A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) iniciou nesta segunda-feira (28), a 8ª Semana de Formação Continuada, evento institucional voltado à qualificação permanente do corpo docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA). A programação, que se estende até o dia 1º de agosto, reúne oficinas, palestras e workshops que abordam temas fundamentais para o exercício da docência na atualidade, como inovação tecnológica, acessibilidade, saúde mental, avaliação e metodologias ativas de ensino.
Realizada semestralmente, a iniciativa já se consolidou como um dos principais pilares de valorização e atualização dos professores da instituição. Mais do que uma agenda de capacitações, a Semana de Formação Continuada representa o compromisso da FOA com a excelência acadêmica e a construção de um ambiente de ensino-aprendizagem mais dinâmico, inclusivo e reflexivo.
Neste ano, o evento traz como destaque atividades práticas e interativas que estimulam o debate crítico e a troca de experiências entre os docentes. Um dos momentos mais esperados da programação é o Encontro Docente, que propõe uma abordagem inovadora e colaborativa do tema, envolvendo dinâmicas participativas conduzidas pela Reitora do UniFOA, Prof.ª Dra. Ivanete da Rosa Silva de Oliveira.
Para a Reitora, a Semana de Formação Continuada simboliza o modo como a Fundação entende a missão de formar profissionais: com seriedade, afeto e constante evolução.
“Durante esta semana especial, nossos professores mergulham em oficinas, palestras, dinâmicas e workshops sobre temas atuais como tecnologia, saúde mental, acessibilidade e inovação na sala de aula. Um dos pontos altos será uma vivência prática e interativa sobre avaliação, que promete movimentar e inspirar os nossos professores”, afirma Ivanete.
Ela reforça ainda que o investimento na formação docente é um diferencial da instituição: “Este evento, que chega à sua oitava edição, é uma iniciativa que reflete o compromisso da FOA com o ensino de excelência e a formação permanente dos seus docentes. É assim que a Instituição forma quem forma, com dedicação, atualização constante e troca de experiências.”
13h30 às 15h30 – Acessibilidade no Ensino Superior para estudantes com TDAH e TEA
Local: AudiSMART
Palestrantes: Profª Ma. Luciana Werneck e Profª Ma. Edilma Oliveira
16h às 18h – Do Dado à Ação: construindo caminhos a partir do Enade
Local: Plataforma Teams
Palestrante: Prof. Dr. Bruno Gambarato
19h às 21h – Elaboração de instrumentos avaliativos com auxílio da IA
Local: Laboratório de Informática – Prédio 18
Palestrantes: Prof. Dr. Ítalo Pinto e Prof. Me. Gildo Bernardo
13h30 às 15h30 – O Papel do professor-pesquisador e a ética na pesquisa: Alfabetização Científica
Local: Microsoft Teams
Palestrante: Prof. Me. Walter Luiz
16h às 18h – Planeje, avalie e inove: como o estúdio revoluciona sua rotina docente
Local: AudiSMART
Palestrantes: Prof. Me. Alexis Aragão e Esp. Hudson Ferreira
19h às 21h – Trabalho pedagógico e Saúde mental: estratégias de autorregulação emocional para professores
Local: AudiSMART
Palestrantes: Prof. Dr. Eduardo Miranda e Prof. Me. Ailton Carvalho
13h30 às 15h30 – UniFOA LXP de A a Z: criando Avaliação Diversificada
Local: Microsoft Teams
Palestrantes: Prof. Dr. Eduardo Carreiro e Prof.ª Ma. Mônica Norris
19h às 21h – Encontro Docente - Enigmas e reflexões da Avaliação
Local: Pavilhão Ferdinando Garcia Pereira (Ginásio de Ed. Física)
Palestrante: Prof.ª Dra. Ivanete da Rosa Silva de Oliveira
13h30 às 15h30 – Práticas Exitosas em Ensino e Aprendizagem
Local: AudiSMART
Palestrante: Profª Ma. Luciane Jasmin
16h às 18h – Práticas Exitosas em Cenários Híbridos
Local: AudiSMART
Palestrantes: Prof. Dr. Eduardo Carreiro e Prof.ª Ma. Mônica Norris
13h30 às 15h30 – Práticas Exitosas em Pesquisa
Local: AudiSMART
Palestrante: Profª. Dra. Ana Carolina Dornelas
16h às 18h – Práticas Exitosas em Extensão
Local: AudiSMART
Palestrante: Prof. Me. Marcelo Augusto
A 8ª Semana de Formação Continuada reafirma o compromisso da FOA em ser referência na formação de educadores capazes de transformar a realidade por meio do conhecimento. Além disso, o evento fortalece a cultura institucional de aprendizagem contínua e cooperação entre docentes, promovendo uma educação mais atualizada, humana e inovadora.
