Na manhã de terça-feira, 22 de fevereiro, o Presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, participou de uma entrevista no Programa Dário de Paula. A conversa foi sobre as questões administrativas da Instituição, novas parcerias e ações voltadas aos estudantes e à comunidade.
Na entrevista ao comunicador Dário de Paula, Eduardo Prado comentou sobre a implementação de cursos técnicos na Instituição, atendendo às demandas da sociedade, como o novo Curso Técnico em Enfermagem.
Durante o bate papo, o Presidente também falou sobre a parceria entre a Instituição e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), para colaborações técnicas e científicas em conjunto. “É o primeiro convênio que a CSN assina com uma Instituição privada. Estamos muito felizes com isso. Com essa parceria, vamos trazer mais desenvolvimento para a comunidade, gerando o aumento da empregabilidade”.
Confira a entrevista na íntegra.
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Com a missão de compreender e avaliar resultados acadêmicos e financeiros, a FOA/UniFOA iniciou o Projeto Remar, construído por encontros mensais que visam o controle e a busca de melhorias nos processos internos e externos da Instituição.
A primeira reunião do projeto, presidida e coordenada pelo Presidente da FOA, Eduardo Guimarães Prado, aconteceu na tarde desta terça-feira (15), no Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto de Aragão.
Para o Presidente, o principal objetivo da Instituição é promover o trabalho em equipe para garantir uma formação de qualidade aos acadêmicos. “Queremos formar alunos capacitados a lidar com as questões de suas profissões. Para isso, todos temos que remar na mesma sincronia”.
O Superintendente Geral da FOA, José Ivo de Souza, apresentou os resultados financeiros e as projeções de cenários para a FOA e o UniFOA. Os próximos encontros acontecem no mesmo local e horário, sempre na terceira terça-feira de cada mês e são destinados aos representantes e autoridades da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e do Centro Universitário (UniFOA).
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
A escolha da faculdade pode deixar os estudantes em dúvida e, até mesmo, impedi-los de iniciar a graduação por desconhecer detalhes importantes sobre o curso. Pensando nisso, o UniFOA promove, a partir da próxima semana, aulas experimentais para que o candidato possa vivenciar junto a uma turma do curso de Jornalismo algumas experiências oferecidas pela faculdade.
Três aulas serão abertas para pessoas interessadas no curso e elas poderão, de maneira gratuita, acompanhar junto aos já estudantes das turmas, o conteúdo e as práticas que serão ministradas pelos professores mestres e doutores da instituição. Serão aulas de Jornalismo Esportivo marcadas para a próxima terça-feira (15/02), Radiojornalismo marcadas para quarta-feira (16/02) e Documentários, cujas apresentações serão na quinta-feira (17/02). Todas acontecerão no CampusOlezio Galloti, em Três Poços.
Conforme explicou a coordenadora do Curso, professora Angélica Arieira, a oportunidade permitirá aos interessados conhecer o curso de maneira mais próxima.
- Muitas são as dúvidas dos estudantes e até dos familiares sobre as possibilidades de atuação no jornalismo. Quando abrimos o curso, mostramos os laboratórios, explicamos as diferentes áreas de atuação do jornalismo, o candidato passa a ter segurança sobre sua escolha. Esta, inclusive, será uma primeira experiência de apuração para o futuro jornalista – constatou.
O curso de Jornalismo, assim como os de Publicidade e Propaganda e Serviço Social tiveram alteração de seus campi neste ano. Estão sendo oferecidos em Três Poços, na maior estrutura do centro universitário, o que para o professor dos cursos de comunicação, Douglas Gonçalves, será mais uma vantagem aos estudantes. “O campus situado em Três Poços reúne a maioria dos cursos do UniFOA, além de já possuir estrutura de todos os laboratórios do curso de jornalismo, a exemplo de Rádio e TV. Ao futuro jornalista, a experiência de conviver e conhecer profissionais de diversas áreas de conhecimento é riquíssima e o garante fontes para toda a carreira- analisou.
Com palestras, minicursos, roda de conversas com egressos e muito aprendizado, o evento contou com uma programação variada e pensada especialmente para o aluno do UniFOA, o professor e toda a comunidade que se interessa por informação, comunicação e mercado de trabalho. A abertura aconteceu com Isabel Ramalho, coordenadora de conteúdo digital do canal GNT e líder de criação de audiovisual e multiplataforma e gestão de pessoas.
