Falar em público pode ser intimidador para muitas pessoas, inclusive para os estudantes que precisam realizar diversas apresentações durante a graduação. Pensando nisso, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica – CAIP organizou o "Na Hora H", encontros semanais que tem o intuito de ajudar estudantes que, por algum motivo, tem dificuldade em se apresentar de maneira relaxante e descontraída.
A psicóloga Soraya Ferreira afirmou que o autoconhecimento pode ser uma das maneiras mais eficazes para superar esses sérios obstáculos:
“Só conseguimos enfrentar aquilo que conhecemos. Não podemos ir para a batalha com um ‘inimigo’ sem saber quem ou o que ele é. À medida que nos conhecemos, podemos nos preparar para enfrentar nossos maiores medos da melhor forma possível”.
Ao longo da atividade, todos os discentes compartilharam seus maiores medos, e como eles se tornaram barreiras tão grandes em suas vidas, além de explicar como tentam remediá-las, diariamente. Para que todos pudessem se tranquilizar e encontrar uma solução, foi aplicada uma atividade que ensinou técnicas de relaxamento para controle da ansiedade, uma das principais consequências do medo constante. Uma das técnicas é a respiração fragmática, que consiste no movimento do diafragma, que deve ser feita lentamente em um ambiente calmo para que o resultado buscado seja alcançado:
“Me sinto muito feliz em participar de uma iniciativa encorajadora como essa. Venho participar desses encontros com o mesmo objetivo que todos os estudantes aqui presente, que é de evoluir gradualmente como pessoa e profissional. Espero que eu alcance essa meta”, declarou Gustavo Luís, estudante de Sistemas de Informação do UniFOA, satisfeito com os resultados já visíveis em seu comportamento.
O CAIP é responsável por promover ações voltadas ao ingressante, à permanência e à melhoria da aprendizagem dos estudantes com os diversos serviços.
Os objetivos do Centro de Aprendizagem são promover o desenvolvimento de habilidades para o estudo, como a autogestão e a organização do tempo. As iniciativas também estimulam a interação entre os estudantes e professores, favorecendo, assim, o estabelecimento de redes de apoio e vínculos no ambiente acadêmico. Além disso, as atividades realizadas são computadas como horas de atividades complementares.
O Centro de Aprendizagem e Inovação Acadêmica - Caip, realizou um evento de acolhimento aos novos professores do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, no último dia 19, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O início do ano letivo é, para os professores, um momento que mistura expectativas, reflexões e diversos outros sentimentos que podem persistir durante a atividade docente. Por isso é tão relevante o acolhimento feito pela instituição.
A professora e responsável pelo Caip, Maria das Graças, fez a abertura do encontro dando as boas-vindas aos novos docentes, ressaltando a importância que eles têm para o UniFOA, além de explicar a sistemática do setor.
“O acolhimento tem como objetivo disponibilizar os serviços prestados pelo nosso setor; apresentar o espaço Olhar Docente; conversar sobre o processo ensino-aprendizagem; demonstrar ferramentas, recursos, estratégias, além de proporcionar um espaço para esclarecimentos de dúvidas e estabelecimento de vínculos”, resumiu.
Os professores participantes relataram que momentos como estes são de grande impacto na vida profissional e repercutem a satisfação no trabalho desenvolvido em sala de aula.
“Extremamente simbólico e gratificante ser professor e receber de presente uma maçã”, ressaltou o professor Marcelo Shad, referindo-se aos ‘mimos’ presenteados pelo Caip e que tiveram significados emblemáticos.
“Para o Caip, o acolhimento aos novos professores é um momento ímpar ao apresentar-se como um espaço de apoio, diálogo, pertencimento e de formação sobre as questões referentes ao ensino/aprendizagem, fortalecendo a conexão entre colaboradores e instituição”, finalizou Maria das Graças.
[elementor-template id="11211"]
É comum associarmos os professores ao ato de ensinar, mas muitos deles também se aprimoram, adquirindo novas habilidades e ferramentas para melhor facilitar o aprendizado de seus alunos.
Nesse sentido, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA promoveu o encerramento do curso "Autorregulação da Aprendizagem: aprender a aprender" no AudiSmart do Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O curso de autorregulação é um dos cursos oferecidos através do programa Olhar Docente aos professores, e que teve diversas etapas, pois ele foi um curso mais longo, como explica a coordenadora do CAIP, Bruna Casiraghi.
"Dedicamos um tempo mais longo, porque ele foi um curso mais extenso. Iniciou no começo do ano e está concluindo agora, envolvendo várias etapas e um processo de formação que necessitam de um envolvimento maior do professor ao invés de uma oficina de duas horas com outros meios de saber essas duas vezes por mês desde o começo do ano”, falou.
Ainda de acordo com Bruna, o tema Autorregulagem foi escolhido por ser importante para o crescimento dos professores, assim como serve também para eles repensarem seus processos de aprendizagem e ensinamentos.
“Esse processo de autorregulagem envolve diversos fatores, como a motivação, estratégias para se organizar melhor e fazer a aprendizagem ser mais efetiva”, complementou Bruna.
Entre tantas histórias e aprendizados, o curso possibilitou que professores pudessem reverter situações em sala de aula, assim como fazer com que as turmas ficassem mais envolvidas, até a motivação pessoal para poder trabalhar com mais entusiasmo.
A professora Mônica Noris foi uma das participantes e destacou como foi sua experiência ao participar do curso onde apresentou sua experiência " Autorregulação em práticas de pesquisa acadêmica" aplicada no Curso Técnico de Enfermagem da EtecFOA.
“Foi uma experiência incrível que oportunizou a todo o grupo muitas reflexões sobre este tema tão significativo em nossas práticas pedagógicas. Agradeço a iniciativa desenvolvida com muita competência e engrandecida pela interação e participação dos docentes”, disse Mônica.
Sobre novas turmas, Bruna deixou claro que por eles já teriam começado uma nova turma.
“Com certeza a gente já queria ter feito agora, mas esse calendário foi muito apertado e aí tocar duas turmas também ia ser muito difícil. Mas para o ano que vem a gente quer repetir e ver se a gente consegue até com os professores que estão aqui, porque hoje a gente pediu pra que eles convidem outras pessoas pra virem assistir as apresentações. Então, de repente esses que estão vindo já são os primeiros que vão se engajar no curso”, destacou.
[elementor-template id="11211"]
Responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (Caip) do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, a professora Bruna Casiraghi, alcançou um feito notável em sua carreira acadêmica com a publicação de um capítulo no livro "Ensino Superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes". Intitulado "Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação", a valiosa contribuição de Bruna no e-book aborda uma ampla gama de aspectos fundamentais relacionados à aprendizagem no ensino superior.
Docente nos cursos de Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas, ela está expandindo seu escopo de atuação. Ela está voltando para dar aula no curso de Medicina e também integra o corpo docente do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma). Essa busca incessante por aprimoramento e conhecimento aprofundado, Casiraghi reflete seu comprometimento com a excelência no ensino superior e na formação de futuros profissionais de saúde.
Como responsável pelo Caip, ela concentra os esforços em promover melhorias nos processos de aprendizagem, desempenhando um papel crucial na contínua busca pela excelência na qualidade da educação oferecida pelo UniFOA.
"Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação"
O capítulo da professora aborda uma variedade de tópicos essenciais para aprimorar a qualidade do ensino superior, incluindo conceitos e teorias de aprendizagem, crenças de autoeficácia, motivação para aprender, estratégias de aprendizado e sucesso acadêmico. Esses elementos são fundamentais para compreender como os estudantes podem alcançar um desempenho acadêmico mais sólido e sucesso em suas jornadas educacionais.
"Eu trabalho no setor preocupado com a aprendizagem dos estudantes e estou escrevendo exatamente sobre isso. E o grande objetivo do professor é promover a aprendizagem, o desenvolvimento dos alunos, e esse capítulo fala sobre coisas essenciais para o professor saber, conhecer, que interferem no processo de aprendizagem dele, como o aluno pode autorregular os processos de aprendizagem, a questão da autoeficácia, da motivação para aprender, das estratégias de aprendizagem, e como esses elementos interferem no sucesso do estudante", compartilha.
Essa paixão e dedicação de Bruna em melhorar a qualidade do ensino superior são claramente visíveis em seu capítulo, que oferece insights valiosos sobre a aprendizagem e ressalta o papel vital do professor na promoção do sucesso acadêmico dos estudantes. Além disso, a colaboração internacional com o professor Leandro Almeida, da Universidade do Minho, em Portugal, e a professora Evely Boruchovitch, da Unicamp, enriquece ainda mais a discussão e demonstra o impacto global das pesquisas em educação superior.
Sobre o livro
Neste livro descrevem-se algumas das dificuldades experenciadas pelos estudantes na sua transição e adaptação ao ES, apontando a responsabilidade das instituições e dos governos na criação de condições para que, uma vez assegurado o acesso, possam os estudantes terem os apoios necessários ao sucesso da sua formação e desenvolvimento psicossocial no decurso da sua formação superior e transição para a vida adulta. Aprendizagem e necessidades educativas, afetividade e regulação emocional, violência e inclusão social, permanência e conclusão do curso ou desenvolvimento da carreira e empregabilidade ilustram temas tratados neste livro, assim como o papel dos serviços de apoio na promoção das competências pessoais ou na prevenção e superação das dificuldades.
Estudantes de Medicina tiveram as boas-vindas no UniFOA com seminário de apresentação do curso, na segunda-feira, dia 8, no Auditório William Monachesi. Assim foi dado o primeiro passo dos ingressantes no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. Momento também de retorno dos veteranos que, com o início deste segundo semestre, sobem mais um degrau rumo à conquista do diploma.
