Acadêmicos de Medicina acompanham cirurgias complexas de correção de escoliose

cirurgia

Na porta de despedida de 2022, o Projeto Coluna Reta, agora em parceria com o UniFOA, não parou nem mesmo com o recesso das aulas. No último sábado, 17 de dezembro, alunos de Medicina do UniFOA assistiram a cirurgias do projeto que acontece em Volta Redonda, atendendo crianças e adolescentes. A operação aconteceu no Hospital São João Batista, HSJB. 

A cirurgia faz parte das etapas do Coluna Reta, um processo complexo e delicado, que exige alta competência de profissionais. Recém firmada a nova parceria com o UniFOA, o ortopedista Juliano Coelho realizou a cirurgia de correção de escoliose com participação de acadêmicos.

Maria Eduarda Matuck Ribeiro de Avelar e Felipe de Almeida Lima, ambos do 3⁰ ano de Medicina, Módulo 5 vivenciaram de perto a experiência médica. “Foi muito incrível!!! Eu sou uma grande fã da área cirúrgica”, comemorou Maria Eduarda. “Foi muito proveitoso pra mim ter a oportunidade de conhecer como tudo funciona na prática”. Foram mais de cinco horas de cirurgia. “Fiquei apaixonada por cada segundo”. Segundo ela, Juliano foi muito atencioso e explicou tudo minuciosamente. “Sempre muito didático e prestativo”, assim como ele, o neurologista Júlio Meyer, professor do UniFOA, também estava no centro cirúrgico. 

– Eu estou amando participar do projeto. Acho a iniciativa sensacional, com um objetivo muito claro e protocolos eficientes para atingi-los. É muito enriquecedor para nós, enquanto acadêmicos, ter esse contato com as pessoas para além da sala de aula, no qual é possível ver e materializar a diferença que podemos fazer em suas vidas. Eu pretendo continuar no projeto e, em parceria com o Dr. Juliano e com a equipe de organização e pesquisa do UniFOA ampliá-lo para atingir, cada vez mais, o maior número de pessoas possível – planeja a futura médica. 

Leia também:  Medicina humanizada: o que é e como ocorre no dia a dia dos médicos?

Para Felipe, foi uma experiência única. “Além de ficar impressionado com o alto grau de competência dos cirurgiões, vi na prática que muitas crianças com escoliose podem evitar tal procedimento com o Coluna Reta”. Segundo o estudante, foi possível perceber, que ao implementar a logística do projeto nas escolas, com o diagnóstico precoce da escoliose, será possível evitar esse procedimento cirúrgico altamente invasivo para o paciente. “Esse projeto se mostra como um otimizador da saúde pública em Volta Redonda”, onde a cidade juntamente com o projeto poderá servir de exemplo para outras. “E até mesmo para outros Estados”, amplia o futuro médico, tendo a visão da grandiosidade que o projeto carrega. 

– Quero destacar que estou muito feliz e empenhado ao fazer parte de um projeto de tamanha importância para a saúde de nossa cidade”, comemora Felipe. 

O Coluna Reta, idealizado pelo médico ortopedista, egresso do UniFOA, Juliano Coelho, existe há pouco mais de 1 ano e faz parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, PMVR.  

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas