O Centro Histórico Cultural do UniFOA se tornou palco de uma experiência cinematográfica que vai além do entretenimento. A instituição recebeu o Cinema em Movimento – Circuito Universitário, iniciativa do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com apoio do Ministério da Cultura e recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada Benedita da Silva. O projeto tem como essência provocar reflexão sobre questões sociais e históricas urgentes, com foco nos Direitos Humanos.
Mais do que uma mostra de filmes, o Cinema em Movimento propõe o diálogo em ambientes acadêmicos a partir de obras audiovisuais que abordam temas estruturantes da realidade brasileira. Em Volta Redonda, as sessões gratuitas foram realizadas nos dias 27 e 29 de maio, no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão.
A seleção de curtas e médias-metragens abordou diferentes dimensões dos Direitos Humanos. “Carne”, de Kamila Kater, utiliza animação para dar voz a cinco mulheres que narram suas vivências com o corpo feminino. O documentário “Castanhal”, de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas, mergulha na rotina de trabalhadores extrativistas do sul da Amazônia. Encerrando a programação, “Quem cuida de quem cuida?”, dirigido por Marcia Paraiso, apresenta os desafios vividos por mães de pessoas com deficiência.
A mediação da primeira sessão ficou a cargo da professora Soraya Ferreira, que destacou o impacto da obra Carne na abertura do projeto:
“Foi uma experiência muito rica. A obra impacta não só pela temática, mas também pela estética. As vozes femininas aliadas à linguagem da animação provocam sensações intensas. A discussão sobre o corpo, a violência e o lugar da mulher na sociedade é urgente – e foi marcante ver o envolvimento dos alunos, inclusive dos homens. Esse debate precisa ser coletivo”, refletiu.
Responsável por trazer o projeto ao UniFOA, a estudante do 7º período de Jornalismo Beatriz Ferreira Mendonça foi uma das selecionadas para integrar o Circuito Universitário, escolhida entre mais de 80 candidatos da região Sul Fluminense. Ela participou de uma formação no Rio de Janeiro, onde se aprofundou nos filmes, nas metodologias e nas estratégias de mediação de debates.
“Sempre gostei de audiovisual, mas nunca tinha tido a chance de atuar nessa área. Quando vi a oportunidade, me inscrevi e, em duas semanas, fui contratada. Participar desse projeto tem sido transformador, porque une meu amor pelo cinema com causas sociais que realmente importam”, contou Beatriz.
O Circuito Universitário é apenas uma das cinco vertentes do Cinema em Movimento. O projeto também inclui o Circuito Praça (exibições ao ar livre), o Circuito Escola (voltado ao público infantojuvenil), oficinas de produção audiovisual para estudantes do ensino médio e encontros formativos para professores, que aprendem a incorporar o cinema como recurso pedagógico.
Além de Volta Redonda, o circuito está sendo realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras.
A coordenadora do curso de Jornalismo do UniFOA, Angelica Arieira, destacou o protagonismo de Beatriz e o papel da instituição na ampliação dos espaços de formação crítica:
“Esse projeto nos surpreendeu positivamente. Assim que soube da seleção, compartilhei com os alunos do sétimo período. Ver a Beatriz escolhida entre tantos candidatos é motivo de orgulho. O projeto articula formação acadêmica com temas estruturantes da nossa sociedade, como acessibilidade, políticas públicas e cidadania”, afirmou.
Ela também ressaltou o apoio institucional da Reitoria e da pró-reitoria de extensão do Centro Universitário, que viabilizou o espaço e incentivou a participação da comunidade:
“Estamos conseguindo ampliar o alcance das sessões, inclusive com a presença de instituições como a APADEF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda). São ações que estreitam os laços entre universidade e sociedade e enriquecem a vivência dos nossos estudantes”, concluiu.
As exibições seguem nos dias 7, 11, 23, 24, 25, 26 e 27 de junho, abertas a estudantes, docentes e ao público externo. Novas sessões ainda serão anunciadas pelo perfil oficial do UniFOA no Instagram (@unifoa). Ao fim de cada exibição, os debates são mediados por professores e convidados, com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e o engajamento social através do cinema.
