Estão abertas, até 25 de agosto, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) para estudantes de graduação do UniFOA. Serão oferecidas pelo Programa PIBIC/CNPq até cinco (5) bolsas para os discentes participantes dos projetos inscritos e devidamente aprovados.

As inscrições deverão ser realizadas pelo professor orientador, que deve ser docente do UniFOA com título de doutor e que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, divulgada nos principais veículos de comunicação da área no triênio 2022-2025.

O aluno que se candidatar à bolsa não pode ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e deve estar regularmente matriculado em curso de graduação no UniFOA e não ter mais que 15% de reprovações. A previsão de conclusão do curso de graduação no UniFOA deverá ser a partir do segundo semestre letivo (2025/2) e possuir coeficiente de rendimento (CR) maior ou igual a 7,0 (sete), além de ser selecionado e indicado pelo professor orientador e ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes CNPq.

Todas as informações referentes aos critérios para seleção, quanto ao projeto de pesquisa, requisitos para o orientador e estudante, bem como os compromissos, constam no edital que pode ser conferido no link abaixo:

EDITAL - CLIQUE AQUI.

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) estiveram presentes no “Seminário ABMES Sudeste – SEMERJ”– Associação Brasileira de Mantenededores do Ensino Superior, em parceria com o Sindicato dos Mantenedores do Rio de Janeiro -, representada pelos assessores da Presidência da FOA, Max Damas, Alessandro Orofino e Alexandre Werner. Vale destacar que o Presidente da FOA, Eduardo Prado, é vice-presidente do SEMERJ.

No evento, que ocorreu no dia 26 de junho, foi intitulado ´Educação Superior: Desafios e Perspectivas´, foram proferidas palestras e realizados debates sobre os rumos da educação superior no Brasil, na ótica de especialistas e profissionais renomados, ao longo do dia.

Tivemos também a palestra do professor Max Damas, que abordou em sua palestra intitulada ´Modalidades Educacionais - Presencial e a Distância - Aplicadas ao Processo Ensino-Aprendizagem como Indutoras da Qualidade´, formas inovadoras e metodologias criativas para pensar o futuro da educação.

De acordo com o assessor Alessandro Orofino, "a FOA demonstrou representatividade forte no evento, uma vez que teve a participação de três assessores diretamente ligados ao Eduardo Prado que, como vice-presidente da SEMERJ, ajudou a promover o seminário", comentou acrescentando ainda que "a palestra do professor Max teve grande repercussão, pois apresentou formas arrojadas de pensar sobre métodos e programas voltados ao ensino a distância (EAD) e presencial", finalizou.

[elementor-template id="11211"]

No final do mês de maio, os estudantes de Medicina do UniFOA esticaram as mangas e foram às ruas trabalhar em prol dos moradores em situação de rua. Durante a tarde, o grupo ajudou na preparação de 100 refeições para distribuírem aos mais necessitados pela cidade de Volta Redonda.  

A ação faz parte do projeto liderado por Ayran Mandela, na Paróquia Santa Cecília, através da Pastoral Santa Dulce dos Pobres. Esse é o segundo ano que eles vivenciam a experiência. “A gente como sociedade civil da Paróquia fica muito feliz em despertar em futuros médicos o desejo de ajudar os próximos. Já é um contato direto com pessoas que eles vão, no decorrer da trajetória profissional, encontrar”, explica o líder social.  

O grupo se dividiu em dois momentos de trabalho: a produção das refeições e a entrega do jantar. O primeiro, no qual puderam utilizar a estrutura do Centro Social Santa Cecília e posteriormente, ao entardecer, na entrega do jantar aos moradores em situação de rua.  

- Fica aqui no nosso agradecimento pela empatia dos jovens que poderiam estar em um sábado descansando ou envolvidos com tarefas pessoais, que disponibilizaram algumas horas pra estar conosco - agradece Ayran - Estamos com as portas sempre abertas, que possamos realizar mais vezes. Gostamos bastante da interação dos jovens com a boa vontade, que muitos não sabiam cozinhar e se disponibilizaram a aprender e ajudar, no amor na preparação, na triagem e na entrega. 

Ao todo, foram mais de 20 pessoas envolvidas na ação, dentre eles os alunos: Pedro Diniz, ⁠Eduardo Gevisiez, ⁠Guilherme Siqueira, ⁠João Vitor Siqueira, ⁠Clara Fontes, ⁠Rafael Junqueira, ⁠Camila Midori, ⁠Marcos Vinícius de Brito, Daniela Fernandes, ⁠Ana Clara Militão, ⁠Letícia Rodrigues, ⁠Miguel Freitas, ⁠Welderson Rikcharddy, ⁠Maria Eduarda Adário e ⁠Laísa Alves.

[elementor-template id="11211"]

A Constituição Federal garante que é dever do Estado assegurar o acesso de todos à Saúde, a partir da criação do Sistema Único de Saúde – SUS, em 1988. Desde então, os municípios vêm trabalhando para fomentar o processo de formação em saúde, tornando o SUS cada vez mais forte, principalmente através do reconhecimento do papel da comunidade no processo de planejamento, execução e ações fundamentais para a formação dos futuros profissionais. 

Esse foi o objetivo principal do evento “Integração Ensino Serviço Comunidade - IESC 2024”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, no teatro Franklin de Carvalho Jr, no bairro Laranjal, na noite do último dia 5, que debateu o tema central “Pode ser lindo apreender no SUS: desafios para a formação integral dos futuros trabalhadores e trabalhadoras da Saúde”.  

O evento reuniu mais de mil pessoas, no formado híbrido - presencial e on-line -, entre estudantes da área da saúde, residentes médicos, preceptores de estágio, gestores e comunidade, além de ter contado com a participação de representantes de 14 instituições de ensino técnico e superior de Volta Redonda que possuem acordo de cooperação com a SMS. O professor e coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos Neves representou o UniFOA: 

“Uma das premissas do SUS é a formação de recursos humanos preparados para atuar na realidade da saúde brasileira. E este evento, além de esclarecedor, foi acolhedor para os alunos do UniFOA. Temos uma grande e longa história de parceria com a SMS na construção de um sistema local de saúde mais justo e mais preparado para enfrentar as iniquidades sociais em saúde no nosso município.”, salientou Alden. 

O encontro foi dividido em duas partes, sendo que a primeira contou com palestras que dissertaram sobre o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS, proferidas pela secretária Municipal de Saúde Maria da Conceição Rocha; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Carbogim; sanitarista e secretária executiva da Comissão Intergestora Regional, Sônia de Paula Machado, e a diretora do Departamento de Educação Permanente da SMS, Marcilea Dias. 

O principal objetivo desatacado nas palestras foi sobre a atenção à saúde de forma mais integrada, eficiente e equitativa, no sentido de atender às necessidades vigentes do SUS. Por isso, a importância de promover espaços de discussão que visem o desenvolvimento de uma cultura de inovação em saúde, que incluam o envolvimento de todos os agentes ativos no processo. A meta é aumentar a integração entre ensino, serviço e comunidade, sendo de fundamental importância na formação dos profissionais da área.  

  

Mesa redonda debate a educação na Saúde

A segunda parte do evento foi marcada pela apresentação de um vídeo, mostrando toda a estrutura da rede de saúde de Volta Redonda e com importantes depoimentos de profissionais de hospitais públicos municipais, que enalteceram o SUS e garantiram que trabalhar pelo sistema é de tamanha diversidade, que passa a ser fundamental para todos os profissionais da saúde. A atenção primária foi um tema bem explorado, pois um profissional que tenha essa premissa, realiza um atendimento humanizado, segundo eles. 

Em seguida foi montada uma mesa redonda que contou com as participações da secretária Maria da Conceição; da médica de Família e Comunidade, professora associada do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, Maria Inez Padula Anderson, e do médico e coordenador adjunto do curso de Medicina do UniFOA, Luiz Antônio Neves. Os três participantes deixaram claro que, sem as instituições de ensino não seria possível trabalhar essa face do SUS, voltada para a educação.  

