
O I Forum de Botânica, realizado pelo Curso de Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado – com ênfase em Biotecnologia acontece neste mês, nos dias 18 e 19 (quinta e sexta) e já está com as inscrições abertas.
Esta é mais uma grande oportunidade que os alunos e professores do curso de Ciências Biológicas e demais cursos do UniFOA, têm de expandir seus conhecimentos. O evento permitirá a troca e a discussão com pesquisadores atuantes e reconhecidos em diferentes áreas da Botânica, possibilitando a aprendizagem além da sala de aula.
O Fórum também trará egressos de Ciências Biológicas, que prosseguiram sua vida acadêmica e profissional na área da Botânica, para compartilhar um pouco de suas trajetórias, por que escolheram essa área, explicando um pouco do campo de atuação.
A programação contará com mesa redonda com os egressos da Botânica às 18h do dia 18 (quinta-feira) Luiz Eduardo Souza da Silva Irineu e Marcos Vinícius Pereira de Almeida. A mediação será feita pela professora Ana Carolina Dornelas Rodrigues (UniFOA).
No mesmo dia, às 19h15min, palestra sobre Etnobotânica e Conservação: contexto histórico e perspectiva, com a professora Joyce Alves Rocha.
Logo em seguida, às 20h30min, palestra sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC’s), ministrada pela professora Odara Horta Boscolo.
No dia 19 (sexta-feira), às 18h, mesa redonda com Amanda Pires Lopes e Tatiana de Oliveira Pinto, também egressos da Botânica. A mediação será feita pela professora Ana Carolina Dornelas Rodrigues (UniFOA).
No mesmo dia, às 19h15min, palestra sobre Perícia Ambiental com a professora Kelly Borges. Em seguida, às 20h30min, o tema da palestra é Marcas humanas nas florestas do Vale do Paraíba, com Dr. Gilson Roberto de Souza.

A professora de Biologia Ana Carolina Dornelas Rodrigues explica que os temas do Fórum abrangerão outros cursos, o que amplia a discussão sobre os assuntos: “Plantas medicinais, etnobotânica e plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), contemplam não somente os alunos do curso de Ciências Biológicas, mas também da Medicina, Enfermagem, Nutrição e Engenharia Ambiental, fazendo uma associação entre os cursos e ampliando a possibilidade de discussão sobre o tema”.
Todas as atividades serão realizadas via Plataforma Microsoft Teams.
O evento tem a chancela do coordenador do curso, professor doutor Dimitri Ramos Alves e da professora Ana Carolina Dornelas Rodrigues.

A secretária-geral do UniFOA, Sabrina Carvalho, foi entrevistada na última quarta-feira (10) pelo comunicador Carlos Albertassi, no Programa Fato Popular. Os assuntos da vez foram as vantagens para quem deseja estudar no Centro Universitário de Volta Redonda, por meio de transferência, reingresso e outras modalidades, e também sobre as 300 vagas do Fies ofertadas na instituição.
Por meio do "Mude pro UniFOA", os interessados ganham 50% de desconto nas mensalidades do curso de graduação (exceto Medicina). Essa condição, que foi um dos destaques da entrevista, é válida para transferência interna e externa, análise curricular, reingresso e portadores de diploma. As inscrições devem ser feitas até as 21 horas do dia 24 de agosto pelo site.
Já para quem deseja uma vaga pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), conforme já publicado e reforçado na entrevista, o prazo é mais curto: somente até sexta-feira, dia 12.
A secretária-geral ainda aproveitou e falou sobre os estágios dos estudantes da instituição e as oportunidades que o maior centro universitário da região oferece.

Dando continuidade à 2ª Semana de Formação Continuada, os professores do UniFOA participaram na última quinta-feira (04), de um workshop sobre a “Avaliação da Aprendizagem e Elaborações de Questões”. O evento aconteceu no campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Promovido pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI), a ação contou com a presença de 83 professores representando os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Para o desenvolvimento da proposta, os docentes foram divididos em grupos e a dinâmica contou com a metodologia ativa fundamentada em Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes.
Segundo a professora responsável pelo SPI, Bruna Casiraghi, o objetivo do workshop é trabalhar com os professores uma reflexão sobre a avaliação no ensino superior. “Ao trabalharmos as avaliações, estamos pensando em todos os processos de formação dos alunos. Discutimos com os docentes a função do ensino e, a partir disso, como deve ser uma boa avaliação nos diversos cenários acadêmicos. Dessa forma, esperamos atingir as metas de formação profissional”, revelou Bruna.

Protagonismo do aluno
A atividade ofertada para os docentes está baseada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição. Para a professora Marise Ramos, o UniFOA segue inovando. “Dentro dos seis tópicos do PDI, um deles é trabalhar com o protagonismo do aluno. Nossos estudantes precisam ser preparados para um novo mundo e, para isso, a avaliação é extremamente vital para que possam alcançar o mercado de trabalho preparados”, explicou Marise.

Confira os próximos eventos da 2ª Semana de Formação Continuada clicando aqui.

A 2ª Semana de Formação Continuada do UniFOA, que teve início na última segunda-feira (1º) e segue até o próximo sábado (06), promove palestras e workshops aos professores da instituição. Com encontros virtuais e presenciais, a programação tem o objetivo de proporcionar a melhor capacitação para o corpo docente, promovida também por profissionais externos, a fim de apresentar um novo olhar sobre os temas debatidos.
Na última quarta-feira (3), por exemplo, professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) participaram de seis workshops:
De forma online, ao longo da semana, os temas abordados foram: Práticas Exitosas; palestra sobre Direitos Humanos: Prática de sala de aula e responsabilização docente; workshop de Elaboração de Formulários de Ensino, Pesquisa e Extensão e palestra sobre Aprendizagem Baseada em Projetos: avaliação diferenciada; palestra sobre a Era da Experiência - Protagonismo e Atendimento ao Estudante.
Na quinta-feira (04), o workshop Avaliação da Aprendizagem e Elaborações de Questões, promovido pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) reuniu cerca de 80 docentes durante a tarde, de forma presencial. No mesmo dia, à noite, e na sexta-feira, à tarde, o Uso de Tecnologias Aplicadas à Educação foi a abordagem escolhida para capacitação.
No sábado (06), das 9h às 11h, o Encontro Virtual de Docentes – Estratégias Didáticas Assimétricas + Retrieval Based Learning encerra a 2ª Semana de Formação Continuada.

Questionado sobre a importância destes encontros e o que isso pode agregar na formação dos alunos do UniFOA, o professor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Bruno Gambarato, afirmou que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, exigente e a cada dia se modificando mais. Ele explica: “Essa mudança rápida precisa ser refletida no professor, porque é ele quem vai preparar o aluno pra esse mercado que está mudando. A formação continuada é importante justamente para que o nosso estudante esteja sempre em contato com o que há de melhor e mais recente em termos pedagógicos e tecnológicos, para que ele tenha um professor atualizado e o aluno, claramente, muito mais preparado”.

A programação completa está aqui.

O professor Glauter Januzzi e a secretária-geral do UniFOA, Sabrina Carvalho, concederam entrevista na última terça-feira (02) ao comunicador Dário de Paula, na Rádio Sintonia do Vale (98,9 FM).
Glauter falou sobre a importância do talento e das habilidades na busca da escolha profissional. Segundo o professor, os equilíbrios entre os setores são fundamentais no discernimento vocacional. “O mercado de trabalho exige dos profissionais habilidades técnicas, mas sobretudo, uma combinação com as competências humanas que favorecem o desenvolvimento pessoal e coletivo”, disse o professor.
Neste semestre, os estudantes de outras instituições poderão realizar a transferência para o UniFOA e poderão ganhar descontos de até 50% nas mensalidades. As inscrições vão até o dia 24 de agosto. “Estamos concedendo bolsas de estudos para os cursos da instituição, exceto Medicina. As oportunidades são já para o início deste segundo semestre”, explicou Sabrina Carvalho.

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A partir desta segunda-feira (1º), o UniFOA recebe calouros e veteranos com programação especial para dar as boas-vindas neste segundo semestre: é o Start 2022.2, com diversas palestras e atividades. Nesta primeira semana de agosto, o cronograma acontece de forma on-line, pelo Teams. A partir da próxima segunda-feira (08), os eventos acontecem também presencialmente.
Com seus campi espalhados em cinco pontos: Olezio Galloti (Três Poços); João Pessoa Fagundes (Tangerinal); Leonardo Mollica (Retiro); Porfírio José de Almeida (Aterrado – para os cursos de pós-graduação) e Colina (anexo ao Hospital São João Batista), alunos de todas as áreas experimentam a modernidade e a tradição, em ambientes ideais para a geração de conhecimento e a preparação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho. Seus laboratórios são super modernos e muito bem equipados, além de todo o corpo docente, de todos os cursos, ser capacitado e treinado.
01/08: Empreendedorismo Social:
19 às 21 horas, com Lívia Alves Moreira, mediada por Marcelo Mendes
02/08: Empregabilidade nas mídias sociais
Das 19 às 21 horas, com Lana Oliveira, mediada por Rafael Teixeira
03/08: Como potencializar a formação acadêmica para ter êxito no mercado de trabalho
Das 19 às 21 horas, com Diógenes Oliveira, mediada por Luciane Jasmim
04/08: Como potencializar a formação acadêmica para ter êxito no mercado de trabalho
Das 19 às 21 horas, com Diógenes Oliveira, mediada por Luciane Jasmim
05/08: A cultura de inovação nas organizações
Das 19 às 21 horas, com José Augusto Godinho Rodrigues, mediada por Alessandro Orofino
08/08: Apresentação da coordenação do curso
Das 19h às 21h. Apresentação do curso para os novos estudantes nas respectivas salas de aula. Consulte o calendário de aulas.
11, 18 e 25/08: Integração Pró-EAD + SPI. Plataformas virtuais de aprendizagem e estratégias de estudo para o ensino presencial e remoto.
31/08: Evento de acolhimento aos calouros. Das 19 às 21 horas. no Auditório William Monachesi. Apresentação da instituição e bate-papo com os ingressantes
Verifique local e horário com a coordenação do seu curso.
08/08
10/08:
Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), que acontece em outubro, entre os dias 27 e 29. Com início previsto para 14 horas do dia 27 e apresentado de maneira híbrida (on-line, através do MS Teams e a presencial, no UniFOA, campus Três Poços), o congresso é o primeiro evento científico com abrangência nacional organizado pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em sucessão ao Colóquio Técnico-Científico, realizado por 15 anos consecutivos.
Com o tema central “Tudo é Ciência: do Big Bang ao Metaverso”, o eixo temático do evento envolve os diversificados campos da Ciência e suas transdisciplinaridades, aplicações cotidianas e inovações responsáveis pelos movimentos socioculturais, tecnológicos e econômicos. Nessa perspectiva, a análise do papel da Ciência ao longo da História, desde os primórdios até as inovações para o futuro do planeta e do Homem, torna-se fundamental e atual.
A participação e a submissão de trabalhos são abertas a alunos de Ensino Médio, graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadores. Entretanto, os alunos do Ensino Médio têm a opção de submeter seus trabalhos em formato de resumo. Todos os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Técnico-Científico, que indicará o modelo de apresentação do trabalho, se oral ou e-pôster. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do CBCSM com atribuição de DOI.
Durante os três dias do evento, as atividades serão as mais variadas: haverá palestras, mesas-redondas e minicursos e apresentações de trabalho de forma oral e e-pôster nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação, Ensino e Aprendizagem, Medicina, Produtos e Inovação. Todas as atividades ocorrerão no formato híbrido, o que abre possibilidade de participação de congressistas de diferentes regiões do país.
A programação contará com palestras, workshops, mesas redondas, como “Da Poupança aos NFt”s”, “Cientista por um dia”, "Poderá a tecnologia substituir os sentimentos e emoções?", "Pós-verdade e fake news o que a Ciência da Informação tem a ver com isso?" e muitas outras.
A coordenadora geral do congresso Ana Carolina Dornelas, professora de Ciências Biológicas, explica sobre o objetivo central do congresso e sua importância: “É oportunizar o debate e esclarecimento de diferentes temas em palestras com pesquisadores renomados de todo o Brasil. Promovendo um evento científico nacional, que permitirá a participação, vivência e ampliação da formação acadêmica de estudantes de todo o país, em todos os níveis de formação. Assim, o I CBCSM contribuirá para o compartilhamento de conhecimentos e discussões multidisciplinares.”
Estudantes, professores, funcionários e egressos do UniFOA têm gratuidade no congresso, desde que retirem o cupom de desconto no site do evento para isenção da inscrição até 27 de outubro. Visite o perfil do congresso no Instagram: @congressotudoeciencia; no Twitter: @tudoeciencia e no site: www.tudoeciencia.com.br.

Adolfo Pizzarino ministrou os cursos de Excel e Power BI
Através dos Cursos Livres, o UniFOA capacitou 30 pessoas em Excel e Power BI de maio a julho deste ano. Os encerramentos aconteceram, respectivamente, na última quarta (13) e sábado (16), quando os alunos receberam os certificados de conclusão.
Excel

Iniciado em 09 de maio e finalizado em 13 de julho, o Curso Livre de Excel foi aberto à comunidade interna do UniFOA e externa. O curso teve um total de 16 aulas (40 horas), na modalidade híbrida. Nas atividades presenciais, foi oferecido um laboratório profissional com acesso ao aplicativo Excel na versão mais atual, no campus Três Poços. Foram 15 alunos formados nesta turma, que teve Adolfo Pizzarino, analista de Inteligência de Negócios, como responsável pelos ensinamentos.
Segundo o professor, o objetivo foi levar conhecimento pleno da ferramenta e suas vantagens diante dos desafios relacionados ao mercado de trabalho.

Praticamente indispensável no dia a dia de empresas e pessoas no mundo todo, o Excel oferece infinitas possibilidades de tarefas que facilitam a vida nos escritórios. Por isso, compreender o software pode ser o diferencial para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou, ainda, dar um passo a mais na carreira.
Power BI

O Curso Livre da ferramenta da Microsoft Power BI teve início em 14 de maio e término em 16 de julho. Foram oito aulas (ou 40 horas) realizadas na modalidade híbrida com o objetivo de capacitar o usuário na geração de relatórios poderosos e estimular a tomada de decisão com base em Dashboards de Indicadores de Desempenho, além de cobrir em detalhes, porém de uma forma bem objetiva, todos os processos de BI (ETL, modelagem e visualização de dados) e todas as features do Power BI através de aplicações, para que o usuário aprenda passo a passo os processos de BI e comece a resolver problemas com maior agilidade.
Assim como o curso de Excel, as aulas foram realizadas em laboratório profissional com acesso ao aplicativo Power BI na versão mais atual, também pelo analista de Inteligência de Negócios Adolfo Pizzarino, no campus Três Poços. O curso formou 15 alunos, que receberam certificados.

Lançado em 2015, o Power BI oferece a possibilidade ter uma visão geral das métricas de uma empresa por ser uma ferramenta que transforma os dados da empresa em uma forma mais visual e interativa, unindo recursos de business intelligence para criar relatórios e dashboards.
“Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar sempre um passo à frente na hora de concorrer a uma vaga de trabalho. Com isso, vemos a grande vantagem em aprender uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas hoje, para tomada de decisão. Afinal, qual empresa não quer um funcionário que saiba otimizar processos de armazenamento de todos os dados e informações da empresa?! E que, além disso, consiga gerar incríveis relatórios totalmente completos e de fácil acesso?!”, levantou o professor Adolfo, que ainda explicou que compete ao profissional de hoje ser o agente de transformação que qualquer negócio necessita.
“Pessoas que estão relacionadas à gestão, e trabalham com ferramentas como o Power BI, estão mais próximas 'daqueles que pensam', que são os nossos gestores. Além disso, quem não é visto não é lembrado. Existe um 'oceano azul', com inúmeras oportunidades, para quem quer alavancar a carreira. Saber trabalhar com dados, gestão e indicadores é, sim, o diferencial do momento”, concluiu.


Os 18 cursos da grade do Centro Universitário de Volta Redonda estão com inscrições abertas para o programa Estude no UniFOA, que incentiva a entrada de alunos da instituição com descontos que podem chegar a 50% nas mensalidades (exceto Medicina). São quatro formas de ingresso: transferência interna e externa; análise curricular, reingresso e portadores de diploma.
Podem participar alunos matriculados em outras instituições de ensino superior, reconhecidas pelo MEC e que desejam estudar no UniFOA, como transferência externa. Ou ex-alunos de outras instituições, que tenham cumprido ao menos o primeiro período ou o primeiro ano do curso; E também engloba alunos do UniFOA, tanto alunos matriculados no UniFOA que desejam mudar de curso, numa transferência interna, podem se inscrever, como ex-alunos do Unifoa que desejam retornar para o curso que realizavam antes do desligamento/abandono, numa situação de reingresso e, finalmente, qualquer pessoa que tenha um diploma de ensino superior registrado em uma instituição de ensino superior (IES) credenciada ao MEC.
Fruto de projetos pedagógicos inovadores, como o uso de Metodologias Ativas, que colocam o acadêmico como protagonista do seu aprendizado, otimizam o processo de aprendizagem e o colocam à frente no mercado de trabalho.
Ambientes de aprendizado climatizados e tecnológicos; acessibilidade por todos os campi.
Apoio psicopedagógico, através do Setor Pedagógico Institucional, que oferece programas de nivelamento e acolhimento aos alunos e seus familiares, entre outras atividades.
O UniFOA também incentiva o empreendedorismo, através da Sala de Inovação e Negócios e Laboratório de Inovação Acadêmica; além da política de permanência, que concede bolsas de estudo através de programas de iniciação científica, extensão, monitoria, entre outros.
Tudo isso coloca a instituição em privilegiada posição de oferecer o melhor no programa Estude no UniFOA, cujas inscrições seguem até 21 horas do dia 1º. de agosto de 2022. Para tanto, basta entrar neste link. Nele estão disponíveis os editais – único, que apresenta o programa detalhadamente e o edital complementar.
A professora Luciane Jasmim concedeu entrevista ao comunicador Carlos Alberto Albertassi, do Programa Fato Popular, na manhã desta sexta-feira (08/07). Confira:
Alunos da primeira turma do primeiro semestre do ciclo básico das Engenharias do UniFOA, que iniciaram as aulas no novo modelo de Área Básica de Ingresso - Engenharia ABI - apresentaram seus projetos finais do semestre. Todos os alunos das cinco Engenharias: Mecânica; Elétrica; Produção; Civil e Ambiental estão reunidos no novo Sistema ABI, cuja proposta oferece aulas práticas favorecendo a compreensão, argumentação, o pensamento lógico e as ideias. As apresentações aconteceram no prédio das Engenharias, no Campus Três Poços, na sexta-feira (01/07), diante de professores presentes de forma presencial e virtual.
A Engenharia ABI é baseada em projetos e práticas e esta é a primeira turma que apresentou este modelo de ensino inovador que o curso passou a oferecer em 2022. Agora os alunos das cinco engenharias fazem o ciclo básico (do primeiro ao quarto período) juntos. Ao invés de somente receber aulas teóricas e fazer provas, o aluno apresenta e defende seus projetos e, desta forma, vai estar mais preparado para o mercado de trabalho, por lidar com a prática desde o início do curso. Os alunos foram agrupados em equipes, tiveram liberdade para escolher seus temas e receberam mentoria e orientação dos professores.
Os projetos
Um dos trabalhos foi sobre reciclagem de gesso. As sobras (e o desperdício) deste material é grande e é possível dar outra finalidade ao gesso através da reciclagem. O grupo criou um protótipo com impressão 3D que possibilita a reciclagem deste material que já foi usado e que sobrou - e que se não for destinado a outro fim, prejudica o meio ambiente.

