A 3ª Semana Acadêmica da Escola de Gestão e Negócios (EGN) do UniFOA reuniu uma programação intensa e variada, pensada para aproximar teoria e prática e oferecer aos alunos experiências que vão além da sala de aula. Ao longo da semana, os estudantes participaram de atividades voltadas para o empreendedorismo, a pesquisa, a inovação e o protagonismo estudantil, sempre em sintonia com as demandas do mercado atual.
A proposta do evento foi justamente estimular a reflexão sobre temas fundamentais, como liberdade financeira, carreira e uso de novas tecnologias, entre elas, a inteligência artificial aplicada à pesquisa científica. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus próprios projetos na Feira de Negócios e participar do I Startup Challenge, que incentivou a criação de modelos de negócios inovadores com impacto social.
A abertura contou com a palestra de Renata Alarcão, consultora do Sebrae, sobre o tema “Negócios que transformam – Empreender com propósito em tempos de mudança”. Para ela, a iniciativa do UniFOA representa um elo fundamental entre a academia e o mercado de trabalho, sem abrir mão da formação crítica dos futuros profissionais.
“Num mundo cada vez mais tecnológico, promover o conhecimento e as habilidades comportamentais é um grande diferencial para os alunos. Fiquei extremamente honrada com a presença em massa dos estudantes e ainda mais feliz com a qualidade das perguntas. Como egressa e ex-professora da instituição, sinto-me privilegiada em contribuir para o desenvolvimento de futuros profissionais comprometidos com a transformação social”, afirmou.
A coordenadora da Escola de Gestão e Negócios, professora Patrícia Nunes, reforçou que a Semana Acadêmica é um momento privilegiado para ampliar horizontes e vivenciar na prática os conceitos discutidos em sala.:
“É o momento de vivenciar na prática o empreendedorismo, a inovação e a pesquisa, ampliando a rede de contatos e desenvolvendo competências como liderança, visão estratégica e criatividade. A diversidade da programação foi planejada para contemplar diferentes dimensões da formação, aproximando os estudantes do mercado e fortalecendo o propósito da EGN: formar profissionais completos, críticos e preparados para os desafios contemporâneos”.
Ela também destacou o trabalho coletivo na organização do evento:
“Contamos com uma equipe de professores engajados, a participação da Atlética e dos representantes de turma, que assumiram responsabilidades conosco. Um agradecimento especial à professora Mestre Débora Cristina Lopes Martins, idealizadora da Semana, que conduziu cada etapa com excelência, unindo criação, logística e articulação de pessoas de forma impecável”.
Já a professora Débora Martins, responsável pelo Eixo de Extensão e uma das organizadoras, ressaltou o envolvimento dos alunos como diferencial desta edição:
“Foi incrível ver os alunos participando de verdade, apresentando ideias, interagindo e se envolvendo nos desafios. Tivemos a contribuição ativa da recém-criada Liga Acadêmica Carreira, Negócios e Tecnologia, além da Feira de Negócios, que reuniu estudantes empreendedores com seus projetos. A sensação é de que aprendemos juntos e que a Semana se consolidou como um espaço vivo de troca e crescimento”.
O engajamento e a participação estudantil também foram lembrados por Arnaldo Júnior, representante do diretório acadêmico da EGN:
“Claro que deu trabalho e responsabilidade, mas no fim valeu muito a pena. Aprendemos muito com a organização, fizemos conexões e vimos os colegas participando ativamente. Para mim, significa sentir que nossa opinião importa, e isso motiva a contribuir cada vez mais”.
Com palestras, painéis, feiras e desafios, a 3ª Semana Acadêmica da Escola de Gestão e Negócios deixou sua marca: mais do que um evento acadêmico, tornou-se um espaço vivo de aprendizado, troca e inovação, onde estudantes, professores e mercado caminham juntos para transformar realidades.
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Os estudantes do Eixo 3 da Escola de Gestão e Negócios do UniFOA apresentaram, na última semana, os resultados de um projeto pedagógico inovador realizado em parceria com a empresa Trend Auto, de Barra Mansa. A atividade, que integra a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) adotada pela instituição, permitiu aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis vivenciar na prática os desafios do mundo empresarial e propor soluções concretas a problemas reais.
Ao todo, 11 grupos de alunos participaram do desafio, realizando um diagnóstico completo da empresa e propondo melhorias nas áreas de gestão, finanças, operações, mercado e sustentabilidade. A ação foi orientada pelos professores Débora Cristina Lopes Martins e Rodrigo da Costa Alves, responsáveis pelo Eixo 3.
