O curso de Engenharia ABI promoveu uma experiência prática por meio do projeto “Criando Cidades Inteligentes: da ideia à solução”, voltado para os estudantes do módulo “Desenvolvimento de Protótipos”. A iniciativa une teoria e prática ao desafiar os alunos a criarem protótipos alinhados aos indicadores de cidades inteligentes definidos pela ABNT e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O professor Italo Rodrigues, indica que durante o módulo Desenvolvimento de Protótipos, os estudantes têm a possibilidade de desenvolver um projeto mimetizando uma situação real de projeto: concepção, análise de viabilidade com modelagem e simulação, validação da ideia, aquisição de materiais, montagem do protótipo, testes e comparação do desempenho do protótipo em relação à simulação.
Além disso, os participantes foram responsáveis por criar tutoriais acessíveis voltados para estudantes do Ensino Médio. Essa troca de saberes fortalece competências como liderança, comunicação e trabalho em equipe, além de estimular a disseminação da cultura científica e tecnológica nas escolas.
Camila Hosken, uma das professoras responsável pelo projeto, destaca a transformação proporcionada pela extensão universitária:
“No projeto de Cidades Inteligentes, os estudantes precisam desenvolver empatia social e lidar com problemas concretos da sociedade. Isso aprimora o senso de responsabilidade cidadã e ajuda o estudante a enxergar seu papel como agente na construção de soluções sustentáveis e tecnológicas para os desafios urbanos.”
Ela também reforça o alinhamento da ação com os ODS da ONU:
“Trabalhamos diretamente com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao propor soluções para mobilidade e infraestrutura urbana; o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ao incentivar o uso de tecnologias e dados para a gestão urbana; e o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover uma aprendizagem prática e voltada para a resolução de problemas reais.”
A experiência tem impactado profundamente a trajetória dos estudantes. Isabelly Miranda, aluna do 3º módulo de Engenharia ABI, compartilhou sua vivência:
“Foi uma experiência desafiadora. Ser inovador não é tão simples quanto parece. Estar envolvida desde a criação da ideia até os testes e validações práticas fez todos colocarem em ação o que estava apenas no campo teórico. Me impactou perceber a distância entre teoria e prática. Muitos conceitos pareciam fáceis, mas a aplicação exigia adaptação, testes e muito jogo de cintura.”
Ela também destacou a importância do projeto para seu crescimento pessoal e profissional:
“Esse tipo de vivência me fez encarar cada parte da Engenharia de forma mais realista e até repensar minha escolha de área. Além disso, nos forçou a enxergar problemas onde antes parecia estar tudo certo e a trabalhar a comunicação em grupo.”
O projeto cumpre um papel fundamental na formação de engenheiros preparados para um mundo em constante transformação. Ao conectar o ensino superior à educação básica, promove a construção coletiva do conhecimento, fomenta a cultura de inovação e fortalece o papel social da universidade.
“O mercado de trabalho atual valoriza exatamente esse perfil: proativo, crítico, com capacidade de resolver problemas complexos e com sensibilidade social. Projetos como esse inserem o estudante em uma realidade dinâmica, que exige colaboração entre diferentes áreas e competências além do domínio técnico”, conclui a professora Camila.
Mais do que uma proposta técnica, o projeto amplia a formação dos estudantes ao incentivar a análise crítica, a criatividade e o compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Durante o desenvolvimento dos protótipos, os alunos aplicaram conhecimentos de eletrônica, programação, design de sistemas e sustentabilidade, enfrentando desafios urbanos reais, como mobilidade, eficiência energética, gestão de resíduos e inclusão digital.
A iniciativa integra a proposta de extensão curricularizada e está em consonância com a Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, que estabelece que ao menos 10% da carga horária dos cursos de graduação deve ser composta por atividades de extensão.
O auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco de uma noite repleta de emoção com o evento Conexão TV Rio Sul, realizado na última quinta-feira (26). A iniciativa, organizada pela Escola de Comunicação e o curso de Jornalismo do UniFOA, em parceria com a TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo, premiou estudantes com o Troféu Glória Maria, pelas produções jornalísticas desenvolvidas com apoio da estrutura e do corpo docente do Centro Universitário.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, celebrou a realização do evento, idealizado pelo professor Edilberto Venturelli, e destacou o impacto transformador da iniciativa:
"O impacto para os estudantes é incomensurável. Toda essa atmosfera vai transformar a vida desses jovens, que desenvolveram diversos projetos. O UniFOA é um verdadeiro celeiro de profissionais para o competitivo mercado da comunicação", afirmou Eduardo.
