Vencer o preconceito e se cuidar. É o maior objetivo da campanha que aconteceu na última quinta-feira, dia 17 de novembro, promovida pelos alunos de Medicina e Enfermagem do UniFOA. Foi um dia de atendimento direcionado aos homens, em simbologia ao Novembro Azul, o mês escolhido pela para falar sobre a prevenção do e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante a manhã, os alunos do PET Saúde, um programa do UniFOA que envolve alunos no UBSF Eucaliptal atenderam a comunidade masculina para chamar atenção à saúde do homem. Coordenados pela professora e médica Hanna Dineas, preceptora do projeto, os universitários fizeram atendimentos no postinho e pela tarde, se deslocaram para o atendimento direcionado a caminhoneiros na SEST - Serviço Social do Transporte, um espaço direcionado a eles próximo a entrada da CSN, na Ponte Alta.
- Buscamos aproveitar a oportunidade não apenas de falarmos sobre o perigo do cancer mas também a importância de conhecer outras doenças que podem existir. - explica Hanna. “Ainda existe um preconceito muito grande no homem, para se cuidar, mas acredito que tenha valido a pena!”.
A professora é a médica responsável pela Estratégia da Saúde da Família na instalação do bairro, e criou o projeto com a intenção de aproveitar o gancho do assunto, haja vista que os estudantes já fazem parte do PET Saúde naquela unidade. A ação foi uma parceria com CEREST Médio Paraíba.
Folder demonstrativo entregue aos participantes.
Segundo o dicionário, parceria é a reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum. E a parceria entre o curso de Odontologia do UniFOA e a Colgate demonstra isso.
Além de oferecer palestras para os estudantes como a que aconteceu na última segunda-feira, 10, no Auditório William Monachesi, sobre o “Futuro Profissional Brilhante”, abordando temas como tecnologia para a odontologia e prevenção e marketing e finanças, a empresa de produtos de higiene oral e saúde bucal, fez a doação de oito mil kits do Dr. Dentuço para os projetos sociais desenvolvidos pelo curso.
“Essa é uma parceria muito boa para nós e que já vem de anos, porque os acadêmicos além de ficarem atualizados com as novas tecnologias do mercado, nós podemos continuar fazendo nossos atendimentos com a comunidade externa através dos nossos projetos de cunho social”, comentou a coordenadora do curso, Rosiléa Hartung Habibe.
O intuito da Colgate é auxiliar os futuros profissionais durante toda sua jornada de sucesso, desde a academia até o mercado de trabalho, e sempre dando voz aos pedidos dos estudantes com os temas mais relevantes, pois são eles quem solicitam através de um formulário.
Para esse ano, marketing e finanças foram os temas escolhidos. Quem tem vontade de abrir seu próprio consultório, conseguiu ter uma noção de quais estratégias aplicar para ter uma boa base de clientes e como precificar, como colocar isso no orçamento, entre outros.
“Saber um pouquinho do que eles querem ouvir é muito importante para nós. A gente fala sobre nossos produtos, nossas novidades, mas também trazemos estudos sobre o que eles nos solicitaram. Temos uma equipe muito capacitada que desenvolve esses trabalhos para apresentar o melhor aos estudantes”, falou cirurgiã dentista Caroline Moraes, palestrante do evento.
O Programa Futuro Profissional Colgate tem como objetivo complementar a formação dos acadêmicos de Odontologia promovendo palestras com temas diversos, que contribuem para o aprendizado dos futuros profissionais da área e alcança instituições de ensino em todo o Brasil.
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O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA está em 1º lugar, entre as instituições privadas, na lista que destaca as melhores faculdades de Medicina do estado do Rio de Janeiro divulgada pelo Mundo Vestibular, um site desenvolvido pela Quero Educação.
Foram selecionadas as faculdades que obtiveram as melhores colocações no Ranking Universitário Folha (RUF). Segundo o conteúdo publicado em junho, “no caso do ranking de cursos, a Folha segue dois critérios para sua avaliação: Qualidade de Ensino e Avaliação do Mercado. Cada um desses critérios usa uma série de indicadores, incluindo pesquisas de opinião, dados publicados em periódicos científicos e as notas atribuídas pelo Ministério da Educação (MEC)”.
A Quero Educação é uma startup especializada em marketing educacional, que oferece ao mercado soluções para que universidades maximizem seus resultados e estudantes encontrem as melhores opções de estudos.
