O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) abriu, nesta quinta-feira, dia 03, as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025.

Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que seja das edições entre 2016 e 2024.

A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 16 de janeiro de 2025, às 20 horas.

A taxa de inscrição varia de acordo com o período de inscrição, conforme tabela disponível no edital.

Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 são para o primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.

As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2025 do Centro Universitário de Volta Redonda devem ser conferidas no EDITAL.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com o Escritório da Cidadania do UniFOA são encarregados de receber, orientar e acompanhar diversos processos da população da região Sul Fluminense. Os professores do NPJ, que atuam tanto no campus Três Poços, quanto no Fórum de Volta Redonda em parceria com o TJRJ, orientam as atividades de estágio de Iniciação à Prática Jurídica dos estudantes de Direito.

O estágio no NPJ tem por finalidade inserir e adaptar o aluno iniciante, facultativamente, no contexto e prática jurídica. Os acadêmicos de Direito podem atuar do início ao fim dos casos que forem designados, realizando diversas atividades, como escrever as petições no começo do processo e o acompanhamento de outros tramites judiciais, sempre sendo supervisionados pelos professores do NPJ e com apoio da Drª Juliana Mercante do Escritório da Cidadania.

Dessa maneira, o Núcleo de Práticas Jurídicas consegue solucionar casos delicados - sobretudo no âmbito familiar - como os processos solicitados por Kleber Jorge, Simone Silva e Washington Rodrigues, vencidos com sucesso pelo NPJ do UniFOA.

Kleber Jorge, buscava a curatela da mãe, que luta contra o Alzheimer. O processo de curatela protege os interesses de pessoas que, por alguma condição física ou mental, são incapazes de responder pelos próprios atos.

Ao entrar em contato com NPJ da instituição, Kleber não só conseguiu entender melhor os seus direitos no caso, como obteve, a tutela de sua mãe:

“Fui muito bem atendido pelo NPJ do UniFOA, pois eles me ajudaram muito no processo de curatela da minha mãe. Eu não sabia de onde partir, mas eles me auxiliaram com toda a parte jurídica e burocrática, sendo fundamentais para que eu vencesse essa luta. Por toda a qualidade do profissionalismo e empenho das pessoas que trabalham no NPJ e dos estudantes do UniFOA que me auxiliaram nesse processo, com certeza indicaria para outras pessoas, pois eles realmente fizeram a diferença”, declarou Kleber, ao agradecer toda a dedicação do NPJ do Centro Universitário de Volta Redonda.

Não é incomum que algumas pessoas desconheçam como conseguir resguardar os direitos de um familiar próximo, ou até mesmo como elas mesmas podem protegê-las por meio da justiça. Foi o caso de Simone Silva, auxiliar de higienização que, graças ao suporte do NPJ do curso de Direito, conseguiu a adoção socioafetiva da guarda da sobrinha, que ela criava sem o apoio do pai da criança.

Simone teve orientação do próprio marido, motorista da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), para procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas, onde foi muito bem atendida e venceu o processo de adoção:

“A equipe se empenhou muito, me ajudou bastante em todas as dúvidas que eu tinha, por isso me sinto extremamente grata a todos que trabalham no Núcleo de Práticas Jurídicas. Foi graças as pessoas que lideram o NPJ que conquistei a guarda da minha sobrinha, algo que lutava há muito tempo, seja no âmbito pessoal ou jurídico. Realmente só tenho a agradecer a todos”, relatou Simone.

O NPJ é reflexo do compromisso do UniFOA em apoiar projetos e iniciativas que levem a inclusão social e a cidadania a pessoas que necessitem de suporte especializado, sobretudo no campo da justiça social e jurídica. Em busca de uma sociedade mais justa o NPJ em parceria com o Escritório da Cidadania realizaram mais de 500 atendimentos no primeiro semestre de 2024, como o caso de Washington Rodrigues, técnico em eletrônica, que também conseguiu solucionar o seu caso que, de tão complexo por conta da burocracia, se arrastou por mais de cinco anos.

Washington buscava transferir a posse de um inventário da família para o nome dele e de sua irmã, mas obteve uma série de atrasos no processo, pincipalmente por conta da pandemia. Mesmo com todos os desafios enfrentados, o NPJ não desistiu de ajudá-lo até o final do processo, finalizado com sucesso no início do segundo semestre deste ano.

“Agradeço demais ao profissionalismo, pontualidade, cortesia e, sobretudo, dedicação de todos para vencer esse processo. Apesar do longo e cansativo processo, em nenhum momento o NPJ do UniFOA deixou de me apoiar e conceder o suporte necessário para vencer a burocracia desse caso”, pontuou Washington, engradecendo a atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito.

A professora Ariadne e a advogada Juliana enalteceram o trabalho do Núcleo de Práticas Jurídicas, que segue concedendo apoio a toda população sul fluminense:

“Como docente do curso ajudando os alunos nessa integração prática do âmbito jurídico, me sinto grata tanto em proporcionar aprendizado aos nossos acadêmicos, como por poder ajudar diversas pessoas na região. O sentimento é gratificante de conseguir levar auxilio jurídico a aqueles que solicitam apoio do NPJ, por isso seguimos nessa jornada de muita luta por justiça”, declarou Ariadne. Juliana completou a fala da professora, ao afirmar sua satisfação de impactar positivamente a vida de inúmeras pessoas:

“Me sinto muito feliz de cumprir com o meu trabalho e propósito como advogada, principalmente por saber que ele está solucionando os problemas de uma parcela da população. Todos nós que nos esforçamos diariamente aqui no NPJ ficamos genuinamente realizados quando conseguimos fazer a justiça acontecer, como no caso do Kleber, Washington e da Simone”, finalizou.

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA), sob a presidência de Eduardo Guimarães Prado, anuncia a abertura das inscrições para a eleição dos representantes dos empregados na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA+A) para a gestão 2024/2025. O processo será conduzido de acordo com a Norma Regulamentadora 05 (NR-5), estabelecida pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, e suas atualizações. 

As inscrições estarão abertas entre os dias 7 e 21 de outubro de 2024, encerrando às 15h. Os interessados devem acessar a área restrita do Portal do UniFOA, utilizando seu login e senha, por meio do link aqui descrito. A candidatura é pessoal e intransferível, sendo necessário que os candidatos estejam cientes e concordem com os termos estabelecidos no edital, disponível no portal. 

Podem concorrer às vagas funcionários da FOA maiores de 18 anos, que estejam aptos a exercer os atos da vida civil, conforme previsto no Código Civil. Funcionários que estão exercendo seu segundo mandato consecutivo na gestão atual (2023/2024) não poderão se candidatar. 

Divulgação dos Candidatos e Eleição 

A lista de candidatos inscritos será divulgada no dia 23 de outubro de 2024, às 15h, via e-mail institucional e WhatsApp, além de ser afixada em locais específicos dentro dos campi. A eleição ocorrerá de 28 a 29 de outubro de 2024, exclusivamente de forma eletrônica, com os funcionários acessando o sistema de votação no portal UniFOA. O voto é pessoal, secreto e intransferível, garantindo sigilo e inviolabilidade. 

Apuração e Divulgação dos Resultados 

A apuração dos votos será realizada no primeiro dia útil após o término da votação, nas dependências do Campus Universitário Olézio Galotti. O resultado será divulgado até às 17h do primeiro dia útil após a apuração final dos votos, por e-mail institucional e WhatsApp da FOA. 

Composição da CIPA+A 

Os cinco candidatos mais votados assumirão como membros titulares, enquanto os quatro subsequentes serão suplentes. A posse ocorrerá em solenidade presencial no dia 4 de dezembro de 2024. 

A participação na CIPA+A é uma oportunidade para os funcionários contribuírem com a segurança no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e promovendo boas práticas de conduta. 

Edital completo: EDITAL ELEIÇÃO CIPA +A 2024/2025

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vai sediar o Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Ensino – FOREN Sudeste. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2025, de 7h às 10h20 e 13h às 20h40, no auditório William Monachesi, no campus universitário Olezio Galotti, em Três Poços.

As inscrições devem ser realizadas no link abaixo:

Clique aqui para se inscrever

Confira os valores de inscrição abaixo:

• Discentes individual: R$ 75,00
• Discentes dupla ou mais: R$ 60,00 (cada)
• Docentes individual: R$ 150,00
• Docentes Dupla ou mais: R$ 90,00 (cada)

CRONOGRAMA DO EVENTO

Dia 07 de novembro

9h - Abertura

9h30 – 11h30: Mesa com as coordenadoras da área de ensino: Ivanise, Giselle e Márcia

11h30 – 13h30: Almoço

13h30 – 15h30: Grupos convergentes

15h 30 – Coffe Break

18 – Confraternização (por adesão)

Dia 08 de novembro

9h – 11h30: Mesas específicas

11h30 – 13h30: Almoço

13h30 – 15h30: Assembleia de votação das propostas (podendo ser prorrogada por mais 1h)

16h 30 – Encerramento do encontro

 

 

 

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vai sediar o Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Ensino – FOREN Sudeste. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2025, de 7h às 10h20 e 13h às 20h40, no auditório William Monachesi, no campus universitário Olezio Galotti, em Três Poços.

As inscrições devem ser realizadas no link abaixo:

Clique aqui para se inscrever

Confira os valores de inscrição abaixo:

• Discentes individual: R$ 75,00
• Discentes dupla ou mais: R$ 60,00 (cada)
• Docentes individual: R$ 150,00
• Docentes Dupla ou mais: R$ 90,00 (cada)

CRONOGRAMA DO EVENTO

Dia 07 de novembro

9h - Abertura

9h30 – 11h30: Mesa com as coordenadoras da área de ensino: Ivanise, Giselle e Márcia

11h30 – 13h30: Almoço

13h30 – 15h30: Grupos convergentes

15h 30 – Coffe Break

18 – Confraternização (por adesão)

Dia 08 de novembro

9h – 11h30: Mesas específicas

11h30 – 13h30: Almoço

13h30 – 15h30: Assembleia de votação das propostas (podendo ser prorrogada por mais 1h)

16h 30 – Encerramento do encontro

 

 

 

Em um mundo que a inovação tecnológica avança a passos largos, é essencial que o setor educacional não apenas se mantenha por dentro dessa evolução, mas também prepare acadêmicos e docentes para assumirem papéis de liderança e inovação, pensando fora da caixa. Debates sobre novas tecnologias em alta, como a inteligência artificial (IA), devem ser promovidos para expandir a base de conhecimento dos estudantes, enquanto simultaneamente fortalecem sua consciência sobre as implicações éticas e sociais da tecnologia no mundo moderno.

Motivados por evolução alinhada à inovação, os integrantes do Laboratório Centro de Sistema e Espaço (Lab. CEU) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) organizaram o projeto intitulado “Fora da Caixa”, seminário on-line realizado no último sábado (28) que reuniu acadêmicos dos cursos de Engenharia, Mestrado Profissional em Materiais (Memat) e especialistas da área. O propósito da iniciativa visava desenvolver tanto competências técnicas quanto habilidades críticas essenciais para futuros profissionais e pesquisadores nas áreas de engenharia e tecnologia.

O Fora da Caixa buscou potencializar o engajamento em um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, no intuito de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre temas atuais e inovadores, como a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos setores espacial e industrial, o desenvolvimento de veículos autônomos e as técnicas de sensoriamento remoto para análise territorial. Adicionalmente, o evento buscou fomentar habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, que foram ainda mais fortalecidas por meio da participação ativa dos alunos durante as apresentações e na roda de conversa sobre a carreira profissional:

“O evento Fora da Caixa, atendeu todas as nossas expectativas com apresentações de projetos um tanto fora da curva. Como estudante, esse tipo de evento ou palestra tem sido muito importante, porque tem estimulado cada vez mais a nossa vontade de se desenvolver. Eles nos aproximam de uma realidade que até então consideramos distante. Esses projetos são verdadeiros divisores de água, pois por meio de uma palestra similar que pude de fato escolher a área de atuação dentro da engenharia”, declarou Thalisson Wendel, do 4º período da Engenharia ABI, sobre os frutos colhidos pelo Fora da Caixa.

SURGIMENTO DO FORA DA CAIXA

O Fora da Caixa foi uma iniciativa criada pelos professores Italo Pinto Ferreira e Ana Claudia de Almeida, oriundo de uma ideia de grupo de pesquisa de Italo, o Lab. CEU do UniFOA. Para criar esse grupo, Italo convocou seus orientados de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC) dos cursos de Engenharia e Mestrado da instituição.

Um dos projetos que foram discutidos pelos integrantes do grupo foi justamente o Fora da Caixa, pensado como um ambiente de aprendizado integrativo por meio das apresentações de projetos e pesquisas que têm sido elaborados pelo Lab. CEU. A execução do seminário foi certeira para o aprofundamento de estudos em Sistemas, como siderúrgico e automotivo, e do Espaço, tal qual pesquisas relacionadas à satélites especiais.

Segundo o professor, a idealização desse evento e, sobretudo, do grupo de pesquisa oportuniza um leque de aprendizados aos alunos, justamente pela possibilidade de integrar uma gama de conhecimentos da engenharia em um único projeto:

“Acredito que essa seja a graça do Fora da Caixa, de poder pensar em projetos para uma área de pesquisa, mas simultaneamente utilizar conceitos e recursos de diversos campos da engenharia. Esse tipo de proposta ajuda os acadêmicos a ampliarem seus leques de conhecimento, contribuindo para uma formação integral”, pontuou Italo, que completou reforçando seu propósito em planejar a criação do Lab. Ceu, projeto ‘mãe’ do Fora da Caixa:

“Quando comecei a trabalhar como professor no UniFOA, gostaria de continuar aprofundando meus conhecimentos em pesquisas, sobretudo. Por isso, trouxe os conhecimentos da minha área de especialização, sistemas aéreos e espaciais, e pensei em um grupo de pesquisa que eu pudesse falar da minha especialidade integrando às tantas outras no âmbito da engenharia, como sistemas siderúrgicos e automotivos”.

A proposta do evento também serviu como uma vitrine, ainda, para os estudantes que, em um seminário aberto para diversos profissionais do campo da engenharia, puderam mostrar o grande potencial que cada um deles possui e como têm se desenvolvido, uma ocasião perfeita para se mostrarem preparados para explorar o mercado de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade.

Além disso, o Fora da Caixa foi uma boa oportunidade para os alunos colocarem em prática suas habilidades de expressão, comunicação de resultados e apresentação de projetos científicos em uma linguagem objetiva.

O Fora da Caixa tem parceria com os professores Aloano Regio de Almeida Pereira e Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira.

Ao oferecer aos estudantes uma plataforma para a exposição de seus trabalhos, o debate sobre novas ideias e a oportunidade de aprender diretamente com especialistas, o Fora da Caixa não só complementou a formação acadêmica, como também preparou os acadêmicos para contribuições significativas e relevantes no futuro profissional.

A 13ª Semana de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) trouxe uma experiência transformadora para os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento, que já se consolidou como uma tradição na instituição, reforçou o elo entre os discentes e o mercado de trabalho, destacando as principais tendências do setor, além de abrir portas para o contato direto com profissionais e egressos que já atuam em diversas áreas. 

Com uma programação rica em palestras, oficinas e atividades práticas, a semana acadêmica teve como objetivo principal potencializar a aprendizagem e debater temas emergentes da comunicação. Este ano, atendendo a pedidos dos próprios alunos, o evento incluiu workshops práticos já no início da semana, uma estratégia que ampliou as oportunidades de aprendizado prático, frequentemente realizadas nas sextas-feiras de edições anteriores. 

"A Semana da Comunicação é sempre um momento para nos conectarmos com o mercado, tanto com profissionais do interior quanto da capital. Esta edição, em particular, trouxe uma troca ainda mais intensa com os workshops e oficinas que os alunos pediram, focados em atividades práticas que complementam a teoria vista em sala de aula", destacou o coordenador do curso de Publicidade, Douglas Gonçalves. 

Um dos destaques foi a participação de egressos do curso, que compartilharam suas trajetórias e experiências com os atuais estudantes. Jotah Barros, formado em Publicidade e Propaganda, expressou sua felicidade ao voltar ao UniFOA como palestrante: "É uma sensação de continuidade. Ver que hoje tem pessoas aprendendo o que eu aprendi anos atrás é uma felicidade gigante! Saber que eles estão com a mesma empolgação que eu sentia me motiva ainda mais a continuar evoluindo na nossa área." 

A participação dos ex-alunos trouxe um diferencial para a Semana da Comunicação, mostrando na prática como a formação no UniFOA prepara para o mercado de trabalho. Oficinas realizadas dentro das salas de aula também chamaram a atenção por proporcionar um aprendizado mais imersivo. 

O evento reforçou o compromisso do UniFOA em oferecer um ensino de qualidade, conectado às demandas do mercado e focado no desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar os desafios da comunicação contemporânea. Com a forte participação de egressos e profissionais atuantes, a Semana de Comunicação mais uma vez cumpriu seu papel de inspirar e preparar os futuros comunicadores para uma carreira de sucesso. 

[elementor-template id="11211"]

O curso de Engenharia ABI do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacou mais uma vez no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Ao todo, oito artigos foram apresentados por estudantes e professores durante a última semana, na segunda participação consecutiva do curso no congresso, reflexo da determinação e incentivo de docentes e discentes em aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos.

Em sua 52º edição, o COBENGE 2024 reuniu gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à educação em engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes motivados em promover a melhoria da formação e o desenvolvimento da engenharia nacional. O curso de Engenharia do UniFOA também participou da última edição, na qual teve destaque na apresentação de um estudo com abordagem de aprendizagem. O evento, que foi organizado em Vitória (ES), trouxe insights esclarecedores para cada participante, além de uma experiência única para vida pessoal e profissional daqueles que tiveram a primeira chance de comparecer ao evento.

Apesar do curso participar pelo 2º ano seguido, muitos dos alunos que viajaram até a capital capixaba ainda não tinham sequer vivenciado a experiência de um congresso reconhecido nacionalmente. Foi o caso de Magno Martinho, discente do 4º período, selecionado pelo artigo “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma solução para o problema do agregado siderúrgico por meio de placas ecológicas estruturais”.

Segundo Magno, o congresso oportunizou que ele entrasse em contato com uma gama de conhecimentos que ele desconhecia até então. Além disso, ele destacou sua grande motivação de comparecer ao COBENGE, que era de conhecer diferentes profissionais de diversas áreas, sendo uma chance única para realizar um networking e ampliar seus horizontes de aprendizado:

“Como minha primeira experiência em congressos eu gostei bastante, pois muitos tópicos interessantes foram abordados e como estudante foi uma aventura acadêmica emocionante. Fazer parte de eventos assim é importante para que eu me mantenha engajado na área em que estudo e desejo me formar. Além de tudo foi uma experiência e tanto compartilhar esses momentos com meus colegas de projeto e professores que nos auxiliaram”, completou Magno, ao valorizar o empenho de seus colegas e docentes que desenvolveram os projetos apresentados no congresso.

