Mais uma vez, a qualidade do ensino do Centro Universitário de Volta Redonda expande os horizontes e avança a rumos distantes. Dessa vez, três alunos foram aprovados para apresentar trabalhos no 30º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. O evento acontecerá on-line e os alunos deverão produzir um vídeo de 10 minutos para apresentação da banca, no dia 20 de outubro.
A parceria entre o trio de alunos e a professora-orientadora começou no início do curso. Amanda Provietti Cury, João Vitor Matachon, Thiago Tadeu de Almeida esboçaram interesse pela iniciação científica ainda no 5º módulo do curso, quando Maria Cristina do Espírito Santo, professora da disciplina de Infectologia, se juntou para os trabalhos individuais de pesquisas. “Há um ano submetemos e fomos aprovados, os três, na pós-graduação da USP”, explica como começou a ideia. “Todos os projetos são pesquisas com humanos na área clínica, os três fizeram trabalhos distinto, porém dentro do tema”.
Nesse ano ainda, João Vitor , conquistou o primeiro lugar no 13° Congresso Paulista de Infectologia, junto com a professora Dra. Maria Cristina, na Categoria Apresentações Orais. O mesmo trabalho, "Avaliação da eficácia da vacinação de hepatite B em pacientes com esquistossomose mansônica hepatoesplênica severa no Hospital das Clínicas, São Paulo, Brasil", agora, após reanálise de dados, chegaram a novas ideias. "Algumas novas conclusões promissoras e novos desafios que teremos que enfrentar!", comemora o aluno.
- Só que com a experiência que tivemos no Congresso em São Paulo, consegui lidar melhor com meus objetivos dentro do trabalho e acredito estar mais confiante agora para apresentar meus resultados finais no 30° Simpósio da USP - conclui João Vitor.
Os outros dois trabalhos da Amanda e do Thiago, são, respectivamente: "Perfil clínico e laboratorial dos pacientes com neuroesquistossomose do ambulatório de neurologia do Hospital das Clínicas, São Paulo, Brasil" e "Transplantes hepáticos de doadores com esquistossomose: Perfil clínico e epidemiológico de Pacientes do Hospital das Clínicas, São Paulo, Brasil".
Para Amanda, que o tempo de internado e a distância das cidades, foi uma experiência árdua, que exigiu muito esforço e dedicação porém enriquecedora. "A gente aprendeu muito, muito mesmo. Só de pisar no Hospital das Clínicas, a gente é inundada de conhecimento, de todas as formas."
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- Amanda, Thiago e eu estamos dentro dessa linha de pesquisa em esquistossomose mansônica. O simpósio inclui todas as áreas dentro da Medicina e serão oito trabalhos apresentados sobre Moléstias Infecciosas ao todo. A professora Maria Cristina conta com metade dos trabalhos do evento! - explica João Vitor - Além de nós três, ela também é orientadora de mais uma aluna em São Paulo. Ela está desenvolvendo um importante papel como professora para todos nós - completa.
No caso de Thiago, que em 2019 buscou auxílio da professora Maria Cristina com a proposta de um trabalho onde ela acolheu a ideia para fazer um PIC na USP. Desde então os dois inicia reuniões semanalmente para discutir o andamento do trabalho. O projeto aconteceu durante 2 anos, no realizaram um levantamento do perfil do paciente com esquistossomose que foram doadores de fígado para pacientes que precisavam desse órgão. "Ao todo nosso trabalho terminou com vários produtos, sendo eles um vídeo, um resumo na USP e um artigo". O aluno, contou com emoção a experiência de participar do trabalho. "Ao estudar na biblioteca da USP, desfrutei do prazer de ver estudando ao meu lado a pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, qual foi responsável pelo primeiro sequenciamento genético do vírus covid-19 no Brasil. Poder participar desse projeto me abriu novos horizontes", comemorou orgulhoso, pelo desafio e honra poder levar o nome do UniFOA no maior centro médico do País, segundo Thiago.
As inscrições para o simpósio aconteceram nos últimos meses. As apresentações ocorrerão em outubro e a etapa internacional inicia em novembro.
O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.
