A egressa do curso de Engenharia de Produção e do Mestrado Profissional em Materiais (MEMATdo UniFOA, Julia Cardoso Landim, conquistou uma das vagas no doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerada uma das seleções mais concorridas do Brasil. Além disso, também foi aprovada no Instituto Militar de Engenharia (IME), consolidando seu destaque acadêmico. 

"Ambos os processos seletivos foram extremamente desafiadores, pois são as instituições mais concorridas do país. Tive muito receio de não ser aprovada, mas contei com o apoio incondicional do meu marido, dos meus pais e da minha orientadora, Prof. Cirlene Bandeira, que acreditaram em mim mais do que eu mesma", compartilhou Julia. 

A trajetória acadêmica da egressa começou no Centro Universitário de Volta Redonda, onde concluiu a graduação em Engenharia de Produção no final de 2022 e o Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) no final de 2024. Seu interesse pela pesquisa surgiu logo no início da graduação, o que a levou a se envolver em projetos acadêmicos e a desenvolver um perfil voltado à investigação científica. 

"Desde o primeiro semestre da graduação, me envolvi em projetos de pesquisa e descobri minha paixão pela área. O doutorado sempre foi meu maior objetivo, e foi por meio da pesquisa que encontrei o caminho para realizá-lo", afirmou Julia. 

A conquista de Julia reforça a excelência da formação oferecida pelo UniFOA. Para a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Samantha Grisol, essa aprovação é um marco significativo. 

"Essa conquista não é apenas um reconhecimento do talento da Julia, mas também evidencia a qualidade da formação oferecida pelo UniFOA. Nossa instituição prepara profissionais altamente qualificados, prontos para enfrentar desafios acadêmicos e do mercado de trabalho. Além disso, a trajetória dela serve de inspiração para outros alunos, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e base sólida de ensino", destacou a coordenadora. 

A estrutura acadêmica do UniFOA desempenhou um papel essencial nesse processo, incentivando Julia e outros estudantes a explorarem seu potencial por meio de projetos de pesquisa, eventos e atividades extracurriculares. 

"O corpo docente do UniFOA sempre me incentivou muito, com alguns professores desempenhando um papel ainda mais ativo. Destaco a professora Cirlene Bandeira, minha orientadora no mestrado, as professoras Sirlei Bubnoffe e Janaina Oliveira, minhas orientadoras no TCC, e o professor Sérgio Montoro. Eles me ofereceram suporte acadêmico e orientação estratégica para aprimorar meu currículo e me preparar para desafios acadêmicos maiores", explicou Julia. 

Sua orientadora no mestrado, a professora Cirlene Bandeira, destacou o talento e a dedicação da estudante. "Desde a graduação, Julia demonstrava um grande interesse por pesquisa e uma capacidade excepcional. Quando ela ingressou no mestrado e me escolheu como orientadora, foi uma grata surpresa. Sua habilidade na escrita e na investigação acadêmica resultou em um trabalho de alta qualidade, que, inclusive, estamos solicitando patente. Sua aprovação em duas das instituições mais renomadas do país é fruto do seu esforço e do seu comprometimento", ressaltou.

A coordenadora do curso reforça a importância desse suporte acadêmico. "O UniFOA teve um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da Julia, oferecendo uma estrutura de ensino que estimula a pesquisa, o pensamento crítico e a inovação. A instituição proporciona oportunidades por meio de projetos de iniciação científica, eventos acadêmicos e o incentivo ao envolvimento em atividades extracurriculares. O apoio dos professores e a qualidade do ensino foram essenciais para que ela se sentisse preparada para enfrentar os desafios de um doutorado em uma das melhores instituições do país", enfatizou Samantha. 

Agora, Julia iniciará seu doutorado no ITA no programa de Ciências e Tecnologias Espaciais, com foco em materiais para aplicação espacial. Sua história de sucesso reforça a missão do UniFOA de formar profissionais qualificados, aptos a ocupar espaços de relevância nacional e internacional. Seu exemplo é uma inspiração para aqueles que sonham em seguir a carreira acadêmica e acreditam que a educação é o caminho para grandes conquistas. 