A participação dos docentes e acadêmicos do curso de Engenharia em mais um congresso nacional destaca o comprometimento do UniFOA em proporcionar uma formação completa aos seus estudantes. Ao integrar a teoria e a prática profissional, o curso não só potencializa o aprendizado discente, como evidencia o compromisso dos professores em se manterem atualizados sobre as novas tendências profissionais da área:

“O congresso nos proporcionou vários insights positivos. Houve um grande interesse da plateia em saber como conseguimos conduzir os módulos, considerando um projeto com interseção de vários conteúdos. Acharam interessante que o projeto sempre tem algo desafiador, até ‘questionando’ sobre o perfil dos nossos estudantes, por acharem os projetos muito grandes, enfatizando a dedicação deles na elaboração”, declarou Italo Pinto Rodrigues, um dos professores do curso que acompanharam os estudantes no COBENGE.

[elementor-template id="11211"]

O Setembro Amarelo é uma campanha primordial para a conscientização e prevenção do suicídio, um problema, sobretudo, de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Somente no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas são prejudicadas pela depressão e outras 18 milhões por transtornos de ansiedade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante este mês, iniciativas são promovidas para quebrar o estigma em torno da saúde mental, incentivar o diálogo aberto sobre questões emocionais e oferecer apoio a quem está passando por momentos difíceis.

No intuito de fortalecer essa campanha, o Centro de Ciências de Saúde (CCS) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou a roda de conversa “Falar é a melhor solução”, no auditório da Medicina, no prédio 1 do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. A iniciativa, organizada na tarde da última segunda-feira (23), reuniu os técnicos de laboratórios da área da saúde que foram norteados por especialistas do âmbito psicológico, biológico e até mesmo jurídico em relação as especificidades da saúde mental, principalmente nos fatores que influenciam no desequilíbrio emocional do indivíduo e de que forma eles podem ser superados.

A abordagem inicial foi de conscientizar os técnicos sobre os principais aspectos que podem levar a uma saúde mental prejudicada por diversos fatores, como familiares, pessoais e profissionais, podendo acarretar em problemas mais delicados, tal qual a ansiedade e depressão. A partir disso, a supervisora do CCS do UniFOA, Cyntia Esposti, deu início ao debate ao explicar como algumas condições podem afetar a saúde física do indivíduo, evidenciando a influência biológica nesse contexto.

Ela afirmou que problemas como ansiedade e depressão podem enfraquecer o sistema imunológico, aumentar os níveis de cortisol e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas. Dessa forma, Cyntia evidenciou alguns caminhos para a melhoria da saúde mental, relacionados à prática de hábitos saudáveis, principalmente com uma alimentação balanceada, exercícios físicos e a atividades de relaxamento ao ar livre.

A supervisora pontou que, assim, os impactos a saúde mental seriam benéficos, sobretudo pela manutenção do equilíbrio corporal:

“Propus até mesmo uma reflexão para aqueles que estiveram presentes nesse encontro de hoje. A própria instituição proporciona um ambiente ao ar livre, cercado de natureza, que são alguns locais do campus que os técnicos podem relaxar durante o horário de almoço, até mesmo para espairecer. O bosque, por exemplo, é um ótimo lugar para que eles possam descansar antes de voltarem aos laboratórios, sendo importante para aliviar a mente e o corpo”, pontuou Cyntia.

Alinhada a essa perspectiva biológica, a professora Soraya Regina esclareceu como a parte psicológica se conecta a mente ao corpo, enfatizando os principais cuidados destacados pelo setembro amarelo.  Soraya buscou reforçar a temática do encontro, sobre como falar é a melhor solução para traduzir os sentimentos que prejudicam o estado emocional.

Segundo ela, nesse processo não só a ajuda de um profissional especializado é bem-vinda, como também o apoio da família desempenha um papel vital, pois cria um ambiente de acolhimento e segurança, facilitando o diálogo aberto sobre obstáculos e dificuldades. Dessa maneira, uma rede familiar solidária pode incentivar a busca por tratamento adequado, além de auxiliar na recuperação e manutenção da saúde mental, ao oferecer suporte emocional contínuo e ajudar a reduzir o estigma relacionado aos cuidados psicológicos:

“É um assunto sempre pertinente a ser discutido. Organizamos esse tipo de iniciativa para alertar, conscientizar e deixar claro que sempre existe uma solução, seja por meio do diálogo, do acolhimento familiar ou por outras atividades que evitariam a pessoa de chegar no fundo do poço. Acredito que esse encontro tenha sido bastante acolhedor e dinâmico, deixando todos bem à vontade para compartilhar suas histórias e seus pontos de vista sobre a prevenção do suicídio”, completou Soraya.