Durante o evento de apresentação, o sócio-proprietário da Trend Auto, Vinícius Maia Honório, destacou a importância da parceria. “A gente fica muito feliz com esse tipo de iniciativa. São vários trabalhos, e cada grupo trouxe uma visão diferente, com propostas bem aprofundadas. Com certeza, vamos analisar cada material com calma. Já anotei vários insights que podem fazer uma diferença enorme na nossa empresa, principalmente em áreas como manutenção, que envolvem custos significativos”, declarou.
Vinícius também ressaltou o valor de ouvir contribuições externas vindas de estudantes ainda em formação. “O maior aprendizado, para mim, foi justamente esse: ouvir pessoas de fora do nosso segmento, que trouxeram uma nova perspectiva. Essa troca foi muito rica e, sem dúvidas, positiva para todos os envolvidos.”
A professora Débora Martins enfatizou que o projeto reflete o compromisso da Escola de Gestão e Negócios em formar profissionais preparados para os desafios do mercado. “Na minha época, a gente aprendia conceitos na teoria e depois se virava no mercado. Hoje é diferente. Os nossos alunos já entram em contato com problemas reais dentro da graduação. Essa experiência prática é transformadora”, afirmou.
Ela também comentou sobre o impacto emocional do projeto. “Ver um empresário agradecido, emocionado com os resultados, nos enche de orgulho. É uma construção conjunta, no começo pode haver dificuldade, mas os alunos acabam se apaixonando pelo processo e entregam soluções de alto nível.”
Entre os estudantes, o projeto também deixou marcas profundas. Gabriel Rodrigues, um dos participantes, descreveu a atividade como uma das mais desafiadoras da graduação. “Estudamos por mais de dois meses uma empresa consolidada, com mais de uma década de atuação no mercado e uma equipe de mais de 26 colaboradores. Nossa proposta foi reorganizar um dos processos de preparação de veículos, utilizando a própria equipe que a Trend já possuía.”
O grupo de Gabriel elaborou um mapeamento completo dos processos internos, além de implementar uma nova metodologia de classificação de veículos. “Procuramos soluções simples, mas eficazes. A base teórica adquirida em sala de aula, somada à orientação dos professores Débora e Rodrigo — que muitas vezes ficaram conosco após o horário das aulas —, foi essencial para o sucesso do projeto.”
Gabriel finaliza destacando o valor prático da iniciativa. “Com toda segurança, afirmo que esse projeto representou um aprendizado enorme para todos: professores, alunos e até mesmo para a empresa, que nos deu um retorno muito positivo. Jamais imaginávamos que uma organização desse porte pudesse se beneficiar de soluções criadas por estudantes.”
A proposta do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) de integrar teoria e prática, por meio de metodologias ativas como a ABP, consolida-se como um diferencial da instituição. A cada nova edição dos projetos integradores, a Escola de Gestão e Negócios reafirma seu papel na formação de profissionais capazes de transformar a realidade empresarial da região.
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Garantir a qualidade e a segurança no atendimento em consultórios e clínicas é um desafio constante para os profissionais de saúde. Com o objetivo de enfrentar essa demanda e promover o desenvolvimento contínuo, os cursos de Enfermagem, Odontologia, Escola de Negócios e Publicidade e Propaganda lançaram o projeto de extensão “Boas Práticas em Saúde”, que integra diversos conhecimentos.
O projeto tem como foco a disseminação de boas práticas em saúde, visando garantir maior segurança ao paciente, conformidade com as normas de biossegurança e descarte correto de resíduos. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
A professora Lucrécia Loureiro, do curso de Enfermagem, destacou a importância da ação: “Essa primeira oficina foi um sucesso, pela expressiva adesão, pela qualidade das interações e pelo alinhamento aos princípios da extensão universitária. A continuidade nas próximas semanas ampliará ainda mais os impactos positivos.”
A primeira oficina, realizada na última sexta-feira, 9, foi dedicada aos cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde de Volta Redonda, reunindo 44 participantes, incluindo 16 cirurgiões-dentistas, 8 auxiliares de consultório dentário (ACDs) e 20 estudantes universitários – 6 de Odontologia e 14 de Enfermagem.
