Estudantes e professores do 8º período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) iniciaram o último semestre dos cursos a todo vapor. Em aula realizada no AudiSmart do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, na última segunda-feira (5), o professor Edilberto Venturelli colocou em prática um jogo de RPG, criado por ele mesmo, para realização das atividades da disciplina de “Aspectos Filosóficos e Éticos da Comunicação.
O intuito é de desenvolver a brincadeira alinhada diretamente ao aprendizado dos estudantes dentro da disciplina com o propósito de motivar e ensinar os acadêmicos de forma lúdica e envolvente.
O jogo será aplicado durante todo o semestre e também será destinado aos alunos da Escola de Comunicação, que terão a disciplina no 1º período do curso. Ela será desenvolvida de forma online e terá o RPG como apoio para diversificar os conteúdos transmitidos durante as aulas, no intuito de envolver mais os estudantes no processo de aprendizado à distância:
“Eu sempre reparei que em disciplinas realizadas remotamente, os estudantes ficavam mais tímidos e retraídos para participarem das aulas. É uma tentativa de diversificar o aprendizado ao proporcionar dinamismo, potencializando as possibilidades de aprendizado do conteúdo ensinado”, explicou Edilberto, ansioso com os frutos a serem colhidos pela proposta durante o semestre.
A dinâmica inovadora é baseada em uma metodologia ativa chamada ‘gameficação’, que pode ser definida como o uso de elementos ou técnicas de jogos em contexto diferentes dos ambientes unicamente competitivos. Basicamente, é definir e aplicar os aspectos 'jogáveis' de uma situação ou problema, levando os jogadores envolvidos a usarem as estratégias e técnicas na busca de um objetivo comum.
Ao trazer esse método inovador para a sala de aula, o professor Edilberto buscou confeccionar e aplicar mecanismos de um jogo RPG, com personagens, formato e metodologia originais. Ele se auto intitulou como o mago do jogo, personagem que representará o professor da matéria. Caso os discentes queiram que o formato elaborado seja feito de maneira diferente, eles podem solicitar que o mago discuta melhorias com os oráculos, que são os coordenadores dos cursos.
Na aula inicial, os estudantes começaram com 10 pontos, nota máxima na disciplina. Porém “gastaram” toda a pontuação para a compra de cartas, que serão utilizadas ao longo do período. Elas possuem poderes que podem ser utilizados como ferramentas de defesa e ataque pelos acadêmicos. Por exemplo, caso um grupo de alunos façam um trabalho e entendam que mereciam mais pontos pelo que foi elaborado, eles podem usar uma carta de feitiço, que aumentaria a nota de todos em 0,5 ponto.
A cada encontro on-line será explicado, primeiramente, os conteúdos teóricos a serem transmitidos no dia, de acordo com o planejamento feito para a disciplina ao longo do semestre. Depois, o docente colocará em prática o jogo RPG, preparado a partir de mapas, que serão explorados após a explicação teórica.
Neles estarão contidos pontos de conhecimento, perguntas e enigmas sobre os conceitos ensinados em relação à matéria. Como método de avaliação semanal, o professor poderá indagar os alunos acerca de tópicos abordados, proporcionando dinamismo e expandindo as possibilidades de transmissão das informações da disciplina:
“Acredito que o método utilizado, a partir da montagem do jogo RPG pelo professor vai entreter mais os alunos, fazendo com que nós tenhamos um envolvimento maior com os assuntos abordados ao longo do período. Tenho convicção que esse método aumenta a nossa curiosidade e interesse durante as aulas on-line”, declarou Matheus Alvarenga, acadêmico do 8º período de Jornalismo.
Além de toda a prática transformadora durante as aulas à distância, os acadêmicos terão todo o suporte da plataforma LXP, onde serão inseridos desafios semanais para incrementar o desenvolvimento da disciplina, além do planejamento do jogo até o final do semestre:
“Tenho certeza que esse diferencial elaborado para os estudantes irá fazer com que eles se interessem mais pelo assunto, independentemente de como ele está sendo transmitido”, finalizou Edilberto.
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O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, foi empossado como vice-presidente executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (Semerj) pelo segundo mandatado consecutivo nesta terça-feira (06) para o triênio 2024/2027. A cerimônia de posse contou com a presença de figuras importantes do setor educacional, reafirmando o compromisso da nova gestão com a excelência e a inovação no ensino superior.
