O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está realizando sua Pesquisa de Satisfação e Opinião (PSO), que ficará disponível até o dia 11 de outubro, através da área do aluno e da área do colaborador. A pesquisa tem como objetivo ouvir a comunidade acadêmica e administrativa e identificar oportunidades de melhoria em diversas áreas, como ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura.  

Sergio Mello, responsável pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), destacou a relevância desse processo para a instituição: 

“Com a PSO, é possível identificar oportunidades de melhoria em termos de ensino, pesquisa, extensão e de infraestrutura para garantir e maximizar a satisfação da comunidade acadêmica.” 

A CPA, uma comissão autônoma que conduz a avaliação interna do UniFOA, utiliza os resultados da pesquisa para continuar aprimorando a qualidade da instituição, que é referência no ensino superior. A participação de cada membro da comunidade acadêmica (estudantes, professores e funcionários) é essencial para a manutenção do alto padrão de excelência que o UniFOA busca constantemente.  

Todos os envolvidos são incentivados a participar e compartilhar suas opiniões, contribuindo para o contínuo desenvolvimento e sucesso do UniFOA. 

Com o tema “Cuidar de Si, Cuidar do Outro: Segurança, Ética e Bem-Estar no Trabalho”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes + Assédio (SIPAT) de 2025 foi organizada pela CIPA+A da FOA e trouxe uma programação voltada à valorização da vida, da ética nas relações e da promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, humano e seguro. 

A programação foi cuidadosamente planejada pela equipe da CIPA+A – Gestão 2025, contemplando atividades dinâmicas e participativas, como rodas de conversa, oficinas, podcasts e palestras. A iniciativa buscou sensibilizar e orientar colaboradores, além de reforçar a corresponsabilidade de cada um na construção de uma cultura organizacional positiva. 

Para Elias Soares, presidente da CIPA+A, a SIPAT vai muito além de uma exigência normativa: 
“Mais do que cumprir uma norma, a SIPAT é um espaço de encontro, aprendizado e construção coletiva. É um momento em que todos nós refletimos sobre como o autocuidado e o respeito mútuo impactam diretamente na nossa rotina de trabalho e na vida em comunidade.” 

Entre os destaques da programação, estiveram a palestra sobre Comunicação Não Violenta (CNV), os debates realizados em podcasts, que trataram de temas atuais ligados à saúde física e mental no trabalho e prevenção de ISTs e o cuidado com a saúde global. 

Para Maria Clara Alves, analista de Treinamento e Desenvolvimento, a iniciativa trouxe aprendizados valiosos: 

“Achei a iniciativa muito relevante e me chamou atenção o nível dos conteúdos, que agregam muito valor, tanto nas palestras quanto nos podcasts. O episódio sobre saúde física e mental no trabalho foi muito rico, com uma discussão leve, mas extremamente atual e fundamentada. A palestra de Comunicação Não Violenta também me marcou muito, tanto pela oportunidade de colaborar com o professor Edilberto quanto pelo aprendizado como ouvinte.” 

Além das reflexões, a SIPAT proporcionou experiências práticas de cuidado, como a auriculoterapia realizada pela professora Rhanica Coutinho, que trouxe uma vivência importante de bem-estar para os participantes.

As rodadas de experiências no Centro Histórico-Cultural também foram bem recebidas, com destaque para as orientações nutricionais de Nutricionista e responsável pelo Clube FOA, Patrícia Cortêz, que apresentou dicas úteis para o dia a dia, e para as práticas de mobilidade corporal conduzidas por estudantes e professores de Educação Física. 

Ao reunir diferentes saberes e práticas, a SIPAT 2025 reforçou o compromisso do H.FOA em cultivar um ambiente de trabalho pautado no respeito, na ética e no cuidado coletivo. Mais do que uma semana de atividades, o evento se consolidou como um espaço de transformação, diálogo e fortalecimento de vínculos entre colaboradores.

