Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado
Por meio do Núcleo de Práticas Contábeis (NPC), os cursos de Ciências Contábeis e de Administração do UniFOA promovem o Projeto de Extensão Plantão de Imposto de Renda 2023 até 30 de maio. A oportunidade é gratuita e destinada a todos os contribuintes que receberam até R$ 36 mil de rendimentos tributáveis em 2022.
O atendimento acontece no Escritório da Cidadania, no Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado (Avenida Lucas Evangelista, nº 862). Os dias e horários de funcionamento para declaração do IRPF são às terças-feiras, das 9h às 11h30, e às quintas-feiras, das 14h às 16h30.
Para ser atendido, basta o contribuinte ir até o local com os documentos necessários:
- Comprovante de rendimentos de dependentes:
Importância da ação para a formação dos estudantes
Segundo o professor responsável pela atividade, Agamêmnon Rocha Souza, além de beneficiar a população, essa iniciativa do Centro Universitário de Volta Redonda agrega à formação dos estudantes de Administração e de Ciências Contábeis (que atualmente compõem a Escola de Gestão & Negócios).
- Essa ação é uma oportunidade única para os alunos, que têm as aulas teóricas em salas de aula e a prática contábil. Isso contribui muito para a formação deles, porque aprendem fazendo – destaca.
Assim como acontece em todos os atendimentos ao público, o professor explica que acompanha todo o processo. “Antes, eu faço avaliação com os alunos, fico à disposição e observando eles trabalharem”. Ele acrescenta ainda: “Os cursos se fortalecem, assim como alunos, em consequência, com a prática de ações desse tipo”.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
O início das aulas começou com força total para o projeto Coluna Reta, do médico ortopedista Juliano Coelho. Na etapa final de inscrição, alunos de todas áreas ainda podem se inscrever para participar do programa, para formação de grupos de voluntários que farão a triagem em crianças e adolescentes de Volta Redonda.
O programa, de grande impacto social, trabalha a prevenção à escoliose na infância. Estima-se, para esse ano, que sejam atendidas aproximadamente 26 mil crianças de escolas públicas da cidade. Para isso, Juliano abriu vagas para voluntários de todos os cursos do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA e montar uma grande equipe que será treinada em março pelo ortopedista.
A carga horária pode ser escolhida de acordo com a rotina do estudante voluntário, porém dentro do quadro de vagas e horários criado para atender todas as escolas por seis meses. Serão atividades com cerca de três horas por dia, de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde. O programa valida como carga horária para o Programa de Atividades Complementares (PAC) para todos os inscritos no projeto.
Os atendimentos duram cerca de três minutos para a avaliação. Com acesso a um aplicativo de celular auxiliar, o universitário avaliará cada caso e lançará para acompanhamento no app, já previamente cadastrados de acordo com os matriculados na rede pública. Todos os avaliados precisarão de ter autorização por escrito do responsável pelo menor. Foram criadas duas “Arenas de Atendimento” para o processo de triagem atender um fluxo maior e padronizado.
A partir dessa pré-avaliação e encaminhamento, os participantes com alguma tendência a escoliose são encaminhados ao raio-x e posteriormente a uma consulta com o médico responsável, que poderá encaminha-lo ao trabalho com fisioterapia ou cirurgia, a depender de cada caso estudado e tratado um a um. Os atendimentos são realizados às sextas-feiras, no Estádio Raulino de Oliveira, no Aterrado.
Em um futuro bem próximo, o projeto espera conseguir atender toda a rede de escolas particulares do município também. O Coluna Reta hoje, é um programa realizado com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e, desde meados do ano passado, firmou parceria com a FOA/UniFOA.
As avaliações são cíclicas. De ano em ano a criança/adolescente deverá ser avaliada para que não ocorram interferências graves no desenvolvimento da coluna. “A ideia do projeto é prevenir e tratar antes de se tornar um caso cirúrgico”, explica Juliano.
Para alunos do UniFOA interessados em participar do projeto, basta se inscrever pelo formulário.
Desde o ano passado, alunos de Medicina já estão contribuindo e participando do projeto e inclusive de cirurgias assistidas.
Conheça mais sobre o projeto:
Projeto Coluna Reta: mais duas cirurgias serão realizadas em Volta Redonda
Adolescente que aguardava operação há 5 anos é submetida a cirurgia
Estudantes e professores de Engenharia Civil do UniFOA e o presidente da FOA, Eduardo Prado, estiveram no gabinete do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, na manhã desta quarta-feira (14). A equipe do Centro Universitário de Volta Redonda entregou um projeto de levantamento planialtimétrico (documento que descreve um terreno com exatidão) para estudos de ampliação, modernização e adequação da Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Cidade do Aço.