A intenção do encontro busca contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, abrindo campo na pesquisa multidisciplinar no ensino superior,
Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada "Etapa internacional". Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária, em São Paulo.
A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição. O Simpósio é realizado anualmente pela Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.
Os alunos também estão aguardando resposta de aprovação, que acontecerá no final de outubro, para a participação no Simpósio Internacional de Esquisitossomose de Ouro Preto, em novembro.
Informações complementares: http://siicusp.prp.usp.br/pt/home/
O UniFOA recebeu uma visita especial na última quinta-feira, dia 22, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Após 42 anos, o neurocientista José Mauro Braz de Lima retornou ao Centro Universitário de Volta Redonda, onde foi professor por sete anos, e se reuniu com o presidente da FOA, Eduardo Prado.
Diretor-presidente do Instituto Brain Connect, Braz lecionou Neurologia de 1973 a 1980 no UniFOA, onde teve a carteira assinada pela primeira vez, quando a Escola de Medicina ainda ficava localizada em cima de um posto de gasolina, no bairro Aterrado.
Com pós-doutorado em Neurociência pela Universidade de Paris, ele esteve em Volta Redonda para palestrar sobre Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no mesmo dia, a convite da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.
Na visita ao presidente da FOA, discutiu-se a ideia de construção de um curso no UniFOA com a temática de Neurociência e a possibilidade de um congresso internacional nesta matéria para países de língua portuguesa.
“Os próprios alunos começam a ter interesse numa abordagem de saúde diferenciada. Porque a Medicina não faz; ela propicia com a criação do ambiente. O nosso papel é fomentar essas intrincadas relações para gerar produtos e o cliente é a sociedade”, afirmou o professor, que completou: “O álcool é um problema de saúde pública e uma das principais causas da deficiência cognitiva na infância, atrás apenas das doenças genéticas”.
Integrante da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas, a pediatra Neuza Jordão acompanhou o neurocientista nesse encontro. Membro do Conselho Fiscal da FOA, ela se formou na primeira turma de Medicina do UniFOA e participou da abordagem sobre firmar uma parceria para um trabalho social, direcionado a gestantes, com orientações sobre os malefícios do consumo de álcool durante a gravidez.
Neuza afirma que apesar da coordenadoria não ser diretamente da pasta da Saúde, essa ação impacta nesse sentido. “Porque alcoolismo é uma doença multifatorial e multisetorial. Então, há grande relevância do tema no setor de saúde, da assistência social, da prevenção e do cuidado”, exemplificou.
Ela conta sobre a importância de receber o professor: “Ele é uma referência no Brasil, como a maior autoridade da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e também internacional. Estamos discutindo o tema aqui em Volta Redonda já faz um ano, embora o assunto já seja tratado no Brasil há 42 anos”.
Para Eduardo Prado, foi uma honra receber o professor Braz: “É de fato muito importante levar informação às grávidas, principalmente sobre a gravidade das consequências do álcool na vida delas e do bebê. Foi uma honra receber o professor, que começou a vida acadêmica conosco, com suas ideias e propostas tão importantes; a informação é a vacina para estas mulheres. E que este trabalho que ele está realizando possa ser replicado por todo o país. A FOA está de portas abertas”, afirmou o presidente.
Ainda segundo Neuza, o professor está no município para ajudar a formar esta grande rede de atenção às grávidas. Não somente em Volta Redonda, mas em toda a região. “A gente entende que este trabalho precisa ser feito em rede. Tudo precisa estar muito consolidado. A nossa preocupação é fazer a prevenção chegar antes do problema, algo como uma vacina social. Então, essa formação de rede é muito importante, porque falta informação para as grávidas”, completou.
Vinícius Silva, estudante de Psicologia que trabalha junto à Neuza Jordão na Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas e também participou da visita, avalia que o assunto é pouco divulgado: “É preciso levar muita informação a esta população. A gente sabe que as mudanças e a prevenção só podem ocorrer através de informações”.
Apresentações de trabalhos e palestras estão na agenda da 45ª Jornada de Odontologia que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de setembro (segunda e terça), no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O momento também celebrará o 3º Encontro de Egressos do curso, no Auditório William Monachesi, das 13h às 22 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link.