[elementor-template id="11211"]

No cenário acadêmico brasileiro, a avaliação dos cursos superiores é uma prática importante para medir a qualidade da educação superior no país. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta fundamental nesse processo, pois avalia o desempenho discente e a qualidade dos cursos. A realização do Enade é obrigatória para a obtenção do diploma. No entanto, a comprovação da participação do estudante no exame era muito tardia, impactando, desse modo, no ingresso profissional desse egresso no mundo do trabalho. Esse fato gerava preocupações e insatisfações entre os estudantes. Nesse contexto, o Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, em parceria com representantes discentes, obteve uma conquista significativa: a antecipação da regularização dos estudantes no Enade.

Até 2023, a obrigatoriedade da realização do Enade para a obtenção do diploma gerava ansiedade e preocupação entre os estudantes. A realização da prova era vista como um obstáculo que poderia afetar negativamente a conclusão do curso. Tudo isso, porque a regulação da efetiva participação desse estudante, que só pode ser emitida pelo INEP/MEC, era muito morosa. 

No entanto, essa realidade começou a mudar com um movimento nacional, envolvendo professores e estudantes de medicina todo o Brasil. No âmbito do UniFOA, a reitora, professora Ivanete de Oliveira, que também é presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Procuradores Institucionais (ANPI), realizou reunião com os estudantes de medicina e representantes discentes esclarecendo sobre o processo e criando estratégias para buscar a antecipação da regulação dos discentes nesse exame.

Dentre as ações podem ser elencadas reuniões envolvendo gestores e docentes de medicina de todo o Brasil e um ofício que foi elaborado em conjunto com os diversos integrantes das escolas de formação médica que são capitaneadas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). Tal documento assinado pela ANPI e pela ANUP foi encaminhado ao INEP/MEC e, posteriormente, teve o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). 

Todo esse movimento e ação conjunta entre dirigentes da nossa instituição e do nosso curso de medicina em colaboração com representação discente é evidenciado nas transcrições das falas dos estudantes da Medicina.

A conquista da regularização no Enade

A regularização antecipada dos estudantes no Enade foi uma conquista notável do UniFOA. Essa medida é um marco histórico, especialmente para as instituições privadas de ensino superior, onde a pressão sobre os alunos para realizar o Enade é mais intensa. Essa decisão de reconhecer a regularidade dos estudantes antecipadamente representa um avanço significativo no campo da educação superior no Brasil.

Os depoimentos de dois alunos do curso de Medicina do UniFOA demonstram a importância dessa conquista para a comunidade acadêmica:

"Agradeço imensamente o esforço de vocês, da instituição, por terem acolhido aquilo que a gente falou e ter feito isso acontecer. Nós vimos o esforço que vocês fizeram. Foi essencial pra gente ter essa conquista. Estão todos muito felizes e eu queria realmente agradecer, de coração.", expressa Rodrigo Taranto. 

"Estou dando pulos de felicidade. É um marco histórico mesmo para a Medicina, principalmente para nós, que somos instituição privada. Essa é uma conquista muito, muito, muito, muito grande", comemora Júlia Vieitas, presidente do Diretório Acadêmico.

A comprovação de participação dos estudantes no Enade por meio de estratégias de organização da própria instituição representa um passo importante na busca por um sistema de avaliação mais justo e adequado à realidade dos alunos e das instituições de ensino superior no Brasil. A iniciativa do UniFOA e o envolvimento ativo dos representantes discentes demonstram a importância da participação estudantil na defesa dos direitos e interesses dos alunos.

Essa conquista histórica é um exemplo de como a colaboração entre alunos, instituições de ensino e órgãos reguladores pode resultar em mudanças significativas que beneficiam toda a comunidade acadêmica. Ela também ressalta a importância de ouvir e valorizar a voz dos estudantes na construção de políticas educacionais mais justas e eficazes.

Portanto, a regularização dos estudantes no Enade é uma conquista que merece ser celebrada não apenas pelo Centro Universitário de Volta Redonda, mas por todas as instituições de ensino superior e estudantes do Brasil, pois representa um passo em direção a um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.

 

Por Libânia Nogueira 

Prestes a embarcar rumo à realização de um sonho, Amanda Meirelles, egressa de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2021), retornou ao Campus Olezio Galotti para comemorar a grande novidade: sua aprovação na Universidade de Stirling (University of Stirling), na Escócia, para o mestrado em Criminologia.

Ela viajará na próxima semana e, com quase tudo pronto, fez questão de reencontrar um dos professores de quem recebeu apoio e incentivo para alcançar essa conquista, seu orientador, Luiz Cláudio Gonçalves Júnior.

Na última quarta-feira, dia 13, Amanda voltou ao prédio do Direito - onde sua trajetória acadêmica começou - para se despedir e lembrou do quanto o UniFOA foi importante para a aprovação nesse processo seletivo.

"Eles fazem uma análise curricular, então, eventos como a Semana Jurídica e todas as ações e projetos promovidos pelo curso, em que eu participei, contaram muito para a minha aprovação. Assim como meu TCC e outras produções que sempre foram incentivadas na graduação", ressaltou.

E como não poderia ser diferente, quem escreveu a carta de recomendação - importante documento para o aceite no mestrado - foi o docente Luiz Claudio. Orgulhoso de sua eterna aluna, ele frisou: "ela é merecedora disso tudo, porque sempre foi muito dedicada, sempre enxerguei o potencial dela. Por isso, a satisfação em ver esse resultado é dupla. Ela terá muito sucesso, com certeza", enalteceu.

Mesmo com o frio na barriga para dar esse passo, Amanda Meirelles se sente pronta para encarar o desafio. Esse sonho de ir (ou melhor, de voltar) para a Escócia começou em 2017, quando ela fez um intercâmbio no país que compõe o Reino Unido.

A partir dessa experiência, ela seguiu acompanhando projetos, cursos e diversas oportunidades que surgiam no lugar onde conquistou seu coração. Até que, por uma feliz coincidência, foram abertas as inscrições para um programa de mestrado na temática pela qual é apaixonada.

O mestrado em Criminologia na Universidade de Starling tem duração de um ano. Mas Amanda já deixou bem claro: "a intenção é renovar o visto".

 

Por: Libânia Nogueira
Fotos: Vinícius Vinci

Professores e alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA vivenciaram momentos de aprendizado e orgulho ao participarem da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira da Pesquisa em Odontologia (SBPqO), realizada de 02 a 05 de setembro, na Expo D. Pedro, em Campinas - São Paulo.

Com a apresentação de 18 trabalhos científicos, a delegação do UniFOA demonstrou seu compromisso com o avanço científico na área odontológica. A página oficial do curso no Instagram destacou: “Estamos honrados em fazer parte desse evento que promete avanços científicos e descobertas que irão revolucionar o campo da Odontologia”.

A presença do principal pesquisador brasileiro no evento adicionou um toque de excelência à experiência dos alunos. Eles tiveram a oportunidade única de assistir à apresentação desse renomado pesquisador, além de participar de outras palestras ministradas por professores internacionalmente reconhecidos e especialistas destacados na Odontologia Brasileira.

Para os alunos de graduação e o curso de Odontologia em geral, essa participação foi motivo de grande orgulho. Nas palavras da coordenadora, Rosiléa Hartung: “Ver os nossos alunos contribuindo com trabalhos de impacto nesse evento é motivo de muito orgulho. Foi uma experiência maravilhosa, com um grande aproveitamento científico, que trouxe visibilidade tanto para o UniFOA quanto para o curso de Odontologia. Foi um ganho significativo para todos nós, professores e alunos”.

A participação do UniFOA na 40º Reunião Anual da SBPqO fortaleceu ainda mais o compromisso da Instituição com a excelência na formação e pesquisa em Odontologia, deixando uma marca permanente no cenário da pesquisa Odontológica Brasileira.

[elementor-template id="11211"]

Segue a lista com o nome dos alunos e seus respectivos trabalhos:

  1. Uso do mini implantes ortodônticos no tratamento da extrusão de molares superiores: relato de caso

Aluna: Anna Luiza de Oliveira

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Fatores de riscos para reabsorção radicular associada ao tratamento ortodôntico: relato de caso

Aluna: Mariana Resende Braga

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Tratamento ortodôntico interceptivo da mordida cruzada anterior: relato de caso

Aluna: Suellen Denise Vieira da Cruz

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Conhecimento dos pais de escolares sobre a erupção dos primeiros molares permanentes

Aluna: Daniela Brandão da Silva

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Estimulação precoce em bebê com síndrome de down: relato de caso

Aluna: Bárbara Rezende Silva Andrade

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Avaliação e mapeamento dos valores de dureza de esmalte e dentina no sentido do longo eixo da estrutura

Aluna: Gabriella Cunha Cambraia

Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri

  1. Análise da limpeza dos canais radiculares, após preparo para pinos, utilizando diferentes agentes de irrigação

Aluna: Laís Gomes Juffo

Orientador: Prof° Cláudio Luís de Melo Silva

  1. Erosão dentária em praticantes de natação

Aluna: Tanayla Finoti

Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri

  1. Prevalência de anormalidades em radiografias panorâmicas de pacientes infantis

Aluna: Júlia Couto

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Análise morfológica da dentina radicular após tratamentos com diferentes substâncias

Aluna: Ana Julia Puliti Detoni

Orientador: Prof° Cláudio Luís de Melo Silva

  1. Avaliação do brilho inicial e final de duas resinas compostas, uma convencional e outras unicromáticas

Aluna: Maria Fernanda Gripp Ishimoto

Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri

  1. Perfil das pessoas com deficiências atendidas na clínica odontológica do UniFOA

Aluna: Milena Amorim Silva

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Remoção cirúrgica de exostose oral: relato de caso

Aluna: Liz Carneiro Queiroz

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Relação da amamentação natural com hábitos bucais deletérios e má oclusão

Aluna: Mariana Duque

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Apneia obstrutiva do sono em crianças e pré-adolescentes: atuação da odontologia

Aluno: Gustavo Azevedo Novaes

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Avaliação das propriedades mecânicas de dureza e módulo de elasticidade de resinas convencionais e bulk fill

Aluna: Renata Gonçalves Ferreira

Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri

  1. Caninos inclusos: importância da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico

Aluno: Davi Damato Bemfeito Barroso

Orientadora: Profª Roberta Mansur

  1. Avaliação da rugosidade inicial e final de duas resinas compostas com cargas nanoparticuladas e submicrométricas

Aluna: Laura Damato Bemfeito Barroso

Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri

Uma emocionante conquista aguarda uma equipe de professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Com expectativa crescente, eles se preparam para compartilhar o projeto educacional mais recente no renomado XVI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente e X Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBAI-SBSE 2023).

O evento, marcado para ocorrer entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023, na cidade de Manaus - Amazônia, servirá como palco principal para a apresentação do artigo intitulado "Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education - A Project-Based Teaching Approach", em tradução literal: "Projeto Conceitual de uma Planta Didática para Ensino de Controle - Uma Abordagem de Ensino Baseada em Projetos".

O projeto, que culminou no artigo que será apresentado, teve a colaboração central de quatro estudantes notáveis - Carlos Eduardo de Oliveira, João Vitor Freitas, Marcus Vinicius Rocha e Ramon Jaques Mageste. Esses alunos desempenharam papéis fundamentais em todas as fases da pesquisa e implementação do projeto, além da participação ativa dos professores do curso de Engenharia Elétrica: Péricles Alves e Ítalo Rodrigues, que também contribuíram de maneira significativa para o sucesso deste trabalho.

Ramon Mageste, um dos quatro estudantes envolvidos no projeto, compartilhou a trajetória que culminou na concepção dessa valiosa ferramenta educacional. “Tínhamos um projeto a ser desenvolvido para a matéria ministrada pelo professor Ítalo e vimos a oportunidade de vinculá-lo ao nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Devido à nossa formação anterior, no IFRJ, onde o uso de plantas didáticas era uma prática comum e altamente benéfica para a compreensão das matérias, decidimos aplicar essa experiência no UniFOA”.

Essa perspectiva revela claramente como a vivência educacional dos estudantes no IFRJ, onde as plantas didáticas desempenhavam um papel crucial, atuou como fonte de motivação para a criação de uma solução prática para a instituição.

Incentivo

Durante sua jornada acadêmica, os estudantes sentiram a carência desse recurso didático em algumas disciplinas, especialmente na matéria de controle ministrada pelo professor Péricles. “Durante nossas conversas, o professor Péricles compartilhou conosco a questão de alto custo associado à implementação de uma planta didática para o estudo de controle, mas também enfatizou o valor inestimável que ela traz. A partir disso, o grupo decidiu de maneira unânime criar essa planta didática de controle, para oferecer aos futuros alunos a oportunidade de vivenciar e compreender na prática como os conceitos de controle são aplicados, indo além do ambiente virtual”, compartilhou Ramon.

Essa história destaca a proatividade e o compromisso dos estudantes em aprimorar a qualidade da educação em sua instituição. Sua abordagem exemplar demonstra como a colaboração entre alunos e professores podem resultar em inovações educacionais significativos, como a planta didática de controle, que certamente terá um impacto duradouro no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Engenharia Elétrica do UniFOA.