Leandro Ribeiro, egresso do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) do UniFOA, está entre os 10 finalistas do Prêmio iBest 2025, na categoria Influenciador de Educação. A premiação é considerada uma das mais relevantes do ambiente digital brasileiro e reconhece personalidades e projetos que geram impacto positivo na internet. 

A indicação de Leandro reflete a força do seu trabalho como divulgador científico, com foco em temas como Geografia, Geologia, mudanças climáticas e educação ambiental. Com presença marcante no YouTube e no Instagram, ele vem conquistando um público crescente ao transformar conteúdos complexos em conhecimento acessível, com linguagem clara e precisão técnica. 

Segundo Leandro, estar entre os finalistas já é uma conquista, mas chegar ainda mais longe depende do engajamento coletivo: 

“Estar entre os Top 10 do Prêmio iBest é uma alegria imensa e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. É o reconhecimento de anos de dedicação à Educação e à divulgação científica. Fico muito honrado em saber que o trabalho que começou em sala de aula ganhou essa dimensão nacional.” 

Leandro também comentou que levar a Geografia tão longe significa mostrar que a essa área tem um papel central na formação crítica das pessoas e na compreensão do mundo em que vivemos. 

“É uma vitória não só pessoal, mas de todos os professores e estudantes que acreditam no poder transformador da Educação. Representar a Geografia nesse espaço é dizer que o conhecimento pode ultrapassar fronteiras e alcançar cada vez mais pessoas". 

O finalista do prêmio ainda pediu o auxílio de cada um para ajudar votando. 

“Conto com cada um de vocês para entrar no link, confirmar o voto e me ajudar nessa conquista. Juntos, podemos mostrar a força da nossa escola e da nossa comunidade.” 

A votação é popular, e cada pessoa pode votar uma vez por meio do link: 
👉 premioibest.vote/565068893 

O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) mantém uma trajetória marcada pelo reconhecimento de sua qualidade acadêmica. Em 2023, a instituição recebeu pela terceira vez consecutiva o Selo de Acreditação SAEME, concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com validade até 2029. O diferencial é ainda mais significativo por se tratar da única escola médica do Sul Fluminense e da Costa Verde a alcançar essa certificação, o que reforça a confiança da comunidade acadêmica e da sociedade no compromisso da instituição com a formação médica de excelência. 

O SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas) foi criado pelo CFM com apoio de especialistas da área para avaliar a qualidade dos cursos de Medicina em todo o país. O processo analisa aspectos como ética, responsabilidade social, infraestrutura, corpo docente e alinhamento às necessidades da saúde no Brasil, garantindo transparência e independência na certificação. 

Desde 2016, quando conquistou o selo pela primeira vez, o UniFOA vem demonstrando regularidade na qualidade de ensino. O reconhecimento foi renovado em 2020 e novamente em 2023, assegurando a acreditação até agosto de 2029. Essa sequência de conquistas evidencia um padrão de ensino sólido, que não se limita a momentos pontuais, mas se mantém ao longo dos anos. 

Para o coordenador do curso, professor Júlio Aragão, a acreditação vai além de um selo: ela amplia as oportunidades acadêmicas e profissionais dos estudantes. “Muitos dos nossos alunos poderão pleitear experiências no exterior ou validar seus diplomas com mais facilidade, graças ao fato de pertencermos a uma instituição certificada internacionalmente”, afirma. 

Ele também destaca o impacto do reconhecimento na vivência acadêmica: “Essa certificação atesta a qualidade do ensino que oferecemos e reflete nosso compromisso com uma formação diferenciada e de ponta. Além disso, o aluno que está em uma instituição acreditada tem mais facilidade de conseguir intercâmbio fora e reconhecimento de diploma”, completa. 

Com três acreditações consecutivas e posição de destaque na região, o curso de Medicina do UniFOA reafirma sua relevância como espaço de formação responsável e inovadora. Mais do que um selo, a acreditação traduz o esforço coletivo de docentes, gestores e estudantes em manter um ensino médico conectado às demandas da sociedade. 