A tela se torna, assim, espelho e janela: reflete realidades urgentes e projeta caminhos possíveis de transformação.
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Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) voltado a estudantes de graduação do UniFOA. O programa oferece até cinco bolsas para discentes que participarem de projetos devidamente inscritos e aprovados conforme as normas do edital.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo professor orientador, que precisa ser docente do UniFOA, possuir título de doutor e apresentar produção científica, tecnológica ou artístico-cultural relevante no triênio 2022-2025, com divulgação em veículos reconhecidos da área.
Para concorrer à bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação do UniFOA, ter previsão de conclusão do curso a partir do segundo semestre de 2026 (2026/2) e apresentar coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 7,0. Além disso, não pode ter vínculo empregatício, deve se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, possuir no máximo 15% de reprovações e estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
O Programa PIBIC/CNPq é uma oportunidade valiosa para que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, pensamento crítico e aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional.
Todas as informações detalhadas sobre critérios de seleção, requisitos para professores e alunos, além dos compromissos dos participantes, estão disponíveis no edital oficial do programa.
Editais:
A 2ª edição do Simpósio das Exatas, promovida pelos cursos de Engenharias, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do UniFOA, reforçou o compromisso da instituição com uma formação completa, que alia conhecimento técnico, habilidades interpessoais e inserção no mercado de trabalho. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras com profissionais da área, mesas-redondas com egressos, oficinas e a submissão de trabalhos nos formatos de relato de experiência e resumo.
De acordo com o professor Italo Pinto, um dos organizadores do evento, todas as atividades foram planejadas para contribuir diretamente com a formação dos estudantes.
“Tivemos ações mais técnicas, voltadas para temas como inteligência artificial, Indústria 4.0 e programação, mas também incluímos oficinas focadas em soft skills, como comunicação não violenta e gestão de tempo. Além disso, promovemos atividades voltadas para o marketing pessoal, como o uso estratégico do LinkedIn e a postura em entrevistas de emprego. Ou seja, buscamos alinhar as competências técnicas e comportamentais com estratégias de empregabilidade”, destacou.
Outro ponto alto do simpósio foi a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes. Segundo Ítalo, o momento foi importante para incentivar a troca de experiências e valorizar o que vem sendo produzido dentro da graduação.
“Acredito que o impacto do evento pode ser muito grande, principalmente se os alunos aproveitarem o espaço para networking e engajamento”, completou.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Carlos Eduardo, também celebrou os resultados do evento. Ele destacou a evolução da iniciativa, que no ano anterior havia sido realizada como “Semana das Exatas” e, nesta edição, ganhou mais robustez com a estrutura de simpósio, incluindo a publicação e defesa de trabalhos acadêmicos.
“Foi uma experiência muito interessante. Tivemos participação ativa de alunos, egressos, professores e palestrantes externos. Alunos do terceiro período ministraram oficinas, egressos também contribuíram com atividades, e tivemos ainda premiações para os melhores trabalhos. Dois trabalhos do curso de Sistemas de Informação foram premiados na categoria resumo, e um da Engenharia Elétrica venceu na categoria relato de experiência. Foi um momento muito rico e de troca verdadeira entre todos os envolvidos”, avaliou.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Samanta Grisol, o Simpósio das Exatas foi um evento que promoveu a integração entre teoria e prática, estimulando a pesquisa, a inovação e o protagonismo discente por meio da apresentação de projetos, palestras e mesas-redondas.
“Para nós, da coordenação, é uma grande satisfação ver nossos estudantes compartilhando seus conhecimentos, dialogando com profissionais da área e fortalecendo sua trajetória como futuros engenheiros comprometidos com a ética, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional”, afirmou.
Com foco na interdisciplinaridade e na vivência prática, o Simpósio das Exatas reafirma a proposta do UniFOA de preparar profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios do mercado com conhecimento, atitude e visão de futuro.
As semanas acadêmicas de Engenharia no UniFOA têm uma história de mais de 40 anos. O Simpósio das Exatas consolida esta experiência, buscando a integração e possibilidade de colaboração entre os cursos. O 2º Simpósio das Exatas foi realizado envolvendo os cursos presenciais: Engenharia Ambiental, Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica e Sistemas de Informação; digitais: Engenharia Civil, da Computação, de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Tema: Ligação de um Motor Trifásico de 12 terminais: um relato de experiência utilizando laboratórios virtuais do UniFOA
Participantes: Pedro Mateus Lopes de Resende Dias; Gian Luca Silva Soares; Edimilson Emanuel Fonseca Alves; Luciano Augusto Moura da Silva; Matheus Flores de Almeida Candido e Italo Pinto Rodrigues.
Tema: VolunCheer: Plataforma de Inovação Social através da conexão entre voluntários e ONGs
Participantes: Samara Leal; Bianca Sanches; Elisa Dacol; Lilian Lima; Mariana Santos; Thaíssa Ferreira e Luciane Carvalho.
Tema: CowLabs: Uma Plataforma Digital para Trabalho Colaborativo e Integração de Projetos no Ensino Superior
Participantes: Wesley Pinheiro Balbino; Pedro Vieira Carvalho; Marcelo Ferreira Reis; Yuri Rocha March de Souza; Lucas Nogueira Andrade e Luciane Carvalho Jasmin de Deus.
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No último dia 28, o Centro Histórico-Cultural do campus Olezio Galotti foi palco de uma experiência prática com a realização da terceira edição da Expofit, um projeto interdisciplinar que une os cursos de Design e Nutrição. A proposta da iniciativa é oferecer aos alunos uma vivência real de mercado, estimulando a criatividade, a consciência nutricional e a sustentabilidade a partir do desenvolvimento de produtos alimentícios com aproveitamento total dos alimentos.
A ação vai além da teoria: promove a aplicação prática do conhecimento, colocando os estudantes diante de desafios profissionais reais. O objetivo é lançar um novo item na categoria de extensão de linha horizontal — como biscoitos, barras de cereal, muffins ou alfajores — de marcas já existentes, mas que ainda não atuam nesse segmento. Todo o projeto abrange desde a elaboração do alimento até o desenvolvimento gráfico das embalagens, sempre com foco em saúde, estética, comunicação clara e responsabilidade ambiental.
Os visitantes puderam conhecer e degustar preparações como o Muffin de Maçã com Casca, o Muffin de Casca de Melão, a Salsifit sendo uma salsicha artesanal elaborada com frango e beterraba, além de incorporar partes não convencionais dos alimentos, já a Barra de Cereal com Casca de Goiaba, Casca de Banana e Cereais Integrais, e o Mousse de Casca de Abacaxi. Cada produto foi cuidadosamente pensado para valorizar os alimentos em sua totalidade, promovendo práticas mais conscientes e sustentáveis.
"O foco principal foi a criação de alimentos com aproveitamento integral dos alimentos, visando a redução do desperdício, sem abrir mão da qualidade nutricional e sensorial dos produtos", pontuou Kamila Nascimento, professora do curso de Nutrição.
Já a professora Patricia Rocha, professora do curso de Design e uma das responsáveis pelo evento comentou sobre as proporções que o evento vem ganhando. “A cada ano o evento ganha uma proporção maior. Neste ano, o destaque foi o desenvolvimento de todo o projeto com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o evento proporciona uma integração completa entre teoria e prática. Isso é fundamental para que os alunos vivenciem o conceito e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.”
O projeto também promove o desenvolvimento de competências fundamentais para os futuros profissionais de ambas as áreas. Para os alunos de Design, são estimuladas habilidades como criatividade e inovação na criação de embalagens sustentáveis, comunicação visual eficiente, sensibilidade estética e responsabilidade social. Já para os estudantes de Nutrição, o foco está na análise crítica das informações nutricionais, na educação alimentar, no impacto ambiental das escolhas alimentares e na capacidade de trabalho colaborativo com outras áreas do conhecimento.