Cláudia Romano, será a primeira mulher a presidir o Sindicato em seus 43 anos de história. Ela liderará a comissão diretora, que é composta por uma equipe de notáveis profissionais do setor educacional. Integram a comissão: Eduardo Prado, Aníbal José Grifo de Souza, Celso Niskier, Elizabeth Regina Nunes Guedes, Rui Otávio Bernardes de Andrade, Guilherme Isensee Andrade, João Roberto Moreira Alves, Antônio Charbel José Zaib e Juliano Miguel Braga Griebeler.
Elizabeth Regina Nunes Guedes, é presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e junto com Celso Niskier, integram o Conselho Nacional de Educação (CNE) trazendo uma vasta experiência e uma perspectiva nacional para a equipe.
Único representante do interior do estado do Rio de Janeiro, Eduardo Prado tem um papel crucial para as Instituições de Ensino Superior (IES) do Sul Fluminense. Sua presença na comissão diretora fortalece o elo e a comunicação entre as IES da região e as demais entidades educacionais do estado.
Ao assumir a vice-presidência executiva, Eduardo Prado destaca a importância do Semerj na promoção de um ensino superior de qualidade e na defesa dos interesses das instituições mantenedoras. "É uma honra assumir este papel de liderança no Semerj. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para enfrentar os desafios do setor educacional e promover a excelência acadêmica em nossas instituições," afirmou Prado.
A posse de Eduardo Prado como vice-presidente executivo do Semerj é um marco importante para a FOA e para o setor educacional como um todo. Sua liderança e visão estratégica prometem fortalecer ainda mais a atuação do Semerj, promovendo políticas educacionais que beneficiem estudantes, professores e instituições de ensino superior.
Com a nova gestão, o Semerj reafirma seu compromisso em ser um agente transformador na educação superior, trabalhando para garantir que as instituições mantenedoras tenham os recursos e o apoio necessários para oferecer uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do futuro.
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A saúde mental de crianças e adolescentes vem se tornando, principalmente nas últimas décadas, tema de inquietação e temor. Não somente restrita aos pais e educadores, a preocupação também abrange e intriga profissionais da área da saúde mundialmente, motivados pelo impacto da velocidade de transformação do mundo; fluxo acelerado de informações e a participação das telas no processo de neurodesenvolvimento desde a mais tenra idade. Porém, ainda se conhece pouco sobre as consequências na saúde mental e no desenvolvimento neurológico de crianças e adolescentes.
Esse quadro foi agravado por conta da pandemia da Covid-19, quando as crianças em idade escolar foram privadas do ensino presencial e houve o isolamento social. Pesquisas mundiais indicam que as crianças se sentiram infelizes e, consequentemente, houve um aumento nas condições de saúde mental dos pequenos. A partir desse quadro, a arteterapia tornou-se uma valiosa aliada à abordagem de crianças e adolescentes neurodivergentes e/ou em sofrimento psíquico.
Reconhecendo o potencial benefício da arteterapia, o curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vem elaborando o “PedArte – Cuidado de Crianças com TEA e TDAH”, um projeto de extensão universitária que pretende auxiliar no tratamento e desenvolvimento de crianças entre 4 e 7 anos, e que já são acompanhadas no Ambulatório de Neuropediatria na Policlínica da instituição, localizada no campus Olezio Galotti, em Três Poços. O atendimento vai iniciar em agosto, em um espaço criado especialmente para que os pacientes se sintam à vontade para interagir e terá uma extensão inicial de 6 meses.
As atividades do projeto estão programadas para acontecer quinzenalmente, com duas sessões por mês e duração de 1 hora, a serem conduzidas com grupos de 8 a 10 crianças. Os alunos participantes contarão com o auxílio e supervisão de pelo menos um profissional da equipe multiprofissional de acompanhamento da criança com distúrbio do neurodesenvolvimento (psicopedagogo e/ou neuropediatra e/ou terapeuta ocupacional).
Para o professor Luciano Costa, o projeto é importante para os estudantes envolvidos, para desenvolver as habilidades humanas e sociais tão significativas para a prática médica, contribuindo também para que possam vivenciar experiências que traduzam o respeito à diversidade e à infância como parte da formação profissional que a instituição busca nos alunos:
“Como docente, acredito que o projeto reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade e a inclusão social que temos como parte do atendimento que fornecemos aos nossos pacientes. Pretendemos abranger e beneficiar cada vez mais crianças atendidas no serviço de Pediatria de Três Poços, contribuindo com a inclusão e o desenvolvimento durante a infância”, ressaltou.