Ao longo dos próximos anos, a instituição seguirá sendo referência em um ponto essencial: oferecer uma formação que abre caminhos, aproxima fronteiras e prepara profissionais para atuar com competência e sensibilidade em diferentes cenários, no Brasil e no mundo. 

O site do UniFOA acaba de ganhar um novo visual: mais moderno, intuitivo e funcional. A reformulação foi pensada para oferecer uma navegação simples e ágil, facilitando o acesso às principais informações e serviços da instituição. 

Entre as novidades, destaca-se a reorganização dos portais de acesso. Agora: 

Outro ponto de destaque é a centralização dos serviços voltados a alunos e comunidade, agora reunidos em O UniFOA > Ambientes e Serviços. Nessa seção, estão concentrados recursos como Transporte Social, Calendário Acadêmico, Carreiras e Estágios (NEXP), Validação de Documentos, CPA, Saúde Integral, Seguro Nota 10, Auditórios, Egressos, Clube FOA, entre outros. 

As páginas de Pesquisa e Extensão também foram reorganizadas e estão acessíveis no menu O UniFOA. Já as informações de transparência institucional, antes distribuídas em diferentes áreas, passam a estar concentradas em O UniFOA > Documentação UniFOA, permitindo a consulta por meio de filtros laterais que tornam a busca mais rápida e objetiva. 

Com esse novo layout, o UniFOA certifica seu compromisso em oferecer uma comunicação digital clara, acessível e eficiente, alinhada às necessidades de estudantes, colaboradores e da comunidade. 

A instituição convida a todos a colaborarem nesse processo: caso seja identificada alguma inconsistência, é possível comunicar diretamente à Supervisão de Marketing e Jornalismo pelo e-mail marketing@foa.org.br. Assim, será possível aprimorar ainda mais a experiência no portal.

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) anunciou a abertura das inscrições para a formação de cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como principal objetivo incentivar a formação de novos docentes para a educação básica, promovendo a integração entre ensino superior e escolas públicas. 

A iniciativa busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério oferecendo aos estudantes uma experiência prática e inovadora no ambiente escolar. Além disso, o programa valoriza a docência, proporcionando aos bolsistas a oportunidade de desenvolver e aplicar metodologias pedagógicas interdisciplinares que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem. 

O processo seletivo é voltado para estudantes regularmente matriculados no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do UniFOA. 

Benefícios para os bolsistas

Os contemplados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00, paga diretamente pela CAPES por meio de crédito bancário. Durante a participação no PIBID, os bolsistas terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar, criar projetos metodológicos e interagir com professores da educação básica, atuando como futuros docentes em formação. 

Período de inscrição

As inscrições estarão abertas de 16 de setembro a 23 de setembro, e os interessados deverão apresentar a documentação necessária conforme descrito no edital. 

O PIBID é uma excelente oportunidade para os alunos das licenciaturas aprimorarem sua prática pedagógica e se prepararem para os desafios da docência. O UniFOA reafirma, por meio dessa iniciativa, seu compromisso com a excelência na formação de professores, contribuindo para a educação básica e para o desenvolvimento do ensino no país. 

Confira o edital completo clicando Edital 03-25 PIBID-Iniciação à Docência.

O curso de Educação Física marcou presença nas comemorações cívicas do Dia da Independência do Brasil, realizadas na manhã de domingo (7), na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, em Volta Redonda. O evento, que contou com grande participação popular, reforçou o vínculo entre a instituição e a comunidade, além de proporcionar aos estudantes e professores uma experiência prática ligada à organização de atividades de caráter cívico e social. 

A participação no desfile não apenas amplia a visibilidade da FOA/UniFOA, como também oferece aos alunos do curso uma vivência formativa importante. Segundo o coordenador do curso, professor Silvio Vilela, a atividade dialoga diretamente com a atuação profissional: 

“Organizar ou participar de um desfile é uma ação que pode fazer parte da rotina do futuro professor ou profissional de Educação Física. Essa experiência representa um mergulho direto no campo profissional, fortalecendo a formação dos nossos alunos.” 