Para os participantes inscritos, a coordenadora do curso, Rosiléa Hartung, promete três momentos no decorrer do evento. O primeiro, uma abertura surpreendente com momentos históricos e celebração do curso que completou 52 anos esse ano, além da apresentação dos professores.
Em um segundo momento, serão apresentados trabalhos inscritos de alunos e palestras com profissionais de peso para debater assuntos da atualidade e de grandes importâncias no mercado de trabalho. “São sempre professores de outras instituições como UFF, UERJ, UFRJ e até de São Paulo. É bom poder pensar fora da caixa, ouvir outros pontos externos ao que vivenciamos”, explicou a coordenadora.
Por fim, o público conhecerá os novos equipamentos tecnológicos adquiridos pelo UniFOA para o curso. “São aparelhos com tecnologia de ponta, de altíssima qualidade e super modernos”, comemora Rosiléa.
A organização pede que os interessados façam uma singela doação de material de higiene pessoal, que poderá ser entregue na secretaria do curso de Odontologia, para validar a inscrição.
Dando continuidade à 2ª Semana de Formação Continuada, os professores do UniFOA participaram na última quinta-feira (04), de um workshop sobre a “Avaliação da Aprendizagem e Elaborações de Questões”. O evento aconteceu no campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Promovido pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI), a ação contou com a presença de 83 professores representando os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Para o desenvolvimento da proposta, os docentes foram divididos em grupos e a dinâmica contou com a metodologia ativa fundamentada em Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes.
Segundo a professora responsável pelo SPI, Bruna Casiraghi, o objetivo do workshop é trabalhar com os professores uma reflexão sobre a avaliação no ensino superior. “Ao trabalharmos as avaliações, estamos pensando em todos os processos de formação dos alunos. Discutimos com os docentes a função do ensino e, a partir disso, como deve ser uma boa avaliação nos diversos cenários acadêmicos. Dessa forma, esperamos atingir as metas de formação profissional”, revelou Bruna.
Protagonismo do aluno
A atividade ofertada para os docentes está baseada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição. Para a professora Marise Ramos, o UniFOA segue inovando. “Dentro dos seis tópicos do PDI, um deles é trabalhar com o protagonismo do aluno. Nossos estudantes precisam ser preparados para um novo mundo e, para isso, a avaliação é extremamente vital para que possam alcançar o mercado de trabalho preparados”, explicou Marise.
Confira os próximos eventos da 2ª Semana de Formação Continuada clicando aqui.
A 2ª Semana de Formação Continuada do UniFOA, que teve início na última segunda-feira (1º) e segue até o próximo sábado (06), promove palestras e workshops aos professores da instituição. Com encontros virtuais e presenciais, a programação tem o objetivo de proporcionar a melhor capacitação para o corpo docente, promovida também por profissionais externos, a fim de apresentar um novo olhar sobre os temas debatidos.
Na última quarta-feira (3), por exemplo, professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) participaram de seis workshops:
De forma online, ao longo da semana, os temas abordados foram: Práticas Exitosas; palestra sobre Direitos Humanos: Prática de sala de aula e responsabilização docente; workshop de Elaboração de Formulários de Ensino, Pesquisa e Extensão e palestra sobre Aprendizagem Baseada em Projetos: avaliação diferenciada; palestra sobre a Era da Experiência - Protagonismo e Atendimento ao Estudante.
Na quinta-feira (04), o workshop Avaliação da Aprendizagem e Elaborações de Questões, promovido pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) reuniu cerca de 80 docentes durante a tarde, de forma presencial. No mesmo dia, à noite, e na sexta-feira, à tarde, o Uso de Tecnologias Aplicadas à Educação foi a abordagem escolhida para capacitação.
No sábado (06), das 9h às 11h, o Encontro Virtual de Docentes – Estratégias Didáticas Assimétricas + Retrieval Based Learning encerra a 2ª Semana de Formação Continuada.