Visivelmente emocionado com o resultado do projeto, Edilberto Venturelli reforçou a importância do aprendizado gerado durante todas as etapas da proposta da concepção à execução:
"Tenho certeza de que é uma maneira muito interessante de os estudantes compreenderem as técnicas jornalísticas que irão aplicar na prática da profissão. Assim, eles conseguem avaliar seu próprio desenvolvimento em sintonia com as demandas do mercado", explicou o professor.
O clima de conexão e valorização da prática jornalística envolveu toda a comunidade acadêmica e atraiu inclusive docentes de outros cursos da Escola de Comunicação. Para o coordenador da Escola de Comunicação e do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, o evento vai além da entrega de prêmios:
"A melhor parte, na minha perspectiva, é justamente a conexão proporcionada pelo evento. Mais do que a premiação em si, os alunos puderam mostrar seus trabalhos para quem é referência no mercado e isso faz toda a diferença para o futuro deles na profissão", destacou Douglas.
O Troféu Glória Maria, homenagem a uma das maiores jornalistas da história do Brasil foi concedido em três categorias:
Gabrielle Borges, aluna do primeiro período, foi premiada na categoria Repórter de Rua. Com os pais presentes na plateia, ela relembrou com carinho o processo de produção da matéria:
"Foi muito importante para mim por conta do tema que escolhi: o futsal. É um assunto muito especial porque acompanho de perto e cobri uma prática da minha cidade. Estava muito nervosa para entrevistar o jogador, mas no final tudo deu certo. Valeu muito a pena", compartilhou Gabrielle.
Na plateia, a emoção também tomou conta da família. A mãe, Ana Márcia, não escondeu o orgulho:
"É um momento inesquecível. Ver minha filha sendo premiada me deixou muito emocionada", disse.
O pai, Joel Borges, também se comoveu:
"Fiquei bastante emocionado, não vou enganar ninguém. Não sou de me emocionar facilmente, mas foi muito forte para mim. Foi a primeira vez que vivi isso com ela", revelou.
Profissionais renomados da comunicação e representantes de agências do Sul Fluminense prestigiaram o evento, entre eles o empresário Arnaldo Cézar Coelho. Reconhecido por sua trajetória na televisão e atual superintendente da TV Rio Sul, Arnaldo foi o palestrante de abertura da premiação, incentivando os estudantes a sonhar alto e valorizar o esforço envolvido em cada produção.
Após a palestra, um vídeo especial foi exibido em sua homenagem no telão do auditório. Ao fim da exibição, a superintendente executiva do UniFOA, Josiane Sampaio, entregou uma placa de reconhecimento ao empresário, abrindo oficialmente a cerimônia de premiação.
"Estou impressionado com a estrutura do UniFOA. A instituição oferece condições incríveis de aprendizado, que aceleram o crescimento dos alunos. Esses eventos sempre me causam um frio na barriga, um nervosismo natural. Mas toda essa atmosfera me contagia, especialmente a emoção dos ganhadores", declarou Arnaldo.
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Na última quarta-feira (18), o UniFOA foi palco do lançamento do livro “Vestido de Temores Cotidianos”, obra do professor Heitor Luz, que leciona nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição. Realizado no campus Olezio Galotti, em Três Poços, o evento reuniu professores, estudantes e egressos, em uma noite dedicada à literatura e à reflexão sobre os medos que nos atravessam.
A obra reúne 80 microcontos que exploram de forma sensível e provocativa os temores que acompanham a existência humana. “São medos, temores e horrores que nos vestem, e dos quais também nos vestimos. Vai desde os receios da infância, como o medo de cair, falar ou de se separar dos pais, até os temores mais profundos da velhice, como o medo da morte, do esquecimento, da perda da memória e dos amigos”, explicou o autor durante a noite de autógrafos.
Heitor também compartilhou que o livro propõe uma travessia emocional pela vida, revelando o quanto o medo nos molda e nos acompanha ao longo das fases da existência. “A perda da memória também é uma forma de morrer. E esses temas perpassam os microcontos de forma íntima e simbólica”, completou.