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Na educação, vínculo e acolhimento desempenham papéis cruciais no desenvolvimento de estudantes e na criação de um ambiente de aprendizado positivo.
O vínculo entre professores e alunos é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e respeito, facilitando a comunicação aberta e o engajamento nas atividades escolares. Um ambiente acolhedor na sala de aula, permite que os alunos se sintam seguros e valorizados, promovendo a participação ativa e a disposição para aprender.
Pensando nisso, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do UniFOA que já realiza capacitações com os docentes do Centro Universitário através do projeto Olhar Docente, realizou na tarde de ontem (24) uma palestra com o professor Ailton Carvalho sobre o tema.
Ailton destacou que conversar sobre o tema com os professores é extremamente importante, porque a sala de aula, além de um espaço de ensino, também é de diversidade cultural, religioso, social, econômico.
“É preciso que a gente esteja atento a essa diversidade para que possamos então ser mais acolhedores, tenhamos uma proposta de trabalho que integre e que não seja separatista para que o aluno se sinta confortável em suas diferenças e diversidades e que possamos promova um ambiente, mesmo que tenha uma tensão, mas que de alguma forma a gente possa considerar a diferença, não como um negócio que a gente precisa afastar, mas que a gente pode acolher de alguma forma”.
Além disso, vínculo e acolhimento ajudam no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como empatia, resiliência e cooperação, que são essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.
Quando o aluno percebe que o ambiente de aprendizagem proporciona esse tipo de acolhida e a vontade do educador em criar vínculos, ele se sente confortável e mais encorajado a participar das atividades propostas.
"Quando ele (estudante) percebe que ali há uma possibilidade de vínculo e de acolhimento, que ali não tem julgamento e que não tem um olhar de estranheza diante do que ele é, a relação flui, consequentemente, o ensino aprendizagem fica muito melhor”, comentou Ailton.
A professora do curso de Direito, Daniele do Amaral, vê a palestra e o tema como extremamente necessária.
“Um papel fundamental para todos nós docentes é saber como e porque acolher nossos alunos. Cada um experienciou momentos da vida de forma diferente, e entender isso e saber lidar com isso também é papel do docente. O caminho da jornada acadêmica para o aluno acolhido fica mais prazerosa e efetiva”, avaliou.
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A 7ª Semana de Formação Continuada do UniFOA e EtecFOA reuniu professores e professoras em um momento de reflexão e aprimoramento sobre práticas pedagógicas inovadoras. A abertura do evento contou com uma palestra ministrada pela Professora Doutora Cássia Ferri, que abordou o tema "Avaliação em Currículo por Competência" e seus impactos na trajetória acadêmica dos estudantes.
Segundo a palestrante, o modelo baseado em competências é essencial para preparar os alunos para um mundo dinâmico, onde o aprendizado contínuo se tornou indispensável. "Hoje, sabemos que, ao receberem seus diplomas, os estudantes não estão prontos, mas possuem as ferramentas necessárias para continuar aprendendo ao longo da vida", destacou. Para ela, a avaliação não deve ser apenas um instrumento de aprovação ou reprovação, mas um processo contínuo de acompanhamento, que auxilie os estudantes a desenvolverem autonomia e capacidade de autorregulação no aprendizado.
A iniciativa de reunir todos os professores no início do ano letivo foi destacada pela palestrante como fundamental: "Avaliar é monitorar um processo. Pensar na avaliação desde o início do semestre permite que os docentes tenham subsídios para acompanhar o progresso dos estudantes, garantindo um processo de ensino mais eficaz", afirmou Cássia Ferri.
Maria das Graças, responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), destacou que a 7ª Formação Continuada foi estruturada com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos indicadores da CPA. Neste ano, a formação enfatizou o fortalecimento do currículo em construção, metodologias inovadoras e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. "Nosso foco está no fortalecimento do currículo, na incorporação de metodologias inovadoras e na melhoria das práticas pedagógicas, sempre dialogando com as demandas emergentes do cenário educacional", explicou.
A dedicação de uma semana inteira à capacitação docente, segundo Maria das Graças, tem impacto direto na qualidade do ensino. "Esse momento promove a troca de experiências, amplia repertórios metodológicos e possibilita a experimentação de novas abordagens. Mais do que uma capacitação, é uma oportunidade de fortalecer o senso de pertencimento e o compromisso coletivo com a educação", ressaltou.
O impacto da Formação Continuada ultrapassa os muros da sala de aula, refletindo-se diretamente na formação dos alunos. Professores capacitados aprimoram suas estratégias pedagógicas, tornando o ensino mais dinâmico, interativo e alinhado com as necessidades do mercado de trabalho. "A sala de aula se torna um espaço de maior engajamento e construção do conhecimento, estimulando a autonomia dos estudantes e preparando-os para desafios reais", frisou Maria das Graças.
Para ela, a Formação Continuada é um diferencial da instituição, consolidando a instituição como referência em educação. "A Reitoria investe fortemente na política de valorização da docência, pois acredita que a qualificação contínua dos professores é essencial para garantir a excelência acadêmica".
Durante a semana, os docentes participaram de diversas palestras e debates sobre temas essenciais para a educação superior, como:
Dentro da programação, os professores também participaram do Encontro Docente com a abertura da Profª. Drª e Reitora no Centro Universitário, Ivanete Oliveira e o Prof. Dr. Antônio Flávio Moreira, que abordou a atualidade das discussões sobre currículo.
Os participantes destacaram a importância da iniciativa para sua própria formação e para o aprimoramento da qualidade de ensino.
Para o professor Gleisson Araújo, do curso de Educação Física, “Essa iniciativa é muito positiva, pois proporciona atualização em diversos temas, apresentados por excelentes profissionais. Faz toda a diferença no processo pedagógico”.
O professor Marcos Guimarães, do curso de Medicina, também destacou a relevância do evento: “Participar dessa semana nos permite compreender melhor a dinâmica da instituição e sua evolução, facilitando nossa adaptação e alinhamento com as novas diretrizes”.
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Na última quarta-feira, 05, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou o Encontro de Docentes, evento integrado à programação da 7ª Semana de Formação Continuada. A atividade aconteceu no Auditório William Monachesi e contou com a palestra do Professor Doutor Antônio Flávio Moreira, um dos principais pesquisadores brasileiros na área de estudos curriculares, com reconhecimento internacional. Sua trajetória acadêmica e contribuições para o campo educacional ultrapassam fronteiras, consolidando sua influência em discussões globais sobre currículo e formação docente.
A abertura do evento foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª, Ivanete de Oliveira, Reitora do UniFOA, que ressaltou a importância da capacitação contínua dos docentes e da evolução das práticas pedagógicas. " O UniFOA, com o apoio da FOA, têm investido cada vez mais para que possamos aprimorar nossa prática pedagógica e incorporar novas metodologias. Nosso objetivo é oferecer uma experiencia educacional que coloque os estudantes no centro do processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas de sua própria formação", afirmou.
O Professor Doutor Antônio Flávio Moreira abordou em sua palestra o tema "Questões sobre o Currículo", trazendo uma reflexão profunda sobre os desafios e evoluções dessa área. Moreira é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e possui uma vasta trajetória acadêmica e profissional. Ele já atuou como professor titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem colaborações em diversas instituições nacionais e internacionais.
Sua pesquisa se concentra em temas como teorias do currículo, práticas curriculares, história do currículo, multiculturalismo e formação de professores. Além disso, ele é autor de diversas publicações que contribuíram significativamente para a educação brasileira.
Durante o evento, Moreira destacou a importância do debate sobre educação e expressou sua satisfação em participar da iniciativa: "Fico muito feliz em ter a oportunidade de compartilhar algumas ideias e promover essa reflexão conjunta. Esses momentos são essenciais para o avanço da educação".
Ele também parabenizou o UniFOA pela realização do encontro: "Parabenizo a instituição por promover um evento tão relevante, reunindo professores para discutir questões atuais da educação e do país como um todo".
A programação foi bem recebida pelos docentes participantes. Joana Brizola, recém-admitida ao quadro de professores da Escola de Comunicação, enfatizou o impacto positivo do evento na sua preparação para o início do semestre letivo. "Está sendo uma experiência incrível e enriquecedora. Chegar ao UniFOA e ter essa oportunidade de aprendizado logo de início é muito valioso. Tenho certeza de que na próxima semana estarei com energia renovada para oferecer aos alunos conteúdo de qualidade e muitas trocas produtivas", destacou.
Momentos como esse são fundamentais para a atualização e capacitação dos docentes, permitindo trocas de experiências e novas abordagens pedagógicas. A Semana de Formação Continuada segue proporcionando espaços de aprendizagem e debate, ajudando os professores a enfrentarem os desafios da educação contemporânea de forma mais preparada e inspirada.
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está promovendo a 6ª Semana de Formação Continuada, um evento semestral destinado ao aperfeiçoamento contínuo de seus docentes. Realizado durante a primeira semana de cada período letivo, o evento faz parte da política de Formação Continuada da instituição e busca incentivar a participação dos professores em workshops, oficinas e palestras, com o objetivo de aprimorar as práticas didático pedagógicas.
Ontem, um dos destaques da semana foi o Encontro de Docentes, realizado no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti. A reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, conduziu o encontro, trazendo importantes reflexões sobre a recente conquista da instituição: a nota 5, a mais alta atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), e discutiu o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
"Nós identificamos durante o semestre anterior as principais demandas dos docentes e construímos uma trajetória de formação personalizada para atendê-las. Esta semana de formação traz algo muito novo e empolgante. Muitos docentes elogiaram o processo, que inclui atividades lúdicas que permitem aos participantes aprenderem de maneira ativa e diferenciada", comentou a reitora Ivanete Oliveira.
Em sua fala, Ivanete também destacou a valorização do docente como ambiente de trabalho saudável, condições de trabalho adequada, participação na tomada de decisões e formação e capacitação continuada, destacando que apenas 2% das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil possuem a nota 5.
A professora Márcia Bastos destacou a relevância das atividades oferecidas durante a semana: "A Semana de Formação foi dedicada a aprimorar nossas habilidades pedagógicas com oficinas que abordaram temas relevantes, como antirracismo, saúde mental e bem-estar dos professores. O gerenciamento do estresse e as habilidades interpessoais mostraram-se muito benéficos, pois a saúde mental dos professores impacta diretamente na qualidade do ensino. A troca de experiências entre professores também foi muito válida. A partilha e colaboração de boas práticas ajudou muito a obter conhecimentos sobre diversas abordagens pedagógicas e fortaleceu a nossa comunidade acadêmica."
O pró-reitor acadêmico, Bruno Gambarato, enfatizou a importância do encontro: "Reunir nossos docentes, trocar experiências e aprender coisas novas é essencial. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor para nossos alunos, e fazemos isso com amizade, boas formações e muitas conversas produtivas."
O encontro foi finalizado com um toque especial, acompanhado de um delicioso coquetel e muita música, demonstrando o cuidado e o carinho com que tudo foi organizado.
Você ainda pode conferir o Encontro de Docentes no vídeo abaixo:
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está promovendo a 6ª Semana de Formação Continuada, um evento semestral destinado ao aperfeiçoamento contínuo de seus docentes. Realizado durante a primeira semana de cada período letivo, o evento faz parte da política de Formação Continuada da instituição e busca incentivar a participação dos professores em workshops, oficinas e palestras, com o objetivo de aprimorar as práticas didático pedagógicas.
Ontem, um dos destaques da semana foi o Encontro de Docentes, realizado no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti. A reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, conduziu o encontro, trazendo importantes reflexões sobre a recente conquista da instituição: a nota 5, a mais alta atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), e discutiu o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
"Nós identificamos durante o semestre anterior as principais demandas dos docentes e construímos uma trajetória de formação personalizada para atendê-las. Esta semana de formação traz algo muito novo e empolgante. Muitos docentes elogiaram o processo, que inclui atividades lúdicas que permitem aos participantes aprenderem de maneira ativa e diferenciada", comentou a reitora Ivanete Oliveira.
Em sua fala, Ivanete também destacou a valorização do docente como ambiente de trabalho saudável, condições de trabalho adequada, participação na tomada de decisões e formação e capacitação continuada, destacando que apenas 2% das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil possuem a nota 5.
A professora Márcia Bastos destacou a relevância das atividades oferecidas durante a semana: "A Semana de Formação foi dedicada a aprimorar nossas habilidades pedagógicas com oficinas que abordaram temas relevantes, como antirracismo, saúde mental e bem-estar dos professores. O gerenciamento do estresse e as habilidades interpessoais mostraram-se muito benéficos, pois a saúde mental dos professores impacta diretamente na qualidade do ensino. A troca de experiências entre professores também foi muito válida. A partilha e colaboração de boas práticas ajudou muito a obter conhecimentos sobre diversas abordagens pedagógicas e fortaleceu a nossa comunidade acadêmica."
O pró-reitor acadêmico, Bruno Gambarato, enfatizou a importância do encontro: "Reunir nossos docentes, trocar experiências e aprender coisas novas é essencial. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor para nossos alunos, e fazemos isso com amizade, boas formações e muitas conversas produtivas."
O encontro foi finalizado com um toque especial, acompanhado de um delicioso coquetel e muita música, demonstrando o cuidado e o carinho com que tudo foi organizado.
Você ainda pode conferir o Encontro de Docentes no vídeo abaixo:
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Para marcar o início do novo semestre letivo, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vem realizando a 6ª Semana de Formação Continuada, que capacita os docentes sobre processos inovadores que devem ser inseridos nos currículos dos cursos, bem como a parte avaliativa de competência dos alunos. É o caso da “Oficina OSCE e Simulação Realística”, que afere de maneira justa e igualitária o que o estudante consegue fazer na prática, aliada à teoria.
O OSCE (Objective Structured Clinical Examination ou Exame Estruturado de Habilidades Clínicas) é aplicado em escolas de Medicina de todo o mundo, há mais de 50 anos.
Trata-se de um método que avalia o conhecimento clínico e prático que um estudante de medicina possui, de acordo com um determinado período do curso. Mas também é uma ferramenta estratégica para o ensino de outras áreas da saúde, que permite avaliar de forma objetiva e padronizada as competências clínicas dos estudantes, assegurando que estejam prontos para atender às demandas do mercado de trabalho com excelência.