“Esse trabalho é fruto da aplicação de metodologia ativa baseada em projeto. Um trabalho que une prática, teoria e contribuições futuras para nossos laboratórios”, aponta Izabel de Oliveira Mota, coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica. Sua dedicação e paixão são representativas da equipe de educadores do UniFOA, que está comprometida em oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado transformadora e relevante.

Sobre os Simpósios

SBAI: Principal evento científico em automação inteligente da América Latina. O simpósio tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

SBSE: De caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição como importante evento na área de Sistemas Elétricos, em 2019 o evento apontou a SBA como parceira estratégica e responsável pela realização do simpósio.

Os alunos Gabriel Alberto Rodrigues, Bruno Lima dos Santos e João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, do curso de Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso), do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, receberam a notícia de que dois dos seus artigos foram aprovados para apresentação no 51° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2023). Com o tema central “ABENGE 50 anos: Desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia”, o evento, considerado o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, será realizado de 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro.

O primeiro artigo, intitulado “Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica”, será apresentado na área de Integração com empresas, no modelo técnico. O trabalho aborda sobre a utilização de redes neurais artificiais para evitar erros no processo de encruamento e a iniciação científica que pesquisa sobre inteligência artificial e como ela pode ser aplicada na indústria siderúrgica.

Já o segundo artigo, intitulado “Uma proposta para utilização de escória de Aciaria LD em artefatos de concreto – uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto”, será apresentado na área de Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem, também no modelo técnico. “O estudo descreve a metodologia de ensino adotada no UniFOA , além de apresentar uma solução para a problemática apresentada, ou seja, da escória acumulada no bairro Brasilândia”, explica Gabriel Alberto Rodrigues, estudante do 1° período.

Após a aprovação dos seus artigos, Gabriel compartilhou seus sentimentos em uma publicação comemorativa em seu perfil do LinkedIn. Com entusiasmo, ele expressou: “É uma conquista que me enche de orgulho e gratidão, e eu não poderia deixar de expressar minha imensa alegria”.

O estudante também compartilhou sua visão sobre as vantagens profissionais e acadêmicas dessa conquista. "Pensando profissionalmente, é algo muito importante, pois além de agregar para futuros processos, como pós-graduação, mestrado e doutorado, é uma oportunidade incrível de networking, ampliando a rede de contatos que temos. Já academicamente, isso é muito importante, pois além de aprendermos a 'escrita técnica', também estamos agregando conhecimentos que são de extrema importância para nossa formação profissional, como a gestão de projetos, comunicação e apresentação", afirmou Gabriel.

O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O evento reúne gestores, representantes de órgãos oficiais, instituições de ensino, empresas, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.

O Centro Universitário de Volta Redonda foi palco na quarta-feira, dia 21, da emocionante “Maratona de Ideias”, considerada o maior desafio universitário da região. O evento aconteceu no Centro Histórico-Cultural Dario Aragão, localizado no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, das 19h às 21h30 e teve como objetivo principal estimular a cultura de inovação e empreendedorismo por meio de atividades interativas e imersivas. Vale ressaltar que a participação de cada universitário valerá hora complementar e certificado de Cocriador de Inovações.

Durante três dias (20, 21 e 27 de junho), aconteceu o aguardado encontro intitulado "Você Está Pronto para Criar o Futuro?" como parte da Maratona de Ideias. O evento contou com a participação dos cursos de Direito, Enfermagem, Nutrição, Escola de Negócios, Engenharias e alguns alunos da graduação digital que vieram especificamente para o evento: Civil, Computação e Produção, e foi promovido pelo Sebrae Rio, em parceria com o Vírgula, Hub de Inovação VR, Prefeitura de Volta Redonda, CDL-VR (Câmara dos Dirigentes Lojistas), UFF, UGB, UniFOA e Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Allan do Reis, estudante de Engenharia da Computação, está começando seu curso na modalidade digital e comentou entusiasmado sobre como a maratona superou suas expectativas: "O evento foi bem interessante e o que mais me cativou foi a abordagem do assunto, especialmente quando destacaram a criatividade. Foi realmente inspirador!"