Questionado sobre a importância destes encontros e o que isso pode agregar na formação dos alunos do UniFOA, o professor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Bruno Gambarato, afirmou que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, exigente e a cada dia se modificando mais. Ele explica: “Essa mudança rápida precisa ser refletida no professor, porque é ele quem vai preparar o aluno pra esse mercado que está mudando. A formação continuada é importante justamente para que o nosso estudante esteja sempre em contato com o que há de melhor e mais recente em termos pedagógicos e tecnológicos, para que ele tenha um professor atualizado e o aluno, claramente, muito mais preparado”.
A programação completa está aqui.
Na última quarta-feira, dia 15, professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do UniFOA participaram do “Design de Conexões: Tempos Digitais, Jornadas Humanizadas” - programa desenvolvido pelo professor Alessandro Orofino, assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.
Realizada em formato de workshop, a proposta criada especialmente para os membros do NDE – responsáveis pelo Planejamento e Inovação - contou com apoio dos professores Marcos Kazuiti e Alexis Aragão, que compõem o time de inovação e também fazem parte do projeto, além do professor Max Damas, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.
Com reflexões e dinâmicas, o objetivo do encontro foi estimular a humanização no ensino. Isso porque, devido à pandemia, a tecnologia foi protagonista nesses últimos anos. A exemplo da necessidade que os professores tiveram de utilizar plataformas e ferramentas para melhor interação e aprendizagem com os alunos, como destacou Orofino, que trabalhou aspectos fundamentais para o desenvolvimento.
“Algumas questões ficaram em segundo plano, quando deveriam ser primeiro plano. Houve uma evolução tecnológica muito grande, porém, percebe-se uma necessidade maior de humanização. Através de aspectos como comunicação não-violenta, escutas ativas, gerenciamento do afeto, inteligência emocional, assim como os estudos da neurociência aplicadas na aprendizagem. Por isso, o nome Design de Conexões: conectar as pessoas de uma forma mais profunda, consciente da potencialidade e fragilidade de cada um, melhorando, assim, as relações humanas na sala de aula e no ambiente universitário”, explicou o professor.
O workshop foi dividido em etapas e em cada momento foram trabalhados aspectos fundamentais para o desenvolvimento, com abordagens teóricas sobre: Inteligência do Coração/Meditação; Comunicação Não-Violenta e Escuta Ativa; Emoções e Gestão do Afeto em Sala de Aula; além da aplicação prática da situação contextualizada e debate.
Além de proporcionar uma experiência inédita aos professores vinculados ao programa, o “Design de Conexões: Tempos Digitais, Jornadas Humanizadas” reforça a preocupação da instituição na preparação, adequação e transformação dos professores. Entre os benefícios dessa oportunidade, destacam-se:
- Melhoria de autoconhecimento do docente e de práticas de saúde mental, antes, durante e depois dos processos de aprendizagem;
- Reforço do conceito de Pedagogia da Cooperação, através de estudos que envolvem neurociência e educação, focadas ao ensino superior;
- Melhoria da criação de aulas com experiências significativas ao discente, incluindo ludicidade e teatralidade, através dos estudos e das práticas refletidas e ensinadas.
Portanto, essa proposta se mostra fundamental para adaptação aos novos tempos, que se faz necessário um novo panorama de soft skills relacionado ao docente. A fim de que independente da técnica utilizada em sala e das metodologias trabalhadas, o fator humano se sobressaia e as conexões e as motivações sejam cada vez mais presentes.
Professor Elton Bicalho, à esquerda, é o novo secretário do CRN-4; e o coordenador Alden dos Santos Neves, à direita, conselheiro dessa nova gestão: "Inova CRN-4".
O coordenador de Nutrição do UniFOA, Alden dos Santos Neves, e o professor Elton Bicalho tomaram posse no Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, dia 10, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), onde Alden assumiu o cargo de conselheiro suplente no CRN-4 e Elton o de secretário da respectiva diretoria.
Segundo o novo secretário, essa é uma grande conquista para os nutricionistas e técnicos de Nutrição, principalmente do Sul Fluminense, que pela primeira vez tem três representantes da região no conselho.
“Essa oportunidade vai nos proporcionar mais força, visibilidade e voz perante os quase 24 mil nutricionistas que somos atualmente no estado. De fato, é uma conquista muito importante, me sinto privilegiado em fazer parte dessa gestão, que já vem fazendo várias inovações, com processos que tendem a melhorar, ainda mais, não só os atendimentos aos profissionais, mas também aproximar os alunos, que são os futuros profissionais o conselho, e também realizar outras atividades para fortalecimento da categoria”, afirmou o professor Elton Bicalho.