“Acreditamos na educação e sabemos que através dela fazemos uma saúde de qualidade”, afirmou a secretária Maria da Conceição.  

De acordo com a professora Maria Inês, “80% da nossa população depende do SUS e isso traz uma rica experiência ao profissional, que acaba construindo uma formação mais humanizada, com empatia, pois não basta o tecnicismo. Hoje vemos que a base de tudo é a capacidade de olhar para o outro e se colocar no lugar dele para entender o problema de saúde que está enfrentando”, revelou.

A necessidade de fazer uma reflexão no sistema de saúde do país é defendida pelo médico e professor do UniFOA, Luiz Antônio, que falou da criação de uma Escola do SUS.  

“Precisamos de mais investimentos no nosso SUS e aprimorar não só a qualidade, mas também o reconhecimento e melhoria salarial desse profissional de saúde, como acontece nos outros países. Os municípios têm feito um esforço muito grande para compensar o déficit. E, dentro de tudo isso, ainda precisamos formar pessoas seja no nível técnico ou superior”, defendeu, sendo muito aplaudido pelo público presente.  

O professor Luiz Antônio palestrou sobre o tema “O SUS e os desafios para a formação integral dos futuros trabalhadores e trabalhadoras da Saúde” e finalizou:  

“Este foi um evento bastante importante, promovido pela SMS em parceria com as instituições de ensino, como o UniFOA, que leva os estagiários dos diversos cursos para essa rede de saúde tão potente. Este primeiro dia de integração ensino-serviço-comunidade foi fundamental para que os nossos alunos sejam bem recebidos e aprendam cada vez mais”. 

O Santander Idiomas - Inglês está com inscrições abertas, oferecendo uma oportunidade única para aqueles que desejam explorar novas possibilidades por meio do aprendizado de um novo idioma. Com o intuito de apoiar a educação em todo o Brasil, o programa destaca-se como uma iniciativa valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional, inclusive para comunidade acadêmica.

Requisitos e Gratuidade

Para participar, basta ter 16 anos ou mais e realizar o cadastro na convocatória disponível na plataforma Bolsas Santander. A gratuidade é aplicável ao primeiro registro na plataforma, proporcionando acesso facilitado ao programa.

Participação e Restrições

O programa visa acolher participantes de todo o país, promovendo a diversidade e inclusão. No entanto, executivos e funcionários da ORGANIZADORA envolvidos na elaboração, administração ou execução deste Edital não são elegíveis. Além disso, não serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas e organizações vinculadas ou associadas a partidos políticos.

Cronograma e Inscrições

As inscrições para o Santander Idiomas - Inglês estarão abertas até 20/12/24. Essa é sua chance de enriquecer seus conhecimentos e abrir novos horizontes. Não perca a oportunidade de fazer parte deste programa que investe no seu futuro!

Link para o curso: Curso | Santander Idiomas - Inglês (santanderopenacademy.com)

Ações solidárias são iniciativas que buscam fazer o bem para a comunidade. Desde um singelo gesto até uma doação de recursos que ajudem organizações que prestam assistência a sociedade, atitudes como essas visam fazer o bem, sem olhar a quem, em qualquer situação. Assim, ambos os lados saem vitoriosos, pois quem recebe ajuda se sente acolhido e incluído socialmente, e quem ajuda entende a grande importância dessas nobres atitudes.

Nessa perspectiva, na tarde desta segunda-feira (18), o UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, representado pela professora do curso de Engenharia de Produção, Dra. Sirlei Bubnoff, e com a presença de estudantes de Engenharia finalizou a entrega de computadores e mantimentos básicos, como produtos de limpeza e fraldas, para o asilo “Recanto dos Velhinhos”, localizado em Pinheiral. A ação teve início no sábado retrasado, com a ida de estudantes de Sistema de Informação ao asilo para a distribuição de parte das doações.