Além do lançamento literário, a noite também foi marcada por um momento especial de música ao vivo. Heitor presenteou os presentes com um pocket show interpretando canções autorais do projeto musical Heitor Luz & os Bastardos de João. A apresentação, com clima intimista e descontraído, ajudou a criar uma atmosfera acolhedora que aproximou ainda mais o público do universo artístico do autor.
O evento foi marcado por reencontros afetivos e significativos. “É muito bom rever egressos queridos que se dispuseram a vir até aqui, muitos deles de longe. Reencontrar essas pessoas que fizeram parte da minha trajetória como professor foi extremamente especial”, afirmou Heitor.
Entre os presentes, esteve Thales Machado, jornalista egresso do UniFOA, que destacou a potência da obra e a capacidade do autor de transformar reflexões profundas em pílulas de sabedoria. “O Heitor soube jogar com maestria o jogo dos dias de hoje, em que tudo precisa ser curto, rápido e direto. Ele evita o tédio das longas explicações e nos conduz, em poucos segundos, ao brilho do entendimento”, afirmou.
Segundo Thales, o livro dialoga com as mais diversas experiências de vida. “Dentre os 80 microcontos, é certo que alguns — ou todos — podem ser interpretados de forma muito pessoal, a partir das vivências de cada leitor. Não importa a idade: é impossível não se identificar com alguma passagem que provoque uma reflexão íntima sobre seus próprios temores. Nesse sentido, é um livro para todos, mas também só seu.”
O lançamento de Vestido de temores cotidianos marca uma nova fase da produção literária de Heitor Luz, que já prepara mais um livro, previsto para o próximo ano. Intitulado “Relato de Nós”, o novo trabalho promete manter o olhar sensível e crítico que caracteriza a escrita do autor.
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Os estudantes do Eixo 3 da Escola de Gestão e Negócios do UniFOA apresentaram, na última semana, os resultados de um projeto pedagógico inovador realizado em parceria com a empresa Trend Auto, de Barra Mansa. A atividade, que integra a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) adotada pela instituição, permitiu aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis vivenciar na prática os desafios do mundo empresarial e propor soluções concretas a problemas reais.
Ao todo, 11 grupos de alunos participaram do desafio, realizando um diagnóstico completo da empresa e propondo melhorias nas áreas de gestão, finanças, operações, mercado e sustentabilidade. A ação foi orientada pelos professores Débora Cristina Lopes Martins e Rodrigo da Costa Alves, responsáveis pelo Eixo 3.
Durante o evento de apresentação, o sócio-proprietário da Trend Auto, Vinícius Maia Honório, destacou a importância da parceria. “A gente fica muito feliz com esse tipo de iniciativa. São vários trabalhos, e cada grupo trouxe uma visão diferente, com propostas bem aprofundadas. Com certeza, vamos analisar cada material com calma. Já anotei vários insights que podem fazer uma diferença enorme na nossa empresa, principalmente em áreas como manutenção, que envolvem custos significativos”, declarou.
Vinícius também ressaltou o valor de ouvir contribuições externas vindas de estudantes ainda em formação. “O maior aprendizado, para mim, foi justamente esse: ouvir pessoas de fora do nosso segmento, que trouxeram uma nova perspectiva. Essa troca foi muito rica e, sem dúvidas, positiva para todos os envolvidos.”
A professora Débora Martins enfatizou que o projeto reflete o compromisso da Escola de Gestão e Negócios em formar profissionais preparados para os desafios do mercado. “Na minha época, a gente aprendia conceitos na teoria e depois se virava no mercado. Hoje é diferente. Os nossos alunos já entram em contato com problemas reais dentro da graduação. Essa experiência prática é transformadora”, afirmou.
Ela também comentou sobre o impacto emocional do projeto. “Ver um empresário agradecido, emocionado com os resultados, nos enche de orgulho. É uma construção conjunta, no começo pode haver dificuldade, mas os alunos acabam se apaixonando pelo processo e entregam soluções de alto nível.”
Entre os estudantes, o projeto também deixou marcas profundas. Gabriel Rodrigues, um dos participantes, descreveu a atividade como uma das mais desafiadoras da graduação. “Estudamos por mais de dois meses uma empresa consolidada, com mais de uma década de atuação no mercado e uma equipe de mais de 26 colaboradores. Nossa proposta foi reorganizar um dos processos de preparação de veículos, utilizando a própria equipe que a Trend já possuía.”