Os participantes tiveram acesso a conteúdos atualizados sobre biossegurança, técnicas de atendimento e descarte de resíduos de saúde. Para o cirurgião-dentista Gabriel Azevedo, a experiência foi fundamental para reforçar conhecimentos e atualizar práticas: “É muito bom, porque muitos profissionais que têm muito tempo de prefeitura acabam esquecendo algumas coisas. Essa atualização é essencial.”
Uma das características do projeto é a integração interprofissional. Enquanto os estudantes de Enfermagem e Odontologia abordam aspectos técnicos e clínicos, os alunos da Escola de Negócios e de Publicidade e Propaganda contribuem com estratégias de gestão e comunicação.
Durante a oficina, os alunos de Enfermagem também aplicaram vacinas contra a gripe em 20 participantes, em parceria com a equipe de Saúde do Trabalhador/CEREST, reforçando a importância da prevenção e da imunização. Igor Almeida, estudante do 9º período de Enfermagem, destacou a importância dessa vivência: “É uma responsabilidade muito grande orientar quem já é formado. Essa troca de experiências é uma oportunidade excelente.”
O projeto não apenas promove o aprimoramento técnico, mas também fortalece o compromisso dos profissionais com práticas sustentáveis e responsáveis, como o descarte correto de resíduos. Ao capacitar profissionais e estudantes, o UniFOA contribui diretamente para a melhoria da saúde coletiva e para a redução de riscos ambientais.
A continuidade das oficinas nas próximas semanas reforça o compromisso da instituição com a formação prática e cidadã, promovendo uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula e impacta diretamente a comunidade.
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Estudantes dos cursos de Comunicação Social e da Escola de Gestão e Negócios do UniFOA conquistaram o segundo e o terceiro lugar na Maratona de Ideias, promovida pelo Vírgula Hub – o primeiro hub de inovação de Volta Redonda e região, no final do mês passado. O evento contou com a participação de diversas instituições de ensino, como UniFOA, IFRJ, UFF e UGB, além de empresas parceiras como FAPERJ, SEBRAE e CDL, com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento local.
A equipe premiada com o terceiro lugar apresentou o projeto Fleet Rise – o copiloto emocional que cuida de quem move o país, voltado à saúde mental de caminhoneiros. O grupo foi contemplado com um cheque de mil reais. A proposta oferece suporte emocional aos motoristas por meio de mensagens motivacionais, práticas de relaxamento e atividades físicas durante o descanso obrigatório. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que cerca de 30% dos acidentes nas rodovias federais estão relacionados à saúde mental, o que evidencia a relevância da iniciativa.
“O mais importante foi perceber o impacto que nossa ideia pode ter na vida real. A colocação foi incrível, mas o sentimento de contribuir com algo significativo é o maior prêmio”, afirmou o estudante Jotah Barros, um dos idealizadores do Fleet Rise.
Já o grupo que ficou em segundo lugar desenvolveu uma solução voltada à segurança e ao bem-estar de caminhoneiros, com um sistema de assistência em situações de risco e emergência nas estradas.
“Queríamos criar algo que realmente fizesse diferença na vida desses profissionais. A experiência foi enriquecedora, colaborativa e cheia de aprendizados. Ser reconhecido entre tantas boas ideias foi uma sensação única”, declarou Pedro Mateus, aluno da Escola de Comunicação.
O professor Eduardo Carreiro, mentor das equipes do UniFOA, destacou a importância da vivência prática proporcionada pelo evento. “A maratona reuniu estudantes de várias instituições, em equipes interdisciplinares, desafiadas a resolver problemas reais com base em ferramentas como o Lean Canvas. Foi uma oportunidade valiosa de aplicar os conhecimentos acadêmicos em situações concretas, com apoio de mentores, profissionais da empresa Excelsior e do SEBRAE.”
Durante o evento, os participantes assistiram a palestras, interagiram com motoristas e representantes da empresa parceira, e desenvolveram suas propostas em tempo real, encerrando o dia com apresentações para uma banca avaliadora e o público presente.
A participação expressiva e o reconhecimento conquistado reforçam o compromisso da Escola de Comunicação do UniFOA com a formação crítica, criativa e voltada para os desafios da sociedade.
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A Escola de Gestão e Negócios do UniFOA participou de uma ação social realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda (PMVR) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ), com o objetivo de orientar a população sobre dúvidas relacionadas à Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A atividade aconteceu na Biblioteca Municipal Raul de Leone, na Vila Santa Cecília, e foi voltada para o esclarecimento gratuito da comunidade sobre a obrigatoriedade da declaração, documentos necessários, prazos e possíveis penalidades.