A oficina foi realizada na manhã e tarde desta quarta-feira (31), com a cirurgiã e professora do curso de Medicina Alessandra Patrícia Soares da Costa Rafael:
“Estamos na semana de capacitação docente, com o intuito de melhorar cada vez mais não só o ensino, mas a parte avaliativa desse ensino. O encontro de hoje visa ao treinamento das ferramentas de avaliação previstas pelo OSCE, que são validadas e consolidadas, e que tornam a análise dos graduandos um instrumento uniforme - e não subjetivo, da parte apenas do professor. Trata-se de um teste que torna a avaliação padronizada, mais justa e mais correta no sentido acadêmico”, explicou.
Dentro do dispositivo OSCE, além de conhecimento técnico da área, os professores avaliam também a forma como os alunos se comportam em relação ao contato com os pacientes, pois é preciso entender que os discentes estão preparados para a lidar com o dia a dia da profissão. Além disso, é um momento importante para que o próprio estudante faça uma autoavaliação e perceba o que precisa ser melhorado. Todo o teste tem a duração de 10 minutos, além de dois minutos de ‘feedback’, quando o professor mostra ao discente o que necessita ser aprimorado.
O coordenador do curso de Medicina do UniFOA, Julio Aragão, afirmou que a oficina é uma iniciativa fundamental para a capacitação contínua dos professores:
“Este evento oferece treinamento prático em simulações de desempenho clínico, permitindo que nossos docentes aprimorem suas habilidades em simulações realísticas. Isso garante um ensino de qualidade e prepara nossos alunos para situações reais na prática médica”, garantiu, acrescentando que a Formação Continuada é essencial para o UniFOA, pois garante que os professores estejam sempre atualizados com as melhores práticas de ensino e avanços na área médica.
“Este processo contínuo de desenvolvimento profissional é imprescindível para manter a qualidade do aprendizado e, consequentemente, a formação de médicos bem preparados e competentes”, frisou Julio Aragão.
Diferente de um teste convencional aplicado em sala de aula, os mecanismos usados pela ferramenta OSCE seguem uma lista pré-estabelecida, permitindo que todos os avaliadores executem a mesma tarefa, a partir de situações clínicas reais. As análises de competências, como a capacidade do aluno de mobilizar conhecimento, habilidades, atitudes, valores e experiência para solucionar um problema, foram as bases para o treinamento realizado na segunda parte da oficina, quando os participantes simularam um OSCE, discutiram os casos apresentados e dirimiram as dúvidas que surgiram.
Um destaque no treinamento do OSCE é em relação à preparação dos estudantes para o exame, pois eles são qualificados durante as aulas para a avaliação que irão enfrentar:
“Para participar do OSCE são criados cenários de prática nas diversas áreas da medicina onde o aluno deve realizar um atendimento simulado, mas sempre dentro do período que ele está inserido. Dessa forma, o professor tem condições de instruir esse discente para que não seja surpreendido com o que está sendo arguido”, esclareceu a professora Alessandra Patrícia, acrescentando que a Formação Continuada oferece a chance da evolução acadêmica, através da atualização.
Professora de cursos do UniFOA na área de saúde há 36 anos, Marise Ramos participou, nesta semana, de algumas palestras e oficinas da Formação Continuada, pois considera essa capacitação importante à melhoria dos processos didáticos pedagógicos, uma vez que a instituição trabalha com ensino, pesquisa e extensão:
“O UniFOA une o tradicional com o moderno e essa atualização é primordial para os docentes. A instituição vem realizando com os acadêmicos um sério trabalho sobre relacionamento com pessoas - como acolher, vivenciar o problema do outro, mediar e orientar -, trazendo à tona questões humanistas, que fazem o diferencial no atendimento, pois cuidamos de seres humanos. Isso é louvável”, enalteceu.
Mesmo se tratando de uma oficina voltada mais aos cursos de saúde, a advogada e professora do curso de Direito Danielle Cavalieri participou do encontro, mostrando que o OSCE pode ser aplicado em casos jurídicos, usando a mesma metodologia:
“O OSCE faz o aluno a pensar de uma forma mais ampla, pois temos processos jurídicos que envolvem o atendimento do hospital e do profissional de saúde. Todos precisam estar preparados para o que poderá ocorrer durante a sua vida profissional”, salientou.
De acordo com o pró-reitor Acadêmico, Bruno Gambarato, a formação continuada dos docentes, realizada semestralmente, é um momento crucial para a troca de experiências exitosas e o aprendizado de novas habilidades e abordagens pedagógicas.
“Esse processo integra o Plano de Desenvolvimento Institucional e reflete o compromisso da instituição em oferecer o melhor e mais atualizado aos seus estudantes. Por meio dessas formações, os docentes têm a oportunidade de compartilhar práticas bem-sucedidas e se atualizar com metodologias inovadoras, garantindo uma educação de qualidade e relevante. Esse investimento na capacitação dos educadores é fundamental para proporcionar aos alunos experiências significativas e formar profissionais preparados para promover mudanças no mundo do trabalho”, finalizou.
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No ambiente educacional, é crucial que os professores não apenas dominem o conhecimento teórico e prático de suas disciplinas, mas também saibam transmiti-los de maneira eficaz e não violenta. Com esse objetivo, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) organiza programas de formação continuada para seus docentes, promovendo a discussão de temas relevantes e emergentes. Essas formações buscam capacitar os educadores para elaborar atividades baseadas em objetivos de aprendizagem, utilizando diversas ferramentas e metodologias que incentivem a participação ativa dos estudantes, além de estimular a reflexão crítica e inovadora.
Entre as diversas oportunidades de formação oferecidas pelo CAIP, destaca-se a oficina de comunicação não violenta (CNV), ministrada pelo professor Edilberto Venturelli, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. A oficina teve como objetivo ampliar os horizontes dos docentes através de dinâmicas leves e inspiradoras, visando a incorporação da CNV na formação dos futuros profissionais.
Edilberto Venturelli explicou que a comunicação não violenta é um método desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, que busca promover relações mais compassivas e empáticas. "A CNV foca em uma expressão honesta e na escuta empática, utilizando quatro componentes: observação, sentimento, necessidade e pedido. Esse estilo de interação encoraja a expressão clara e a compreensão mútua, evitando julgamentos e acusações para promover um diálogo que atende às necessidades de todas as partes envolvidas", afirmou Edilberto. Ele também ressaltou a importância do autoconhecimento na aplicação dessa metodologia: "Precisamos nos conhecer profundamente para entender como estamos tentando ensinar determinados temas e identificar em quais aspectos precisamos melhorar nosso ensino para os estudantes."
A oficina incluiu uma dinâmica interativa em que os professores receberam frases de comunicação violenta e as transformaram em frases de comunicação não violenta, aplicando os conceitos discutidos. "Quando fazemos uso da comunicação não violenta, o receptor da mensagem se torna automaticamente mais aberto ao conteúdo que está sendo transmitido", enfatizou Edilberto.
A professora Maria das Graças, responsável pelo CAIP, destacou a importância da oficina para a formação continuada dos educadores. "Além das competências na área de formação, o professor deve estar qualificado para o exercício da cidadania, capaz de atuar criticamente na realidade em que se encontra inserido, preocupado com a inclusão social e a sustentabilidade ambiental, aberto às relações pessoais, à diversidade, ao diálogo e à convivência. Ao desenvolver a habilidade da comunicação não violenta, os docentes criam um ambiente de diálogo, promovem a resolução de conflitos e possibilitam um espaço de ensino mais acolhedor e colaborativo", explicou Maria das Graças.
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O Centro de Aprendizagem e Inovação Acadêmica - Caip, realizou um evento de acolhimento aos novos professores do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, no último dia 19, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O início do ano letivo é, para os professores, um momento que mistura expectativas, reflexões e diversos outros sentimentos que podem persistir durante a atividade docente. Por isso é tão relevante o acolhimento feito pela instituição.