Foto: Maurício Bazilio
Eleita em 13 de maio, a chapa “Inova CRN-4” assume a gestão para os próximos três anos (2022/2025), composta por 18 conselheiros e com o compromisso de promover inovação para melhorias e valorização profissional da classe, como destaca o conselheiro Alden.
“Com a nova gestão, o curso de Nutrição do UniFOA passa a ter dois representantes diretamente no órgão de classe, graças à nossa relação excelente e de longa data com o CRN-4. E nos aproxima visceralmente do conselho de nossa classe profissional. É uma honra para nós, como profissionais, por podermos contribuir diretamente para o crescimento da profissão. Além disso, reafirma nosso papel como docentes, comprometidos com a formação de profissionais críticos, éticos e atuantes”, frisou o coordenador do UniFOA.
Seminário de Transição do CRN-4
No sábado, dia 11, aconteceu o Seminário de Transição para o novo plenário, em que a gestão anterior (Renova CRN) apresentou o funcionamento do conselho ao novo colegiado (Inova CRN). O encontro também aconteceu no Rio e foram realizadas atividades focadas no aprimoramento das equipes e novos conselheiros.
Foto: Maurício Bazilio
Junto aos novos membros, Elton e Alden foram apresentados aos funcionários e fiscais do Conselho Regional de Nutricionistas e às coordenações. Participaram do encontro representantes e integrantes de todos os setores que compõem a autarquia: Fiscalização, Ética, Jurídico, Atendimento à Pessoa Física e Pessoa Jurídica, Administrativo, Financeiro e Comunicação.
No seminário, ainda foi realizada uma palestra sobre Comunicação Não Violenta e uma oficina prática sobre Gestão de Tempo. Além de uma apresentação da Comissão de Ética, com informações sobre os trabalhos realizados no último triênio.
Maio ficou marcado como mês de homenagens à Enfermagem. Muitos profissionais do UniFOA foram reconhecidos em diversos eventos, como no dia 25, quando a Câmara Municipal de Volta Redonda entregou uma Moção de Aplauso em reconhecimento à dedicação e esforço no enfrentamento à pandemia.
Na ocasião, a professora Nelita Pereira (à esquerda) foi homenageada junto à estudante do 5º ano da graduação de Enfermagem pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) pela 83ª Semana Brasileira de Enfermagem.
Na mesma data, a coordenadora de Enfermagem, Lucrécia Loureiro (à esquerda), também recebeu a mesma homenagem representando a professora Ilda Cecília Moreira da Silva.
No dia 31, no Rio de Janeiro, o Coren-RJ (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) realizou uma cerimônia de premiação no Teatro da Uerj, “Herois da Enfermagem - Olho no Olho: Há vida por trás da máscara”, no qual a coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles (ao centro), recebeu o prêmio de honra ao mérito.
Na foto acima, a profissional está acompanhada da deputada estadual Enfermeira Rejane (à esquerda) e da presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, que também é professora da Pós-Graduação de Enfermagem do UniFOA.
A mesma solenidade aconteceu também no UniFOA, no dia 20, quando aconteceu ainda mais uma edição do Capacita Coren, além da homenagem a 26 profissionais no auditório William Monachesi.
Presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, também é professora de pós-graduação do UniFOA.
O UniFOA sediou o Capacita Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) na última sexta-feira, dia 20, Dia do Técnico em Enfermagem, no auditório William Monachesi, localizado no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Destinado a profissionais de enfermagem e estudantes da área da saúde, a capacitação teve como tema “Atualização dos Guidelines Nacionais e Internacionais no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”.
O curso, com carga de quatro horas, foi ministrado pela presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, que também é professora da Pós-Graduação de Enfermagem do UniFOA. O evento contou com a participação de 111 pessoas, que receberam certificado da qualificação profissional.
À esquerda, a coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles.