Ainda segundo Patrícia, vivências como essa não seriam possíveis apenas em sala de aula. Por isso, a Expofit se consolida como uma iniciativa de extensão com forte valor formativo.
“Por meio da exposição, o aluno vivencia todas as etapas da criação e do posicionamento de um produto real, o que contribui significativamente para sua formação profissional. Só em sala de aula isso seria impossível de alcançar com tanta profundidade”, explica a professora.
Durante o evento, os visitantes — incluindo toda a comunidade acadêmica — puderam conhecer os produtos criados, votar nos projetos preferidos por meio de QR codes espalhados pelos estandes e ainda somar horas complementares. Cada grupo foi responsável por apresentar seu produto com informações nutricionais reais, embalagens projetadas com conceitos de design e ações de divulgação em diferentes mídias.
A Expofit é, portanto, mais do que uma mostra: é uma oportunidade concreta de aprendizagem ativa, de troca entre áreas distintas e de construção de soluções alinhadas aos desafios contemporâneos, como a redução do desperdício, o incentivo à alimentação saudável e o consumo consciente.
Grupo Muffun de Maçã – Aproveitamento total dos Alimentos
Integrantes: Ana Luíza Ramos; Carolina de Araújo; Ícaro Passos; José Ricardo Paiva; Julia Vieira; Manuela Melo e Melyssa Bruna.
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, participou de mais uma edição do Conexão Mega Cidadania, realizada na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O evento reuniu serviços essenciais para a população, reforçando o compromisso com a cidadania, o acesso a direitos e a promoção do bem-estar coletivo.
A edição trouxe novidades como a circulação dos ônibus do Tarifa Zero, ações voltadas à Melhor Idade e atividades em alusão ao Maio Laranja – campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Governo do Estado mobilizou a estrutura do programa RJ Para Todos, oferecendo serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, habilitação para casamento, expedição da Carteira de Trabalho Digital, atendimentos do Detran-RJ, Fundação Leão XIII, Procon e da Carreta do Trabalhador, que disponibilizou vagas de emprego e orientações sobre o seguro-desemprego.
O UniFOA marcou presença com uma série de iniciativas desenvolvidas por seus cursos e projetos de extensão. Destaque para os atendimentos na área da saúde, serviços de orientação jurídica e confecção de cartões de visita. Um dos pontos altos foi a distribuição de 2.000 cachorros-quentes pelo Food Truck Solidário, ação do curso de Nutrição em parceria com o Escritório da Cidadania e a Fundação Sérgio Loureiro.
Outro grande sucesso foi o Escovódromo, coordenado por estudantes do curso de Odontologia. O projeto ensina, de forma lúdica e prática, a importância da higiene bucal às crianças em situação de vulnerabilidade social. Segundo Vitória Ramos, aluna do 9º período de Odontologia, a iniciativa já beneficia cerca de 400 crianças por ano.
“É muito importante trazer nosso projeto para esse tipo de evento, porque muitas mães e crianças ainda não têm acesso a informações sobre escovação correta, uso do fio dental e cuidados básicos com a saúde bucal. Estar aqui, com os manequins, ensinando e orientando todos é muito gratificante”, afirmou a estudante.
O evento contou com a presença do deputado estadual Munir Neto, um dos principais incentivadores de projetos sociais no município.
“O Conexão Mega Cidadania está alcançando seu objetivo de levar ações de qualidade à população. É a união de três potências: Prefeitura, Estado e UniFOA. Tivemos a integração das secretarias, dos serviços do Estado e do UniFOA, com sua estrutura acadêmica e social. Quem ganhou com o evento foi a população de Volta Redonda”, destacou o parlamentar.
O prefeito Antonio Francisco Neto também acompanhou de perto as atividades e parabenizou a união das instituições.