Para os estudantes, o momento também teve um significado especial. A aluna Maryana Meira, que participou do desfile pela última vez como estudante, destacou a emoção da experiência: 

“Foi um momento muito especial, que vai ficar marcado com carinho na memória como parte de toda a história que vivi nesses quatro anos de faculdade. Sou muito grata por tudo.” 

Ao unir prática acadêmica, engajamento social e valorização da cidadania, a presença do curso de Educação Física no desfile de 7 de setembro reforça o compromisso da FOA/UniFOA em formar profissionais preparados para atuar com responsabilidade, ética e conexão com a comunidade. 

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O curso de Educação Física promoveu o XVI Congresso de Educação Física, um evento que reforça o compromisso do curso em articular teoria e prática, ampliando a formação acadêmica dos estudantes e promovendo o diálogo científico. A programação reuniu mesas-redondas, oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos, criando um espaço rico para troca de experiências e atualização profissional. 

O congresso teve como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, estimulando competências como liderança, comunicação, trabalho em equipe e protagonismo. Mais do que um evento científico, o congresso se consolidou como um ambiente de formação crítica e reflexiva, reafirmando o papel social da Educação Física na promoção da saúde, da inclusão e do bem-estar. 

Segundo a organização, a participação dos professores na condução das atividades foi essencial para fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Os docentes, além de orientar os alunos no planejamento e execução do congresso, também puderam refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas e dialogar com as demandas contemporâneas da profissão. 

Além das oficinas, o congresso contou com a apresentação de pesquisas, pôsteres e projetos de extensão, valorizando o trabalho desenvolvido pelos estudantes do curso e fomentando novas ideias e colaborações. Outro ponto relevante foi o compromisso com a sustentabilidade, reduzindo o uso de materiais impressos e priorizando ferramentas digitais para inscrições, certificações e divulgação de conteúdo. 

Com mais de cinco décadas de história, o curso de Educação Física do UniFOA reafirma, a cada edição do congresso, sua relevância acadêmica e social. O evento mostrou-se não apenas como espaço de atualização profissional, mas também como uma oportunidade de reflexão sobre o papel da Educação Física na construção de uma sociedade mais saudável, inclusiva e cidadã. 

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A Professora Dra. Ivanete Oliveira, Procuradora Institucional e Reitora do UniFOA, que também atua como Coordenadora do Conselho Estratégico e Consultivo da ANPI-IES, participou do Seminário Internacional da Rede Ibero-americana para Garantia da Qualidade da Educação Superior (RIACES). O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas de diversos países ibero-americanos.

Convidada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a professora representou o UniFOA em um espaço de diálogo internacional que abordou os desafios e oportunidades do ensino superior na Ibero-América, com ênfase na transformação digital e nos novos caminhos para a acreditação de cursos.

Para a Professora Ivanete, a participação no Seminário Internacional da RIACES foi muito importante para o UniFOA e para a educação superior brasileira.

“Estar presente nesse espaço de diálogo internacional reforça o compromisso da nossa instituição com a qualidade acadêmica e com a inovação no ensino superior. Acredito que discutir os desafios da avaliação da educação é essencial, especialmente em um cenário marcado pela transformação digital e pelas novas formas de aprendizagem. Esses debates ampliam nossa visão e nos ajudam a construir caminhos mais sólidos para a formação dos nossos estudantes. Sinto que o UniFOA ganha ainda mais visibilidade e se fortalece ao participar de iniciativas que conectam experiências globais com a nossa realidade local”, destacou a reitora.

A programação do encontro contou com palestras e painéis de nomes de grande relevância no cenário da educação superior. Entre os destaques, o Professor Dr. Dilvo Ristoff (UFSC) realizou a conferência de abertura com a palestra “Avaliação da Educação Superior: do Tabu ao Totem”, trazendo reflexões sobre os rumos e desafios da avaliação acadêmica. O Professor Dr. Sérgio Franco participou do primeiro painel, que discutiu “Acesso, permanência e conclusão: trajetórias estudantis integrais”, enfatizando os obstáculos enfrentados pelos estudantes em sua jornada formativa.