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, falou sobre a importância do projeto. “Tivemos a oportunidade de falar sobre diversos temas e conteúdos, além de trazer profissionais de fora da instituição para compartilhar conhecimentos, buscamos nos aproximar dos nossos egressos que estão fazendo sucesso no mercado de trabalho. O curso está com 14 anos e segue promovendo diversos eventos”.
No segundo dia aconteceu o bate papo com egressos de jornalismo e publicidade e propaganda. Sexta-feira aconteceram minicursos importantes pro pessoal da área.
Angélica Arieira, coordenadora do curso de Jornalismo, diz que todos os anos há uma preocupação em trazer profissionais, professores e cursos que enriqueçam a formação do aluno. “O cenário da comunicação, do jornalismo é altamente mutável e buscamos acompanhar estas transformações. A participação do nosso aluno é extremamente importante, pois o mesmo tem a chance de perceber as variadas formas de atuação de sua profissão e participar das discussões que envolvem o cenário do jornalismo”, explicou.
O encerramento acontece no sábado (dia 06), com duas feras da comunicação: Maurício Bastos, apresentador do Jornal Band News Rio Terceira Edição e o Podcast Dois e Felipe Piris, líder do VIPy no T. Group, que lançou um aplicativo e falou sobre isso durante a palestra.
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Formada em 2017, a egressa Lívia Mendes, do curso de Jornalismo, teve sua primeira experiência internacional produzindo matérias jornalísticas como Free Lancer para o site Gazeta Brazilian News, um jornal para brasileiros que residem na Flórida, nos Estados Unidos.
Apesar dos desafios enfrentados na pandemia, a jornalista decidiu enviar seu currículo para diversos jornais estrangeiros. Com a aprovação, passou a escrever matérias sobre imigração, viagens, política ou temas pertinentes aos brasileiros residentes no estado.
Buscando se aperfeiçoar, ao voltar de um intercâmbio nos Estados Unidos, Lívia realizou cursos de produção televisiva e apreciação midiática, fortalecendo os conhecimentos adquiridos na graduação. Na faculdade, estagiou na Divisão de Comunicação e Marketing do UniFOA e no Clube dos Funcionários de Volta Redonda. “O UniFOA fortaleceu minha base para a profissão. Sinto-me feliz, pois consigo aplicar na prática tudo o que aprendi em sala de aula”, revelou a egressa.
Lívia Mendes durante gravações na TV UniFOA.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira, explica como a egressa se destacava enquanto estudante. “Lívia sempre foi exemplar. Ainda na faculdade já se interessava pela língua inglesa, vindo, inclusive, a se tornar professora de inglês. A ação facilitou ainda mais as chances de ser selecionada para produzir matérias no jornal americano”, disse a coordenadora.
Por Jeniffer Marcato
Ampliando laços com instituições da região, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA, firmaram parceria com o Observatório Social do Brasil (OBS). Com mais de 3.500 voluntários, presente em 150 cidades e 17 estados brasileiros, a organização promove o exercício da cidadania e a contribuição para a melhoria da gestão pública. Em Volta Redonda, a unidade está localizada no bairro Aterrado.
A partir de agora, os estudantes participaram do programa Observatório da Notícia exibido na rádio Nova Sul Fluminense (96,1 FM) desenvolvendo notas radiofônicas para divulgação de notícias de caráter social, além de peças publicitárias, com o objetivo de informar a população da região. Com apresentação aos sábados, das 10 horas às 11 horas, o programa visa apresentar o trabalho desenvolvido pela unidade local, buscando colaborar nos processos de licenciamento da prefeitura e verificando os projetos da câmara municipal.
“Nosso objetivo principal não é somente divulgar e difundir as ideias do Observatório, mas tentar alcançar mais pessoas como voluntárias e empresas como mantenedoras para nos apoiar”, explicou o presidente interino do Observatório Social de Volta Redonda, Mário La-Gatta.
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, explica quais são os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. “Criamos e gravamos as vinhetas do programa. Considero ser uma oportunidade única para os acadêmicos por ser tratar de um programa com grande alcance na comunidade externa. Essa é uma oportunidade prática para produções comunicacionais diretamente ligadas ao mercado”, disse o coordenador.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira, destaca os frutos da parceria com o programa. “Com base nas produções de notícias realizadas até o momento, teremos mais alunos do 3º ano do curso de jornalismo estagiando diretamente no programa, permitindo a estes, elaborar conteúdos noticiosos que contribuirão para a aprendizagem”, revelou Angélica.