Segundo a professora Luciana Werneck, nucleadora do Núcleo de Experiência Profissional e Mundo do Trabalho (NExP), da Pró-Reitoria de Extensão, o evento proporcionou aos universitários o pensamento e a atitude empreendedora. “A maratona não apenas estimulou a criatividade dos participantes, mas também trouxe uma abordagem prática e desafiadora sobre o empreendedorismo e a busca por soluções rápidas. O evento proporcionou um ambiente dinâmico e integrador, destacando a importância da versatilidade, do empreendedorismo e da inovação no processo formativo e no desenvolvimento pessoal dos estudantes”, finalizou.

A “Maratona de Ideias” foi uma oportunidade para os estudantes universitários de Volta Redonda e região ampliarem seus conhecimentos, aprimorarem suas habilidades empreendedoras e conectar-se com profissionais e instituições que compartilham a paixão pela inovação e pelo crescimento regional. O evento representou um importante impulso para a cultura empreendedora local, fortalecendo a economia e incentivando a criatividade e o talento dos jovens universitários.

[elementor-template id="11211"]

No último sábado, dia 24, o Campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco da final do InterFOA, uma competição universitária entre as atléticas do UniFOA. O evento, que teve sua abertura no dia 17, no Ginásio da Educação Física, marcou o início dos jogos e proporcionou momentos de intensa rivalidade esportiva.

Entre as equipes vitoriosas, a atlética Pantera, do curso de Educação Física, conquistou importantes vitórias no handebol feminino e futsal masculino. Demonstrando determinação, a atlética Enfernão SI, formada por estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Sistemas de Informação, sagrou-se campeã no futsal feminino e cabo de guerra feminino. Já a MED VR, atlética do curso de Medicina, exibiu seu talento e levou o troféu nas modalidades de handebol masculino e cabo de guerra masculino.

Participaram também as atléticas Pertubados (Odontologia), Comunicação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Os Justiceiros (Direito), Caxtorfortes (Engenharias e Ciências Biológicas). Com torcidas empolgadas, o clima competitivo tomou conta das quadras e a apresentação da Bateria Tarja Preta também fez a alegria do público.

Emanuele dos Santos, aluna do curso de Educação Física e integrante da atlética Pantera, expressou sua satisfação com a participação no InterFOA: "Foi incrível, porque nosso time não tem muito entrosamento. A gente tem pouco tempo de treino. Nosso treinador chegou este ano para agregar com a gente e, assim, está sendo incrível, incrível mesmo. E eu vejo, assim, nosso time tem muita força de vontade, muita garra, muito companheirismo da gente e é isso. Perfeito."

Emanuele ressaltou ainda a importância do InterFOA em unir os cursos em uma competição saudável: "O que eu levo de lição é o companheirismo, com certeza, e nenhum time, nenhuma pessoa ganha um jogo sozinho. É com o time. Então, acho que o maior de tudo é a cooperação e a união do time."

Sob iniciativa da Supervisão de Marketing e Jornalismo em parceria com a Supervisão de Eventos e o curso de Educação Física, o InterFOA teve como objetivo promover a integração entre os estudantes de todos os cursos e períodos, além de descobrir quais equipes se destacariam e conquistariam os troféus.

Luiz Leandro, estudante de Medicina e membro da atlética MED VR, também destacou a importância do esporte na vida acadêmica e de lazer: "O esporte é muito importante tanto academicamente quanto no lazer. É importante que a gente tenha essa interação, que a gente cada vez mais tenha eventos como esse pela pelo UniFOA. O esporte realmente consegue mudar vidas. É fundamental buscar incentivar o esporte universitário, que é muito importante, tem que estar sempre aliado com o ensino."

Com as competições emocionantes e a participação entusiasmada dos estudantes, o InterFOA cumpriu seu objetivo de promover a união entre os cursos e proporcionar momentos de diversão e competitividade saudável. A expectativa é que o evento se torne uma tradição na instituição, fortalecendo os laços entre os estudantes e incentivando a prática esportiva.

Confira os registros

[elementor-template id="11211"]

FOTOS DO DIA 17/06

FOTOS DO DIA 24/06

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA tem se destacado por sua iniciativa inovadora no apoio e articulação de estágios por meio do NExP (Núcleo de Experiência Profissional e Mundo do Trabalho), da Pró-Reitoria de Extensão. No início deste mês de junho, a abordagem resultou na contratação de uma estudante do 3º período de Jornalismo, Carolina Mario, para a vaga de Assistente de Marketing na empresa Nápoli Odontologia, em Volta Redonda.