“A parceria com o UniFOA, com o Governo do Estado e com o deputado Munir é motivo de muita alegria. Parabenizo todos os envolvidos pela realização de um evento maravilhoso como este. Fico muito feliz com esse resultado. É uma conquista para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Para o presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, o sucesso da ação reflete a essência da missão institucional da FOA/UniFOA:
“Participar de um projeto como o Conexão Mega Cidadania que estamos alinhados com a formação cidadã e o impacto social positivo. Levar conhecimento, cuidado e dignidade às pessoas é parte do nosso papel como instituição de ensino e como agente transformador da sociedade”, afirmou Eduardo.
O Conexão Mega Cidadania mais uma vez cumpriu sua missão de unir forças para garantir direitos, promover inclusão e transformar vidas.
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Nos dias 26, 27 e 28, o Campus Olézio Galotti em Três Poços, foi palco de reflexões profundas e compromissadas com a justiça social durante a Semana Acadêmica do curso de Serviço Social do UniFOA. Com a participação de estudantes, egressos e profissionais da área, o evento proporcionou debates enriquecedores sobre temas fundamentais para a formação crítica e ética de futuros assistentes sociais, como a atuação na educação básica, os cuidados paliativos, medidas socioeducativas e o direito à convivência familiar.
A abertura do evento contou com uma aula magna ministrada pela Doutora Francine Helfreich Coutinho dos Santos, assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordou a presença do Serviço Social na educação pública a partir da implementação da Lei nº 13.935/2019. A legislação prevê a inserção de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas redes públicas de educação básica, reforçando o papel essencial dessas categorias na promoção de uma escola mais inclusiva e atenta às múltiplas realidades dos estudantes.
Para a palestrante, a discussão foi fundamental para ampliar a compreensão dos estudantes sobre sua futura atuação profissional. “A palestra teve grande importância ao apresentar aos futuros assistentes sociais as particularidades do trabalho dentro das escolas públicas, em parceria com a rede de proteção da criança e do adolescente. Mais do que abrir espaço no mercado de trabalho, a presença do assistente social nas escolas contribui para a qualidade da educação e para garantir que mais alunos cheguem à universidade”, afirmou Francine.
Outro ponto alto da semana foi a mesa redonda realizada em parceria com o curso de Direito, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 27 de maio. A atividade reuniu especialistas para discutir o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes e contou com a presença de representantes do Judiciário, do Grupo de Apoio à Adoção de Volta Redonda (GAAVR) e da docência universitária.
Celi Moreira, coordenadora do GAAVR, emocionou os participantes ao compartilhar sua trajetória pessoal com a adoção. “Levar essa experiência para o ambiente acadêmico é extremamente importante. A universidade é onde se formam os profissionais que vão lidar com essas questões na prática. Adoção envolve múltiplas áreas – Direito, Psicologia, Serviço Social – e poder falar da minha vivência e do papel transformador do grupo de apoio é sempre muito gratificante”, destacou.
A professora Daniele do Val, docente do curso de Serviço Social do UniFOA, também contribuiu com reflexões fundamentais sobre o direito à convivência familiar e comunitária. Em sua fala, ela ressaltou que o assistente social atua diretamente no fortalecimento dos vínculos familiares, buscando garantir o exercício da função protetiva das famílias. “O profissional precisa compreender a complexidade da dinâmica familiar, sem julgamentos, e agir para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Quando a proteção na família de origem não é possível, o instituto da adoção se torna uma medida de cuidado e garantia de direitos”, explicou.
A programação da Semana Acadêmica foi encerrada com uma atividade voltada para a valorização do conhecimento produzido pelos próprios estudantes. Egressos do curso compartilharam suas experiências com os Trabalhos de Conclusão de Curso, fortalecendo a troca de saberes entre gerações e incentivando a produção científica como ferramenta de transformação social.
A Semana Acadêmica do curso de Serviço Social reafirma o compromisso do UniFOA com a formação de profissionais sensíveis às questões sociais e preparados para intervir de forma ética, crítica e propositiva em diferentes contextos. Mais do que um evento acadêmico, foi um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva do saber comprometido com os direitos humanos.