O grupo de Gabriel elaborou um mapeamento completo dos processos internos, além de implementar uma nova metodologia de classificação de veículos. “Procuramos soluções simples, mas eficazes. A base teórica adquirida em sala de aula, somada à orientação dos professores Débora e Rodrigo — que muitas vezes ficaram conosco após o horário das aulas —, foi essencial para o sucesso do projeto.”
Gabriel finaliza destacando o valor prático da iniciativa. “Com toda segurança, afirmo que esse projeto representou um aprendizado enorme para todos: professores, alunos e até mesmo para a empresa, que nos deu um retorno muito positivo. Jamais imaginávamos que uma organização desse porte pudesse se beneficiar de soluções criadas por estudantes.”
A proposta do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) de integrar teoria e prática, por meio de metodologias ativas como a ABP, consolida-se como um diferencial da instituição. A cada nova edição dos projetos integradores, a Escola de Gestão e Negócios reafirma seu papel na formação de profissionais capazes de transformar a realidade empresarial da região.
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Com o objetivo de estreitar laços com instituições de referência e impulsionar o ecossistema regional de inovação, uma comitiva do Vírgula Hub realizou uma visita técnica ao Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro, um dos ambientes mais consolidados de empreendedorismo e tecnologia do país. A ação buscou ampliar o intercâmbio de boas práticas, mapear oportunidades e projetar novas parcerias estratégicas com centros de pesquisa, incubadoras e empresas de base tecnológica.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) esteve representado pelo professor Rafael Lima, docente e articulador institucional junto ao Vírgula Hub. Ele participou da agenda em nome da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, reforçando como a instituição compreende e valoriza a inovação e o desenvolvimento regional.
“Representar o UniFOA em uma agenda como essa é reafirmar nosso compromisso com a construção de pontes entre o ensino superior, o ecossistema de inovação e o desenvolvimento regional. O Vírgula é um vetor de conexão, e essa visita amplia ainda mais nosso horizonte de atuação”, destacou o professor Rafael Lima.
Durante a visita, a comitiva conheceu de perto a estrutura do Parque Tecnológico da UFRJ, que abriga universidade, startups, centros de pesquisa e grandes empresas em um ambiente colaborativo voltado à geração de soluções inovadoras. A experiência também serviu como inspiração para novas práticas no próprio Vírgula Hub, que vem se consolidando como um espaço estratégico para fomentar o empreendedorismo, a criatividade e a transformação social, por meio da integração entre academia, mercado e sociedade.
A aproximação entre o Vírgula Hub e o Parque Tecnológico da UFRJ representa um passo importante na consolidação de uma cultura de inovação no interior do estado do Rio de Janeiro. Além disso, fortalece o papel do UniFOA como uma instituição comprometida com o fomento ao desenvolvimento sustentável da região.
Pela quinta vez consecutiva, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foi selecionado para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, em sua edição temática “Informação e Saúde Digital” (PET-Saúde/ISD). A instituição também passa a ser a única da região com dois editais do PET-Saúde em andamento simultaneamente.
Coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), o programa é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, voltada à formação de profissionais alinhados com as novas demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente diante dos desafios da transformação digital.
O novo PET-Saúde/ISD integra a estratégia do programa (Trans)Formação para o SUS Digital, e representa um avanço ao unir, de maneira inovadora, as áreas da saúde, educação (superior e técnica), tecnologia, pesquisa e inovação. O objetivo é preparar estudantes e profissionais para o uso ético, estratégico e eficiente das tecnologias digitais no contexto da saúde pública.
A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, destaca:
“O PET-Saúde Informação e Saúde Digital vai aproximar estudantes, docentes e profissionais do SUS, estimulando-os a inovar, cocriar novas soluções digitais e envolver a comunidade na transformação digital do SUS, orientada a facilitar a jornada do usuário pela rede de serviços, ampliando o acesso e a qualidade da atenção à saúde.”
Os cursos do UniFOA envolvidos no projeto refletem seu caráter multidisciplinar: Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Odontologia e Sistemas de Informação. A atuação conjunta dessas áreas fortalece a formação integral dos estudantes e amplia o impacto das ações no território.