A iniciativa faz parte do projeto “Ação Facilita Imposto de Renda”, promovido pelo CRC-RJ, que percorre municípios do estado com o intuito de oferecer orientações à população e estimular a destinação de parte do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. “A gente não faz a declaração no local, mas tiramos dúvidas. As pessoas podem levar seus documentos, e nossa equipe analisa se há obrigatoriedade de declarar e como fazer isso corretamente”, explicou Tamires Barbosa, conselheira do CRC-RJ e coordenadora da Comissão dos Fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso.
Tamires destacou ainda a importância da participação dos estudantes universitários na ação. “É fundamental inserir os jovens nesse processo. Eles vivenciam, na prática, o que estudam na faculdade, com o suporte de seus professores. Além disso, passam a compreender melhor a legislação tributária e, em muitos casos, conseguem até gerar renda extra prestando esse serviço futuramente”, afirmou.
Para Patrícia Reis, coordenadora da Escola de Gestão e Negócios, a parceria entre o UniFOA, o CRC-RJ e a prefeitura reforça o compromisso social da instituição e conecta a formação acadêmica com as necessidades reais da sociedade. “Mesclamos alunos do primeiro, terceiro e quinto eixos para que houvesse uma troca de experiências. Eles se desenvolvem ao mesmo tempo em que contribuem com a comunidade. O Imposto de Renda está diretamente relacionado ao sistema tributário nacional, conteúdo presente nas nossas unidades de competência. Então existe uma forte conexão entre teoria e prática aqui”, pontuou a coordenadora.
Durante a ação, os estudantes, acompanhados por professores e profissionais do CRC-RJ, explicaram também sobre os riscos de cair na malha fina, prazos de restituição, ambientes seguros para fazer a declaração, além de alertar sobre multas e penalidades por omissão ou fraudes. A participação ativa e o engajamento dos alunos evidenciaram o potencial das ações integradas entre universidade, conselhos profissionais e poder público.
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A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação anual dos brasileiros e uma importante ferramenta do Governo Federal para acompanhar a evolução patrimonial da população, garantindo maior controle sobre os rendimentos e gastos dos contribuintes. Em 2025, o prazo para envio da declaração vai até o dia 30 de maio, e devem declarar aqueles que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 em 2024.
Para ajudar a população neste processo, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) mantém, desde 2015, o “Projeto de Ensino: Plantão Imposto de Renda”, vinculado ao Escritório da Cidadania, gerenciado atualmente pela Escola de Gestão e Negócios em parceria com o Núcleo de Práticas Contábeis. A iniciativa oferece atendimento gratuito para preenchimento da declaração de IRPF, voltado a contribuintes que receberam até R$ 40.000 em rendimentos no último ano.
O plantão acontece às quartas-feiras, das 15h30 às 17h, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, e conta com a participação de estudantes do curso e professores orientadores. Os atendimentos são feitos de forma prática, com foco no aprendizado acadêmico e no compromisso social da instituição.
Para ser atendido, o contribuinte deve apresentar os seguintes documentos:
Muitas pessoas acreditam que declarar o Imposto de Renda significa automaticamente pagar o tributo, mas nem sempre isso ocorre. A declaração é, na verdade, um informe detalhado dos rendimentos — sejam eles tributáveis ou isentos — recebidos ao longo do ano, como salários, aluguéis, investimentos e aposentadorias. Mesmo quem não precisa pagar nada deve declarar, pois o documento permite ao governo acompanhar a movimentação financeira e a evolução do patrimônio do contribuinte.
Além disso, em alguns casos, o contribuinte pode ter valores retidos pela Receita Federal ao longo do ano, e ao fazer a declaração corretamente, pode ter direito à restituição, ou seja, receber parte desse valor de volta.
O Imposto de Renda é um tributo federal obrigatório. Os valores arrecadados são utilizados pelo governo para custear despesas da máquina pública e investir em setores como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Não realizar a declaração no prazo pode gerar multas e sanções legais ao contribuinte.
A Escola de Gestão e Negócios (EGN) do UniFOA promoveu mais uma edição do Integra EGN, um evento dedicado a fortalecer a conexão entre ingressantes e veteranos, criando um ambiente acadêmico acolhedor e inclusivo. Em sua segunda edição, o encontro teve como ponto central a comunicação não-violenta (CNV), tema fundamental para a construção de relações interpessoais mais saudáveis e produtivas, tanto na vida universitária quanto no mundo dos negócios.