O coordenador do curso, Júlio Aragão, foi quem ministrou a explanação, com um breve histórico da Medicina do UniFOA, exibição e abordagem sobre a estrutura das salas de aula e laboratórios, com atualizações sobre reformas dos espaços e novas propostas para os mesmos, além de aquisições de instrumentos, como microscópios.
Entre as considerações, o professor valorizou o protagonismo dos estudantes na realização do congresso anual e destacou também a importância das ligas acadêmicas do curso, que são muito atuantes. Nessa oportunidade, ele noticiou que além das revistas já existentes, haverá mais duas específicas da Medicina.
Júlio se colocou à disposição dos estudantes, bem como garantiu a disponibilidade dos demais professores da graduação. Ele apresentou o plano de ação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2021/2022 da Medicina. Nele, constam as oportunidades de melhoria, metas, resultados, prazos e metodologias para coleta de evidências.
Com calouros e veteranos reunidos, o coordenador aproveitou para reforçar que a prática de trote é crime, e incentivou que os estudantes confraternizem de forma divertida e saudável.
Na expectativa para realizar o sonho de cursar Medicina, as ingressantes Natália Lupe, de 24 anos, e Rita Dornelas, de 29, se animaram já na apresentação. Os diferenciais da instituição não são novidade para a Rita, que é egressa do Centro Universitário de Volta Redonda.
“Me formei aqui em Enfermagem, em 2016. Adoro o campus, a metodologia do UniFOA. A expectativa é grande e estou muito feliz em retornar”, afirmou a caloura, que está disposta a enfrentar os desafios de conciliar os estudos, o trabalho e a maternidade.
Nessa mesma rotina, Natália também está motivada e sentiu segurança com a proximidade da coordenação desde o primeiro momento. “É muito legal ver que tem essa acessibilidade com o coordenador, traz uma tranquilidade”, pontuou, se referindo à fala de Júlio Aragão sobre ter horários reservados para atender estudantes e também a disponibilização de seu contato para tratar de assuntos estudantis.
Após a apresentação geral, o segundo momento com os ingressantes foi um acolhimento, já em sala de aula, com introdução a informações importantes para a rotina universitária e direcionamento específico sobre a formação dos futuros médicos. Essa abordagem foi realizada novamente pelo coordenador, Júlio Aragão, e pelo supervisor do Módulo I, professor Rodrigo Freitas.
As competências para ser um bom médico se destacaram entre as abordagens: “Ser socialmente responsável, comprometido com a sustentabilidade, a defesa da cidadania, diversidade, dignidade humana e do SUS”.
Também foram explicadas como funcionam as avaliações, atividades e dinâmicas, além de contextualização quanto aos desafios da profissão. Outro ponto levantado foi a importância da eleição para representante de turma.
Ainda na segunda-feira, aconteceu a apresentação do SPI (Setor Pedagógico Institucional) para os calouros e eles receberam orientações sobre o uso das ferramentas digitas de ensino remoto do UniFOA, nos laboratórios de Informática do prédio da Engenharia.
Na próxima quarta-feira, dia 10, haverá visita à Biblioteca Central do UniFOA, às 14 horas e apresentação do Diretório Acadêmico e da Atlética do UniFOA, às 15h10, nos laboratórios de Informática do prédio da Engenharia.
Para receber calouros e veteranos, o UniFOA preparou um mês inteiro com programação especial. As atividades e palestras começaram no dia 1º de agosto, de forma on-line, e nesta semana a recepção acontece presencialmente para todos os cursos. Confira o cronograma completo do Start 2022.2 que segue até 31 de agosto.
Com o tema Inclusão no UniFOA, o Setor Pedagógico Institucional (SPI) realizou, nesta segunda-feira (02), o I Encontro de Formação dos Profissionais de Secretaria dos Cursos.
O encontro foi dividido em duas etapas, iniciando uma conversa com os encarregados de curso e alguns colaboradores da Secretaria Geral e, logo em seguida, os auxiliares de secretaria e os demais colaboradores da Secretaria Geral. A formação em serviço acolheu 30 colaboradores que atuam diretamente com os estudantes, divididos em dois grupos de 15, em horários diferentes.
A pedagoga Graça Lima
Entre os assuntos tratados estava a visão capacitista (preconceito contra pessoas com deficiência) como uma forma de exclusão. Foi mencionada ainda a forma de trabalho desenvolvida no UniFOA frente aos desafios de inclusão, com ênfase na importância do trabalho coletivo, uma vez que esta é responsabilidade de cada um.
O Centro Universitário já é reconhecido como uma Instituição de destaque nas ações de inclusão e reconhece a necessidade de repensar e aprimorar constantemente suas ações. O encontro objetivou trabalhar com informações sobre a acessibilidade para ampliar e melhorar o atendimento ofertado, visando a acessibilidade plena dentro do UniFOA.
Equipe do primeiro encontro
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha