutora Francine Helfreich Coutinho dos Santos, assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordou a presença do Serviço Social na educação pública a partir da implementação da Lei nº 13.935/2019. A legislação prevê a inserção de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas redes públicas de educação básica, reforçando o papel essencial dessas categorias na promoção de uma escola mais inclusiva e atenta às múltiplas realidades dos estudantes. 

Para a palestrante, a discussão foi fundamental para ampliar a compreensão dos estudantes sobre sua futura atuação profissional. “A palestra teve grande importância ao apresentar aos futuros assistentes sociais as particularidades do trabalho dentro das escolas públicas, em parceria com a rede de proteção da criança e do adolescente. Mais do que abrir espaço no mercado de trabalho, a presença do assistente social nas escolas contribui para a qualidade da educação e para garantir que mais alunos cheguem à universidade”, afirmou Francine. 

Outro ponto alto da semana foi a mesa redonda realizada em parceria com o curso de Direito, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 27 de maio. A atividade reuniu especialistas para discutir o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes e contou com a presença de representantes do Judiciário, do Grupo de Apoio à Adoção de Volta Redonda (GAAVR) e da docência universitária. 

Celi Moreira, coordenadora do GAAVR, emocionou os participantes ao compartilhar sua trajetória pessoal com a adoção. “Levar essa experiência para o ambiente acadêmico é extremamente importante. A universidade é onde se formam os profissionais que vão lidar com essas questões na prática. Adoção envolve múltiplas áreas – Direito, Psicologia, Serviço Social – e poder falar da minha vivência e do papel transformador do grupo de apoio é sempre muito gratificante”, destacou. 

A professora Daniele do Val, docente do curso de Serviço Social do UniFOA, também contribuiu com reflexões fundamentais sobre o direito à convivência familiar e comunitária. Em sua fala, ela ressaltou que o assistente social atua diretamente no fortalecimento dos vínculos familiares, buscando garantir o exercício da função protetiva das famílias. “O profissional precisa compreender a complexidade da dinâmica familiar, sem julgamentos, e agir para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Quando a proteção na família de origem não é possível, o instituto da adoção se torna uma medida de cuidado e garantia de direitos”, explicou. 

A programação da Semana Acadêmica foi encerrada com uma atividade voltada para a valorização do conhecimento produzido pelos próprios estudantes. Egressos do curso compartilharam suas experiências com os Trabalhos de Conclusão de Curso, fortalecendo a troca de saberes entre gerações e incentivando a produção científica como ferramenta de transformação social. 

A Semana Acadêmica do curso de Serviço Social reafirma o compromisso do UniFOA com a formação de profissionais sensíveis às questões sociais e preparados para intervir de forma ética, crítica e propositiva em diferentes contextos. Mais do que um evento acadêmico, foi um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva do saber comprometido com os direitos humanos. 

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A 26ª edição da Semana Jurídica do curso de Direito do UniFOA reforçou o compromisso da instituição com a formação completa de seus estudantes. O evento, realizado ao longo da última semana, foi marcado pela pluralidade de temas, atividades práticas, discussões acadêmicas e ações de cidadania.

A abertura ficou por conta da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que apresentou ao público a Patrulha de Proteção ao Idoso, e como o Direito se materializa na prática e atua em defesa de uma das parcelas mais vulneráveis da sociedade: a população idosa. O secretário da pasta, Coronel Henrique, destacou a importância do trabalho desenvolvido em Volta Redonda por meio do Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai), na 93ª DP, e da criação da Patrulha, em 2022.

"Apresentamos os principais eixos de atuação do nosso trabalho, que envolvem mediação, prevenção e repressão aos abusos contra pessoas acima de 60 anos, além da disseminação de informações através de palestras que já capacitaram mais de 10 mil pessoas. Entendemos que a participação dos estudantes de Direito é fundamental, pois são eles que farão valer esses direitos que tanto defendemos hoje", afirmou o Coronel, agradecendo a oportunidade ao presidente da FOA, Eduardo Prado, e ao coordenador do curso de Direito, professor Alan Pançardes.