De acordo com a aluna do 12º período de Medicina, Maria Eugênia Galhardo, uma das responsáveis pela elaboração do projeto, serão organizadas atividades para criação artística utilizando materiais como lápis de cor, biscuit, massa de modelar, tinta guache, tinta a óleo, giz de cera, isopor, placas de EVA e argilas:
“As atividades vão ser desenvolvidas com materiais reciclados como caixas, restos de tecido, garrafas plásticas, entre outros, bem como brinquedos destinados à estimulação e percepção sensorial e cognitiva, como caixas mágicas, areia cinética, placa de texturas e afins. Os temas abordados terão relação com o cotidiano e a infância, como vivência em ambiente escolar, familiar e comunitário, além de temas relacionados a aspectos que envolvem a identificação e nomeação de emoções, o espaço geográfico e o lazer, contribuindo com o desenvolvimento psíquico, emocional e motor através da observação, elaboração e criatividade”, explicou a aluna.
Com o existe uma grande procura de pacientes/crianças atípicas em busca de suporte ao neurodesenvolvimento, há a possibilidade de ampliar ainda mais o cuidado e a assistência às crianças já atendidas no ambulatório de Pediatria na Policlínica do UniFOA. Dessa forma está sendo estudada a abertura de novas vagas para participação no projeto, ocorrendo semestralmente. Os discentes que participam deste projeto, além da Maria Eugênia, são: Aline de Paula, Giovanna Liberati e Sérgio Vitor Vicente.
“Tudo começou durante uma consulta na Policlínica com um paciente portador de TDAH, que estava muito agitado e somente se acalmou após ter recebido papel e caneta para brincar. Elaboramos o projeto e fiquei muito emocionada quando o professor Rodrigo Freitas informou que havia sido aprovado. Fui correndo dar a ótima notícia aos coordenadores e professores muito especiais também envolvidos, como Luciano Costa, Clarisse Drumond e Marcia Trindade. Agradeço imensamente pelo apoio e confiança, e também à FOA/UniFOA por acreditar na proposta e disponibilizar a infraestrutura e todos os materiais para visibilizarmos o projeto”, contou Maria Eugênia.
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Em um gesto que reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade, membros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR) visitaram o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), ontem (05). O objetivo da visita foi entregar um exemplar do Estatuto do Idoso em braile à reitora Ivanete Oliveira, um marco importante para a comunidade acadêmica.
A entrega do documento simboliza a importância de todos saberem os direitos dos idosos e de promover a igualdade de oportunidades para todos. O estatuto em braile, em especial, possibilita que pessoas com deficiência visual tenham acesso às leis que as protegem, promovendo assim a cidadania plena.
Durante a entrega, os membros da AAPVR, destacaram a importância da parceria entre a AAPVR e o UniFOA. "Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a inclusão social e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirmou.
Ivanete agradeceu a visita da AAPVR e ressaltou a importância do documento para a comunidade acadêmica. "O estatuto do idoso em braile é um instrumento fundamental para a promoção dos direitos dos idosos e para a construção de uma universidade mais acessível e inclusiva", disse.
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Em um gesto que reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade, membros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR) visitaram o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), ontem (05). O objetivo da visita foi entregar um exemplar do Estatuto do Idoso em braile à reitora Ivanete Oliveira, um marco importante para a comunidade acadêmica.
A entrega do documento simboliza a importância de todos saberem os direitos dos idosos e de promover a igualdade de oportunidades para todos. O estatuto em braile, em especial, possibilita que pessoas com deficiência visual tenham acesso às leis que as protegem, promovendo assim a cidadania plena.
Durante a entrega, os membros da AAPVR, destacaram a importância da parceria entre a AAPVR e o UniFOA. "Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a inclusão social e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirmou.
Ivanete agradeceu a visita da AAPVR e ressaltou a importância do documento para a comunidade acadêmica. "O estatuto do idoso em braile é um instrumento fundamental para a promoção dos direitos dos idosos e para a construção de uma universidade mais acessível e inclusiva", disse.