A iniciativa surgiu como ideia dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, através de um projeto de extensão, no qual ambos uniram forças para prestar auxílio a instituição. A parceria do Centro Universitário e a organização beneficente é de longa data, pois, além das doações, alguns estudantes já foram enviados para prestar apoio na área de fisioterapia.

De acordo com a Presidenta do asilo, Eliege Barbosa, todos os idosos atendidos ficaram muito contentes com ação solidária promovida pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Ela declarou que atitudes como essas fortalecem ainda mais a caminhada de suas ações em prol do bem-estar dos residentes do asilo:

“Os idosos ficaram extremamente contentes com toda a atenção. Como Presidenta, estou muito feliz e grata pela iniciativa, pois me sinto mais encorajada nessa jornada de ajuda aos velhinhos.”

A realização da iniciativa é reflexo da preocupação do UniFOA com projetos que beneficiam a comunidade ao redor do Centro Universitário. Além da ação com foco em ajudar o próximo, a atitude envolveu, também, estudantes dos dois cursos idealizadores, como forma de aproximá-los aos projetos PIBEX e Projetos Integrados III, engajamento essencial segundo a Professora Sirlei, de Engenharia de Produção:

“A ação foi fundamental, não só como forma de ajudar o asilo, como também de promover o engajamento dos alunos nas ações de extensão de dois projetos PIBEX e Projeto Integrado III. Facilitar a integração dos estudantes a projetos externos é sempre essencial”, declarou Sirlei.

 

[elementor-template id="11211"]

Foram prorrogadas até o dia 11/12/2023 as inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (PIBIC-PIBIT/UniFOA).

As bolsas serão no valor mensal de R$ 150 para vigência em 2024.

Leia o edital completo:  Edital_Prorrogacao_-_PIBIC-PIBIT_UniFOA_2024.

Aprender ao ar livre é uma experiência fascinante, pois combina o contato à natureza alinhado ao conhecimento. Esse é o grande diferencial da disciplina “Práticas Corporais de Aventura”, do Curso de Educação Física do UniFOA, pois ela é exclusiva na região, e a única em todo o Estado do Rio de Janeiro a ofertar a disciplina com atividades práticas em campo, como o montanhismo e mergulho autônomo, por exemplo.

No início do mês, os estudantes do 6º período do curso fizeram uma visita técnica à Ilha Grande, em Angra dos Reis. O principal objetivo da viagem foi proporcionar a experiência do mergulho, algo inédito para os alunos.

A atividade consiste na submersão total na água, com auxílio de equipamentos, como nadadeiras e cilindros de ar. Por isso, antes de partirem, todos os estudantes receberam instruções na piscina do Campus Olezio Galotti, como forma de inseri-los previamente no contexto aquático.

Durante a visita, os estudantes puderam observar como é a vivência e o trabalho de profissionais no ramo realizando a atividade, bem como os processos relacionados ao mergulho, além de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, como técnicas de movimentos específicos utilizados em ambiente aquático.

Educação Física

Perguntado sobre a importância da prática para sua formação profissional, o estudante Warley Sant’anna, respondeu: “É extremamente importante, pois uma coisa é a teoria, mas na prática tudo o que vimos em sala de aula se torna real nessas atividades, pois podemos vivenciar na pele tudo que nos é ensinado, além de tornar tangível tudo que ainda é subjetivo”.

A experiência realizada em campo é o grande diferencial da disciplina por parte do Centro Universitário. Toda a vivência conduz os estudantes a sensações positivas, como o prazer e bem-estar, atrelado em um contexto individual abrindo grandes possibilidades para mercado de trabalho da aventura.

Otimizar o aprendizado de cada aluno por meio das práticas incentivadas pela disciplina promove interatividade e o engajamento mais próximo entre alunos e professor, como forma de criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo, o que permite a observação direta de fenômenos, processos ou contextos.