No encontro, estiveram também o coordenador de Engenharia Civil, Sérgio Taranto, os professores coordenadores tecnológicos das atividades, Renato Donato Viana, e José Marcos Rodrigues Filho (Zito), engenheiro autor do projeto. Também participaram da reunião o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (IPPU), Abimailton Pratti da Silva, e o secretário de Administração, Cláudio Franco.
“Essa parceria e todas que estamos fazendo com a FOA e o UniFOA têm sido de uma importância muito grande para a população de Volta Redonda. Hoje, nós temos na FOA uma direção que quer ajudar a cidade, que está preocupada com o município. Sou muito grato ao Eduardo, à toda direção, aos profissionais, professores e alunos do UniFOA”, afirmou Neto.
As estudantes Lívian Soares Coutinho (9º período) e Mariane Roberto de Freitas (6º período) representaram os estudantes envolvidos no projeto e entregaram o documento ao prefeito. Elas comemoraram e agradeceram a oportunidade de ter essa experiência durante a graduação.
“Para mim é muito gratificante poder apresentar esse projeto do posto de Volta Redonda, juntamente com o prefeito, estando no 6º período. É algo muito valioso para o meu crescimento, tanto na faculdade, quanto para o meu futuro profissional. Foi dado esse desafio e todo desafio é muito bem-vindo. Então, com a ajuda dos professores, foi possível desenvolver esse projeto muito bem”, ressaltou Mariane.
"Estou no 9º período e essa área de projetos eu gosto muito. Então, fiquei muito feliz de poder participar desse projeto, nessa parceria com a prefeitura, e é muito importante para o município de Volta Redonda", completou Lívian.
O prefeito recebeu o projeto com satisfação, fez um agradecimento às estudantes e afirmou que "se eu ainda for prefeito quando vocês se formarem, será um prazer ter vocês na nossa equipe".
Se referindo às diversas parcerias entre a FOA/UniFOA e a Prefeitura de Volta Redonda, sobretudo nas áreas de saúde e engenharias, Eduardo Prado lembrou que momentos como esse "é algo nunca antes registrado na história das duas instituições”.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha disse que esse trabalho em conjunto "traz grandes benefícios à população, uma vez que gera um círculo muito positivo, a partir do momento em que os filhos de Volta Redonda vão estudar no UniFOA e a instituição retorna para a família do município projetos em prol da cidade".
"Estamos desenvolvendo diversos projetos, junto com professores, estudantes e coordenações dos cursos de Engenharia, em práticas reais e que fazem a transformação das atividades que o município tem desenvolvido em Volta Redonda. Então, a gente está muito feliz com essa parceria, agradeço muito ao prefeito e sua equipe de secretários que estão sempre alinhados com os processos dos cursos e das necessidades de Volta Redonda", finalizou Eduardo.
Uma proposta criativa tomou conta do hall do prédio de Design do UniFOA, na última quinta-feira, dia 02. Estudantes do terceiro período fizeram uma exposição de marcas de biscoito com embalagens desenvolvidas por eles. A atividade foi proposta na disciplina de Produção Gráfica, cujo foco foi trabalhar a extensão de marca.
Além da mostra das embalagens desenvolvidas, houve avaliação técnica feita por professores do curso que foram convidados como júri, além de votação popular feita por outros alunos.
Segundo a professora da disciplina, Patrícia Rocha, o objetivo da atividade é colocar em prática os conhecimentos de produção gráfica adquiridos na disciplina. Sendo assim, o aluno desenvolve a criatividade e aplica em um produto real.
A docente explica que procura incentivar os alunos a realizarem projetos aplicando os conceitos da disciplina, visando estimular a criatividade. “Sendo, assim, uma aula inovadora e diferente. A atividade estimula as competências de criatividade, originalidade, iniciativa e inovação. Trabalha também a liderança, comunicação, pensamento crítico”, detalhou.
Um dos conceitos a serem absorvidos dentro da disciplina é o de Extensão de Marca, que pode ser horizontal ou vertical. No caso do trabalho da disciplina, foi solicitado ao aluno que criasse uma Extensão de Linha Horizontal - quando a marca existente é aplicada à introdução de um novo produto, tanto em uma classe de produtos relacionados, quanto em uma categoria totalmente nova para a organização.
A prática faz parte de uma realidade do mercado de trabalho, conforme explica Patrícia. De acordo com ela, em vez de lançar um produto totalmente novo, muitas marcas aproveitam a fidelidade do público e lançam extensões da marca, aplicadas em categorias de produtos e seguimentos diferentes.