Além do secretário, participaram da abertura a advogada Adriele Gama, que apresentou detalhes sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, e a equipe da Ordem Pública, que encenou um teatro ilustrando situações de abuso e negligência.

Ao final da abertura, foram entregues os prêmios às melhores monografias jurídicas e às melhores produções científicas de 2024. Entre os premiados, o estudante Márcio Vinícius Coelho, do 3º período, que conquistou o primeiro lugar na premiação de produção científica, celebrou a conquista e destacou o papel transformador da pesquisa no curso. "A nova grade curricular do curso de Direito incorporou a pesquisa desde o primeiro período. Isso fez com que eu e meus colegas desenvolvêssemos um pensamento mais crítico. Ganhamos voz como pensadores do Direito, e não apenas como reprodutores de conteúdo", disse o aluno, agradecendo aos professores Alan Pançardes e Rebeca Baltazar pelo apoio.

Na terça e na quarta-feira, a programação se dividiu em múltiplos ambientes com oficinas e palestras simultâneas, permitindo que os estudantes escolhessem os temas mais alinhados com seus interesses. As atividades abrangeram desde aspectos técnicos do Direito, como registros de marca, direito penal e direito de família, até temas voltados ao desenvolvimento pessoal, como oratória e controle de estresse.

Um dos grandes destaques desta edição foi a estreia do Interjúri, o primeiro júri simulado promovido por estudantes de todos os períodos. A iniciativa foi idealizada pelo Diretório Acadêmico Ayrton da Costa Paiva (DAACP) e acolhida prontamente pela coordenação do curso. "O Interjúri promoveu a integração acadêmica, o exercício prático da profissão e reforçou nosso compromisso em formar juristas capazes de atuar com competência e empatia", explicou o professor Alan Pançardes.

O estudante Márcio Vinícius também comemorou a inclusão do júri simulado na programação. "A sensibilidade da coordenação ao ouvir os alunos e colocar o Interjúri na principal semana do curso mostra que estamos em uma instituição que realmente acredita no protagonismo estudantil."

As atividades aconteceram tanto no Centro Histórico quanto no auditório Smart, com destaque para as palestras da defensora pública Dra. Luciene Torres Pereira, da professora Danielle do Amaral sobre autismo no Direito de Família, da Dra. Lívia sobre registro de marcas e do Dr. Everton sobre patronato penal.

Para o professor Alan Pançardes, a 26ª Semana Jurídica cumpriu plenamente sua missão de conectar teoria, prática e reflexão. “Foi um momento de integrar a prática, a pesquisa e o pensar jurídico. Trouxemos temas diversos, fortalecendo não só a formação técnica, mas também o desenvolvimento humano e científico dos nossos alunos.”

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Os estudantes do primeiro período do curso de Direito do UniFOA tiveram uma experiência lúdica na disciplina de Preliminares Processuais e Práticas. No dia 26 de março, a turma participou de um quiz interativo como estratégia de revisão para as avaliações semestrais, promovendo aprendizado dinâmico e colaborativo. 

A atividade, baseada na metodologia ativa, foi estruturada para revisar os principais conteúdos da disciplina por meio de perguntas e respostas. Dessa forma, os estudantes foram incentivados a participar ativamente, desenvolvendo o raciocínio rápido e consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. 

De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Alan Pançardes, a aproximação das avaliações foi um fator determinante para a escolha da dinâmica. "Percebi que era o momento ideal para revisar o conteúdo com os alunos. Mas, em vez de seguir o formato tradicional, quis trazer mais dinamismo à aula com a metodologia ativa", explicou. 

Para tornar a experiência mais envolvente, a turma foi dividida em grupos e desafiada a responder às questões em formato de quiz. "Transformamos a revisão em uma competição saudável, estimulando a participação ativa e o raciocínio rápido. O resultado foi extremamente positivo: os alunos se envolveram, reforçaram o conteúdo e ainda se divertiram durante o processo de aprendizagem", destacou Pançardes. 

A iniciativa reforça o compromisso do curso de Direito com metodologias inovadoras, proporcionando uma formação acadêmica sólida e alinhada às novas práticas pedagógicas. 