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O Escritório da Cidadania lançou o e-book “Visão holística, filosófica, etária e linguística do movimento LGBTQIA+”, uma produção que marca um novo passo na abordagem de temas sociais no contexto da extensão universitária. Publicada pela Editora FOA, a obra é fruto do trabalho dos professores Dario Aragão Neto, Maria Cecília Gama e Daniele do Val, com base na reformulação do projeto “VI Debate Étnico-Racial e a Cidadania sob a Ótica do Cinema”, que ao longo de 2023 passou a incorporar novos formatos, como podcasts e rodas de conversa.
A iniciativa adotou o tema “Diversidade de gênero em pauta”, desenvolvido entre março e junho e de agosto a novembro de 2023, por meio de episódios gravados na Rádio UniFOA e disponibilizados no Spotify, no programa “Escritório da Cidadania em Movimento”. O formato em áudio buscou consolidar o podcast como uma ferramenta de mobilização e expressão dos direitos humanos, estimulando o pensamento crítico sobre temas complexos e contribuindo para a formação cidadã de estudantes, egressos e da comunidade em geral.
Segundo a professora Maria Cecília Gama, idealizadora do projeto, a motivação para a criação do e-book surgiu ao final da série de podcasts, diante da riqueza do conteúdo produzido.
“Ao término do projeto em 2023, percebi a profundidade dos relatos e logo pensei na possibilidade de transformar esse material em um e-book, dada a relevância do tema. Levei a ideia à professora Daniele do Val e ao nosso coordenador, professor Dario Aragão Neto, que aprovaram de imediato. Em seguida, apresentamos o projeto ao presidente da FOA, Dr. Eduardo Prado, que prontamente apoiou a proposta”, conta Maria Cecília.
A publicação se destaca por uma abordagem sensível e comprometida com o fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos, trazendo vivências reais para ilustrar os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+.
“Por ser um tema de difícil abordagem, os relatos de experiência aproximam o leitor do movimento, evidenciando as dificuldades enfrentadas na sociedade atual. Reunimos depoimentos significativos de pessoas que se dispuseram a compartilhar suas histórias em prol de um bem maior: a desconstrução de tabus e preconceitos”, destaca a professora.
Como desdobramento do projeto, foram realizados dois encontros híbridos, chamados “Relatos de Experiência”, que permitiram discussões presenciais e on-line sobre os temas abordados. No primeiro semestre, o foco foi “Legalização e linguagem em defesa da diversidade de gênero”; no segundo, “O exercício do cuidado: gênero, sexualidade, envelhecimento e etarismo”. Embora não integrem o conteúdo do e-book por não terem sido gravados, os encontros representaram momentos fundamentais de reflexão e consolidação da proposta.
A professora Daniele do Val enfatiza o maior desafio do projeto: ampliar o alcance do conteúdo para além do público já familiarizado com a pauta.
“O desafio é despertar o interesse de um público mais amplo. Muitas vezes, esse tipo de conteúdo atinge apenas quem já está envolvido com a temática, seja por militância ou por interesse acadêmico. Nosso objetivo é alcançar mais pessoas e contribuir para uma mudança de pensamento e comportamento”, afirma.
Além de fortalecer práticas inclusivas, a obra propõe caminhos para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e acolhedoras.
“Esperamos que o e-book contribua para o fortalecimento de políticas públicas humanizadas, inclusivas e tecnicamente qualificadas. Que ele incentive encontros, fóruns e ações institucionais que ampliem os direitos dessa população”, acrescenta Maria Cecília.
Para os autores, formar um profissional vai além da transmissão de técnicas ou conteúdos: é possibilitar uma transformação de olhar. Ao abordar temas como gênero, sexualidade, linguagem, envelhecimento e diversidade de forma plural, o projeto propõe uma educação baseada em empatia, equidade e respeito.
“Tentamos mostrar a beleza do ser humano em sua plenitude. Falar sobre esses assuntos de forma aberta e respeitosa nos engrandece como cidadãos. Pertencimento é a palavra-chave desta ação”, conclui Maria Cecília.
O e-book “Visão holística, filosófica, etária e linguística do movimento LGBTQIA+” está disponível para leitura e promete ampliar os repertórios críticos sobre cidadania e diversidade, incentivando o debate e contribuindo para a desconstrução de preconceitos ainda presentes na sociedade.
Leia o e-book aqui: https://editora.www.unifoa.edu.br/wp-content/uploads/2025/03/visao-holistica_lgbtqia.pdf
A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) informa aos estudantes e responsáveis que os boletos pagos por meio da Caixa Econômica Federal estão temporariamente sem o desconto de pontualidade devido a uma instabilidade no sistema do banco.
Para garantir o benefício, a instituição orienta que o pagamento seja feito por outro banco ou diretamente na tesouraria do campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Em caso de dúvidas ou para mais orientações, a FOA disponibiliza o telefone (24) 3340-8428 ou os e-mails: tesouraria@foa.org.br e negociacao@foa.org.br para atendimento.
A Fundação pede desculpas pelos transtornos causados e agradece a compreensão de todos durante a normalização do serviço.
A coordenadora da Policlínica Dr. André Sarmento Bianco, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Tatiana Aragão Andrighi, recebeu uma moção de aplausos na categoria professor de Enfermagem na noite de terça-feira (28) na Câmara Municipal de Volta Redonda. A cerimônia foi promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) como parte das celebrações da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem. O reconhecimento é fruto de sua trajetória como enfermeira, educadora e gestora dedicada à saúde pública.
Formada em Enfermagem pelo UniFOA, Tatiana construiu uma carreira pautada pela ética, sensibilidade e compromisso com o cuidado. Desde os primeiros passos na atenção primária, atuando em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), destacou-se pelo respeito ao outro, escuta ativa e atuação comunitária. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma profissional que alia conhecimento técnico à humanização do cuidado.
Desde 2011, Tatiana atua na formação de futuros enfermeiros, promovendo a integração entre teoria e prática e incentivando a reflexão sobre o papel social da enfermagem.
Atualmente, ela concilia suas atividades acadêmicas com a atuação como servidora pública do município de Volta Redonda. Além de coordenar a Policlínica do UniFOA, integra a equipe da UBSF Santa Cruz como professora. Seus projetos de pesquisa e extensão focam em temas como saúde da mulher, gestão em saúde e educação em saúde, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas e para o acesso qualificado aos serviços de saúde.
Ao receber a homenagem, Tatiana expressou gratidão e destacou o caráter coletivo do reconhecimento:
“Sinto-me honrada em representar a minha classe em um momento tão significativo da Semana Brasileira de Enfermagem, cujo tema central nos convida a refletir sobre os desafios enfrentados pela enfermagem e a importância de agir com posicionamento diante dessas realidades, sendo protagonistas na transformação do cuidado, da gestão e da educação.”
O evento também contou com a presença de Eluananda Rodrigues, representante do Sindicato dos Enfermeiros de Volta Redonda e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro na região do Médio Paraíba. Formada pelo UniFOA, Eluananda ressaltou o impacto da atuação de Tatiana:
“Tatiana merece ser homenageada por sua trajetória marcada pela ética, coerência e paixão pela enfermagem. Seu trabalho vai muito além da assistência: transforma vidas, forma profissionais conscientes, inspira colegas e contribui de forma significativa para o fortalecimento da saúde pública em Volta Redonda.”
A homenagem também emocionou seus alunos. Amanda Sarria, estudante do 8º período de Enfermagem do UniFOA, compartilhou como Tatiana tem sido uma referência em sua formação:
“A Tati, para mim, representa uma enfermagem bonita. Bonita não só no sentido estético, mas no mais profundo da palavra: uma enfermagem que acolhe, que cura com afeto, que respeita o outro e também sabe cuidar de si. Ela me mostra todos os dias que é possível ser uma profissional incrível sem deixar de ser humana.”