O principal produto é o Quero Bolsa, o maior site de busca de cursos e bolsas de estudos do Brasil, com mais de 800 universidades parceiras e mais de 100 mil alunos já matriculados pelo programa: www.querobolsa.com.br.
Na lista geral, com instituições de ensino públicas e privadas, o UniFOA ocupa o 4º lugar em todo o estado do Rio.
E para quem deseja realizar o sonho de cursar Medicina no Centro Universitário de Volta Redonda, as inscrições estão abertas. O processo seletivo é 100% com aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para ingresso no ano letivo de 2023.
Uma cartilha de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis em gestantes, feita através do projeto “Pode ser Bonito Nascer no SUS” foi lançada nesta sexta-feira (02), na Maternidade do Hospital São João Batista, localizada no bairro São Geraldo, em Volta Redonda.
A ideia da criação da cartilha nasceu a partir da solicitação dos idealizadores do projeto “Pode Ser Bonito Nascer no SUS”, dos médicos ginecologistas e obstetras no Hospital São João Batista Débora Shalaguti, Mariana Marinho e Arthur Vilela, este último também professor de Medicina no UniFOA, para atender o público das UBSF. A cartilha é um material de apoio às gestantes, com orientações sobre o tratamento e prevenção de Sífilis e AIDS, além de instruções sobre nutrição, enfermagem e odontologia.
Por orientação da professora Patrícia Rocha, docente responsável pela disciplina de Projetos Integrados do curso de Design, os alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Odontologia foram convidados a colaborar com o projeto, sob a orientação de suas respectivas professoras, Paula Balbi (Nutrição), Paula Chagas (Odontologa) e Márcia Canavez (Enfermagem). Ao todo, 155 alunos participaram do projeto.
Os estudantes da Nutrição elaboraram conteúdo sobre orientação para as gestantes portadoras de Sífilis e AIDS atendidas nas UBSF quanto à alimentação adequada para essas patologias. Já os alunos da Odontologia fizeram esclarecimentos das manifestações na cavidade oral das gestantes e tratamentos pertinentes e como as doenças podem afetar o feto em relação ao desenvolvimento dos dentes. A Enfermagem gerou material de apoio em relação à prevenção das doenças e diagnóstico.
Patrícia explica que os alunos do curso de Design partiram do conceito de que uma cartilha elaborada com os princípios do Design poderia despertar o interesse pela leitura. “É importante proporcionar às gestantes atendidas no projeto, informações sobre métodos, prevenção e diagnóstico de Sífilis e AIDS, através de uma linguagem gráfica ilustrada e diagramação leve, para despertar a vontade da leitura”, analisou na professora.
Para ter acesso à cartilha, basta acessar o QR Code exposto em cartazes em todas as UBSFs e no Hospital São João Batista. Não haverá uma versão impressa da cartilha.
“O resultado da cartilha, além de útil para as nossas pacientes, foi incrível. O cuidado com os detalhes, as ilustrações e o conteúdo estão perfeitos”, afirmou satisfeito o Dr Arthur Vilela.
O Projeto tem como objetivo e meta de Ação de Extensão na Formação do Estudante, proporcionar aos alunos a formação e o desenvolvimento de habilidades, crescimento profissional e pessoal, conhecer novas práticas, trocas de experiências, obter visão crítica sobre a realidade e as desigualdades da sociedade e trabalho em equipe. Ter consciência de que ações de extensão proporcionam formação e um currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular, promovendo a transformação social.
Reilaine da Silva Oliveira, 32 anos, grávida de oito meses diz que achou a ideia da cartilha muito importante: “Porque a gente fica com dúvida, medo, quando a gente vê os casos que acontecem. E ver a cartilha pelo celular através do QR Code também é muito importante, facilita muito”.
O aluno Samuel Jordão de Freitas Maia, do 4º período de Design gostou bastante da experiência de participar do projeto: “Participar foi bastante interessante, pois consegui desenvolver minhas habilidades em diagramação e ao mesmo tempo aprendi um pouco mais sobre a nossa própria saúde”. Sensivelmente na formação acadêmica dos estudantes
“O projeto impacta sensivelmente na formação acadêmica dos estudantes, oportunizando vivências e situações que não seriam possíveis apenas em discussões teóricas em sala de aula, tornando-os mais críticos acerca da realidade e dos contextos locais, mais atuantes e participativos. E promovem a formação interdisciplinar, proporcionando um currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular”, finaliza a professora Patrícia Rocha.