Ela afirma que a vantagem dessa alternativa é o poder de reduzir os custos de marketing relacionados à introdução de novos produtos, sem contar no aumento das chances de sucesso, levando em consideração o público já existente fiel a marca.
“O projeto é bem complexo e desenvolvido em equipes. Além da criação da marca, esta tem que ser aplicada na embalagem, mantendo a padronização visual da marca mãe. Além disso, os alunos confeccionam uma arte de outdoor, com aplicação, e escolhem uma mídia alternativa para divulgação do produto. Eles também montam o stand e confeccionam um display de mesa para expor o produto”, contextualizou a professora.
Aula Magna aconteceu na segunda-feira, dia 09, pela plataforma Microsoft Teams.
Começou na segunda-feira, dia 09, a Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA. Com tema “Engenharia Pós-Pandemia – Perspectivas e Expectativas”, a programação segue até quinta-feira, dia 12, com minicursos, palestras e rodas de conversa, de forma presencial, on-line e híbrida.
A abertura aconteceu de forma virtual, com palestra do presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda, Dr. Fernando Elias Vieira Jogaib, que apresentou o movimento sindical e seus benefícios para a classe dos engenheiros.
No mesmo formato, aconteceu a Aula Magna com o Diretor de Operações Américas da Divisão EP da SWM International. Que apresentou a palestra "O Engenheiro 4.0", com abordagem sobre as tendências e responsabilidades para os futuros engenheiros.
“A Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA deste ano tem o objetivo de proporcionar aos alunos e membros externos atividades extracurriculares que agregam aos seus conhecimentos conteúdos sobre competências, comportamento, liderança, sustentabilidade e tecnologia”, destacou a Coordenadora da Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Engenharia ABI, Samantha Grisol.
A partir desta terça-feira, dia 10, começaram também as atividades presenciais, com o Minicurso "Revit para Iniciantes", do Curso de Engenharia Civil, ministrado por Karolinne Ribeiro, no Laboratório de Informática. Até a noite, outros minicursos e palestras compõem a programação.
Minicurso "Revit para Iniciantes" ministrado por Karolinne Ribeiro.
Em 2022, as ideias para o planejamento de ensino e qualidade do UniFOA estão voando alto. Através de uma dinâmica com Design Thinking, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRO-PED), em parceria com professores responsáveis pelo Planejamento e Inovação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de cada curso, conseguiu elaborar novas ideias para o planejamento. O encontro aconteceu na terça-feira, 8 de março.
O Design Thinking é uma abordagem leve e descontraída para trazer ideias e inovações desmistificando desafios. No caso, a ação teve foco no encantamento dos alunos em um futuro bem breve. A partir dos resultados obtidos por meio de um questionário, previamente enviado a cada um dos professores, os docentes foram desafiados a criar soluções para obter uma visão ampla da estrutura que têm e das necessidades que gostariam aprimorar. Ao todo, cerca de 20 professores líderes estavam envolvidos na ação, aplicada pelos professores Alexis Aragão, Alessandro Orofino, Marcos Kazuiti e o Pró-reitor da PRO-PED, Max Damas.
O corpo docente presente foi provocado a gerar novas soluções e puderam fazer um pitch (uma breve apresentação) das ideias, além de sugestões em diversas áreas dos cursos. “Eles se entregaram na dinâmica, cada um pode participar para aprimorar ações e projetos no UniFOA", completou Alexis.
No decorrer do ano, outras ações estão no planejamento do setor para atingir as melhorias necessárias e, a partir dessa dinâmica, irão estudar as novas possibilidades para atingir aos questionamentos resultantes de forma tão positiva.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação do UniFOA | Jornalismo
Os ingressantes dos cursos de Engenharia estão participando de um acolhimento especial na retomada das aulas. O evento, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18), tem como objetivo apresentar aos calouros o novo método de ensino unificado, a Engenharia 360°.
A programação está repleta de ações que vão introduzir os alunos à nova metodologia. Na segunda-feira (14) eles puderam conhecer um pouco mais sobre o curso, hoje, dia 15, irão realizar uma aula prática. “Vamos ao laboratório do curso para um experimento, relacionado ao projeto que os estudantes irão desenvolver ao longo do semestre, sobre o manejo de resíduos urbanos”, contou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Gambarato.
Os eventos acontecem no prédio 18, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, de segunda a quinta e também incluem um tour pelas dependências do UniFOA, dicas de estudo e auxílio no uso de ferramentas e plataformas digitais. O último dia do acolhimento será por meio de uma atividade realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Instituição.