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O curso de Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) ganhou destaque no prestigiado Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) 2024, realizado de 29 de julho a 2 de agosto em Natal (RN). Os artigos apresentados pelo professor Italo Rodrigues, elaborados por ele junto com os estudantes Gabriel Rodrigues e Bruno Lima, trouxeram reconhecimento e prestígio à instituição, abordando temas de ponta como inteligência artificial na siderurgia e projetos sustentáveis com materiais recicláveis.
Com o tema "Ciência e Engenharia Para o Futuro", a 12ª edição do CONEM reuniu especialistas de renome para discutir as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico. O evento, que abordou áreas inovadoras como inteligência artificial aplicada à engenharia mecânica e transição energética, também contou com simpósios em diversos campos da engenharia, incluindo Ciências Térmicas e Engenharia Aeroespacial. Os artigos do UniFOA destacaram-se não apenas pela inovação, mas também pela sua aplicabilidade prática, capturando a atenção e admiração dos participantes.
Os projetos que foram apresentados tiveram tópicos atuais aliados a abordagens inovadoras, aprofundadas ao longo dos artigos. O trabalho “Otimização de Redes Neurais Artificiais na Siderurgia: Uma Abordagem Baseada em Algoritmos Genéticos” explorou a aplicação de redes neurais artificiais (IA) na área da siderúrgica, sendo um dos únicos que apresenta um estudo de caso passível de implantação no sistema real para controle de laminadores, máquinas utilizadas na conformação mecânica de materiais.
Dessa maneira, o uso de inteligência artificial aplicada de forma inovadora somada aos resultados favoráveis e a aplicabilidade, chamaram atenção dos organizadores do CONEM, sendo selecionado para apresentação oral:
“A seleção dos projetos e suas apresentações significam um grande impulso para meus sonhos na área da Engenharia. Ser selecionado para o CONEM reafirma que estou no caminho certo e me dá a confiança necessária para enfrentar os desafios futuros. Ver nosso trabalho sendo reconhecido em um evento tão prestigiado me inspira a continuar explorando novas ideias, buscando soluções inovadoras e contribuindo para o avanço da engenharia”, afirmou Bruno, orgulhoso pelo reconhecimento obtido pelos trabalhos.
Já o projeto “Percepção de Estudantes de Engenharia em Projeto de Extensão com Foco em Sustentabilidade” foi relacionado ao desenvolvimento de uma extrusora. Ela é uma máquina que possibilita a extrusão de um material, processo mecânico de produção de componentes de forma contínua, no qual o material é forçado através de uma matriz, adquirindo o formato pré-determinada pela matriz projetada para a peça.
Com o propósito da sustentabilidade apontado pelo tema proposto, a pesquisa foi elaborada a partir do estudo de garrafa
Na sua confecção para a pesquisa, foi elaborada a partir do uso de uma garrafa pet, material reciclável que representou o propósito da sustentabilidade apontado pelo tema da proposta. Outro diferencial para o trabalho ter sido escolhido para o congresso foi pelo conteúdo conter o olhar pessoal dos estudantes, uma vez que sua aplicação foi utilizada para a disciplina de projetos integrados do curso da Engenharia ABI, que objetiva benefícios voltados diretamente à sociedade:
“Os artigos terem sido expostos para centenas de profissionais da área significa um misto de alegria, alívio e realização para mim. Pois, apesar de todos os problemas enfrentados, conseguimos colher o fruto dos esforços somados. Além disso, ser apresentado em um evento desse porte valida não só o meu esforço individual, mas também o apoio que recebi de colegas, professores e familiares ao longo dessa jornada”, enfatizou Gabriel Rodrigues, muito feliz pela repercussão alcançada pelas pesquisas desenvolvidas.
A exposição das pesquisas dos acadêmicos representou uma oportunidade, mesmo que indireta, de um networking com outros profissionais relevantes em âmbitos específicos da Engenharia. Segundo o professor Italo, apresentar os artigos no CONEM foi um grande privilégio, sendo reflexo da formação integral que o UniFOA proporciona aos seus estudantes:
“É muito gratificante saber que todos eles têm interesse em realizar pesquisas e, mais do que isso, comunicar os resultados, participando de congressos. O compromisso do UniFOA com a qualidade de ensino e pesquisa, são fundamentais para que alcancemos resultados a nível de outros centros de pesquisas nacionais”, enalteceu o docente, que ainda explicou sobre seu sentimento como educador ao participar do evento:
“Considero que este tenha sido um dos melhores Congressos que eu tenha participado. Após a apresentação a audiência se mostrou muito interessada e todos os comentários foram positivos. Nesse sentido, várias novas ideias sugiram para condução de novas pesquisas”.