Clique Aqui para acessar a Cartilha.
As fotos são de Cris Oliveira - PMVR
Uma iniciativa dos professores e alunos do curso de Odontologia do UniFOA pretende trazer de volta o sorriso no rosto de moradores em situação de rua de Barra Mansa. Para se ter uma ideia, no Brasil, pelo menos 26.447 pessoas foram morar nas ruas em 2022. Essa população saltou de 158.191 em dezembro de 2021, para 184.638 no mês passado. Os dados foram retirados do CadÚnico, banco de dados do governo federal que é alimentado pelas prefeituras.
O projeto capitaneado pelas professoras Rosiléa Hartung, coordenadora do curso, e Alice Feres, surgiu a partir do trabalho voluntário em que ambas participam com o grupo “De mãos dadas”. A ação oferece assistência, atendimento básico e grátis aos moradores nas clínicas integradas do curso, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
“O projeto ‘De mãos dadas’ oferece vários tipos de serviço à população em situação de rua, desde entrega de almoços, ações como entrega de material de higiene bucal, roupa, cobertor, entre outros. É um projeto muito além de só entregar comida. Eles muitas vezes querem apenas serem ouvidos e conversar”, contou Alice.
A partir daí, as professoras tiveram a iniciativa de criar um projeto de pesquisa para fazer um levantamento sobre a qualidade de vida, saúde bucal e de que maneira isso impacta na vida dos moradores. Atualmente, é feito um levantamento epidemiológico pela equipe do projeto, e uma pesquisa com perguntas básicas como “o que sua saúde bucal impacta na sua vida?”, entre outras.
“Para mim foi uma alegria e satisfação, porque eu consegui juntar uma coisa que é pessoal, juntamente com o trabalho: poder ajudar as pessoas e a quem mais precisa”, disse Alice.
Nesse primeiro momento, são atendidas três pessoas que chegam à clínica da instituição em um carro cedido pela prefeitura de Barra Mansa e recebem todos os cuidados dos estudantes do curso com a supervisão dos professores. E conforme os atendimentos forem se encerrando, a ideia é a de que outros moradores sejam contemplados pelo projeto.
“Eu fui conversar com o presidente da FOA, Eduardo Prado, sobre a inciativa, esse projeto e a possibilidade de isenção nas taxas da clínica, e imediatamente ele concordou em isentar as taxas. É uma oportunidade ímpar estarmos oferecendo esse serviço, porque isso é responsabilidade social, e esse é um dos papéis do Centro Universitário”, comentou a coordenadora do curso, Rosiléa Hartung.
Além do trabalho de resgate ao bem-estar e o auxílio na reinserção dos indivíduos na sociedade e mercado de trabalho, também estimula a cidadania nos alunos, pois é um papel fundamental na formação dos novos profissionais.
“Falar de odontologia humanizada é muito óbvio, pois você é um ser humano cuidando de um igual. Quanto mais realidades diferentes nós acompanharmos e observarmos e tentarmos mudar, melhor nos tornamos, como pessoa e profissionais”, observou Laura Damato, que cursa o 6º período.
A aluna do 10º período, Bárbara Siqueira enxerga esse trabalho como uma missão muito grande, pois está desenvolvendo seu papel quanto profissional e devolvendo a autoestima a quem mais precisa. “Eu tenho certeza que qualquer outro paciente que eu for atender agora, irei atender com outros olhos, com ainda mais sensibilidade e uma atenção maior”, disse.
Muitas pessoas se confundem na hora de falar, pois ambas palavras são tidas como sinônimos, mas possuem algumas diferenças. “Morador de rua”, estamos falando de pessoas que vieram a viver nas ruas por diversos motivos. É um termo com mais peso, pois é como se a residência permanente desse indivíduo fosse a rua. Já “pessoa em situação de rua”, é uma forma mais temporária, pois são pessoas que dormem em praças, debaixo de viadutos, mas durante o dia vão para outros lugares.
O I Forum de Botânica, realizado pelo Curso de Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado – com ênfase em Biotecnologia acontece neste mês, nos dias 18 e 19 (quinta e sexta) e já está com as inscrições abertas.
Esta é mais uma grande oportunidade que os alunos e professores do curso de Ciências Biológicas e demais cursos do UniFOA, têm de expandir seus conhecimentos. O evento permitirá a troca e a discussão com pesquisadores atuantes e reconhecidos em diferentes áreas da Botânica, possibilitando a aprendizagem além da sala de aula.