Para o professor Alden dos Santos, coordenador do curso de Nutrição, a nova aprovação do UniFOA representa o reconhecimento de um modelo consolidado de atuação:
“Com a divulgação do resultado final do PET-Saúde Digital, passamos a ter dois projetos PET simultaneamente. Isso mostra a consistência do nosso trabalho, iniciado em 2015, e que vem sendo reconhecido sucessivamente. Teremos mais de 100 alunos envolvidos em ações que fortalecem o SUS e enriquecem a formação dos nossos estudantes com experiências práticas em ensino, pesquisa e extensão.”
O professor também destacou a importância das parcerias institucionais para o sucesso do projeto:
“Agradeço às Secretarias Municipais de Saúde de Pinheiral e Volta Redonda, que confiam nessa parceria há 10 anos, e à nossa Reitoria, que sempre apoia integralmente essas iniciativas. Também estendo minha gratidão aos coordenadores e docentes dos cursos envolvidos, que tornam tudo isso possível.”
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, também enfatizou a relevância da integração proposta pelo programa:
“O fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade é essencial para o avanço da saúde pública no Brasil. A união desses três pilares potencializa a formação de profissionais de saúde mais preparados e conectados com as necessidades reais da população.”
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi instituído em 2010, por meio das Portarias Interministeriais nº 421 e nº 422, com o objetivo de qualificar a integração entre ensino, serviço e comunidade. A proposta incentiva projetos que envolvam instituições de ensino superior e Secretarias de Saúde, promovendo ações de ensino, pesquisa, extensão e participação social voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados à população.
Com sua quinta aprovação consecutiva, o UniFOA se consolida como uma das instituições de ensino superior mais comprometidas com a formação de profissionais de excelência e com o fortalecimento do SUS. A conquista reafirma o compromisso da instituição com a inovação, a responsabilidade social e a transformação da realidade por meio da educação.
Com o objetivo de unir forças e propor soluções integradas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o deputado estadual Munir Neto promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Volta Redonda. Com o tema “A Garantia de Direitos no SUAS: Desafios e Propostas para Fortalecer a Assistência Social no Médio Paraíba”, o encontro reuniu gestores da área social de diversos municípios da região, profissionais da área e representantes de entidades.
Durante a abertura, Munir Neto destacou que o momento exige mais que diagnósticos, é hora de articulação. “Essa audiência pública é uma convocação para que possamos pensar a Assistência Social como investimento, e não como gasto. Estamos falando de políticas públicas que garantem cidadania, dignidade e melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou o deputado.
A programação contou com palestras de especialistas com sólida trajetória na área. Thaís de Oliveira Alexandre, assistente social, mestre em Serviço Social e controladora da Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí, apresentou dados e reflexões sobre os gargalos do financiamento da política de assistência. A professora Daniele do Val, do curso de Serviço Social do UniFOA, reforçou a importância da formação crítica e do diálogo entre academia e território para qualificar a atuação dos profissionais. Também participaram Flávia da Silva Santos, assistente social e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela UFRJ, e Fabiana Rosa, coordenadora do Fórum Estadual dos Usuários do SUAS-RJ e do Fórum Estadual dos Conselheiros e Ex-Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente (FECMDCA-RJ), trazendo a perspectiva dos usuários e do controle social.
Ao fim do evento, Munir Neto ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Volta Redonda. “Temos um prefeito sensível ao tema. Atualmente, o município conta com 35 CRAS – o maior número por habitante do Brasil – e já está prevista a inauguração de mais uma unidade na Ponte Alta. São espaços fundamentais para o acesso a direitos, serviços e proteção social para milhares de famílias.”
A audiência pública marca um passo importante na construção de uma agenda regional mais forte e articulada para a Assistência Social, reconhecendo o papel estratégico do SUAS na superação das desigualdades e na promoção da cidadania.
A Conferência Municipal de Assistência Social de Volta Redonda será realizada nos dias 26 e 27 de junho de 2025, no UGB/Aterrado é aberta à participação da população para que todos os cidadãos possam participar e contribuir nas discussões sobre políticas públicas de assistência social e coletar propostas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Marizinha Félix Teixeira de Lima, localizada no bairro Três Poços, participaram na última terça-feira (10) de uma oficina educativa sobre o aproveitamento integral dos alimentos. A atividade foi realizada no Laboratório de Dietética do campus Olezio Galotti, como parte do projeto “Xô Desperdício”, promovido pelos cursos de Nutrição, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA.
Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de evitar o desperdício e incentivar práticas alimentares mais sustentáveis, a iniciativa integra as ações de curricularização da extensão do UniFOA. O projeto articula ensino, responsabilidade social e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Sob orientação dos professores e com o apoio dos estudantes dos três cursos envolvidos, os visitantes participaram de uma oficina prática com receitas e técnicas de reaproveitamento de alimentos. Casca de banana virou cookie; o feijão que sobrou se transformou em mini hambúrguer; e até a casca do maracujá foi aproveitada na preparação de um suco nutritivo e saboroso. As receitas mostraram, na prática, que é possível unir sabor, saúde e consciência ambiental em uma alimentação acessível e criativa.
A professora Thais Pontes, do curso de Nutrição, destacou a relevância do projeto para a formação acadêmica e o impacto social da iniciativa:
“O projeto 'Xô Desperdício' tem como objetivo sensibilizar as crianças e adolescentes para a importância do aproveitamento integral dos alimentos e da sustentabilidade na alimentação. Trabalhamos com receitas práticas e criativas que utilizam partes dos alimentos que muitas vezes são descartadas, como cascas e talos, mostrando que essas partes também têm valor nutricional. Além de ser uma ação de ensino, é um processo de aprendizado mútuo, em que os estudantes da FOA atuam como facilitadores e também aprendem sobre práticas mais conscientes.”
Durante a oficina, os alunos de Nutrição conduziram as atividades culinárias, enquanto os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram responsáveis pela cobertura do evento, recepção, produção de materiais gráficos e ações de comunicação. A experiência também fortaleceu a interdisciplinaridade entre os cursos, ampliando a visão crítica e o protagonismo estudantil.
Ao final da atividade, os participantes degustaram os alimentos preparados durante a oficina e levaram para casa muito mais do que receitas: levaram conhecimento e consciência sobre como pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.
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Alunos do 9º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizaram uma campanha de vacinação contra a gripe, direcionada a toda a comunidade acadêmica. A ação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através da Secretária Márcia Cury, e contou com o apoio da coordenação do curso, sob responsabilidade do professor Carlos Marcelo.
A vacinação contemplou acadêmicos, docentes e colaboradores técnico-administrativos, contribuindo para o objetivo da Secretaria de ampliar a cobertura vacinal no município. A mobilização teve início no campus Olezio Galotti e será, em seguida, estendida ao Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), onde todos os funcionários também serão imunizados.
Para o professor Dr. Renato Souza, docente do curso de Enfermagem, a participação dos alunos em ações como essa é essencial para a formação profissional.
“É fundamental porque eles conseguem colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula. É a oportunidade de vivenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, destacou.
Ele também reforçou a importância dessa vivência para os alunos que estão na reta final da graduação:
“Os estudantes estão aproveitando o momento para praticar e se inserir no contexto profissional. Estão no último ano do curso, então é uma experiência de grande relevância acadêmica.”
A iniciativa reforça o comprometimento do UniFOA com a formação integral dos futuros profissionais de saúde e com o bem-estar da comunidade acadêmica, aliando conhecimento técnico, responsabilidade social e prática profissional desde a graduação.
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Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão), uma iniciativa do governo japonês que oferece oportunidades para estrangeiros cursarem graduação, escola técnica ou curso profissionalizante em instituições de ensino no Japão. Os interessados têm até o dia 27 de junho de 2025 para se inscrever.
O programa contempla bolsas integrais para estudantes brasileiros, com início das aulas previsto para abril de 2026. Entre os benefícios oferecidos estão: passagem aérea de ida e volta, isenção total das taxas escolares, curso intensivo de língua japonesa nos seis primeiros meses e auxílio mensal para despesas ao longo de todo o período de estudos.
Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios:
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Washington Lemos, destaca a importância de programas como o MEXT para ampliar os horizontes acadêmicos e profissionais dos estudantes:
“Programas como o MEXT não só oferecem uma formação de excelência, como também enriquecem a vivência cultural e acadêmica dos nossos alunos. O UniFOA, por meio do Núcleo de Internacionalização e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, está à disposição para orientar todos os interessados.”
Estudantes e professores que desejarem mais informações ou apoio no processo de candidatura podem procurar o Núcleo de Internacionalização do UniFOA ou entrar em contato diretamente com o professor Washington Lemos (washington.lemos@foa.org.br)
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