Nucleadora do NExP, Luciana Werneck

O NExP, programa de estágio oferecido pelo UniFOA, desempenha um papel crucial na aproximação entre os estudantes e as empresas. Ele visa fornecer aos alunos oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação, ao mesmo tempo que atende às demandas do mercado de trabalho. A proposta age como intermediária, identificando as necessidades das empresas e selecionando os graduandos mais qualificados para preencher as vagas disponíveis.

Luciana Werneck, nucleadora do NExP, destacou o suporte oferecido pelo programa, afirmando: “Uma das atribuições do núcleo é gerenciar a divulgação das oportunidades de estágio e trainee. Além de fornecer apoio, buscamos estreitar o relacionamento institucional com o mundo do trabalho, a fim de atender de forma colaborativa às expectativas de nossos estudantes e parceiros”.

Essa nova forma de contratação, representa uma transformação na maneira como as empresas encontram e selecionam talentos. Em vez de dependerem exclusivamente de anúncios de emprego e processos seletivos tradicionais, as organizações podem contar com a expertise do NExP para essa seleção. Isso proporciona um ganho de tempo e eficiência para todas as partes, além de aumentar as chances de contratação para os talentos acadêmicos.

Satisfação da empresa

Dr. Dimitri Nápoli

A Nápoli Odontologia, empresa que está há mais de 15 anos no mercado, expressa sua satisfação com o resultado obtido por meio da contratação realizada com auxílio do NExP.  O responsável pela empresa, Dr. Dimitri Nápoli, ressalta a qualidade da indicação e enfatiza a eficiência do processo.

- Procurei o UniFOA por ser uma referência na região, onde me indicaram o NExP e por meio da professora Luciana Werneck foi analisado o perfil da profissional que atingisse as nossas necessidades. A estudante contratada, Carol, do 3º período de Jornalismo, tem se destacado e estamos muito felizes com seu desempenho - declara.

Assim, o NExP do UniFOA tem se consolidado como referência na conexão entre estudantes e empresas, proporcionando experiências únicas de desenvolvimento profissional.

Oportunidade ainda na graduação

Feliz com a conquista, a estudante recém-contratada, Carolina Mario, comemora a recepção no novo local de trabalho. "Trabalho na Nápoli há pouco mais de uma semana. Até então, tem sido tudo muito bom! Recebo grande assistência dos funcionários que estavam por aqui antes da minha entrada e também do Dimitri e da Renata Nápoli. Eles estão sempre dispostos a me ajudar no que for preciso", relata.

Carolina Mario, estudante do 3º período de Jornalismo

Ainda segundo Carolina, a área do Marketing sempre foi uma área que quis conhecer, e com esse trabalho viu a oportunidade de imersão. "Trabalhar na Nápoli julgo que vai me agregar de forma positiva na minha formação, me ajudando a desenvolver habilidades de comunicação, por exemplo", avalia.

Esse novo formato, evidenciado por essa contratação, demonstra que o programa está no caminho certo ao promover a integração entre teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e atendendo às demandas do mercado, como reitera a futura jornalista.

"O UniFOA fechando convênios desse tipo pode ajudar alunos a ter sua oportunidade imediata no mercado de trabalho e na área que tanto almejam. É importante que a faculdade se disponha a oferecer esse tipo de ajuda".

 

 

O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA celebra a aprovação de 70 alunos e egressos nos três últimos Exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - 35º, 36º e 37°. Feito que ressalta o compromisso do UniFOA em oferecer uma formação acadêmica de excelência e preparação dos estudantes para os desafios da prática jurídica.

O Exame da OAB é reconhecido como um dos mais exigentes processos seletivos do país, avaliando a competência técnica e ética dos candidatos para exercer a advocacia. A aprovação nessa prova é um requisito fundamental para que os graduados em Direito possam atuar legalmente como advogados.

Os resultados refletem a dedicação de estudantes que cursam o 9° e 10° semestre, além de egressos recém-formados pelo UniFOA. Segundo o coordenador da graduação, o professor Álvaro dos Santos Maciel, a instituição se destaca com corpo docente composta por mestres e doutores comprometidos com a excelência do aprendizado.