A coordenadora da EGN, Patricia Reis, destaca a importância desse momento para os estudantes. "O evento 'II Integra EGN: Diálogos Construtivos — Práticas de Comunicação Não-Violenta (CNV)' impacta os estudantes de maneira muito positiva ao promover o desenvolvimento de habilidades essenciais tanto para a vida acadêmica quanto para a futura atuação profissional", explica. Segundo ela, além de aprimorar a comunicação e liderança, a iniciativa contribui para a construção de uma cultura de respeito e diversidade, tornando os alunos mais preparados para lidar com desafios no mercado de trabalho.
A comunicação não-violenta é um método que enfatiza a empatia, a escuta ativa e a expressão respeitosa dos sentimentos e necessidades. Em um ambiente corporativo, dominar essa habilidade pode ser um diferencial para evitar conflitos, melhorar negociações e promover uma cultura organizacional mais colaborativa. "A CNV favorece o desenvolvimento da empatia, facilita a resolução de conflitos e promove relações mais saudáveis — habilidades fundamentais para profissionais que atuarão diretamente com pessoas", reforça Patricia.
O professor Edilberto Ventureli, do curso de Publicidade e Propaganda foi quem conduziu a palestra com os estudantes e vê esses momentos como uma oportunidade muito importante, pois proporciona que as pessoas a repensem suas vozes e falas.
“Foi fantástica a entrega e o engajamento dos alunos nas atividades propostas e a coordenadora Patrícia, os professores e os alunos auxiliares me ajudaram muito. A comunicação não-violenta muda padrões, constrói e conecta relações desgastadas em todos os níveis de relacionamento, inclusive profissionais”, disse Edilberto.
Além de promover um aprendizado sobre comunicação eficaz, o Integra EGN também visa facilitar a adaptação dos novos alunos à rotina universitária. O evento proporciona um espaço para que ingressantes troquem experiências com veteranos, criando laços de amizade e apoio mútuo.
"A chegada de novos estudantes é sempre um momento de renovação e enriquecimento. O evento busca facilitar essa transição, criando um ambiente de apoio e troca de experiências, onde os veteranos compartilham suas vivências e orientam os novos estudantes", completa a coordenadora.
O II Integra EGN visa capacitar os profissionais para que eles cheguem mais preparados para os desafios do futuro, incentivando não apenas o conhecimento técnico, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais essenciais para uma atuação de sucesso no mercado.
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Na última quarta-feira (29), Patrícia Reis, professora e coordenadora da Escola de Gestão e Negócios do UniFOA, participou do programa de rádio Fato Popular. Durante a entrevista, ela abordou os diferenciais dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da instituição, destacando como a formação acadêmica prepara os estudantes para o mercado de trabalho e as exigências do setor empresarial.
A Escola de Gestão e Negócios do UniFOA tem como objetivo proporcionar um ensino dinâmico e alinhado às necessidades do mercado, formando profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da Administração e Ciências Contábeis. Patrícia Reis explicou como a estrutura dos cursos foi planejada para oferecer uma formação abrangente, incluindo disciplinas atualizadas e experiências práticas que possibilitam uma melhor preparação dos alunos.
Durante a entrevista, a professora ressaltou a importância da interconexão entre os cursos da Escola de Gestão e Negócios, destacando como os estudantes têm acesso a projetos integrados e oportunidades que complementam sua formação. Entre os diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário, estão a inserção de metodologias inovadoras, o contato com profissionais renomados da área e a possibilidade de participação em estágios e programas de extensão.
A grade curricular foi estruturada para atender às demandas do mercado atual, com disciplinas que abordam desde fundamentos teóricos até aplicações práticas. Alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos que simulam desafios reais enfrentados por empresas, proporcionando uma vivência enriquecedora e essencial para a formação profissional.
Outro ponto abordado foi a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. A coordenadora enfatizou o compromisso do UniFOA em formar profissionais qualificados e competitivos, destacando que muitos ex-alunos da instituição já se destacam em suas carreiras, ocupando posições de liderança e gestão em empresas de diversos segmentos.