A roda de conversa também integrou a temática ao âmbito profissional e jurídico. A advogada especialista em direito do trabalho, Michelli Evangelista, explicou que a saúde mental pode ser prejudicada por comportamentos invasivos dentro do ambiente profissional, como o assédio moral e sexual. A legislação trabalhista no Brasil prevê diversas ações contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, sendo uma das principais delas a denúncia do ocorrido junto a órgãos competentes, como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho.

Além disso, de acordo com Micheli, as empresas devem adotar políticas de prevenção, como treinamentos e canais de denúncia, para combater essas práticas e criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos:

“É preciso falar de saúde mental durante o ano inteiro. Nesse mês de setembro é um dos assuntos que mais são pautados, por isso não perdemos a chance de conscientizar o máximo de pessoas possíveis. Especificamente no local de trabalho, é imprescindível discutirmos sobre isso, pois diz respeito à saúde e segurança não só do funcionário, como da própria empresa”, finalizou Micheli.

Na noite de ontem (25), o Centro Histórico-cultural, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foi palco para uma celebração simbólica para os estudantes de Odontologia, mas muito importante e emocionante: a Cerimônia do Meu Primeiro Jaleco. Esse momento, marcou a entrada dos futuros dentistas no universo profissional, indo além da simples entrega do Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

A cerimônia foi carregada de emoção, tanto para os alunos quanto para seus familiares, que desempenham um papel fundamental nesse momento de transição e conquista. Além de marcar o início da jornada acadêmica, o evento simboliza o compromisso dos estudantes com a ética profissional e o zelo pela saúde. 

Rosilea Hartung, coordenadora do curso de Odontologia, destacou o valor desse momento: "O jaleco representa a pureza e a ética. Vestir esse jaleco traz consigo um compromisso com a sociedade, o bem-estar e a saúde. Para os alunos, é um símbolo do compromisso que eles estão assumindo, com a ética e a responsabilidade pelo bem comum." 

Outro destaque da cerimônia foi o envolvimento dos pais, que entregaram os jalecos aos seus filhos. Para Rosilea, essa participação reforça a importância do apoio familiar na formação dos futuros profissionais: "A participação dos pais é uma maneira de trazer a família para dentro da instituição e permitir que eles sejam padrinhos desse compromisso." 

Joana d'Arc, mãe da estudante Maria Eduarda, reforçou o significado desse gesto: "Foi muito emocionante ver minha filha receber o primeiro jaleco. Sei o quanto isso representa, e como profissional da área de saúde, estou muito orgulhosa. Tenho certeza de que ela será uma excelente dentista." 

Maria Eduarda, emocionada, falou sobre a surpresa e a felicidade em participar da cerimônia: "Quando entrei na faculdade, não imaginava que teria essa celebração. Fiquei emocionada e feliz por ver onde eu e meus amigos chegamos. Esse momento é incrível e estou muito grata pelo curso e pela experiência." 

A cerimônia contou ainda com a presença de Laura Benfeito, estudante do 10º período, que compartilhou sua experiência com os novos alunos: "Foi uma honra ser convidada para esse momento. Mesmo que eu já esteja em outra fase, é gratificante passar a minha vivência e dar algumas dicas para quem está começando. Sei que eles enfrentarão desafios, mas também terão muitas conquistas. É importante saber que não estarão sozinhos." 

A Cerimônia do Meu Primeiro Jaleco reafirma o compromisso dos estudantes com a ética, a responsabilidade social e o cuidado com a saúde, além de promover a integração entre alunos, familiares e a comunidade acadêmica, fortalecendo ainda mais os laços que serão essenciais na trajetória profissional de cada um deles. 

[elementor-template id="11211"]

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?