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Depois de projetar elevadores e máquinas de lavar, neste ano, cerca de 25 estudantes do 7º e 8º período do curso de Engenharia Elétrica do UniFOA, atuaram no desenvolvimento de carros elétricos como atividade prática na disciplina de Máquinas Elétricas e Conversão Eletromecânica. A apresentação final dos projetos ocorreu no início deste mês, na quadra do curso de Educação Física servindo de base para possíveis Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Segundo o professor da disciplina, Hélio Amorim, a cada semestre é passado uma atividade extra para os alunos a fim de compor a segunda nota em caráter prático, onde os estudantes se dividem em grupos, utilizando da própria imaginação, com a liberdade para produzir a solução ideal do projeto.
Ainda segundo o professor os recursos para a construção dos carros foram próprios. “Existe uma solução muito utilizada atualmente chamada Arduino - Uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. Além de extremamente barato, o Arduino pode ser utilizado em diversas aplicações na engenharia elétrica. Os materiais periféricos, como roda, chassis, foram obtidos de forma aleatória, tanto de carros já usados como projetos/design totalmente idealizado pelos alunos”, pontuou.
Quanto as obrigatoriedades para o desenvolvimento dos carros, o essencial é que estes fossem capazes de serem controlados à distância, tendo o desempenho necessário para atravessarem todo o espaço da quadra do curso de Educação Física, no campus universitário Olézio Galotti.
- Sem sombra de dúvidas um trabalho muito interessante para os alunos, principalmente por conta da prática relacionada a programação. Eles saem do mundo teórico e literalmente colocam a mão na massa através da implementação - finalizou o professor Hélio.
A estudante Katiely Ribeiro relacionou o processo de produção um grande desafio. "Foi uma experiência incrível principalmente quanto a diversidade de ideias e a troca de conhecimento com os colegas, que nos trouxe grandes aprendizados. A maior dificuldade foi a estruturado carrinho e decidir de que forma ele seria programado", contou.
Jeniffer Marcato - Estagiária
Núcleo de Jornalismo
Cerca de 30 egressos da 8ª turma do curso de Engenharia Civil – na época ainda Escola de Engenharia de Volta Redonda (EEVR) - formados no ano de 1981 reuniram-se no Auditório Willian Monachesi no campus Olezio Galotti, em Três Poços para celebrar os 40 anos de existência do curso.
A abertura da cerimônia foi realizada pela responsável do setor de Relações Públicas do UniFOA, Maria Amélia Silva que, juntamente com os convidados, entoaram o hino nacional brasileiro. Amélia apresentou aos convidados o vídeo que marcou os 50 anos da FOA, bem como a demonstração da atual estrutura da Instituição, além da entrega de certificados e da carteirinha de egressos que permite acesso ao campus.
Segundo o professor do curso de Engenharia Civil, José Rodrigues (Zito), a falta de tempo costuma dificultar um pouco esses encontros. “A cada cinco anos nos encontramos para celebrar o período em que estivemos juntos. Temos aqui pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Após a formação, cada um construiu a sua própria história e momentos assim são únicos para nós”, comemorou.
Marcos Paulo que ingressou no curso em 1977, aproveitou para fazer agradecimentos, além de presentear a Instituição com seu livro. “Tomamos a iniciativa de sempre nos reunir a partir dos 30 anos de formados, e com o advento da pandemia considero que esse momento se tornou ainda mais importante, visto que tivemos amigos que perderam suas vidas pela Covid-19", lamentou o engenheiro, que atualmente trabalha em Belo Horizonte.
Jeniffer Marcato | Estagiária | Núcleo de Comunicação
O Fato Popular, programa da rádio 88 FM, convidou a aluna Mylena Andrade e o professor Marcos Kazuiti, do curso do Design, para um bate papo sobre o Inova San, um projeto que acontece desde 2019 e estimula a tecnologia e inovação dos alunos do Ensino Superior e Técnico.
No encontro, eles falaram sobre o programa e a segunda fase do projeto, que leva o nome de Feeding. Nessa etapa os participantes realizam a trilha de modelagem de negócios com orientação personalizada para os projetos escolhidos.
O professor Marcos Kazuiti reforçou a importância da participação dos alunos no programa e ratificou a importância da metodologia de inovação. “O método usado faz com que o aluno saia do curso aprendendo sobre essas formas de inovação”. Ele também destacou os projetos finalistas.
Já Mylena Andrade estava bem satisfeita com a participação e a oportunidade de falar sobre o projeto:
"Conseguimos falar bastante sobre o programa e espero que tenhamos passado bem as informações do projeto pois vale a pena que nós, alunos participemos", comemorou.
Marcos é orientador dos grupos do Inova San e Mylena é a embaixadora do programa.
Mais detalhes sobre o projeto Inova San aqui.
Ana Bonifácio | Estagiária | Núcleo de Comunicação
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