O Fórum também trará egressos de Ciências Biológicas, que prosseguiram sua vida acadêmica e profissional na área da Botânica, para compartilhar um pouco de suas trajetórias, por que escolheram essa área, explicando um pouco do campo de atuação.
A programação contará com mesa redonda com os egressos da Botânica às 18h do dia 18 (quinta-feira) Luiz Eduardo Souza da Silva Irineu e Marcos Vinícius Pereira de Almeida. A mediação será feita pela professora Ana Carolina Dornelas Rodrigues (UniFOA).
No mesmo dia, às 19h15min, palestra sobre Etnobotânica e Conservação: contexto histórico e perspectiva, com a professora Joyce Alves Rocha.
Logo em seguida, às 20h30min, palestra sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC’s), ministrada pela professora Odara Horta Boscolo.
No dia 19 (sexta-feira), às 18h, mesa redonda com Amanda Pires Lopes e Tatiana de Oliveira Pinto, também egressos da Botânica. A mediação será feita pela professora Ana Carolina Dornelas Rodrigues (UniFOA).
No mesmo dia, às 19h15min, palestra sobre Perícia Ambiental com a professora Kelly Borges. Em seguida, às 20h30min, o tema da palestra é Marcas humanas nas florestas do Vale do Paraíba, com Dr. Gilson Roberto de Souza.
A professora de Biologia Ana Carolina Dornelas Rodrigues explica que os temas do Fórum abrangerão outros cursos, o que amplia a discussão sobre os assuntos: “Plantas medicinais, etnobotânica e plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), contemplam não somente os alunos do curso de Ciências Biológicas, mas também da Medicina, Enfermagem, Nutrição e Engenharia Ambiental, fazendo uma associação entre os cursos e ampliando a possibilidade de discussão sobre o tema”.
Todas as atividades serão realizadas via Plataforma Microsoft Teams.
O evento tem a chancela do coordenador do curso, professor doutor Dimitri Ramos Alves e da professora Ana Carolina Dornelas Rodrigues.
Professores e outros profissionais de Medicina se reuniram nesta sexta e sábado (03 e 04) para debater a revisão e reformulação do currículo do curso, para um currículo por competência.
O encontro, realizado no campus Três Poços, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista Cássia Ferri, de Blumenau, Santa Catarina, e é estruturado na ideia de construção de um currículo por competências. Desde o início deste ano os encontros já vinham ocorrendo de forma remota, mensalmente, e este é o primeiro em modo presencial.
Na sexta feira, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, que é o responsável por fazer essa reformulação do currículo, com o apoio dos profissionais do SPI (Setor Pedagógico Institucional) e do PEI (Procuradoria Educacional e Institucional) reuniram-se durante todo o dia para discutir os principais eixos a serem adotados para efetivação da proposta.
O trabalho de Cássia, segundo os profissionais envolvidos, tem ajudado muito nas reflexões necessárias para as alterações do processo. “De forma mais efetiva, sua presença envolve os professores e traz essa ideia de currículo por competência pra dentro da instituição de um jeito mais organizado, mais estruturado e bem fundamentado, principalmente”, afirmou Bruna Casiraghi, responsável pelo SPI.
“Não é mais possível pensar que nós podemos formar profissionais nos nossos cursos de Medicina ou nos nossos cursos de formação que não estejam preparados para esses desafios do futuro. Então eu louvo a iniciativa do UNIFOA neste sentido, porque é muito importante que a instituição se prepare, se organize para preparar profissionais para o século vinte e um, para que estes se apropriem de conhecimentos, habilidades, atitudes e ferramentas que possibilitem um futuro com mais qualidade e que eles consigam de forma muito competente enfrentar os desafios”, afirmou Cássia.
No sábado ocorreu um novo encontro, híbrido, com todos os professores do curso para discutir e definir a implantação do novo currículo.
O coordenador Júlio Aragão afirmou que o curso está caminhando muito bem, graças a este trabalho que está sendo desenvolvido pela especialista em currículos: “Nós já estabelecemos as seis principais competências do médico e com isso estamos trabalhando agora de que maneira o nosso currículo vai se comunicar com essas competências. Então, basicamente agora vamos desenvolver cada uma dessas seis grandes competências do médico”, finalizou o coordenador.
A MED-VR não está em evidência apenas dentro de sala de aula. Em maio, os alunos de Medicina do UniFOA participaram e conquistaram primeiros e segundos lugares em cinco esportes diferentes na 5º edição do 3VT - Jogos de Medicina do Interior Fluminense.