O segundo projeto defende novos destinos às garrafas pet (RePET). Os alunos visitaram uma usina de reciclagem de lixo em Volta Redonda e desenvolveram o desenho de uma máquina de extrusão, em modelo 3D, capaz de dar outras finalidades àquele material inicial.

Pedro Ronsisvalli Maciel Toledo, futuro engenheiro elétrico, está entusiasmado com a novidade: “Eu nunca tinha passado por nada parecido e nem imaginava. Como está sendo o ciclo básico de todas as Engenharias integradas, eu estou vendo muita coisa que não esperava ver, e outras que eu esperava logo de início e não estou vendo, como as aulas de cálculo, por exemplo, que não tivemos. Segundo ele, os professores estão bem focados nos projetos. “Acredito que desta maneira o aluno já vai chegar ao final do curso muito mais preparado para fazer um projeto, já vai sair daqui com boas práticas e quanto ao trabalho, já vai ter mais noção de prazos, inovações e ideias”.
Victor Hugo do Vale Rodrigues, que pretende se formar em Mecânica também está animado com o novo modelo de aprendizagem: "A gente sai do convencional, das aulas maçantes de ouvir o professor falando e passando o exercício e acabou ali. Com a ABI a gente já tá batendo em cima da parte prática, aprendendo na prática como efetivar nosso trabalho e isso é muito bom pra gente que, quando for pra área, já vai estar muito mais preparado e habituado a fazer o trabalho correto”.
O fato de muitas empresas oferecerem vagas somente para profissionais com experiência prática também ajuda os alunos a terem uma visão vantajosa do modelo ABI: “Com as aulas só teóricas, não dá pra agregar experiência prática e este formato vai nos ajudar muito neste sentido de já iniciar com a mão na massa”, afirmou Nicolas Silva de Paula, que pretende se formar em Elétrica.
Vinícius Barreto Vidigal, futuro engenheiro mecânico está achando as aulas super dinâmicas: “As provas convencionais estão sendo ignoradas e isso é legal, porque a pessoa pode ser muito boa, mas na hora na prova escrita não tem um bom rendimento, enquanto que na prática a pessoa é excelente e isso é o que mais importa e só nos traz vantagens".
Samantha Grisol, professora da ABI, Ambiental e Produção, conta como está sendo a experiência com os alunos no Sistema ABI: “No início eu percebi uma curiosidade enorme com esta alteração no modelo de ensino. Precisamos de muito diálogo, explicações e exemplos. Nós oferecemos orientação com os conteúdos e com os projetos desde a primeira semana de aula e assim, os alunos foram se adaptando e enxergando a nova rotina sobre a maneira como se desenvolveriam neste modelo. De nossa parte, essa primeira experiência superou as expectativas, pois oferecemos, por exemplo, alguns projetos para eles trabalharem, que mesmo tendo um foco ambiental, envolvia as cinco engenharias e os alunos abraçaram a ideia da melhor maneira, indo muito além do que havíamos proposto”.
Educação disruptiva
A proposta do Sistema ABI está apoiada na educação disruptiva, cuja ideia principal é romper com o estabelecido para melhorar o existente e foi idealizado pela faculdade, por cerca de 20 profissionais da área. É a proposta da Educação do Século 21 colocada em prática no UniFOA desde o primeiro dia de aula.
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