Para aqueles que estão decidindo qual carreira seguir, Patrícia reforçou as vantagens de optar pelos cursos da Escola de Gestão e Negócios, enfatizando a ampla gama de possibilidades de atuação que essas áreas oferecem. A entrevista serviu como um convite para que futuros universitários conheçam mais sobre o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e a qualidade do ensino proporcionado pela instituição.
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Atividades acadêmicas que integram teoria e prática são essenciais para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir com transformações positivas na sociedade.
Esse é o objetivo do Estação UniFOA, evento promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) ao final de cada semestre para os estudantes dos cursos de Educação à Distância (EaD). Mais do que um seminário de apresentação de projetos, o encontro busca acolher os estudantes, promovendo a integração entre eles e a vivência nas estruturas do campus.
No último sábado, 7, o Estação UniFOA reuniu estudantes de diferentes áreas para apresentar projetos desenvolvidos ao longo do semestre, com aplicação prática e impacto social. O evento, contou com a participação de alunos das Escolas de Negócios, Engenharia e Tecnologias.
Para Italo Rodrigues, professor do curso de Engenharia, esta edição foi particularmente significativa, pois marcou a primeira apresentação após a atualização da matriz curricular dos cursos de Engenharias (Civil, Produção, Computação) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“Foi perceptível a dedicação dos estudantes em realizar um trabalho prático, seja de Engenharia, seja de desenvolvimento de software. Na Engenharia, os alunos resolveram problemas de modelagem orientados a dados, utilizando ferramentas de cálculo e física para demonstrar a importância do monitoramento de informações. Já nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os projetos abordaram soluções para problemas reais do mercado”, destacou o professor.
A Escola de Negócios também trouxe projetos de grande relevância. De acordo com o professor Dr. Koffi Djima Amouzou, coordenador dos cursos digitais da Escola de Negócios, 12 iniciativas baseadas em princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) foram apresentadas, destacando-se pela ênfase em responsabilidade social e sustentabilidade.
“Esses projetos visam promover transformações significativas na sociedade, especialmente na região Sul Fluminense, ao abordar dimensões econômicas, sociais, culturais e geográficas. Além disso, eles integram extensão e aprendizado prático, com impacto direto em comunidades carentes”, afirmou o coordenador.
Com a presença de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Gestão de Recursos Humanos (Escola de Negócios); Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Computação (Escola de Engenharia); e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Escola de Tecnologias), garantiu um intercâmbio rico de ideias e soluções criativas para desafios contemporâneos com a diversificação de áreas.
A Estação UniFOA reafirma o compromisso do Centro Universitário em integrar ensino, pesquisa e extensão, criando oportunidades para a aplicação prática do conhecimento. Com isso, a instituição contribui para a formação de futuros profissionais comprometidos com a eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social, consolidando seu papel como agente de desenvolvimento regional.
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O primeiro Demoday promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense foi um marco para o ecossistema de inovação local. Realizado em parceria com o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa, o evento teve como objetivo principal oferecer uma vitrine para a apresentação de projetos de startups da região, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico.
O evento reuniu startups em diferentes estágios de maturidade – desde protótipos até negócios já em operação. Cada participante trouxe suas próprias metas, variando entre busca por patrocinadores, investidores, espaços para testes, parcerias e soluções tecnológicas. Durante a programação, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias para um grupo diversificado de convidados, ampliando a visibilidade de suas soluções.
Após as apresentações, o Demoday proporcionou um momento de networking, essencial para a troca de ideias e construção de possíveis parcerias e negócios. Rafael Lima professor da Escola de Gestão e Negócios e mentor de inovação e empreendedorismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) no Vírgula Hub, destacou a importância desse tipo de interação:
“É uma oportunidade de aprender e de conhecer propostas e soluções que atendam às necessidades da região, indo ao encontro dos objetivos estratégicos aos quais somos apoiadores.”
Uma banca avaliadora, teve a tarefa de questionar, compreender e oferecer sugestões sobre as propostas apresentadas. Rafael Lima, convidado para integrar a banca como representante do Vírgula Hub, comentou sobre o papel dos avaliadores:
“A participação na banca é uma forma de ajudar a compreender os desafios e os objetivos de cada negócio, emitindo pareceres e feedbacks que podem ser fundamentais para o desenvolvimento dessas startups.”
O Demoday mostrou que a troca de experiências e o apoio mútuo são essenciais para fortalecer a comunidade empreendedora e abrir novos caminhos para o crescimento econômico da região.
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