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O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou o acolhimento dos ingressantes do 2º semestre de 2024 e veteranos no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. No intuito de começar uma nova etapa de suas vidas profissionais e acadêmicas, os estudantes foram recebidos por professores e o coordenador do curso, Júlio Aragão, na recepção que foi iniciada pela manhã.
Como ponto de partida, os recém-chegados, da Med82, viram os fundamentos, cronogramas, atividades realizadas pelo curso ao longo de toda a graduação e à nova matriz curricular do curso de Medicina do UniFOA. Depois, realizaram um tour guiado pelo campus, onde foram apresentados à estrutura de excelência que nossa cidade universitária oferece aos seus discentes, que conta com laboratórios e equipamentos de ponta, professores com metodologias inovadoras de ensino e o Núcleo de Atividade Virtual de Ensino, o laboratório NAVE.
Além disso, os estudantes conheceram as plataformas LXP, TEAMS, Jaleco e Paciente 360, instrumentos de aprendizagem virtuais utilizados pela instituição para maximizar o aprendizado de seus acadêmicos, a fim de dinamizar o conteúdo transmitido durante as aulas. Para concluir o primeiro dia de Start, todos foram recepcionados pela professora Vânia de Oliveira, que apresentou o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), um grande parceiro na trajetória acadêmica dos alunos de todos os cursos do UniFOA.
No começo da tarde, os veteranos também foram recebidos no Auditório William Monachesi, onde tiveram orientações sobre a continuidade do curso e as novas metodologias que serão aplicadas ao decorrer do semestre. Entre todos as particularidades que foram discutidas e expostas aos ingressantes, o coordenador do curso Júlio Aragão falou sobre as novas exigências feitas pelo Exame Nacional de Residência (Enare), uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) que tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, uni e multiprofissional.
Relatos que Enaltecem o Acolhimento e suas surpresas positivas:
Maria Clara Vilela, caloura da Med82, expressou sua satisfação em iniciar seu grande sonho de estudar Medicina, enfatizando sua escolha pelo UniFOA:
“Essa nova etapa da minha vida significa a realização de um sonho que tenho desde criança, pelo que representa a Medicina para mim, que é cuidar do próximo. Escolhi o UniFOA pelo reconhecimento que o Centro Universitário possui, e espero que minha trajetória por aqui seja um sucesso”.
Nathan Conrado, também ingressante, comentou um pouco suas expectativas para o começo de sua nova jornada acadêmica e profissional:
“Me sinto bastante realizado por ter conseguido entrar para o curso de Medicina. É uma profissão que sempre almejei atuar, e estar no UniFOA que é uma instituição bastante conceituada é um motivo de bastante orgulho para mim”.
Débora Leopoldino, do 7º período, enalteceu a qualidade de ensino do corpo docente do curso e explicou suas expectativas para o início de mais um semestre no Centro Universitário de Volta Redonda:
“É sempre um grande prazer retornar ao Centro Universitário para o começo de uma nova etapa da minha vida acadêmica. Gosto sempre de ter esse acolhimento da instituição e da coordenação, pois eles sempre nos atualizam sobre os avanços e as novidades que serão aplicadas dentro do nosso aprendizado. Já olhamos quais serão nossos professores desse período e são todos excelentes, por isso tenho expectativas muito boas para o decorrer desse semestre”.
O coordenador Júlio Aragão reforçou a importância do acolhimento ao ressaltar os impactos positivos gerados pela recepção a todos os alunos do curso:
“A semana de acolhimento é fundamental para construir um senso de comunidade e pertencimento, reduzindo a ansiedade dos ingressantes e promovendo a continuidade do engajamento dos estudantes de períodos mais avançados. Essa iniciativa reforça a coesão do corpo discente, facilita a troca de experiências e conhecimentos, e cria um ambiente mais acolhedor e colaborativo para todos os estudantes”.