A professora e responsável pelo Caip, Maria das Graças, fez a abertura do encontro dando as boas-vindas aos novos docentes, ressaltando a importância que eles têm para o UniFOA, além de explicar a sistemática do setor.
“O acolhimento tem como objetivo disponibilizar os serviços prestados pelo nosso setor; apresentar o espaço Olhar Docente; conversar sobre o processo ensino-aprendizagem; demonstrar ferramentas, recursos, estratégias, além de proporcionar um espaço para esclarecimentos de dúvidas e estabelecimento de vínculos”, resumiu.
Os professores participantes relataram que momentos como estes são de grande impacto na vida profissional e repercutem a satisfação no trabalho desenvolvido em sala de aula.
“Extremamente simbólico e gratificante ser professor e receber de presente uma maçã”, ressaltou o professor Marcelo Shad, referindo-se aos ‘mimos’ presenteados pelo Caip e que tiveram significados emblemáticos.
“Para o Caip, o acolhimento aos novos professores é um momento ímpar ao apresentar-se como um espaço de apoio, diálogo, pertencimento e de formação sobre as questões referentes ao ensino/aprendizagem, fortalecendo a conexão entre colaboradores e instituição”, finalizou Maria das Graças.
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É comum associarmos os professores ao ato de ensinar, mas muitos deles também se aprimoram, adquirindo novas habilidades e ferramentas para melhor facilitar o aprendizado de seus alunos.
Nesse sentido, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA promoveu o encerramento do curso "Autorregulação da Aprendizagem: aprender a aprender" no AudiSmart do Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O curso de autorregulação é um dos cursos oferecidos através do programa Olhar Docente aos professores, e que teve diversas etapas, pois ele foi um curso mais longo, como explica a coordenadora do CAIP, Bruna Casiraghi.
"Dedicamos um tempo mais longo, porque ele foi um curso mais extenso. Iniciou no começo do ano e está concluindo agora, envolvendo várias etapas e um processo de formação que necessitam de um envolvimento maior do professor ao invés de uma oficina de duas horas com outros meios de saber essas duas vezes por mês desde o começo do ano”, falou.
Ainda de acordo com Bruna, o tema Autorregulagem foi escolhido por ser importante para o crescimento dos professores, assim como serve também para eles repensarem seus processos de aprendizagem e ensinamentos.
“Esse processo de autorregulagem envolve diversos fatores, como a motivação, estratégias para se organizar melhor e fazer a aprendizagem ser mais efetiva”, complementou Bruna.
Entre tantas histórias e aprendizados, o curso possibilitou que professores pudessem reverter situações em sala de aula, assim como fazer com que as turmas ficassem mais envolvidas, até a motivação pessoal para poder trabalhar com mais entusiasmo.
A professora Mônica Noris foi uma das participantes e destacou como foi sua experiência ao participar do curso onde apresentou sua experiência " Autorregulação em práticas de pesquisa acadêmica" aplicada no Curso Técnico de Enfermagem da EtecFOA.
“Foi uma experiência incrível que oportunizou a todo o grupo muitas reflexões sobre este tema tão significativo em nossas práticas pedagógicas. Agradeço a iniciativa desenvolvida com muita competência e engrandecida pela interação e participação dos docentes”, disse Mônica.
Sobre novas turmas, Bruna deixou claro que por eles já teriam começado uma nova turma.
“Com certeza a gente já queria ter feito agora, mas esse calendário foi muito apertado e aí tocar duas turmas também ia ser muito difícil. Mas para o ano que vem a gente quer repetir e ver se a gente consegue até com os professores que estão aqui, porque hoje a gente pediu pra que eles convidem outras pessoas pra virem assistir as apresentações. Então, de repente esses que estão vindo já são os primeiros que vão se engajar no curso”, destacou.
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