O último sábado (15) marcou o início de uma nova etapa para muitos estudantes que sonham com a graduação em Direito, mas que, devido à rotina agitada, não conseguiam encaixar os estudos durante a semana. O Curso de Direito aos Sábados teve sua primeira aula no UniFOA, reunindo alunos em busca de qualificação e novas oportunidades profissionais.

Para Alan Pançardes, coordenador do curso de Direito, ver o projeto sair do papel foi um momento de grande realização.

"Foi muito gratificante poder ver concretizada a ideia de levar o ensino superior a quem mais precisa. Nosso público é diverso, com alunos em segunda graduação, trabalhadores que não possuem disponibilidade ao longo da semana, mães e muitos outros que agora têm a chance de realizar esse sonho", comentou Alan.

A iniciativa amplia o acesso à formação jurídica, permitindo que mais pessoas possam se capacitar para o mercado de trabalho. Além da advocacia, o curso de Direito abre portas para diversas carreiras, como concursos públicos e áreas que exigem conhecimento jurídico.

"O curso de Direito é uma grande porta para mudança e transformação de vida. Além das oportunidades profissionais, os conhecimentos adquiridos podem complementar a formação e a atuação de quem já está no mercado. Poder proporcionar essa inclusão e igualdade à população trabalhadora nos dá o sentimento de dever cumprido," destacou Alan Pançardes.

As inscrições para o Curso de Direito aos Sábados seguem abertas, oferecendo uma oportunidade única para quem deseja ingressar no ensino superior sem comprometer sua rotina semanal.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do UniFOA ou entre em contato com a instituição pelo WhatsApp (24)33408445.

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Na última quinta-feira, 5, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou o Exame de Aferição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma avaliação essencial para alunos concluintes ou já formados no curso de Direito. O evento contou com a presença de Matheus Alves Moreira, representante da presidente da OAB, Carolina Patitucci, além de professores e alunos da instituição, promovendo uma avaliação prática essencial para a carreira jurídica. 

Para estudantes de Direito, o Exame de Aferição da OAB representa mais do que uma simples avaliação: é um marco que reflete a preparação e o esforço investidos ao longo de anos de estudo. Combinando teoria e prática, a banca de aferição não apenas mede os conhecimentos adquiridos, mas também projeta os futuros profissionais no cenário jurídico, consolidando sua confiança e abrindo portas para o mercado de trabalho.  

A prova, aplicada anualmente, tem como objetivo avaliar os conhecimentos práticos dos candidatos adquiridos ao longo da sua formação. Segundo Matheus Alves Moreira, o exame verifica o nível de preparação dos alunos em relação à prática jurídica, incluindo a atuação ética e o domínio do Estatuto da Advocacia. “Essa aferição analisa se o aluno teve contato com a prática e se ele domina os conhecimentos necessários para o exercício da profissão. É um processo que envolve questões éticas e o respeito às normas que regem a advocacia”, explicou. 

Alan Pançardes da Rocha, coordenador do curso de Direito do UniFOA, explicou o formato do exame, que consiste em uma prova oral aplicada por uma banca composta por um representante da OAB e três professores da instituição. “Os alunos avaliados são questionados sobre práticas profissionais, abrangendo conhecimentos adquiridos nos estágios e na graduação”, ressaltou o coordenador. 

Para os alunos, a aprovação no exame representa um grande avanço, contribuindo para o fortalecimento do currículo e ampliando as possibilidades no mercado de trabalho. “A aprovação na banca de aferição confere ao aluno um diploma que equivale a dois anos de prática jurídica. Esse reconhecimento é fundamental não apenas para compor o currículo e facilitar o ingresso no mercado de trabalho, mas também para atender requisitos de concursos públicos, como os da Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública”, completou Alan. 

Além de preparar os alunos para a prática jurídica, o Exame de Aferição reflete o comprometimento do UniFOA e da OAB com a qualidade do ensino e a capacitação profissional, promovendo uma formação completa que alia teoria e prática, garantindo que os futuros advogados estejam aptos a enfrentar os desafios da profissão com ética e competência. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do UniFOA desempenha um papel essencial nesse processo, oferecendo experiências reais de atuação na advocacia, um diferencial durante o evento. 