- O corpo docente utiliza metodologias alternativas e ativas, que impulsionam o desenvolvimento do pensamento crítico e jurídico, com foco na análise e avaliação de casos. Essa abordagem assegura que os alunos estejam altamente preparados, ao longo do curso, para enfrentar os desafios jurídicos em suas carreiras profissionais - explica.

O reflexo dessa conquista, segundo o coordenador, demonstra o compromisso do UniFOA em estar na vanguarda do aprendizado e do ensino jurídico na região, consolidando sua marca de excelência perante a comunidade.

Entre 2021 e 2023, são 48 egressos aprovados, além de 13 alunos do 9º período e 9 alunos do 10º período. Um marco significativo para a instituição e uma demonstração clara da qualidade do ensino oferecido. Esses alunos agora estão prontos para ingressar na carreira jurídica e contribuir para a sociedade com seus conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo dos anos de estudo.

Aprovada ainda na graduação

Janine Aguiar dos Santos Jacob Vaz, aluna do 10° período, viveu uma sensação indescritível ao passar no 37º Exame. Para ela, essa conquista representa o fechamento com chave de ouro do curso e uma vitória significativa, após superar desafios e incertezas ao longo da faculdade. “A primeira reação foi de medo de acreditar no resultado, logo em seguida, uma felicidade me invadiu, um sentimento de realização, satisfação pessoal”, destaca.

Ao ser questionada sobre sua experiência na preparação para o exame da OAB, Janine compartilha que foi um período exaustivo, especialmente para mulheres e mães que precisam conciliar os afazeres do dia a dia com os estudos intensos, necessários para a prova. Embora não tenha tido muitas estratégias específicas, ela destaca a importância de refazer peças e questões de provas anteriores como parte de sua preparação. A principal lição aprendida com essa vivência, de acordo com Janine, é que “tudo é possível quando há intenção, propósito e muita fé”.

Apesar de ter conquistado sua licença como advogada, Janine compartilha com entusiasmo que ainda precisa "pegar sua vermelhinha", uma referência ao documento oficial que atesta sua autorização para exercer a advocacia. No entanto, ela já tem planos sólidos para o futuro na área jurídica. Seu principal objetivo é estabelecer-se como profissional, em busca do aprimoramento constantemente para representar, de forma efetiva e comprometida, os interesses de seus clientes. Além disso, Janine revela que pretende abrir seu próprio escritório ainda este ano, traçando um caminho independente em sua carreira.

Para outros estudantes de Direito que estão se preparando para o exame da OAB, ela aconselha que mantenham a calma, e recomenda a realização de simulados e a prática constante de escrever peças processuais desde o início do curso, focando nas matérias específicas escolhidas por cada um. Além disso, destaca a importância de aproveitar ao máximo os professores e a estrutura que a universidade proporciona.

Egresso compartilha experiência

O egresso Nelson Kruschewsky dos Santos Gonçalves também compartilhou seus sentimentos sobre a conquista e sua experiência na preparação para o exame. “Me sinto realizado de ter dado passos tão importantes para o início de uma nova carreira. A estrutura e a qualidade do UniFOA me prepararam para esse momento”.

Ao ser questionado sobre sua preparação para o exame, Nelson compartilhou suas estratégias e rotina de estudos. "Eu estudava pelo menos duas horas no período da noite para poder conciliar o estudo com os outros compromissos. No meu caso, foi importante adquirir um curso específico para OAB, onde eu procurava assistir às videoaulas e as resoluções de questões", explicou.

Nelson ressaltou que a prática jurídica adquirida ao longo do curso de Direito foi essencial para sua aprovação na OAB. Ele destacou a importância de saber identificar e desenvolver peças jurídicas, que foram decisivas na segunda fase do exame. Além disso, ele mencionou que a base sólida proporcionada pela graduação foi o fator essencial para passar na primeira fase do exame.

Agora, licenciado como advogado, Nelson revela que entre seus planos e objetivos profissionais para o futuro, um deles é iniciar de fato a carreira. Ele também tem interesse em estudar para concursos públicos, aproveitando as oportunidades abertas pela graduação e aprovação na OAB.

Nelson finaliza aconselhando os estudantes que se dediquem constantemente ao longo do curso e tenham disciplina nos estudos. Ele assegura que, com esse foco, a prova pode ser enfrentada sem grandes dificuldades.

Confira a lista dos aprovados do UniFOA nos últimos exames aqui.

 

Por Bárbara Vidal - estagiária de Jornalismo
Sob supervisão de Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?