No segundo painel, o Dr. Rodrigo Capelato (Semesp) falou sobre formação e empregabilidade, ressaltando a importância de indicadores de desempenho e da inserção profissional. Já o Painel 3 abordou as avaliações in loco e contou com a participação do Dr. Rogério Dentello (Inep), avaliadores do Sinaes e do Arcu-Sul, além da Me. Michelle Caçapava Vigueles (Senac SP / ANPI-IES), que apresentou a palestra “Ressignificação da Autoavaliação das CPAs no Brasil”, destacando a autoavaliação como instrumento essencial de aprimoramento institucional. O evento foi concluído com a fala do Professor Dr. Bruno José Betti Galasso (UNIFESP) sobre a transformação digital na educação superior, analisando os impactos e desafios desse processo nas instituições.

O seminário foi marcado pela troca de experiências, pelo fortalecimento da cooperação internacional e pela construção de novas perspectivas para a educação superior na região, ampliando os horizontes e reafirmando o papel das instituições brasileiras nesse cenário global.

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As Ligas Acadêmicas de Medicina representam uma oportunidade única para os estudantes que desejam aprofundar conhecimentos em áreas específicas da profissão, como no curso de Medicina do UniFOA. Sem fins lucrativos e organizadas por acadêmicos e professores, essas organizações surgiram no século XX com o objetivo de complementar a formação dos futuros médicos. 

Cada liga conta com um professor orientador, uma diretoria que organiza as atividades e seus membros efetivos. A experiência, além de agregar à formação acadêmica, contribui para o currículo dos estudantes, já que a participação em ligas soma pontos em processos seletivos de estágios e residências médicas. 

Reconhecidas oficialmente pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, as ligas cumprem um papel essencial no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. No ensino, promovem palestras, reuniões e debates que vão além do currículo regular. Na pesquisa, incentivam a produção de artigos científicos e publicações relevantes. Já na extensão, levam ações de saúde e conscientização para a comunidade, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Para Eduardo Gevisiez, estudante de Medicina, as ligas representam uma porta aberta para explorar áreas de interesse: 

“Poder participar de uma liga acadêmica é uma excelente oportunidade. Eu gosto muito de Neurologia e, na Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia, aprendo sobre acometimentos, tratamentos inovadores e ainda conheço colegas que compartilham da mesma paixão. Essa vivência faz diferença quando entramos no mercado de trabalho, porque já estamos mais familiarizados com a área que queremos seguir.” 

Na mesma linha, Fernanda Perez, presidente do Conselho de Ligas do curso de Medicina do UniFOA, reforça o impacto das atividades na construção de carreira: 

“Participar de uma liga é uma excelente maneira de desenvolver novas habilidades. É a chance de se aprofundar em temas pouco abordados na graduação e de confirmar afinidade com uma especialidade. Além disso, o networking aumenta as possibilidades de estágio, produção científica e até mesmo inserção no mercado de trabalho. O currículo também fica mais atrativo, mostrando iniciativa e engajamento.” 

Já do ponto de vista acadêmico, Rodrigo Freitas, professor responsável por dar suporte às ligas, destaca a contribuição dessas instituições na trajetória formativa dos estudantes: 

“As ligas acadêmicas oferecem um cenário extracurricular muito rico, no qual diversas especialidades médicas podem ser exploradas já durante a graduação. Isso ajuda na escolha da residência e desenvolve competências como organização de eventos, liderança e comunicação. Também garantem horas complementares, necessárias para a conclusão do curso, e aproximam os alunos do mercado por meio de palestras com egressos e profissionais da área.” 

Assim, as ligas acadêmicas do curso de Medicina do UniFOA vão além do aprendizado técnico. Elas se consolidam como um espaço de construção de conhecimento, integração entre ensino e comunidade, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento da identidade profissional dos futuros médicos. 

E se você quer fazer parte deste universo de conhecimento, aprendizado e capacitações, as inscrições já estão abertas para o Processo Seletivo Medicina UniFOA 2025 pelo site. 

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