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) lançou uma novidade para o ensino superior em Volta Redonda: o curso de Direito aos sábados, especialmente projetado para atender às demandas de pessoas com rotinas profissionais e pessoais intensas. Com carga horária integral e programação de aulas das 8h às 18h20, o curso combina flexibilidade com excelência acadêmica, mantendo a mesma estrutura e qualidade da matriz semanal, incluindo a curricularização da pesquisa e o foco na prática jurídica desde o primeiro período. 

Segundo a professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, o curso representa uma resposta inovadora às necessidades da comunidade:
"Este curso é mais do que uma oportunidade educacional; é uma porta aberta para aqueles que, muitas vezes, são impedidos de realizar o sonho da formação superior devido às exigências do trabalho durante a semana." 

O formato foi pensado para atender trabalhadores, pais e profissionais que enfrentam desafios para conciliar os estudos com a rotina semanal. Seja para quem realiza plantões, pais que não têm com quem deixar seus filhos no período noturno ou para aqueles que buscam uma segunda graduação, o modelo de aulas aos sábados oferece uma alternativa viável e inclusiva. 

Para a reitora, a iniciativa reflete o compromisso do UniFOA com a inclusão e a transformação social:
"Volta Redonda e região ganham, com essa proposta, uma alternativa inclusiva e acessível, que reconhece e respeita as jornadas e os desafios enfrentados pelos trabalhadores. O Direito aos sábados simboliza a crença de que a educação é transformadora e deve estar ao alcance de todos, independentemente das limitações de horário." 

O curso de Direito aos sábados mantém o mesmo rigor acadêmico e práticas jurídicas essenciais do formato semanal. Ele é também uma oportunidade para quem busca uma segunda graduação ou deseja se especializar sem abrir mão de sua rotina. 

A professora Ivanete Oliveira também destacou o impacto do curso no fortalecimento da missão institucional do UniFOA:
"Ao proporcionar essa possibilidade, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e a justiça social, oferecendo um curso de excelência que prepara cidadãos críticos, éticos e prontos para atuar em benefício de uma sociedade mais justa e igualitária." 

Com essa novidade, o UniFOA reafirma sua posição de destaque no ensino superior, conectando inovação, qualidade e acessibilidade para transformar vidas e contribuir com o desenvolvimento da região. 

Docentes e discentes do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, lançaram a cartilha “Despertar Para Mudança: Prevenção Contra Violência Doméstica”, um projeto de extensão para a conscientização e combate à violência doméstica. Segundo o último censo realizado em 2023 pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), 30% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar causada por um homem. 

O projeto surgiu da necessidade de enfrentar o aumento dos casos de violência doméstica e de levar informações claras e objetivas à comunidade, de forma acessível. O objetivo principal vai além de promover o empoderamento das vítimas; visa também conscientizar a sociedade sobre o tema, contribuindo para a desmistificação de preconceitos e a redução das barreiras que impedem as vítimas de denunciarem seus agressores, com o intuito de romper o ciclo de violência. 

“Muitas vezes, as vítimas desconhecem as formas de buscar apoio e o amparo legal que possuem. A cartilha foi idealizada como uma ferramenta educativa para dúvidas claras, orientar sobre como identificar diferentes formas de violência e mostrar os caminhos de proteção previstos pela lei, como as medidas protetivas e o acesso à rede de apoio”, explica Alan Pançardes, professor e coordenador do Curso de Direito. 

Com uma abordagem interdisciplinar, a iniciativa também beneficia os estudantes envolvidos, promovendo uma visão colaborativa e completa sobre o conteúdo a ser compartilhado. O curso de Direito contribuiu com a precisão e esclarecimento das informações jurídicas; o curso de Jornalismo garantiu a construção de uma comunicação acessível e sensível, ampliando o alcance do projeto e abordando o tema com ética e cuidado; já o curso de Publicidade e Propaganda foi essencial na criação de uma estratégia visual e de divulgação eficiente, tornando o conteúdo mais atraente e com maior alcance. 

“Essa troca de saberes não só aproximou diferentes áreas, mas também permitiu que cada grupo compreendesse melhor o papel de sua profissão no combate à violência doméstica, formando uma abordagem mais completa e humana para apoiar as vítimas e sensibilizar a sociedade”, complementa Alan. 