“Além da compreensão mais aprofundada e contextualizada, facilita a construção de network, uma vez que os alunos podem interagir não apenas com o professor, mas também com profissionais da área, estimulando à responsabilidade para desenvolverem autonomia ao lidar com situações práticas, assim como possibilitar a memorização e retenção do conhecimento, pois os alunos associam os conceitos a experiências reais”, disse o professor responsável pela disciplina, Cássio Martins.

Atuar como professor no Brasil é uma tarefa árdua, pois capacitar futuros profissionais é uma tarefa que demanda muito tempo e evolução contínua. Como forma de ajudar os educadores da região, o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA –  organizou, na tarde de hoje (10), um workshop com o tema “Incorporação de Tecnologias na Prática Pedagógica”. A atividade trouxe professores de escolas de Barra Mansa, que compareceram ao Audismart do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços.

O evento promoveu um tour pelas instalações do campus, além de palestras e dinâmicas sobre novos métodos educacionais, como as novas inteligências artificiais e recursos digitais que otimizam o aprendizado em sala de aula. O objetivo foi conscientizar os educadores sobre as maneiras corretas de utilizar essas ferramentas, a fim aplicá-las da melhor forma possível em sala de aula. Toda a programação do evento foi conduzida por Marília Rios de Paula, professora da instituição.

Perguntada sobre como os educadores deveriam se adaptar às formas de ensino que surgiram recentemente, Marília foi bem clara: “Penso que o fundamental é se reinventar sempre. Procurar um repertório maior de métodos eficientes de ensino, que sejam diferentes do que você já tenha usado. E ter a maturidade de perceber que você, professor, também está na posição de aprendizagem, porque na sala de aula existem estudantes que possuem domínio de tecnologias e recursos que você não tem. Por isso, é importante trazer esse conhecimento do aluno para o aprendizado ser dinâmico.”

A realização da iniciativa é mais um exemplo do compromisso do UniFOA com o aprendizado de todos, tanto dos estudantes, como também dos professores. A missão do Centro Universitário é sempre estar atualizado em relação aos novos métodos educacionais, para que o aprendizado em sala de aula possa fluir da melhor maneira possível. Perguntado sobre a experiência vivida no evento, Jáder Fernandes, professor e gestor na Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, afirmou ter aprendido bastante sobre esses recursos e que pretende aplicá-los em sala de aula: “Nós, professores, precisamos dessas novas ferramentas de ensino para interagir com nossos alunos a partir desses mecanismos de aprendizagens. Toda a equipe que preparou o evento se dedicou muito para o evento funcionar, por isso saio daqui satisfeito”, concluiu.

[elementor-template id="11211"]

 

No final de setembro, o Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA celebrou uma conquista notável no Suerj (Sistema Unimed do Estado do Rio de Janeiro), um evento que reúne as Unimeds de todo o estado. A Unimed Centro Sul Fluminense conquistou o 3° lugar do Prêmio Melhores Práticas de Comunicação, Digital e Marketing.

O motivo da comemoração é que essa vitória teve como membros da equipe uma egressa do UniFOA, Camila, os alunos Isabela e Matheus, e o professor Leonardo Canavez, assessor de Comunicação e Marketing na Unimed Centro Sul Fluminense, localizada em Barra do Piraí.

O Suerj conta com a participação de 18 Unimeds, incluindo algumas de porte considerável. As duas primeiras posições ficaram com Nova Iguaçu e Unimed Volta Redonda, respectivamente.

Essa conquista não apenas ressalta a qualidade do ensino oferecido pelo UniFOA, mas também evidencia a contribuição significativa que a instituição tem dado ao mercado.

A participação expressiva dos alunos do UniFOA também na Unimed de Volta Redonda, uma empresa de grande porte, também ressalta a relevância do curso para o mercado de trabalho. Essa conquista demonstra como o UniFOA tem contribuído efetivamente para o setor de Comunicação e Marketing, preparando seus alunos para enfrentar desafios competitivos e alcançar o sucesso no mercado.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?