“Me sinto acolhido pela instituição, e pelos professores, e grandes são as minhas expectativas mediante esta oportunidade. Tenho certeza que agregará muito valor para minha formação”, comentou o estudante do 3º ano de Jornalismo, Guilherme dos Santos.
Por Jeniffer Marcato
Dando continuidade ao processo de treinamento dos funcionários da FOA, a Divisão de Recursos Humanos, promoveu a palestra sobre “Comunicação Empresarial”, ministrada pelos professores Douglas Gonçalves e Angélica Arieira. O evento aconteceu na última quarta-feira, 14 de julho, no auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, Três Poços.
A Comunicação Empresarial é um instrumento que envolve ações, estratégias, processos e esforços utilizados para promover a interação/integração entre os atores internos e externos de uma empresa. Na palestra, os professores abordaram temas como: fluxos de comunicação, formas de comunicação (interna e externas), canais de comunicação da instituição e ferramentas de comunicação.
Seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pelo Ministério da Saúde, mais de 50 funcionários participaram da palestra em dois horários: 10 horas e 14 horas.
De acordo com a professora Angélica Arieira, coordenadora do Curso de Jornalismo, a proposta da palestra foi apresentar aos funcionários a importância da comunicação empresarial. “É preciso pensar em comunicação como uma ferramenta estratégica de manutenção nas empresas. As informações apresentadas para a comunidade são condicionantes para a continuidade dos processos da instituição”, disse Angélica.
O coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, revelou que uma comunicação eficiente impede erros nas informações internas e externas das empresas. “A partir do momento que os funcionários conhecem o fluxo comunicacional da empresa, as informações são potencializadas. O colaborador faz parte de todo o processo comunicacional da organização. Dessa forma, o procedimento contribui com o bem-estar do clima organizacional”, pontou Douglas.
O próximo treinamento acontecerá na quarta-feira, 21 de julho, no Auditório William Monachesi. O tema será: “As Novas Tecnologia da Comunicação no Ambiente de Trabalho”, com a apresentação do professor Alexis Aragão. Os funcionários poderão acompanhar a palestra em dois horas: 10 horas ou 14 horas.
Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA
Por Jeniffer Marcato
Os estudantes Hericson Furtado e Gilcemara Gama do curso de Jornalismo estão representando a instituição dentre as 30 equipes selecionadas para a disputa da 14ª edição Nacional do Prêmio Universitário Aberje (PUA), veiculado a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Iniciado no último dia 30 de junho, o evento conta com o patrocínio da empresa TIM.
Os acadêmicos estão produzindo um Plano de Comunicação Integrada de acordo com as diretrizes do concurso. Ao todo, serão quatro etapas: (inscrição, lançamento do desafio, desenvolvimento da solução criativa, entrega da solução criativa em vídeo). Devido aos impactos da pandemia, todo processo acontecerá de forma virtual.
Os acadêmicos encontram-se na fase de entrega do vídeo com a resolução do case, que será avaliado entre os dias 2 e 6 de julho. Caso sejam aprovados, no dia 8 ocorrerá a apresentação dos finalistas e a divulgação dos vencedores. Como novidade, a empresa TIM fará a premiação em dinheiro das três equipes que melhor se classificarem.
A estudante Gilcemara Gama, salienta a importância em participar de eventos com alcance nacional. “Todas as oportunidades devem ser aproveitadas e tudo tende a contar para nossa carreira profissional. Independente do prêmio, precisamos experimentar algo novo e saber que estamos disputando com colegas de 23 estados do Brasil, contribui ainda mais para nossa formação”, disse Gilcemara.
“Foi a primeira vez que participamos do desafio e sentimos uma responsabilidade ainda maior por tudo acontecer de forma remota. Seguimos confiantes no resultado, mas principalmente gratos pelas experiências”, revelou Hericson Furtado.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira ressalta o engajamento dos estudantes na participação e ações do projeto. “Quando fiz a proposta Gilcemara e Hericson prontamente se candidataram e logo se inscreveram. Eles são muito dedicados e sempre estão envolvidos em atividades acadêmicas. Fiquei muito contente com o resultado da seleção, pois é a primeira vez que alunos de Jornalismo participam”, destaca Angélica.
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