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A 6ª Semana de Formação Continuada teve início na última segunda-feira (29) e segue até esta sexta-feira (2), com a realização de palestras, cursos, workshops e oficina aos professores do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA). As atividades têm por objetivo manter os docentes atualizados, através de capacitações inovadoras, que foram realizadas em diversos locais do campus Olezio Galotti, em Três Poços, de maneira presencial e online.
Grande entusiasta da Formação Continuada, a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira esclarece que as ações desenvolvidas representam não apenas um momento de reencontro e troca de energias para começar o semestre com mais vigor, mas também uma oportunidade de discussão, reflexão e aprendizagem:
“Durante toda a semana, são oferecidos aos docentes workshops, oficinas, cursos e palestras, em horários matutinos, vespertinos e noturnos, atendendo às expectativas dos professores para aprimorar continuamente seu perfil profissional de maneira arrojada e competente. Com encontros virtuais e presenciais, a programação proporcionou a melhor capacitação para o corpo docente, promovida também por profissionais externos, a fim de apresentar um novo olhar sobre os temas debatidos.”
A reitora ainda destacou que “os docentes do UniFOA precisam desenvolver um perfil que contemple competências humanas, teórico científicas e didáticas. Portanto, todas as atividades dessa semana visam a alinhar esse perfil com os nossos currículos, que são baseados em competências e utilizam a metodologia de projeto. As atividades abordam diversas temáticas, como questões socioemocionais, combate à violência, metodologias ativas, práticas exitosas, e direitos e deveres dos docentes, entre outras. Dessa forma, cada professor pode personalizar sua trajetória, escolhendo as atividades mais apropriadas ao seu perfil profissional.”
Atualização pedagógica, troca de experiência e fortalecimento das práticas educativas. Diante desse cenário, o Centro de Apoio e Inovação Pedagógica (Caip), por meio do "Olhar Docente", desempenha um papel fundamental, pois oferece um espaço colaborativo, dedicado a oferecer suporte pedagógico contínuo aos professores, incentivando a reflexão sobre suas práticas e promovendo a inovação no ambiente acadêmico por meio de oficinas, workshops, seminários, cursos e grupos de estudo.
A professora e responsável pelo Caip, Maria das Graças, explica que o setor participou ativamente das atividades previstas na Semana de Formação Continuada:
“Ao investir nos professores, a instituição fortalece o seu compromisso com a qualidade da educação ofertada, resultando em um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficaz. Além disso, promove a valorização do corpo docente, reconhecendo a importância de seu papel e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Esse investimento reafirma o compromisso institucional com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de seus educadores, garantindo um ambiente acadêmico de qualidade para todos os envolvidos.”
Os professores participaram efetivamente das ações programadas, ao longo da semana, sendo como palestrantes que mostraram seus casos exitosos ou como ouvintes, entendendo os projetos apresentados e até podendo adaptá-los para o seu próprio curso.
“Sempre é bom ouvir o depoimento de colegas e entender os projetos, pois podemos - com o sucesso aplicado numa determinada área e curso -, trazer para a nossa sala de aula. É muito positivo para o docente trabalhar com o êxito de outras equipes, pois podemos fazer ele seja integrante da nossa programação e torna-se um reforço ao sucesso das nossas ações”, enalteceu o professor José Marcos Rodrigues, que também mostrou um caso exitoso aplicado no curso de Engenharia.
A sua opinião é compartilhada com o professor e coordenador do curso de Engenharia Civil, Sérgio Luiz Taranto:
“A Semana Formação Continuada faz uma diferença enorme para o professor, porque interagimos com todos os cursos e todos os professores, além de ficarmos por dentro do que cada um está desenvolvendo nos cursos, despertando para novas ideias e nos atualizando com que há de mais moderno em termos de aprendizado e mercado de trabalho para os nossos estudantes”, finalizou.
Entre as palestras, workshops, cursos e oficinas, os docentes puderam vivenciar diversos temas, que ofereceram experiências e aprendizados dentro do perfil definido pela instituição:
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está promovendo a 6ª Semana de Formação Continuada, um evento semestral destinado ao aperfeiçoamento contínuo de seus docentes. Realizado durante a primeira semana de cada período letivo, o evento faz parte da política de Formação Continuada da instituição e busca incentivar a participação dos professores em workshops, oficinas e palestras, com o objetivo de aprimorar as práticas didático pedagógicas.
Ontem, um dos destaques da semana foi o Encontro de Docentes, realizado no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti. A reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, conduziu o encontro, trazendo importantes reflexões sobre a recente conquista da instituição: a nota 5, a mais alta atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), e discutiu o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
"Nós identificamos durante o semestre anterior as principais demandas dos docentes e construímos uma trajetória de formação personalizada para atendê-las. Esta semana de formação traz algo muito novo e empolgante. Muitos docentes elogiaram o processo, que inclui atividades lúdicas que permitem aos participantes aprenderem de maneira ativa e diferenciada", comentou a reitora Ivanete Oliveira.
Em sua fala, Ivanete também destacou a valorização do docente como ambiente de trabalho saudável, condições de trabalho adequada, participação na tomada de decisões e formação e capacitação continuada, destacando que apenas 2% das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil possuem a nota 5.
A professora Márcia Bastos destacou a relevância das atividades oferecidas durante a semana: "A Semana de Formação foi dedicada a aprimorar nossas habilidades pedagógicas com oficinas que abordaram temas relevantes, como antirracismo, saúde mental e bem-estar dos professores. O gerenciamento do estresse e as habilidades interpessoais mostraram-se muito benéficos, pois a saúde mental dos professores impacta diretamente na qualidade do ensino. A troca de experiências entre professores também foi muito válida. A partilha e colaboração de boas práticas ajudou muito a obter conhecimentos sobre diversas abordagens pedagógicas e fortaleceu a nossa comunidade acadêmica."
O pró-reitor acadêmico, Bruno Gambarato, enfatizou a importância do encontro: "Reunir nossos docentes, trocar experiências e aprender coisas novas é essencial. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor para nossos alunos, e fazemos isso com amizade, boas formações e muitas conversas produtivas."
O encontro foi finalizado com um toque especial, acompanhado de um delicioso coquetel e muita música, demonstrando o cuidado e o carinho com que tudo foi organizado.
Você ainda pode conferir o Encontro de Docentes no vídeo abaixo:
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está promovendo a 6ª Semana de Formação Continuada, um evento semestral destinado ao aperfeiçoamento contínuo de seus docentes. Realizado durante a primeira semana de cada período letivo, o evento faz parte da política de Formação Continuada da instituição e busca incentivar a participação dos professores em workshops, oficinas e palestras, com o objetivo de aprimorar as práticas didático pedagógicas.
Ontem, um dos destaques da semana foi o Encontro de Docentes, realizado no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti. A reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, conduziu o encontro, trazendo importantes reflexões sobre a recente conquista da instituição: a nota 5, a mais alta atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), e discutiu o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
"Nós identificamos durante o semestre anterior as principais demandas dos docentes e construímos uma trajetória de formação personalizada para atendê-las. Esta semana de formação traz algo muito novo e empolgante. Muitos docentes elogiaram o processo, que inclui atividades lúdicas que permitem aos participantes aprenderem de maneira ativa e diferenciada", comentou a reitora Ivanete Oliveira.
Em sua fala, Ivanete também destacou a valorização do docente como ambiente de trabalho saudável, condições de trabalho adequada, participação na tomada de decisões e formação e capacitação continuada, destacando que apenas 2% das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil possuem a nota 5.
A professora Márcia Bastos destacou a relevância das atividades oferecidas durante a semana: "A Semana de Formação foi dedicada a aprimorar nossas habilidades pedagógicas com oficinas que abordaram temas relevantes, como antirracismo, saúde mental e bem-estar dos professores. O gerenciamento do estresse e as habilidades interpessoais mostraram-se muito benéficos, pois a saúde mental dos professores impacta diretamente na qualidade do ensino. A troca de experiências entre professores também foi muito válida. A partilha e colaboração de boas práticas ajudou muito a obter conhecimentos sobre diversas abordagens pedagógicas e fortaleceu a nossa comunidade acadêmica."
O pró-reitor acadêmico, Bruno Gambarato, enfatizou a importância do encontro: "Reunir nossos docentes, trocar experiências e aprender coisas novas é essencial. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor para nossos alunos, e fazemos isso com amizade, boas formações e muitas conversas produtivas."
O encontro foi finalizado com um toque especial, acompanhado de um delicioso coquetel e muita música, demonstrando o cuidado e o carinho com que tudo foi organizado.
Você ainda pode conferir o Encontro de Docentes no vídeo abaixo:
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