Reconhecer profissionais como Tatiana Aragão é valorizar a essência da enfermagem: o cuidado com responsabilidade, ciência e amor. Sua trajetória inspira alunos, colegas e a sociedade, reafirmando a importância de se investir em políticas públicas que promovam uma saúde mais justa, acessível e humanizada.
Na tarde da última terça-feira (27), o curso de Enfermagem do UniFOA realizou mais uma ação do projeto de extensão “Educação em Saúde: semeando ações ambientais junto a crianças e adolescentes”, na sede do Projeto Missionário “Amor em Ação”, localizado no bairro Colorado, em Três Poços. A atividade, desenvolvida sob a orientação da professora Márcia Figueira Canavez, reuniu alunos de diferentes períodos do curso para promover, por meio de dinâmicas lúdicas e educativas, temas essenciais de saúde pública e educação ambiental.
O projeto atua há cerca de quatro anos na comunidade e tem como objetivo principal contribuir para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio do conhecimento e do cuidado. A atividade foi dedicada à prevenção de doenças como a dengue e as infecções respiratórias, com o uso de fantoches, brincadeiras educativas e até música, encerrando a tarde com uma apresentação ao violão feita por uma das alunas de Enfermagem.
“Essa ação vai muito além de ensinar sobre saúde”, afirma a professora Márcia Figueira Canavez. “Ela toca fundo em quem participa. O bairro de Três Poços cresceu muito nos últimos anos, mas ainda carrega profundas marcas da desigualdade. Como enfermeira e professora, essa realidade sempre me incomodou. Já estagiei na unidade de saúde da região e via de perto a carência das famílias. Quando surgiu o convite para atuar nesse projeto, abracei com todo o coração.”
A professora relata que a experiência tem forte impacto emocional tanto para os alunos quanto para as crianças atendidas. “Nós trabalhamos com estudantes do terceiro e do oitavo período, unindo quem está começando a formação com quem já está na reta final. A reação deles ao chegar ao local é sempre de muita emoção. As crianças são extremamente afetuosas. É uma experiência que marca, transforma e amplia nosso entendimento sobre o papel social do profissional de saúde.”
O projeto é realizado em parceria com o Projeto Missionário “Amor em Ação”, que atua na região promovendo atividades socioeducativas voltadas ao resgate de crianças e jovens em situação de risco. O público atendido pelo projeto são moradores do conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, e inclui cerca de 120 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos. A missão do “Amor em Ação” é despertar valores morais, sociais e espirituais por meio de ações que resgatem a infância e promovam o protagonismo juvenil como instrumento de transformação social.
Além das ações no território, as crianças também são recebidas quinzenalmente no UniFOA, na Sala +Verde, espaço voltado à Educação Ambiental em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente. Nessas visitas, são abordados temas como cuidado com o meio ambiente, consumo consciente e sustentabilidade.
O coordenador do curso de Enfermagem, professor Carlos Marcelo Balbino, reforça a importância da iniciativa: “O projeto ‘Educação em Saúde e Meio Ambiente’ tem uma relevância ímpar tanto para a comunidade quanto para a formação dos nossos estudantes. Ele atua em frentes essenciais como a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a conscientização ambiental e, principalmente, na formação de profissionais mais humanos, comprometidos com a transformação social. Ao envolver as crianças de forma participativa, o projeto estimula o protagonismo infantojuvenil, transformando essas crianças em multiplicadoras do conhecimento dentro de suas famílias e comunidades.”
A integração entre universidade e comunidade, entre ciência e sensibilidade, é o que torna essa ação um verdadeiro exemplo de como o ensino superior pode ser uma ponte concreta entre o saber e o fazer. O cuidado com o próximo, a escuta ativa e a educação como ferramenta de transformação são os pilares que sustentam esse trabalho, que planta hoje as sementes de um futuro mais justo, saudável e consciente.
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