3V de: Volta Redonda, Vassouras e Valença e T de Teresópolis dá o nome do evento esportivo que reúne as escolas de Medicina das respectivas cidades. Na competição, que aconteceu são disputadas dez modalidades diferentes, além de jogos on-line também.
O encontro aconteceu em duas etapas distintas. A primeira, com competições on-line, o 3VT E-Sports nos dias 21 e 22 de maio com games de CS, LOL, Fifa e Valorant. Nessa disputa, os alunos se reuniram em Vassouras para jogarem juntos on-line e ficaram com o vice-campeonato.
Já entre os 27 e 29 de maio, foram realizadas as competições presenciais e o 3VT aconteceu em Valença, presencialmente.
1º lugar geral | Natação - feminino
2º lugar geral | Natação - masculino
2º lugar | Basquete - masculino
1º lugar | Cheerleading
2º lugar | Tênis - feminino
2º lugar | Futevôlei - misto
Desenvolvido por professores de Medicina, o Roteiro de Habilidades Médicas de Pediatria foi idealizado com o objetivo de auxiliar os acadêmicos do Curso de Medicina do UniFOA a desenvolverem suas habilidades médicas voltadas ao paciente pediátrico e adolescente, embasados em textos científicos e nas boas práticas do exercício da profissão. O roteiro apresenta checklists que auxiliam o aluno na realização das etapas e procedimentos do exame físico passo a passo.
“A ideia surgiu da necessidade de oferecer aos alunos um material que os orientassem sobre as habilidades na realização do exame físico e no cuidado ao paciente - neste caso, crianças e adolescentes - como sinais vitais (aferição de pressão arterial, utilização do termômetro, frequência cardíaca e respiratória); realização das medidas antropométricas; lavagem das mãos; utilização dos gráficos de crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor e utilização do vestuário, utilizando para esta habilidade um checklist” explica a professora Cláudia Utagawa.
A obra se destina a estudantes de Medicina e demais áreas de saúde e foi criada e desenvolvida por Cecília Pereira Silva, Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes, Claudia Yamada Utagawa, Clea Ribeiro Nunes do Vale, Luciano Rodrigues Costa e Ricardo Barbosa Pinheiro, todos pediatras e professores do Curso de Medicina do UniFOA.
O estudante poderá treinar as competências nos manequins disponíveis no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina e, posteriormente, utilizar essas competências em ambiente real
Super detalhado, o livro tem grande relevância para os alunos, como afirma o professor Luciano Costa: “Com ele, o estudante poderá primeiro treinar essas competências nos manequins disponíveis no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina e, posteriormente, utilizar essas competências, que são fundamentais para a formação dos estudantes das áreas de saúde, no ambiente real. As habilidades contidas neste nele são imprescindíveis para a formação dos estudantes das áreas de saúde”. E completa: “O formato em checklist torna o manual útil para que os alunos possam realizar o treinamento e também se autoavaliar”.
Todo o roteiro, que foi elaborado ao longo de dez meses pelos professores e organizado pela Editora FOA está disponível, gratuitamente, no link: http://editora.www.unifoa.edu.br/index.php/roteiro-de-habilidades-medicas-pediatria/
Uma ação de acompanhamento pós-covid-19 fez-se necessária nas dependências do UniFOA. Quem teve a doença e ficou com alguma sequela, precisa de acompanhamento com diferentes especialidades médicas, para garantir um cuidado integral à saúde.
No campus, os funcionários estão recebendo acompanhamento pós-covid de forma gratuita através do projeto UniFOA Saúde+. O objetivo, além de monitorar o estado de saúde de cada um, é levar a humanização e o acolhimento aos colaboradores da instituição.
O Professor e Pró-reitor acadêmico Luciano Azedias, ao lado do comunicador Betinho Albertassi, ao final da entrevista
Nesta semana, o tema foi destaque no Programa Fato Popular, na rádio 88 FM. O Pró-Reitor Acadêmico, Luciano Azedias participou da entrevista e comentou a relevância do projeto. “Começamos os atendimentos no mês de março. Nesse primeiro momento, estamos acompanhando e acolhendo nossos funcionários. Nossa proposta é expandir os atendimentos no segundo semestre para as comunidades próximas da instituição”, revelou o Pró-Reitor Acadêmico.
Acompanhe a entrevista completa aqui:
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