O objetivo do Capacita Coren é treinar e manter toda a categoria atualizada, com temas importantes do dia a dia da profissão. Não foi a primeira vez que aconteceu na instituição e já lotou o auditório. Coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência do UniFOA, Miriam Salles lembrou que o curso já foi inclusive homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem por ter sido o 2º que mais treinou profissionais no estado, em 2018, em uma das nove realizações do Capacita Coren na instituição.
"Agradeço ao UniFOA pela parceria ao projeto Capacita Coren-RJ. Capacitar a enfermagem é auxiliar nossa missão em salvarmos vidas. Fiquei muito feliz com o sucesso do curso!", ressaltou Lilian que é a responsável por ter treinado mais da metade dos profissionais do Rio de Janeiro através do conselho.
Reitora do UniFOA, Úrsula Amorim; a deputada estadual Enfermeira Rejane; a presidente da Coren-RJ, Lilian Behring; e coordenadora da Pós-Graduação da Enfermagem em Emergência, Miriam Salles.
Na ocasião, a reitora do UniFOA, Úrsula Amorim, recebeu também a deputada estadual Enfermeira Rejane, que elogiou o investimento do Centro Universitário de Volta Redonda na área. "O UniFOA é um Centro Universitário de excelência, não só de graduação, com também de pós-graduação e ainda com curso técnico. É isso que a gente precisa na área da saúde: de profissionais formados com competência e responsabilidade social, como o UniFOA faz", salientou a deputada.
A reitora aproveitou o encontro para evidenciar o valor da categoria e detalhou o investimento da instituição ao aperfeiçoamento em todos os níveis.
"O reconhecimento do trabalho dos profissionais de enfermagem deve se materializar a cada dia, pois a atuação de cada um deles se constitui como essencial para a proteção da saúde. Para viabilizar um ensino de qualidade, mantemos em nossa instituição docentes qualificados e investimos em infraestrutura necessária para a formação integral dos nossos estudantes. Receber o Coren é sempre importante, pois reforça a interlocução entre o órgão que faz cumprir a lei do exercício profissional e o UniFOA, importante para o processo de formação acadêmica", sintetizou.
Profissionais de enfermagem de Volta Redonda e Pinheiral foram homenageados em solenidade realizada no auditório William Monachesi.
Também na sexta-feira, à noite, aconteceu a solenidade que homenageou profissionais de Volta Redonda e Pinheiral pelo enfrentamento à pandemia pela Covid-19, com presença de figuras públicas dos municípios. Também realizado no auditório, foram 26 homenageados na iniciativa do Coren-RJ "Heróis da Enfermagem - Olho no Olho: Há vida por trás da máscara". Esse é um prêmio de honra ao mérito que reconhece, em todo o Rio de Janeiro, aqueles que tiveram participação com destaque nesse período.
“Mama África - sem treta, minha raiz é preta” debaterá história e racismo estrutural
O curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda promoverá na quinta-feira (26), das 18h30 às 21h30, um evento sobre a cultura africana. O encontro será realizado no Centro Histórico-Cultural do Campus Olezio Galotti, em Três Poços e faz parte de um projeto da disciplina de Mídia e Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Edilberto Venturelli, em parceria com o Escritório da Cidadania.
Destinado ao público interno e organizado pelos alunos do terceiro período do curso, a noite contará com a apresentação de um minidocumentário com a temática antirracista, painéis interativos, exposições culturais, roda de capoeira e jongo, além de representações da arte e religião de matriz africana.
O professor responsável pela atividade destaca que a iniciativa tem o objetivo de trazer uma reflexão acerca das atitudes e percepções da sociedade quanto à cultura africana, e relata que a proposta tem despertado interesse nos alunos.
“Iniciamos esse projeto em março e de lá para cá tenho percebido mais interesse, envolvimento e conhecimento dos alunos sobre o tema, o que me deixa muito contente", salienta Edilberto.
O professor responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão, comemora a realização de mais um evento desta natureza no Centro Universitário, assegurando que será “sobretudo um evento de resistência, luta e troca de experiências e debate sobre a cultura africana. Sobre os negros e sobre a nossa população brasileira, bem como a formação ancestral da nossa sociedade e a importância da África nas nossas vidas”.
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