A expectativa é que o projeto promova uma mudança significativa na conscientização da comunidade local sobre a violência doméstica, incentivando um entendimento mais profundo sobre o que constitui abuso e quais são os direitos das vítimas. “Queremos que as pessoas se sintam mais informadas e preparadas para reconhecer e denunciar casos de violência, sabendo que têm amparo legal e apoio de uma rede de serviços locais”, reforça o coordenador. 

Além disso, a iniciativa visa estimular a divulgação e sensibilizar a sociedade, procurando desmistificar o tema e fortalecer a cultura de acolhimento e proteção às vítimas, incentivando a construção de relações mais saudáveis e seguras. 

Para os estudantes, a experiência vai além da teoria. Maria Eduarda Bodstein, aluna do 2º período de Direito, compartilha sua experiência: “Tem ampliado meu senso de responsabilidade e me proporcionado um olhar mais atento sobre questões de justiça e apoio social. Esse projeto também enriquece minha formação acadêmica ao me expor a pesquisas e discussões que não fazem parte da grade curricular tradicional, contribuindo para uma formação mais humana e completa.” 

O projeto promove uma rica troca de conhecimentos, permitindo que os alunos aprimorem valores éticos e uma consciência social mais profunda. “A violência doméstica é uma questão de grande importância para a nossa sociedade e uma realidade difícil enfrentada por muitos brasileiros. Participar e elaborar um projeto de extensão desde o início é essencial para entendermos e construirmos nosso papel na sociedade”, afirma Gabriel Viana, aluno do 1º período de Jornalismo. 

A cartilha “Despertar Para Mudança: Prevenção Contra Violência Doméstica” exemplifica como a educação pode ser um agente transformador na sociedade. Ao integrar teoria e prática, os alunos não apenas expandem seu conhecimento, mas também são treinados para a construção de uma comunidade mais justa e consciente. 

CARTILHA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

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Na última quarta-feira (30), os estudantes do décimo período do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram de uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em uma atividade que enriqueceu a formação acadêmica com experiências do mundo real. Organizada pela professora Rebeca Baltazar como parte da disciplina de Direito Processual Administrativo, a visita permitiu que os estudantes assistissem a uma sessão plenária, observando de perto os procedimentos e as discussões envolvendo licitações, contratos de concessão e a prestação de contas governamentais. 

A professora Rebeca Baltazar destacou o impacto dessa experiência prática, pois torna tangível o que é falado em sala de aula: 

“Elas conseguiram observar como são tratados problemas em processos licitatórios, questões sobre a anulação de contratos de concessão e prestações de contas – temas que abordamos de forma teórica em sala. Visualizar os advogados realizando sustentações e os conselheiros apresentando suas teses faz com que percebam a aplicabilidade dos dispositivos que estudamos, que, muitas vezes, embora compreendidos, não são reconhecidos em sua totalidade.” 

Entre as alunas participantes, Julia Miranda destacou a relevância da visita para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, ressaltando a maneira como a experiência conectou os conceitos teóricos às práticas observadas: 

“A experiência proporcionou a oportunidade de vivenciar, na prática, diversos conhecimentos que, até então, nos eram transmitidos apenas de forma teórica em sala de aula. A observação direta do funcionamento de uma instituição tão importante para o controle das contas públicas nos permitiu ampliar nossa compreensão sobre o papel fiscalizador e o impacto do Tribunal nas esferas governamentais.” 

Julia também elogiou a condução da professora Rebeca Baltazar, cuja abordagem didática facilitou a absorção do conteúdo e a compreensão dos processos: 

“A professora habilmente nos guiou na conexão entre os conceitos discutidos nas aulas e as práticas institucionais que testemunhamos, o que foi fundamental para o pleno aproveitamento da visita.” 

A visita ao TCE-RJ exemplifica a importância das iniciativas de campo promovidas pelo UniFOA, que busca complementar o aprendizado teórico com experiências práticas. Momentos como esse não só expandem a visão crítica dos alunos como também os preparam para os desafios futuros da carreira, desenvolvendo competências fundamentais para sua atuação no mercado jurídico. 

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